Menu principal

Sobre os desafios da HYT ao criar o seu relógio

Iniciado por admin, 20 Julho 2016 às 16:27:33

tópico anterior - próximo tópico

flávio

O mundo dos relógios complicados atuais é um mundo de gadgets. Ninguém defende em sã consciência o turbilhão, por exemplo, como um mecanismo necessário a um relógio mecânico. É um mero gadget interessante de ver. E claro, há gadgets interessantes e outros nem tanto sendo lançados no mercado nos últimos anos, em criações que eram impensáveis na era da relojoaria de projetos em pranchetas, lápis, réguas de cálculos e tornos. Santo CNC e novas tecnologias!

Uma das criações que vi mais bacanas nos últimos anos foi o relógio com marcação de horas por fluído da HYT. Já discutimos várias vezes os seus modelos aqui. Porém, somente hoje li uma edição da revista suíça Watch Around que aborda as complexas decisões tomadas durante o projeto. Achei o projeto tão complexo que resolvi compartilhar alguns fatos.

Para quem é novato é não sabe sequer o que é HYT, deixo o site deles:

http://www.hytwatches.com/

Pois bem. O inventor do marcador em fluído, um engenheiro chamado Lucien Vouillamoz, sequer pensava em colocá-lo num relógio ao imaginá-lo, no início dos anos 2000. E, aliás, o que ele havia pensado sequer era possível de ser feito na época, mas lá pelas tantas, com auxílio de sócio financiador, resolveram fazer relógios (caros, diga-se...) com o aparato. Diga-se de passagem, a construção do troço gerou por si só 28 patentes...

Inicialmente foi fundada uma empresa não de relojoaria, mas para desenvolver o sistema de marcação através de fluído, a Preciflex. Diga-se de passagem, a empresa continua pesquisa na utilização do método para outras aplicações, muito embora ainda não se saiba quais...

http://www.preciflex.com/

Basicamente, criaram um sistema no qual um fole, facilmente perceptível no relógio (o da esquerda) conteria um líquido e, ao ser comprimido através da movimentação de um came atrelado ao sistema de engrenagens do relógio, impulsionaria o líquido através do tubo de vidro que seria empurrado para o outro fole (da direita), acumulando-se durante 12 horas, até um gatilho por mola retornar tudo ao status quo (o gatilho faria o fole da esquerda voltar à posição original e sugar de volta o líquido, iniciando-se a marcação de tempo).

Isso não parece simples nem na teoria, mas várias coisas chamaram minha atenção.

Líquido indo do fole esquerdo para o direito? Como assim Flávio, o que vemos no tubo é um líquido verde que parece não ocupar todo o tubo de vidro à medida que as horas vão passando! Pois é... Eu pensava isso também, de forma simplista... Mas na verdade, há líquido ocupando todo o espaço durante todo o tempo. Na verdade, DOIS LÍQUIDOS diferentes, um transparente e outro colorido, "unidos" por capilaridade (o líquido colorido fica na parte externa da mistura, apenas tendo contado por capilaridade com o vidro do tubo).

Ou seja, tiveram que criar um revestimento interno no diminuto tubo para que o líquido, ao retornar, não deixasse partículas de cor para trás. Pior: tiveram que criar um "freio" de retorno mecânico para que o líquido retornasse do fole direito para o esquerdo numa taxa lenta, sob pena de ocorrer emulsificação entre os dois fluídos misturados (o retorno dura 55 segundos e o tempo volta a ser marcado compensando isso, em mais uma solução mecânica).

Outro problema, evaporação. De acordo com os projetistas, a mera evaporação de um microlitro do fluído acarretaria a perda de cinco minutos de tempo marcado. Ou seja, teriam que criar um sistema TOTALMENTE à prova de evaporação, e isso não seria possível utilizando borracha, elastômeros ou coisa do tipo para vedar o sistema e muito menos os foles, QUE DEVERIAM SER FLEXÍVEIS. Foi criada, então, uma nova liga metálica flexível, para evitar isso! Os foles são feitos em metal flexível ultra fino.

Mas...E a variação de temperatura? Todos que já pegaram num termômetro sabem que o fluído se expande com a temperatura. E teoricamente o fluído do HYT se expandiria do mesmo modo, variando a coluna de fluído dentro do tubo a cada momento. Foi instalado no fole, pois um sistema de compensação mecânica por temperatura (e isso é complicado PRABARALHO!), de modo que a uma expansão determinada da coluna de fluído, é exercida pressão contrária no sistema para manter tudo equilibrado.

Finalmente, o líquido deveria ser inerte, porque no longo prazo poderia afetar o metal dos foles, o vidro, etc, e um novo composto foi usado.

Resumindo, esse relógio é um verdadeiro tour de force da engenharia e hoje, analisando friamente, um dos troços mais complexos de ser fazer e, pior, funcionar direito.

A revista que li não passou por isso e questionou ao CEO sobre defeitos. Segundo ele, você nunca pode prever em laboratório o que irá ocorrer em campo, mas as taxas de devolução tem sido compatíveis com as de relógios complicados no mercado. De qualquer forma, ele afirmou que os módulos de fluído estão sendo garantidos em toda manutenção periódica e, sendo projetado algo melhor, trocados sem ônus. Ver para crer, só o tempo dirá.

Flávio

Matt5

flávio

Um vídeo do abtw da época do lançamento do primeiro modelo, em 2012.

https://youtu.be/PsFCgPt65-g

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Matt5

Eu achava que os liguidos não se misturavam por um ser oleoso e o outro água. Muito interessante.

Abraço.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

AlexandreMed

minha cabeça fundiu so de ler... vc acessa essas revistas virtualmente ou as assina e recebe aqui flavio??

flávio

A watch around eu assino fisicamente desde o número 1, mas ela não é uma boa revista técnica, são artigos curtos. Essas assinaturas costumam ficar caras, nem sei quanto pago, pois fechei de cara uma de três anos. Mas a watch time, por exemplo, seis edições ano entregues na sua casa custam 100 dólares. Não é coisa de outro mundo, mas nao é barato. Flávio

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

lemos

Eu já imaginava que deveria ser complicado de desenvolver um relógio daquele jeito,mas não tinha parado para pensar na quantidade de problemas que tiveram que enfrentar.

Queimaram muita massa cinzenta ai,é realmente espetacular.

Vargas

Maravilha Flávio. Já tinha lido sobre os HYT, mas o que está por trás é muito intrigante.

Valeu.

Abs.

Lupferreira

Um projeto admirável e fantástico, porém, um relógio para apreciar somente, pois, quase 50 mm de diâmetro para o meu pulso fino é impossível usar. Mas como disse, como projeto é duca.