Menu principal

tirar arranhões, alguem???

Iniciado por jfestrelabr, 04 Novembro 2009 às 11:16:50

tópico anterior - próximo tópico

jfestrelabr

Prezados, ontem levei o meu relógio a um relojoeiro aqui de Brasília para que a pulseira fosse diminuída no micro ajuste do feixo, bom, o que notei ao chegar em casa é que : para retirar a pulseira o relojoeiro fez alguns arranhões SUPERFICIAIS na caixa :'(, bem aonde se encontram os buracos para os pinos da pulseira, da para ver ao olho nu e não queria um polimento na caixa pois o relógio é ZERO :'(, de 2009 e não quero poli-lo, então gostaria de algumas opiniões dos colegas para o meu problema.

obs. Alguma solução que eu mesmo possa fazer!!!!!!!!!!!!!
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Cigano

Olha tem o colega Paulo Rocha que é dai de Brasília se eu não estibver engando, mande uma MP para ele sóbre polimento e tirar arranhões ele entende bem, pois ele tem um amigo que é relojoeiro onde ele sempre leva e faz as manuteções dos relógios dele !!

Abraços,
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

Jeff

Tenho trauma disso. É um absurdo um "profissional" relojoeiro ter tamanho descuido ou imperícia. Quando ocorre, quase sempre ficamos no prejuízo e ainda pagamos pelo serviço mal feito.

Bruno

É típico esse prejuízo que a gente leva. Tb tenho trauma disso. E é bem difícil achar um relojoeiro que não seja porco o bastante para cometer esse absurdo.

Se vc falar algo sobre o arranhado aposto que ele vai dizer que não está vendo...

Prefiro ajustar eu mesmo em casa... Siceramente. Mas tem pulseiras que não sei ajustar, daí prefiro levar... Tem uns que são mais caprichosos e dá para confiar mais...

Certa vez falou-se em uma flanela vendida no Ebay por aqui que tirava arranhões superficiais. Andei até procurando o tópico outro dia para perguntar se funcionam, mas não o encontrei.

Como não lembro quem postou, se a pessoa passar por aqui, favor indicar o produto e descrever seu funcionamento.

Abraços,

jfestrelabr

A flanela é a Cape Cod Metal Polishing Cloths , porem ela é muito boa para partes POLIDAS e no meu caso é são partes foscas, até um grande entendedor de relógios comenta que elas são muito boas, porem para partes polidas e não foscas.

PS. É foda o cara estraga e depois vc tem que ficar correndo atraz do preju.
Rolex ou Rolex.

jfestrelabr

Citação de: Cigano online 04 Novembro 2009 às 12:25:33
Olha tem o colega Paulo Rocha que é dai de Brasília se eu não estibver engando, mande uma MP para ele sóbre polimento e tirar arranhões ele entende bem, pois ele tem um amigo que é relojoeiro onde ele sempre leva e faz as manuteções dos relógios dele !!

Abraços,
Cigano!!

Eu vou mandar uma MP para ele , porem queria alguma solução não abrasiva ou bem simples mesmo, pois são superficiais.
Rolex ou Rolex.

Bruno

Citação de: jfestrelabr online 04 Novembro 2009 às 14:48:55
A flanela é a Cape Cod Metal Polishing Cloths , porem ela é muito boa para partes POLIDAS e no meu caso é são partes foscas, até um grande entendedor de relógios comenta que elas são muito boas, porem para partes polidas e não foscas.

Valeu, obrigado...

Eu queria saber isso também... Se poderia passar na parte fosca.... Será que danifica ??

Abs,

jfestrelabr

Citação de: Bruno online 04 Novembro 2009 às 14:55:19
Citação de: jfestrelabr online 04 Novembro 2009 às 14:48:55

Valeu, obrigado...

Eu queria saber isso também... Se poderia passar na parte fosca.... Será que danifica ??

Abs,

Eu ja te mandei o link, bom, se danifica eu não sei , mas ele frisa bem isso , que essa flanela é para partes POLIDAS, agora é testar ai eheheheh se o fosco ficar polido ai dano-se tudo heheheh.
Rolex ou Rolex.

Bruno

será que existe uma dessas pra partes foscas...

klaus

essa foi a principal razao porque comprei as ferramentas para fazer esse tipo de serviço em casa
so levo no relojoeiro se for caso de morte ou proximo disso.

Jeff

Citação de: Bruno online 04 Novembro 2009 às 14:38:16

"Se vc falar algo sobre o arranhado aposto que ele vai dizer que não está vendo..."

