Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!

  • 3 Respostas
  • 5025 Visualizações
*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!
« Online: 15 Fevereiro 2010 às 17:19:17 »
Caros, acabo de descobrir que o movimento cronógrafo ETA E20.321, utilizado exclusivamente no maravilhoso Omega Speedmaster X-33, pertence à mesma linha do cronógrafo ETA 988.432 usado no Tag Heuer F1 Chronotimer, linha essa denominada FLATLINE.






Além da Tag, este mesmo movimento já foi utilizado pela própria Omega, Tissot, Longines e até pela Bell & Ross, conforme comentado aqui.

Mesmo sendo um movimento com menos recursos e algo simplificado (todas as funções são controladas apenas pela coroa), não deixa de ser uma notícia interessante para os órfãos de um X-33 (eu incluso), verei meu exemplar do F1 com outros olhos à partir de hoje! ;)

Abraços!

Marcelo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!
« Resposta #1 Online: 15 Fevereiro 2010 às 20:38:43 »
A proposta até a mesma, mas a ETA 988 e E20 não possuem nenhuma semelhança, a não ser o fato de ambas serem digitais e analógicas. A E20 é uma máquina bem mais elaborada. O fato de serem da linha "Flatline" apenas indica que são máquinas de baixa espessura. Os conceitos até são os mesmos, mas os DNA's na verdade são totalmente diferentes.

A Omega 1666 sim, pode-se dizer que possui o DNA da E20, mas apenas compatilha a parte mecânica com ela. O circuito é completamente diferente, assim como o display, além das funções.

A 988, no entanto é um clássico, mesmo porque e bem mais antiga e foi a primeira a trazer uma série de características, como o acionamento de todas as funções somente pela coroa. É uma máquina engenhosa e funciona muito bem. Dificílima de dar defeito. Por outro lado, sua manutenção pode ser um pouco cara se sofrer danos ao display (por impacto, por exemplo) ou se sofrer com entrada de água.

PS: esse TAG é um dos multifuncionais mais bonitos e elegantes que já vi. É realmente um espetáculo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 15 Fevereiro 2010 às 20:50:15 por Adriano »

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!
« Resposta #2 Online: 15 Fevereiro 2010 às 23:16:54 »
Grato pelos esclarecimentos Adriano!

Eu não imaginei que o movimento 988.432 fosse mais antigo que o E20.321, mas o amigo tem toda a razão pois, apesar de distintos, o 988 é mostrado neste artigo sobre o desenvolvimento do X-33 equipando um modelo descontinuado do Omega Seamaster, anterior ao X-33.

Não obstante, acho que até podemos considerar um relógio com esse movimento como sendo uma espécie de "X-33 de pobre"...  :P

Abraço!

Marcelo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!
« Resposta #3 Online: 16 Fevereiro 2010 às 01:34:03 »
O E20 tem uma mecânica mais robusta e o circuito possui funções mais complexas. O display é melhor também, trazendo por exemplo a luz de fundo.

A 988.432 especificamente é a versão mais moderna das 988 (junto com o 988.352 termocompensado), mas as primeiras versões (988.332) já equipavam os Tissot Dual Timer e os Breitling Aerospace lá pelo ano de 1986.

Outras informações:

- apesar do Omega 1666 ser um E20 modificado, também não consigo lembrar de nenhum relógio que use E20.

- tanto o 988 como o E20 possui versões termocompensadas, assim como o Omega 1666 versão C, que é termocompensado.

PS: dei uma pesquisada e lembrei do Breitling B-1 que usa E20. Fora ele não me lembro de mais nada.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 16 Fevereiro 2010 às 01:50:01 por Adriano »