Menu principal

A evolução e eventuais versões do Seiko 62MAS

Iniciado por Alberto Ferreira, 11 Junho 2015 às 17:11:58

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Amigos,

Aqui no FRM naturalmente nós temos muitos fãs ou simplesmente interessados na história deste importante relógio da Seiko.

Portanto, aproveitando o gancho daquelas trocas de dúvidas lá daquele outro tópico (" PROCURO UM (A)") eu decidi criar este para aqui nós tentarmos ampliar o debate e aprendermos mais sobre os 62MAS (6217).

Bem,...
Eu vou começar com a pergunta que lá ficou em aberto.
Os ponteiros do 6217 (62MAS) mudaram ao longo do tempo em que foram produzidos? Como foi?

Já pedindo as devidas desculpas  :-[ pela qualidade da foto, eu mostro o meu 62MAS (comprado por mim "zero" no ano de seu lançamento, portanto original) tendo ao lado o meu 7005-8090R (da década de 1970).

Observem os ponteiros na foto aí acima, nitidamente menores no meu 62MAS, e comparem com os do 7005.
Aparentemente (e eu particularmente estou convencido disto...) houve versões nos 6217 mais recentes que usaram ponteiros no mínimo muito parecidas com os que equipam o meu 7005...

Como esta, por exemplo,...

...

... mas que reste claro, a foto do 62MAS eu peguei na NET (portanto sempre com a ressalva de que eu não sei se o relógio é mesmo original).

Então,...
Vamos às contribuições, dúvidas, pesquisas e debates.

Abraços!
Alberto

PS:
Importante:
Para não corrermos o risco de "atropelarmos" a didática e o bom entendimento, só após nós esgotarmos a questão dos ponteiros, nós passaríamos a analisar as coroas, fundos, etc... Ok?
Combinados?

Está dado o "pontapé" inicial.  8)

LuisR

Oi alberto, pelo que consigo observar no site da seiko os ponteiros do entao o 1o diver deles de 1965 seria mais para o 7005 ou a foto da 62mas internet.

http://www.seiko-prospex.com/sea/special

Alberto Ferreira

Boa noite!

Sim, Luis, a imagem que você menciona é esta...

No SEIKO INSTITUTE OF HOROLOGY, em Tóquio (vejam aqui ---> http://www.roachman.com/skmuseum/) há um 62MAS exposto...

Ele tem este aspecto.

E aí as "minhocas" começam a se revirar na minha cuca...
Como explicar a configuração de ponteiros do meu, que eu comprei novo e lacrado em 1965, com ponteiros mais finos e curtos?

Alguém teria alguma explicação?
Vamos pesquisar?  ::)
;)

Abraços a todos!
Alberto

shun

Sabe, Lorde Alberto! Sempre que postava a foto do seu 62MAS nunca me atentei em relação aos ponteiros dele.. Fato curioso, de verdade! Nunca vi um 62MAS com essa configuração de ponteiros! Sei que, para fins didáticos, precisamos esgotar essa parte dos ponteiros antes.. Mas teria como nos fornecer uma foto do caseback dele? Em sendo uma versão bem bem bem bem inicial do 62MAS ele deveria ter a tal da coroa pequena (small crown), que foi comercializado, segundo o que busquei na internet, nos 2 primeiros meses de produção; mas ai vem o porém.. O seu modelo possui a tal da coroa grande (big crown)! Uma foto de perfil dele, para avaliar a altura do bezel também ajudaria a puxar mais informações sobre o seu relógio em específico e também de todos os 62MAS!

Abraços e boa caçada a todos  ;)

heracles

O Shun resumiu bem, precisamos da foto do fundo e de perfil.
O seu Alberto parece ser híbrido, terceiro ou quarto mês de fabricação.
Curioso pra ver essa foto.

Heracles

Alberto Ferreira

Oi, Shun e Heracles!

Voilá!  ;)

Eu também estou curioso!
8)

Alberto

Alberto Ferreira

OOOPS!
Uma correção importante na datação do meu "Old Trusty".

Fazendo um exercício de memória.
Eu entrei na faculdade em 1964 e me formei em 1968.
No início de 1969, portanto já formado, eu fiz uma viagem de estudos, um grupo de alunos da ENE - Escola Nacional de Engenharia, dentre outros países (17 ao todo...), nós fomos até o Japão..

Mas eu não comprei o relógio lá, já mergulhava com ele aqui no Brasil, nos tempos de faculdade.

Sim, quando eu o comprei eu já estava na faculdade.
Mas eu creio o relógio não deve ter sido comprado por mim, aqui no Brasil no ano do início da fabricação, 1965.

O tal "datador" da produção (nem sempre absolutamente confiável, é bem verdade...) fala em 1967...

Mais confuso ainda.  ::)

Alberto

Bernardo

Olá Alberto,

Repare que em http://forums.watchuseek.com/f281/how-buy-seiko-6217-800x-62mas-diver-collectors-buying-guide-155123.html, na segunda metade da página, há uma foto na qual os ponteiros me parecem serem iguais ao do seu relógio: (*)

Talvez, talvez, ajude saber a letra que acompanha a inscrição "Japan", do lado de dentro da tampa.

Abs,

(*) reparando melhor, são diferentes. A foto que postei é a mesma do livro "A Journey in Time".

heracles

Sim Alberto, Maio de 67 é o ano de fabricação.
Entre Abril e Maio desse ano se não estou enganado começou a mudança da estampa, de golfinho para "ferradura" comum nos anos seguintes em toda liha.

Alberto Ferreira

Olá Bernardo!

Como nós estamos aqui para aprender...  ::)
Em nome da Ciência eu me permiti abrir a caixa... ;) 8)

A letra abaixo da palavra JAPAN é um X

E, no embalo, eu descobri uma coisa interessante...
Quem fez a primeira revisão neste relógio foi o Mlot, um relojoeiro das antigas, de Sampa e já falecido.
Eu agora vi que há uma daquelas "riscadelas" de pinça com uma assinatura e uma data (06/80), certamente foi obra dele...  ;)

Alberto

Bernardo

Alberto,

Pois é, ia pergunta se nesses quase 50 anos que você tem o relógio, se haveria alguma possibilidade, mesmo que remota, do relógio ter passado por alguma manutenção na qual tenha sido necessário trocar os ponteiros e que tenha passado desapercebido. Você tem alguma foto bem antiga do relógio?

Abs,   

Alberto Ferreira

Bem,...
Impossível nunca é,...  ::)
Mas eu nunca percebi nada, não.  ::)

Mas, registre-se o seguinte.
No início, quando eu usava o relógio para mergulhar, eu não era nem um pouco ligado na coisa.
Usava o relógio direto, na maior, e pronto.
Tanto é verdade que a primeira revisão feita pelo Mlot só aconteceu em 1980 (data resgatada por aquela discreta "riscadela" dele...  :P)

Só ele mexeu no relógio, sempre para revisão de rotina.
Depois que eu perdi o contato com ele, o relógio permaneceu a maior parte do tempo na caixinha, com muito pouco uso, só uma "voltinha" aqui ou outra ali.

Alberto

Correia

Excelente tópico acerca de um excelente(e lindo, icónico) diver da minha/nossa amada Seiko.

Quantas estórias terá esse 62MAS para contar, amigo Alberto :D

Já puxei uma cadeira nesta sala de aulas :D

Abraços, 8)
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Alberto Ferreira

Bom dia!
Sim, o objetivo primordial é aprendermos, todos...
E no caso, o meu "Old Trusty" está apenas como "motivador" (ou "catalizador") para as discussões.

Isto posto, apenas como dado adicional, eu gostaria de declarar o seguinte...

- Eu não sou partidário das decisões apressadas, portanto, embora até não excluindo a hipótese de uma possível "história triste" - tipo o meu relojoeiro velhinho e então absolutamente confiável para mim, ter trocado os ponteiros sem me dizer nada...  :(
...naquela intenção de "agradar", pois em algumas daquelas cabeças, não haveria problema em "trocar" por um mais bonito, o que no caso dos Seiko's e outros do tipo, convenhamos não é tão raro acontecer.
E sem nem questionar (ou consultar o dono) quanto a manutenção da "originalidade", tampas são trocadas, polimentos são feitos... Tudo para "agradar".  :P

Então, meus caros, que fique clara uma coisa...
Eu vou esperar que os debates e opiniões avancem, antes de sequer pensar em, mesmo concluindo e admitindo a troca, fazer algo a respeito dos ponteiros do meu 62MAS.

Fiquem portanto livres para os comentários devidos, eu não vou ficar melindrado se a conclusão for no sentido do que eu disse aí acima, combinados?
E o meu "Old Trusty" teria mais uma história para contar.  ;)
Volto a dizer, o objetivo maior do tópico é que aprendamos. Sempre!  8)

Então, amigos, eu estou esperando as pesquisas...
De todos que puderem contribuir, mas muito em especial do Shun, com o seu acesso ao idioma e aos sites japoneses.  ;)

Abraços a todos!
Alberto

Jefferson

Olá pessoal,

Tenho um 6119 com ponteiros muito parecidos com o 62MAS do amigo Alberto.

Na tampa traseira consta 6119 8200. Mas lembro do zE ter me informado tempos atrás que esse mostrador está errado.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Boa noite!
Grato pela contribuição, amigo Jefferson.

Sim, eles são muito parecidos, se é que não iguais...
Notem que eles são nitidamente mais curtos, como aqueles que estão no meu 62MAS.

Dá para perceber isto observando o ponteiro de minutos, que no meu apenas "alcança" o meio dos indices ou da janela de data,...

...portanto os ponteiros são de dimensões bem diferentes do(s) outro(s) 6217 (62MAS) cujas fotos nós vimos até agora aqui.

Como é nitidamente visto neste...

Ou seja, por si só, isto talvez possa até já me parecer um indício...

Mas,...
Embora ainda sem uma confirmação (conclusiva), de preferência com fotos, do fato para mim mais importante de ser aclarado, se estes ponteiros mais curtos e finos foram, ou não, eventualmente usados em alguma "versão" do 62MAS.  ::)

Então,...
Que as pesquisas continuem.  ;)

Alberto

shun

Desculpe a demora! estive ocupado esses dias e pra coroar a semana fiquei doente ontem de noite e só consegui levantar da cama agora de madrugada..!

Acredito que os ponteiros tenham sido realmente trocados em intervenções prévias! Seria realmente interessante se os ponteiros tivessem vindo assim.. Mas como existe historico de revisões a possibilidade dos ponteiros terem sido substituidos é imensa, visto que por mais que tenha procurado, os ponteiros de modelos originais possuem sempre os mesmos ponteiros, iguais aos do 6105-8xxx!

O seu Old Trusty realmente é de Maio de 1967, o que exclui a possibilidade de ser um 62MAS das primeiras versões.. Entao a coroa grande está correta para o modelo (o modelo 62MAS de coroa pequena só pode ser correto se o modelo for de Abril ou Maio de 1965! Depois disso somente com a coroa grande). O caseback, com o golfinho, é das primeiras versões, que posteriormente foi substituido pela "ferradura"

Percebam que no modelo do Lorde Alberto (05/1967) o caseback ainda era o golfinho.. Mas na foto acima (06/1967) o caseback já estava na nova versão. Podemos até concluir que a mudança do caseback ocorreu entre esses meses!

Também há sutis diferenças na caixa desse modelo entre o 6217-8000 e o 6217-8001 (Aqui outra informação.. O modelo 8000 somente pode ser associado à coroa pequena, portanto todos os outros 62MAS posterior aos 2 primeiros meses de produção sao de coroa grande com caixa 8001!). O tubo da coroa é mais curto nos 8000 e possuem construção diferente!

6217-8000 em cima Fonte: http://www.thewatchsite.com/21-japanese-watch-discussion-forum/138746-62mas-returns-home-last.html

Outra coisa que mudou foi o bezel!

Fonte: http://www.thewatchsite.com/21-japanese-watch-discussion-forum/138746-62mas-returns-home-last.html
Os dois primeiros (da esquerda para direita) foram fabricados em Suwa e o terceiro em Daini! (Nessa foto fica bem evidente a diferença no tamanho das coroas!)
Conseguimos notar que há diferença nas 'ranhuras' e na altura do bezel desses 3 modelos. Pelo que pesquisei não existe uma diferença na referencia dessas peças no catálogo de partes da Seiko, então existe diferença mas os três tipos possuem a mesma referencia.

Referência da coroa pequena: 55WH13
Referência da coroa grande: 65W01NS1

Não entendi direito se as referencias são as mesmas ou cada um tem uma referência!

O que fica em aberto ainda é temporizar quando que o bezel foi sendo alterado com o tempo, e se realmente as referencias sao as mesmas ou existem diferentes referencias para diferentes bezels. Descobrimos aqui uma porção de informação relevante para quem procura colecionar esse relógio! Acho que foi proveitoso para alguns!

Abraços!

FPiccinin

Bom dia.

Muito bacana esse post, enriquecedor e instigante. Parabéns a todos.
Abs.

Alberto Ferreira

Bom dia, amigos e amantes dos 62MAS!

Sim, muito boa a sua participação, Shun.
Vindo de você eu já esperava mesmo por isso  8), e vamos prosseguir se possível sempre acumulando aqui mais informação.

Além de mais dados sobre a "evolução" dos "bezeis" eu ainda gostaria de ver algo mais sobre os ponteiros.
Eu falo agora especificamente das dúvidas que eu ainda tenho...

- Os ponteiros (que para "simplificar" eu vou apelidar de "mais longos"...  ;)), que nós estamos concluindo serem os únicos usados no 62MAS (6217), têm qual código de referência da Seiko?

- Os ponteiros, semelhante em aspecto e usados em outros relógios, teriam as mesmas referências? Se sim, eles seriam, ou foram, usados exatamente em quais relógios que não o 62MAS (6217)?

Os colegas com acesso aos catálogos de peças de época talvez possam tentar ajudar.

Um grande abraço a todos os "seikófilos" e demais interessados em aprender.  8)
Alberto

PS:
Por último, e não menos importante, eu creio que caiba também ficar registrado neste tópico uma explicação oficial da Seiko (caso ela exista) da "gênesis" do nome 62MAS, o seu porquê, e também do outro nome, o 6217.

EduBr