Menu principal

Swiss made

Iniciado por LUW, 15 Setembro 2009 às 15:47:16

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Isso surgiu em outro tópico, e o Igor mui gentilemente me indicou essa página: http://www.fhs.ch/en/swissm.php

Como é uma questão importante, achei por bem em criar um tópico específico para auxiliar em pesquisas futuras. A página descreve bem o que é necessário para um relógio ser considerado Swiss made. O cerne da questão, porém, é esse paragráfo:

This law is based on a concept according to which Swiss quality depends on the amount of work actually carried out on a watch in Switzerland, even if some foreign components are used in it. It therefore requires that the assembly work on the movement (the motor of the watch) and on the watch itself (fitting the movement with the dial, hands and the various parts of the case) should be carried out in Switzerland, along with the final testing of the movement. It also requires that at least 50% of the components of the movement should be manufactured in Switzerland.

Isso significa que para receber essa denominação, o relógio precisa conter um movimento onde pelo menos 50% do valor total das peças utilizadas foram fabricadas no país, a montagem do movimento e do relógio em si  e a calibração do mesmo foram feitos na Suiça.

Há também uma segunda categoria, que seria para movimentos suiços. Nesse caso, o movimento é montado na Suiça, 50% do valor total das peças usadas seja composto por peças feitas na Suiça e após a montagem foi inspecionado na Suiça. O relógio é então montado em um outro país. Se fosse um relógio suiço, teria de ter um movimento suiço em um relógio que foi montado também na Suiça.

Edit: Corrigido a definição de movimento suiço.
[ ]s
Luciano

igorschutz

Luciano,

Por incrível que pareça, este parágrafo por você transcrito aqui está errado.

Para o movimento ser considerado suíço, não é necessário que 50% dos componentes tenham sido fabricados naquele país. É necessário que 50% do valor do movimento seja fabricado na Suíça:

Citação de: http://www.fhs.ch/en/swissm.php#2.2According to Section 2 OSM, a movement is considered to be Swiss if:

• it has been assembled in Switzerland;
  • it has been inspected by the manufacturer in Switzerland; and
  • the components of Swiss manufacture account for at least 50 percent of the total value, without taking into account the cost of assembly.

Ou seja, se o movimento foi inteiramente fabricado na China por US$ 5 e você adicionar um balanço de Glucydur e uma mola Nivarox de US$ 5, o negócio tá feito. Já é considerado um movimento suíço.

Ou seja, é super fácil fazer um relógio suíço dentro das regras da lei.
Tem gente que advoga a mudança da lei para: 80% do valor do relógio seja suíço e 100% do movimento seja fabricado na Suíça.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LUW

Igor, tem razão, mea culpa  :-[.

Eu negligenciei esse pequeno detalhe na tradução. Um pequeno detalhe mas que na prática faz uma diferença ENORME :o. Nota-se que um dos ídolos brasileiros, o esperrrto Gerson, ou fez curso por lá ou foi usado como referência pela FH ;D.

Obrigado pela retificação! :)
[ ]s
Luciano

igorschutz

Luciano,

A culpa não é sua. O parágrafo que você transcreveu é que está errado. A FH errou em sua própria definição!

Um abraço,

Igor

LUW

A impressão que dá é que após escrito a lei, algum esperrrto achou por bem fazer um adendo, ou seja, para que se preciso for, possa se dar "um jeitinho" .
[ ]s
Luciano

fabs77

Citação de: igorschutz online 15 Setembro 2009 às 16:04:47
Ou seja, se o movimento foi inteiramente fabricado na China por US$ 5 e você adicionar um balanço de Glucydur e uma mola Nivarox de US$ 5, o negócio tá feito. Já é considerado um movimento suíço.

Igor,

impressionante isso... fiquei pasmo com esse critério (ou com a falta de critério).  :-X
Bem legal a iniciativa do tópico em fornecer essa informação.

Abraços!

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

HumbertoReis

Que critério é esse?

Puxa vida, com os custos de produtos chineses e com a brecha da lei, ficou fácil fazer um 'swiss made', como exemplificou o Igor.

JuniorRJ

Citação de: LUW online 15 Setembro 2009 às 16:41:15
A impressão que dá é que após escrito a lei, algum esperrrto achou por bem fazer um adendo, ou seja, para que se preciso for, possa se dar "um jeitinho" .

Inevitável este critério passar esse tipo de impressão...  Existem exemplos conhecidos desta situação?

igorschutz

Realmente é uma vergonha, mas a FH (que é quem dita essas regras) já se tocou e está agindo para endurecer estas regras.

Ela propõe que, para relógios mecânicos, 80% do custo de produção, incluindo aí TODAS as peças do relógio (caixa, pulseira, mostrador, ponteiros...) seja suíço; para relógios eletrônicos, 60%. Ademais, todo o desenvolvimento e protótipos do relógio deve ter sido feito na Suíça.