"Prefiro ajustar eu mesmo em casa... Siceramente."

É frustrante/revoltante ouvir de um relojoeiro que afirma não conseguir enxergar o que você viu. Será que só o cliente tem visão do superman?
Conheci um relojoeiro (recomendado na época) que tinha esta desculpa de não enxergar para não fazer o serviço. Resultado: Nunca mais voltei nele.

Também prefiro fazer os ajustes das pulseiras por conta própria. Acabo tendo mais zêlo do que em lojas especializadas/autorizadas com seus martelos e alicates, inclusive. Prefiro não arriscar e ter boas noites de sono (ao invés de pesadelos).

O Cara

Citação de: klaus online 04 Novembro 2009 às 15:13:46
essa foi a principal razao porque comprei as ferramentas para fazer esse tipo de serviço em casa
so levo no relojoeiro se for caso de morte ou proximo disso.

Somos 2, fujo de relojoeiros para esses serviços pequenos.

E quando você levan o relojoeiro e ele vem com chave de fenda para tirar a pulseira.
E pior, a mesma fica escapando.

Putz não é tão caro uma spring bar, ainda mais para quem trabalha no dia a dia com isso.
Um abraço
Fábio

mestreaudi

João, eu removi riscos de um fecho de aço escovado com espuma scotch brite.

Deixei ela úmida com água, e com a parte verde q é parecida com uma lixa fui passando em um único sentido pelo fecho! Bem devagar, sem forçar e a cada passada olhava pra ver o resultado. É muito importante passar num mesmo sentido e se pessível com a mesma parte da espuma para ficar algo uniforme.

Meu fecho ficou muito bom! Disfarça os riscos direitinho!

Para a pulseira toda eu não acho q esse método seja muito eficiente por causa dos elos e da curvatura dos mesmo. Acaba ficando difícil fazer um trabalho homogêneo. Para a caixa acho meio complicado tb.

Veja de onde eu tirei essa idéia! Tem fotos do antes, durante e depois q ajudam a melhorar o entendimento!

http://www.rolexreferencepage.com/seamaster/smp%20clasp.html

Abraços!
Rafael.

jfestrelabr

Citação de: mestreaudi online 04 Novembro 2009 às 15:56:18
João, eu removi riscos de um fecho de aço escovado com espuma scotch brite.

Deixei ela úmida com água, e com a parte verde q é parecida com uma lixa fui passando em um único sentido pelo fecho! Bem devagar, sem forçar e a cada passada olhava pra ver o resultado. É muito importante passar num mesmo sentido e se pessível com a mesma parte da espuma para ficar algo uniforme.

Meu fecho ficou muito bom! Disfarça os riscos direitinho!

Para a pulseira toda eu não acho q esse método seja muito eficiente por causa dos elos e da curvatura dos mesmo. Acaba ficando difícil fazer um trabalho homogêneo. Para a caixa acho meio complicado tb.

Veja de onde eu tirei essa idéia! Tem fotos do antes, durante e depois q ajudam a melhorar o entendimento!

http://www.rolexreferencepage.com/seamaster/smp%20clasp.html

Abraços!

Rafael , é de lá mesmo que eu comprei a idéia da "Cape Cod Metal Polishing Cloths ", porem ela só serve para partes POLIDAS,  acompanho o site do John B. Holbrook a muiiiiiiiiiiiiiiiito tempo , tenho as ferramentas para fazer a diminuição das pulseiras dos meus relógios e eu mesmo que sempre faço isso, porem desta vez a Rolex resolveu inovar com esse novo sistema de feixo , ele utiliza uns pinos novos e os buracos de tais pinos são minúsculos e minhas chaves não entram neles hehehehe, dai procurei os caras que tem todas as ferramentas apropriadas para tal serviço, porem, acho que na hora deles remontarem a pulseira o pino deve ter ficado escapando , note, não o pino do feixo e sim o da pulseira, e arranhou a parte de traz da caixa, são minúsculos, mas vc sabe como são os nossos olhos e ainda por cima o meu relógio mais novo hehehehe, vou tentar com essas esponja mesmo, se der merda eu largo como está pois não vou polir o relógio não.
Rolex ou Rolex.

