Menu principal

O que Cazuza quis dizer?

Iniciado por charles, 05 Março 2010 às 11:23:52

tópico anterior - próximo tópico

charles

Olá pessoal;

Alguém sabe dizer o que Cazuza quis dizer com a frase:

...Classic vira Rolex sob o luar do seu deck...

Trecho tirado da musica vida facil. 

Por muito tempo pensei que ele estivesse falando da marca Classic, mas acho que não, o que voces acham? ???

abraço a todos;

igorschutz

E por quê não?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

charles

justiça, a letra é do  Cazuza e do Frejart

Alberto Ferreira

Salve!

Para mim, música é uma crítica social e comportamental.

Talvez a referência às marcas de relógios remeta à questão do "ter" (Rolex) ou "não ter" (Classic), o chamado "status".
Ou talvez a questão das "aparências" (apenas mantê-las? ...a que preço?) e por aí vai...  :D

Mas, certamente, a intenção foi fazer pensar.
E cada um concluir a seu modo.

Abraços!
Alberto

vinicius

Penso que ele menciona a marca Classic de relógios sim. Que em determinados momentos pessoas sonham ser (ou ter) aquilo que não são.
    "Nós que sonhamos em espécie
      Classic vira rolex..."
Como bem disse o Sr. Alberto, penso que é uma crítica social.

Marcelo Costa

Não lembrava ou não havia reparado nessa letra.

Agora já vou colocar esse de cara pra lua até virar um submariner!!

Abs

Marcelo

Clélio

Acredito que ele estava dizendo extamente isso, mais ou nenos algo como a minha vô chamava de " Comer mortadela e arrotar peru" o Lobão tem uma musica com mais ou menos o mesmo conceito "É tudo pose"

"É tudo pose
Todo mundo se imagina estampado em outdoor
É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose
Preocupados com olhares ao redor"

É isso ai...

Abs

HumbertoReis

Charles, te parabenizo por trazer um tema instigante para o grupo discutir.

Concordo com os amigos quanto à crítica social. Vejo a frase no seguinte contexto:

- Algo comum é supervalorizado por certas pessoas (Classic vira Rolex), dada sua compreensão e concepção de vida (sob o olhar de seu deck).

Jefferson

Olá pessoal,

Belo tópico, consegue unir nosso gosto pelos relógios à uma discussão mais profunda. Parabéns Charles!

Cazuza foi um poeta que soube mostrar algumas facetas que acompanham a sociedade brasileira de longa data, e que de certa forma lhe caracterizam.

Aqui ele fala do típico boa vida, que por sua riqueza é capaz de uma vida de gastos e do séquito de pobres com pretensões burguesas que acabam por lhe cercar, aproveitando-se de sua ostentatória generosidade.

Na companhia deste, é possível experimentar os privilégios de uma vida de luxos. Daí a alusão à "corte"  e ao fã clube.

Enfim, ele fala de um lado de nossa sociedade formado por esbanjadores e seus respectivos bajuladores, que buscam uma "vida fácil".

Meu pitaco.  ;) ;)

Abraços,

Jefferson

Chris Galbraith

Citação de: Jefferson online 05 Março 2010 às 19:56:03
Olá pessoal,

Belo tópico, consegue unir nosso gosto pelos relógios à uma discussão mais profunda. Parabéns Charles!

Cazuza foi um poeta que soube mostrar algumas facetas que acompanham a sociedade brasileira de longa data, e que de certa forma lhe caracterizam.

Aqui ele fala do típico boa vida, que por sua riqueza é capaz de uma vida de gastos e do séquito de pobres com pretensões burguesas que acabam por lhe cercar, aproveitando-se de sua ostentatória generosidade.

Na companhia deste, é possível experimentar os privilégios de uma vida de luxos. Daí a alusão à "corte"  e ao fã clube.

Enfim, ele fala de um lado de nossa sociedade formado por esbanjadores e seus respectivos bajuladores, que buscam uma "vida fácil".

Meu pitaco.  ;) ;)

Abraços,

Jefferson

Aqui, como não lembrar dos nossos ilustres jogadores profissionais de futebol? Impossível não fazê-lo.......difícil lembrar de outro caso tão cronico, onde um individuo carrega uma verdadeira entourage que vive de suas migalhas. É o tubarão e seus peixes pilotos...
No need of swiss 2 B a WIS!

Alberto Ferreira

Salve!
É isso aí!  

A letra...

"Tim-tim!
A tua corte agradece
Um brinde!
O nosso astro merece
Ao teu fã-clube fiel
Dá autógrafo em talão de cheques

Big boss
Tua mão aberta enobrece
Dignifica
Nós que sonhamos em espécie
Classic vira rolex
Sob o luar do teu deck

Só festa "relax"
Boca livre na certa
Robin Hood gentil da galera
Protetor das artes práticas
Valorizando quem sabe
Levar vida fácil, fácil
Vida fácil
"

E aqui ----> (http://www.youtube.com/watch?v=Jz22BJBP4wc&feature=player_embedded), a interpretação.

Abraços!
Alberto

Byron

Belíssimo tópico.
A mim sempre me pareceu exatamente isso já dito: ser ou parecer o que não somos; ou ainda esbanjar com o que não foi ganho por meios corretos.
O tema, aliás, é recorrente nas músicas do Cazuza..."...a tua piscina está cheia de ratos"

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire