5ATM Water resistant

  • 13 Respostas
  • 41385 Visualizações
5ATM Water resistant
« Online: 11 Fevereiro 2010 às 14:49:59 »
Pessoal:


Muito já pesquisei em sites específicos, com os fabricantes, vendedores de lojas, mas até hj não achei um consenso sobre resistência a água, e como falei no início, eu nunca fiz mergulho, quem sabe um dia....mas costumo ir a praia e piscina sempre com algum relógio, tenho alguns divers, que sei que não terei problema nenhum com isso, em contrapartida tenhos outros, que não são pretensamente relógios de mergulo, mas  que tem o título do tópico: 5ATM ( 50 metros )

Com estes posso ( sendo ele todo de aço, evidentemente):

1- Tomar banho de mar, mergulhando apenas para "furar ondas";
2- Tomar banho de piscina e no máximo ir até uns 3 metros no "fundo" resgatar uma moedinha que caiu da minha carteira;
3- Lavar o carro;
4- Trocar o pneu do carro chovendo torrencialmente ( ou seja: vc vai se molhar! );
5- Tomar banho de chuveiro FRIO

São situações rotineiras e comuns, mas que sempre fico inseguro em fazê-las com estes modelos que, teoricamente, teriam capaciodade para encarar as situações descritas acima.

E aí?

Abraços

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #1 Online: 11 Fevereiro 2010 às 15:03:17 »
Cara, eu vejo isto da seguinte forma: utilize os seus diver's precisamente pra realizar estas tarefas que vc descreveu, e guarde os 5 ATM para ocasiões "secas". É o melhor conselho que eu posso te dar. Se os seus 5 ATM fossem 10 ATM, aí sim, vc poderia realizar todas as tarefas que descreveu sem medo de ser feliz com os relogios. Mas com 5 atm, creio que a resistencia à agua presta-se tão somente a salvaguardar o relogio de uma chuva mais forte, de gotas de agua que recaiam sobre o mesmo na hora em que vc lavar as mãos, enfim, casos de respingos de agua acidentais, sendo acidentais a palavra-chave a determinar o modo que se encara esses relogios de resistencia nominal para 5 ATM.

Conforme varios topicos existentes aqui, que já discutiram este assunto ad nauseum, não necessariamente um relogio resistente a 5 atm pode ser usado pra um mergulho a 50 m de profundidade. Isto é uma falsa impressão passada, e se for colocada à prova, há grandes chances de alguns peixinhos instalarem-se entre o vidro e o mostrador do seu relogio!  ;D

Abração,
CHRIS
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #2 Online: 11 Fevereiro 2010 às 15:10:08 »
Olhe aqui
 


    *   As selagens do seu relógio devem ser verificadas com uma periodicidade anual;

    *  Deve levar o seu relógio a um profissional sempre que precisar de trocar a pilha. Só nestas circunstâncias poderá ter a garantia de que a selagem do compartimento da pilha será verificada, não ficando prejudicada a resistência do seu relógio contra a entrada de água.


Espero que isso ajude !!
« Última modificação: 11 Fevereiro 2010 às 15:25:04 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #3 Online: 11 Fevereiro 2010 às 15:40:38 »
Se eu tivesse um relogio resistente à agua para 5 ATM, eu não entraria numa piscina com ele. Obviamente, é só a minha opinião....
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #4 Online: 11 Fevereiro 2010 às 16:07:13 »
Não devemos nos esquecer que a resistência à água de um relógio é testada em condições estáticas, com o relógio parado dentro de um dispositivo de pressão.

O ato de nadar e mergulhar pode aumentar a pressão d'água à qual o relógio é submetido, não devendo ser muito difícil ultrapassarmos 5 ATM eventualmente, portanto se fosse meu relógio e eu gostasse muito dele, deixaria-o longe da piscina e da praia (para estas atividades, no mínimo resistência a 100m / 10 ATM). ;)

Abraços!

Marcelo.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #5 Online: 11 Fevereiro 2010 às 16:35:48 »
Se eu tivesse um relogio resistente à agua para 5 ATM, eu não entraria numa piscina com ele. Obviamente, é só a minha opinião....

Pois eu não apenas entraria como já entrei e nada aconteceu.

Obviamente que não faço isso todo dia, mas se houver necessidade eu não tenho medo não.

Depende muito da construção do relógio também, tenho um Tissot que tem fundo de pressão, esse aí eu não confio em colocar na água não, agora tenho relógios com resistência de 100m sem coroa rosqueada e ainda com botões de cronógrafo, já cheguei até a acessar o cronógrafo dentro d'água e ele está perfeito até hoje.

Abuso?
Talvês.

Vou fazer de novo?
Depois que conheci o fórum, talvês não.
Um abraço
Fábio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #6 Online: 11 Fevereiro 2010 às 16:43:07 »
Grande Fabio, eu vivia dentro dágua com meu vintage Casio AMW-320C (sem coroa rosqueada, resistência a 100m) e ele está tinindo até hoje, mas num relógio com resistência de apenas 50m, penso que seria brincar demais com a sorte (ou azar). ;)

Abraços!

Marcelo.
« Última modificação: 11 Fevereiro 2010 às 17:12:07 por Desotti »

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #7 Online: 11 Fevereiro 2010 às 17:19:08 »
Grande Fabio, eu vivia dentro dágua com meu vintage Casio AMW-320C (sem coroa rosqueada, resistência a 100m) e ele está tinindo até hoje, mas num relógio com resistência de apenas 50m, penso que seria brincar demais com a sorte (ou azar). ;)

Abraços!

Marcelo.

Desotti,

Tenho o Casio AMW-320, e a reedição, AMW-320R. É um puta relogio, e eu assino embaixo do que vc falou a respeito da resistencia a agua dele. Mas aí, novamente, ele é um relogio com resistencia nominal pra 100m, e não 50m.

Tenho quase certeza que o AMW-320 resistiria facil a mais de 100m de pressão. Ele é muito bem construido.
No need of swiss 2 B a WIS!

Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #8 Online: 11 Fevereiro 2010 às 17:20:25 »
Como sempre rapidez e qualidade nas respostas! Por isso este é um grande Forum!

Valeu pessoal

E acho que vou continuar usando apenas meus divers pro mar e piscina...

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #9 Online: 11 Fevereiro 2010 às 19:52:09 »
 ;) excelente tópico , na dúvida não coloco os meus na água , penso eu que só tenho um 5 ATM , o resto é tudo da pesada , 10 ATM , 20 Atm.....100 ATM , estes não tenho medo e vão comigo para as profundezas do oceano........ 8) 8) 8) 8)

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Alberto Ferreira

Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #10 Online: 11 Fevereiro 2010 às 20:12:46 »
Salve, amigos!

Pois é...
A velha “discussão”.  ;)  :D

Como, ou se, nós devemos molhar os bichinhos...
Pode ser na sauna?
No chuveiro?
Podemos congelar e em seguida ferver? Ou vice-versa.
 ::)

Bem,...
Eu vou dar uma de chato.

Sim! Nós podemos fazer tudo isso aí acima.
Por nossa conta e risco.  :D

Mas se me perguntarem o que eu acho que é seguro num caso desses...
Eu digo, para mergulhar, inclusive em piscinas. melhor usar um relógio de...
...mergulho.  ;)

As tabelas (sejam elas ISO, ou não) não impedem a entrada de água no relógio.
Aliás, elas, por si sós, não impedem nada.
As vedações de um 5 atm podem até agüentar um "banho" (ou um par deles...) e o relógio ficar menos "inundado" do que São Paulo, mas não no meu pulso.
No máximo, eu lavo as mãos, e com mais cuidado do que o Pilatos!  8)

Abraços a todos!
Alberto
 8)
« Última modificação: 11 Fevereiro 2010 às 20:17:12 por Alberto Ferreira »

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #11 Online: 11 Fevereiro 2010 às 21:03:26 »
Desotti,

Tenho o Casio AMW-320, e a reedição, AMW-320R. É um puta relogio, e eu assino embaixo do que vc falou a respeito da resistencia a agua dele...

Chris, quando eu vi o 320R alguns anos atrás, também não resisti em fazer uma dobradinha: ;)





Esse relógio é "pau pra toda obra" pelo que custa, eu sempre o recomendo. :)

Abraço!

Marcelo.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #12 Online: 11 Fevereiro 2010 às 22:10:01 »
Este assunto merece uma busca, não mais um tópico...

Eu acho uma piada uma marca dizer que um relógio para 30 metros seja apenas resistente à um borrifo e 50 metros à uma piscina, por mais que seja verdade.
Desacredita qualquer marca.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: 5ATM Water resistant
« Resposta #13 Online: 11 Fevereiro 2010 às 22:44:27 »
Este assunto merece uma busca, não mais um tópico...

Eu acho uma piada uma marca dizer que um relógio para 30 metros seja apenas resistente à um borrifo e 50 metros à uma piscina, por mais que seja verdade.
Desacredita qualquer marca.

Vai ver que essa resistencia na verdade signifique: Fique a pelo menos 30 metros de distância de um borrifo de agua, e o outro, mais resistente, à 50 metros de distância de uma piscina!  ;D ;D

esses testes de resistencia são feitos por pressão de ar, 1, 3, 5, 10atm de pressão, infelizmente nao necessariamente condizentes a mesma pressão dentro da agua ( creio eu, posso(acredito) estar falando mer** pq nao tenho conhecimento de como o teste é feito ).