FALCO

Estes pequenos riscos deixados pelos "profissionais" também me incomodam muito, já vendi relógio por causa disto (um relógio bastante raro e por mim desejado, mas não aguentava os riscos - estes mesmos de troca de pulseiras).
Tem 3 coisas que gostaria de falar sobre o assunto:
1-esqueça os riscos, possivelmente mexer só vai piorar e, além disto, tenho certeza que você, assim como eu, está fazendo a famosa "tempestade em copo d'água"; O que eu costumo fazer é perguntar para alguém que não seja viciado em relógios (mãe, irmão e etc.) o que eles acham, geralmente sou convencido que o hobby está beirando a locura...
2-cape cod é para partes polidas apenas, passar em outro tipo de acabamento vai piorar muito qualquer dano que já exista.
3-a solução da "scott brite" é boa mas fica bem longe do acabamento original, ou seja utilize-a apenas se o fecho estiver bem riscado, pois o "scott brite" vai deixar um acabamento bom, mas diferente do original.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Bruno

Pior é deixar na mão desse povo que trabalha em relojoaria e se mete a ajustar as pulseiras... Primeiro que quase sempre levam em torno de meia hora para tirar um elo. Dps que arranham o relógio e ficam tentando tirar os riscos que fizeram com paninho.

Sempre que compro um relógio em lojas eu falo que nao precisa fazer o ajuste pra mim.

Daí levo em um cara de confiança ou eu mesmo faço com ferramentas próprias.

paulorocha

Amigo João, desculpe-me por não ter dado meu pitaco antes, mas é que eu não tinha visto mesmo...

Acabamentos foscos são difíceis de se manter originais. Pelo menos de maneira artesanal (que é o que você pretende). Já os acabamento espelhados são bastante fáceis, embora sejam mais propensos a mostrarem qualquer risco, por menor que seja.

Teria como você tirar uma foto mostrando a área riscada? Ajudaria bastante na sugestão de algum procedimento que possa ser feito.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

jfestrelabr

Citação de: broker online 04 Novembro 2009 às 17:26:08
Estes pequenos riscos deixados pelos "profissionais" também me incomodam muito, já vendi relógio por causa disto (um relógio bastante raro e por mim desejado, mas não aguentava os riscos - estes mesmos de troca de pulseiras).
Tem 3 coisas que gostaria de falar sobre o assunto:
1-esqueça os riscos, possivelmente mexer só vai piorar e, além disto, tenho certeza que você, assim como eu, está fazendo a famosa "tempestade em copo d'água"; O que eu costumo fazer é perguntar para alguém que não seja viciado em relógios (mãe, irmão e etc.) o que eles acham, geralmente sou convencido que o hobby está beirando a locura...
2-cape cod é para partes polidas apenas, passar em outro tipo de acabamento vai piorar muito qualquer dano que já exista.
3-a solução da "scott brite" é boa mas fica bem longe do acabamento original, ou seja utilize-a apenas se o fecho estiver bem riscado, pois o "scott brite" vai deixar um acabamento bom, mas diferente do original.

Vc esta certo mesmo, ontem eu tentei com a scott brite e nada mudo hehehe a área de atuação da esponja é muito pequena pois as partes são muito pequenas, então não deu em nada, o cape cod eu realmente ja sabia que era para partes polidas então nem tentei, oque eu vou fazer é largar para la mesmo, o dia que der vontade de fazer uma revisão, eu mando para quem possa fazer ele voltar ZERO mesmo.

PS. Esse lance de o hobby está beirando a locura hehehe isso realmente é um problema, mas não foi o caso não, pois é dificil vc ver o seu relógio antes sem riscos e depois de uma bobagem todo riscado na posição das garras.
Rolex ou Rolex.

jfestrelabr

Citação de: paulorocha online 05 Novembro 2009 às 09:08:30
Amigo João, desculpe-me por não ter dado meu pitaco antes, mas é que eu não tinha visto mesmo...

Acabamentos foscos são difíceis de se manter originais. Pelo menos de maneira artesanal (que é o que você pretende). Já os acabamento espelhados são bastante fáceis, embora sejam mais propensos a mostrarem qualquer risco, por menor que seja.

Teria como você tirar uma foto mostrando a área riscada? Ajudaria bastante na sugestão de algum procedimento que possa ser feito.

Paulo, eu vou largar de mão isso , pois acaba estragando mais, agora um dia vamos marcar aqui em Brasilia um encontro, chama o Flavio e o resto da turma e dai eu mostro a vcs hehehe , claro , tudo regado a uma boa bebida e a um bom charuto cubano .

Um abraço
Rolex ou Rolex.

paulorocha

Opa! Ótima ideia.  :D

Principalmente quanto ao ítem "charuto cubano"...  ;D

É uma das poucas coisas que aprecio da ilha de fidel...
Um grande abraço

Paulo Rocha