Ainda não há data para que estas novas regras vigorem, pois acredito que estejam em votação.

Um abraço,

Igor

igorschutz

Citação de: JuniorRJ online 17 Setembro 2009 às 09:22:02
Inevitável este critério passar esse tipo de impressão...  Existem exemplos conhecidos desta situação?

Existem vários.
Li recentemente, na edição nº 6 da Watch Around, um analista mencionando que nenhum relógio de menos de CHF 1.000 (lá, claro) é feito inteiramente na Suíça, exceto os Swatch, pois é impossível se chegar neste preço.

Ah! O Swatch Group fabrica peças externas e partes de movimento na China para serem utilizados em algumas de suas marcas...

Um abraço,

Igor

Neme

Por curiosidade, algum colega sabe o motivo dos relógios Breitling (quase todos),não vir a inscrição Swiss Made?

Abs.
Neme
Abs.
Neme!

flávio

Pesquisando o site da Breitling agora, percebi que apenas o Super Ocean 42 não tem a inscrição no mostrador. Mas alguns antigos não tinham, provavelmente por razões estéticas. Que fique claro: colocar o swiss made é uma opção da marca. O que não pode é colocar quando o relógio não é swiss made.

Flávio

Paulo Sergio

Gostei dessa observação amigo Flávio... boa!!! ;) ;) ;)
Sabe a fonte???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

BCRodrigues

Alguém poderia me deixar informado como ficou essa questão junto a FH em relação as "regras" para os relógios serem considerados swiss made?? agradeço, abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

Não ficou ainda, até onde sei. Mas deve fica em 60% para os quartz e 80% de "swissness" para mecânicos.  Continua tudo na mesma, nos 50%.

Abraços!

Adriano

BCRodrigues

Citação de: Adriano online 06 Janeiro 2013 às 18:39:22
Não ficou ainda, até onde sei. Mas deve fica em 60% para os quartz e 80% de "swissness" para mecânicos.  Continua tudo na mesma, nos 50%.

Abraços!

Adriano

Obrigado Adriano...se puder me deixe informado em relação as possiveis mudanças...mas quanto a montagem AINDA tem que ser na Suiça? valeu...Abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Adriano

Com certeza! Apesar que acho que vai dar tanto bafafá que eu nem precisarei fazer "updates" do assunto!

Ah, sim, tudo montado e controlado na Suíça. A idéia é tornar a norma mais restrita. O problema de hoje é que além de muito "frouxa", ela só diz respeito ao mecanismo, não ao relógio completo. Querem mudar isso mas o buraco é bem mais embaixo. Vai ter muita marca querida por aí que ou vai ter que subir vertiginosamente de preço para se enquadrar na norma ou vai perder o Swiss Made.

Abraço!

Adriano

ogum777

é.

desde o século XIX, quando descobriram que se podia fazer coisas fora do seu lugar de origem, por exemplo fazer vinho no chile com uva européia, essas marcas de denominação de origem começaram a ser usadas pra valorizar os produtos de uma determinada região, em razão da fama do local. como "relógio suíço" no conceito do povo é distinção de qualidade e "made in japan" nem sempre, estampar um "swiss made" pode dar mais lucro do que desenvolver um grand seiko...

isso é definição dos limites de classificação de marca de origem. algumas marcas não precisarão do "swiss made" pra continuar vendendo... rolex vende pq é rolex, não pq tem um swiss made estampado.

agora, quem precisa do "swiss made" pra vender seu chinoca... esse vai sambar.

flávio

A melhor revista sobre relojoaria no mercado, na minha opinião, é a Watch Around. Ao contrário da Watchtime e congêneres, que possuem um viés meio "Quatro Rodas" da indústria, com testes de relógios e longos artigos históricos até legais, confesso, ela é direta, com textos curtos e, melhor, escrita por gente da indústria.

Fiz esse intróito para dizer que a revista sempre aborda a questão do Swiss Made, mas em alguns textos também já deixou no ar a pergunta: "qual o peso do Swiss Made para o consumidor?"

Curioso é que para o consumidor final do fato do relógio ser suíço não tem o peso que os figurões da indústria ressaltam ter...

Flávio

Alberto Ferreira

Eu posso estar enganado...
Pois, afinal, esta minha opinião é baseada na mais científica "Achologia"...

Mas eu acho que, depois de "flexibilizarem" tanto o conceito, fabrica aqui, monta ali, "globaliza" acolá (para não dizer, de certa forma, "desmoralizarem"...  ::) :-X),...
...mesmo "apertando" agora, não vai ter muita volta, não.

O consumidor médio, aquele menos ligado, "tá nem aí".
E "tá" cada vez menos.

Alberto