Seiko ou Seiko made in Japan??

  • 11 Respostas
  • 5132 Visualizações
*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Seiko ou Seiko made in Japan??
« Online: 03 Setembro 2013 às 23:09:28 »
Olá pessoal, agora que estou começando à tomar gosto pelos Seikos, fiquei curioso para saber quais as principais diferenças entre os mesmos modelos de seikos, nos quais alguns vem com a inscrição made in Japan no mostrador com os que não vem escrito isto?

Quais seriam os principais pontos de diferença entre ambos? Qualidade, valor, movimento enfim....
Abs.
Neme!

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #1 Online: 04 Setembro 2013 às 10:53:35 »
qualidade, valor, movimento.... enfim. acho que voce ja respondeu sua propria pergunta.....  ;D to de sacanagem, deixa o pessoal da ASA responder, mas acho que é mais ou menos por ai mesmo.

abracos,
cesar
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #2 Online: 04 Setembro 2013 às 11:43:20 »
Nada, só indica que são modelos feitos (até uma certa porcentagem) no Japão. É como o "Swiss Made" do Japão. Existem modelos que existem nas duas versões (tipo SKX007 e 009), existe a versão "made in japan" e a que não é, pois é principalmente montada fora do Japão. É o mesmo relógio, mesmos componentes, de mesma origem. Você vai ler um zilhão de teorias totalmente baseadas em achismos e chutes de que um SKX007 "made in japan" é melhor do que o outro que não é. Bullshit. Vão falar da regulagem, que os japoneses vêm mais bem regulados. Bullshit ao quadrado. É tudo montado por máquinas, regulado por máquinas, pelo mesmo tipo de máquina. Sendo assim, você pode fazer isso em Neuchâtel ou em Machu-Picchu, a regulagem média vai ser a mesma. Se tiver diferença, é culpa de Apocatequil, Viracocha ou outros deuses incas.

A maioria dos componentes de mecanismo são feitos no Japão. A maioria das outras peças (mostrador, ponteiros, vidros...) são, em contrapartida, feitas em outros lugares da Ásia. Existem mecanismos totalmente montados fora do Japão (com peças japonesas) e existem mecanismos montados dentro do Japão mas que equipam relógios completos montados fora dele. Esses não são "Made in Japan". Só os com mecanismo montado lá e relógio completo montado e controlado (independente da origem das peças) no Japão é que recebem o "Made in Japan". Mas não sei qual a porcetagem disso se comparada com o "Swiss Made" por exemplo.

Porém é óbvio que um Marinemaster tem um índice de "japonesidade" bem maior que um SKX007 "Made in Japan".

Abraços!

Adriano


*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #3 Online: 04 Setembro 2013 às 11:44:44 »
Resumidamente e por opiniao propria... Acabamento.
Os Novos montados no Japao recebem um Terminologia (J1) outros montados por toda Asia ( K1)
Tipo: SNGZ83K1 asiatico...
Mas pode ser mero "preciosismo" coisa que so os puritanos ligariam.
 ;D
nao sou membro da ASA, apesar de admirar a marca!! E depois do que falei acima nunca me "admitam" na mesma...kkkk
Abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #4 Online: 04 Setembro 2013 às 12:01:28 »
Sim, o coleção existente no catálogo japonês, que obviamente só possuem modelos "Made in Japan", é composta por modelos bem mais bem acabados, mais detalhados, mais aprimorados. Toda a coleção, num geral, é consideravelmente superior.

Porém, quando um mesmo modelo existe nas duas versões, é o mesmo relógio. É o caso dos SKX007 ou 009. Se pegar um "non-Japan" e um "Japan" é a mesma coisa, mesmo acabamento, tudo. E sim, você também vai ler um zilhão  de gente dizendo que o SKX007 é mais bem acabado que o outro. Bobagem. E você vai achar pequenas diferenças de acabamento entre SKX007 vindos de uma mesma origem, mas com anos de fabricação diferentes. Coisas muito sutis mas impossível dizer que um é melhor que o outro, pois a verdade é que todos eles tem um acabamento bem mediano (acabamento bom para mim é AP RO...). Vão perguntar o motivo de existem os dois: o modelo "non-Japan" é mais barato por ter um custo de produção total mais baixo, mas como é um modelo que também precisa compro o catálogo japonês, ele teria que ser importado. Seria burrice. Além do mercado japonês pedir que o relógio seja nacional. Então por questões tributárias e de marketing, pega-se um modelo que a princípio é para o mercado mundial, e termina-se ele no Japão para não precisar importar e para atender à preferência do mercado pelo produto genuinamente nacional.

Óbvio que tudo isso é um resumo.

Abraços!

Adriano

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #5 Online: 04 Setembro 2013 às 13:25:49 »
Poxa, legal a explicação Adriano.
Valeu, agora entendi.   Por curiosidade,  como mencionou nos modelos skx007 e 009, nos japan, vem a inscrição 21jewels no mostrador e isso é só uma questão de "acabamento" um pouco diferente? Pq os outros então não tem isso?
Abs.
Neme!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #6 Online: 04 Setembro 2013 às 15:57:59 »
Sim, a única diferença é essa, o inscrição "21 jewels" no mostrador, mas não sei te dizer o motivo de um ter e outro não.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #7 Online: 19 Setembro 2015 às 08:56:55 »
Boas.


Desculpem o desenterro do tópico, mas ao sabor do tópico recente do amigo Il Capo, lembrei-me do abaixo constatado.

Há coisa de um mês ou dois comprei um skx009-k numa loja web do Japão, para oferecer a um familiar.

Quando o recebi, notei que além do autocolante azul na traseira, vinha um outro com a menção "Cased in China"(ou algo assim).

Mais atentamente, verifico que aquela chanfragem da caixa está muito mal feita, onde existiam diferenças entre as partes polidas, agora parece aquele relógio de feira, sem destrinça entre todas as partes da caixa. Colocado o meu skx007-j ao lado(e mesmo antigos 7548), parecem ter acabamento de Omega, falo sério(creio ter tirado uma fotos).

Digo isto, não para colocar em causa o que está em cima(longe de mim), mas para alertar que a coisa, pelo menos a nível de acabamento de caixa, piorou, e não sei se tivesse comprado o modelo J ele também não viesse assim.

Abraços,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #8 Online: 19 Setembro 2015 às 15:11:07 »
Pode ser. Vale lembrar que esses meus comentários são de dois anos atrás. Eu tenho SKX das duas origens e são absolutamente idênticos. Nunca vi, no entanto, um "cased em China" e eu nem sabia que usavam essa inscrição. Me causa estranheza que piorem um acabamento que já é mediano, barato, em todos os casos.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #9 Online: 19 Setembro 2015 às 17:31:26 »
Eu também tenho K e J, além de um trio de modelos 7548 e, não sendo propriamente nenhuns Breitling no acabamento, não vejo diferenças entre K/J(além da inscrição das 21jewels e a tonalidade dos vermelhos do DIVER's 200M)
Perto desse, quase parecem Breitling :P... tal a tamanha a falta de rigor que se verifica(sinceramente, naquele momento, ainda fiquei a abanar e duvidei da originalidade da coisa, mas é de facto original).


Dei com as fotos que fiz(com telemóvel, não reproduzem a falta de esmero no acabamento, acreditem que é muita...)



O debaixo é o cased China:



Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re:Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #10 Online: 24 Setembro 2015 às 11:35:24 »
Confrades, e os Seikos vendidos aqui, são montados na Zona Franca ou a Technos faz apenas a importação?

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Seiko ou Seiko made in Japan??
« Resposta #11 Online: 24 Setembro 2015 às 14:36:18 »
Confrades, e os Seikos vendidos aqui, são montados na Zona Franca ou a Technos faz apenas a importação?

Agora não é mais pela Technos, e sim pela Orient! Em relação à sua pergunta, com essa mudança, acredito que seja montado e importado também, de acordo com o modelo.