Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos

  • 9 Respostas
  • 2708 Visualizações
*

GuilhermeAzeredo

Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Online: 19 Janeiro 2018 às 11:13:41 »
Bom dia, pessoal! Então... Aparentemente relógios mecânicos com maior resistência a campos eletromagnéticos aos poucos está se tornando a tônica da relojoaria.

A Omega foi muito perspicaz ao desenvolver seus calibres com resistência aos 15k gaus. Agora até a Cartier tem preparado seus calibres para ter mais resistência a este elemento.

A utilização cada vez maior de silício nos balanços e outros componentes do relógio mecânico também tem, indiretamente, creio eu, colaborado neste sentido, certo?

Utilizei uma bússola para verificar a existência de campos eletromagnéticos nos aparelhos eletrônicos que costumo usar com frequência e verifiquei que meu notebook, camera digital e até mesmo o celular influenciam a agulha da bussola!

A pergunta que me surgiu é: até que ponto estes campos mais comuns (de pequena intensidade) podem prejudicar o relógio mecânico que não possui qualquer resistência a eles?

Obrigado desde já aos que ajudarem e abraços!



Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #1 Online: 19 Janeiro 2018 às 15:41:42 »
Boa pergunta... e mais: 15.000 gauss parece exagero... da pra fazer uma ressonância magnética.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #2 Online: 19 Janeiro 2018 às 16:12:20 »
Pois é... Outro dia lembro de ter visto uma tabela com os campos magnéticos de eletrodomésticos, procurei agora, não encontrei. Fato é que mesmo o mais simples relógio mecânico tem alguma resistência a magnetismo e não é afetado por coisas "comuns" do dia a dia. Mas há coisas que notoriamente devem ser evitadas, como fogões por indução, alto falantes, etc. Espero que mais alguém complete o tópico, também tenho curiosidade nisso.

Se o Adriano o ler, vai outra pergunta: é grande a porcentagem de relógios que chegam a uma autorizada magnetizados?


Flávio

*

GuilhermeAzeredo

Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #3 Online: 19 Janeiro 2018 às 16:21:32 »
Pois é Flávio.. agora que percebi que meu notebook, o qual passo um bom tempo com as mãos sobre, possui os auto falantes bem na extremidade abaixo do teclado! Mas acredito que não causem mal, do contrário meus relógios já estariam magnetizados! Mas agora que sei do risco fico com a pulga atrás da orelha! Kkkk

Abraços!


Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #4 Online: 19 Janeiro 2018 às 19:50:34 »
Pesquisei aqui no google e parece que um MRI (aquele scaner corporal) seria 15000 gauss, mas uma geladeira nao chega nem perto de 10.000 gauss. Todavia, 15.000 nao e a media dos relogios, pelo contrario, muitos antimagneticos sao 1.000gauss (sinn, antigo milgauss), 7.000 (ingenieur IWC).
materia no hadukem: https://www.hodinkee.com/articles/a-rolex-milgauss-an-omega-greater15000-gauss-and-a-4000-gauss-neodymium-magnet
Abraço

Pedro

*

Leontap

Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #5 Online: 20 Janeiro 2018 às 14:24:45 »
(...) Outro dia lembro de ter visto uma tabela com os campos magnéticos de eletrodomésticos, procurei agora, não encontrei. (...)

 Seria esta?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

GuilhermeAzeredo

Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #6 Online: 20 Janeiro 2018 às 14:40:33 »
Joia! Muito obrigado, pessoal!

Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #7 Online: 20 Janeiro 2018 às 15:23:17 »
Não tinha uns antigos technos que eram antimagnetismo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #8 Online: 20 Janeiro 2018 às 16:02:28 »
O problema do magnetismo piorou nos anos recentes. O problema é que imãs potentes, como neodímio, que eram reservados a aplicações "hi-tech", hoje são encontrados em qualquer lugar, até em capinha de celular, fecho de bolsa, etc. Eles são pequenos, com campo de alcance muito pequeno, mas muito potentes quando bem próximos.

Embora eu não tenha tido problemas com os meus relógios, minhas ferramentas (pinças e chaves de fenda) que ficam sobre minha mesa e acabo usando muito perto do computador, toda hora tenho que desmagnetizar.

Estamos cada vez mais muito rodeados de imãs permanentes potentes e de campos magnéticos temporários, gerados por equipamentos, carregadores, etc.

Obs: fiz um exame de ressonância magnética pela primeira vez na vida esta semana (minha lombar está fuzilada, ciático fodido, etc.) e fiquei impresisonado com o equipamento. A parada vibra a sala toda quando está gerando o campo.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Campos eletromagnéticos e relógios mecânicos
« Resposta #9 Online: 20 Janeiro 2018 às 16:50:58 »
Bem vindo ao mundo da hérnia de disco.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk