Relógios Mecânicos
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
06 Fevereiro 2012 às 13:10:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa: Pesquisa avançada
O fórum foi criado, inicialmente, como espaço de discussão entre os amantes da relojoaria. A "negociação" de relógios se insere no contexto, até mesmo porque foi liberada, após discussão entre os membros. Porém, não deve ser o mote principal do fórum! Portanto, se algum usuário pretender frequentar o fórum apenas para negociar relógios, este não é o local adequado.
127788 Mensagens em 5956 Tópicos por 1338 Membros
Membro Mais Recente: Edson Simoes
* Home Ajuda Pesquisa Login Registrar Sair
+ Relógios Mecânicos
|-+ Espaço de discussões
| |-+ Fórum principal
| | |-+ Desafio da Semana #15
0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico. « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: 1 [2] 3 Imprimir
Autor Tópico: Desafio da Semana #15  (Lida 1074 vezes)
Alberto Ferreira
Moderador Global
Membro de honra

Localidade: Brusque / SC - Brasil

O FRM É A NOSSA CARA.... SÓ DEPENDE DE NÓS!

Ver Perfil
« Responder #15 : 09 Março 2010 às 11:23:30 »

Salve!

Bom dia, amigos!
Não desistam... Como nos disse o Nilo, a coisa pode ser mais simples do que parece...  Piscar  Contente

Bom,...
Para tentar dar um "empurrãozinho", digamos,a título de "dica", e eu espero que não seja uma dica furada  Contente, pois eu não sei quem é que está tentando a tal patente.

Questão 4.
Será que tem a ver com a corda e com sua aplicação em um (quase onipresente) equipamento de comunicação dos nossos dias?  Rolar os Olhos

Abraços,
Alberto

PS:
Amigos!
Eu continuo achando que o gostoso da coisa (como aquela outra...) é curtir, numa boa, sem pressa, sem "terminar logo" e ir dormir.
 Piscar  Sorriso forçado
Membro de honra

Localidade: Guanambi - BA

Ver Perfil WWW
« Responder #16 : 09 Março 2010 às 11:32:52 »

PS:
Amigos!
Eu continuo achando que o gostoso da coisa (como aquela outra...) é curtir, numa boa, sem pressa, sem "terminar logo" e ir dormir.

Eu também penso assim!

Este desafio (apelidado por alguns de 'Desafio do Santo Daime') está cumprindo a rigor a intenção inicial de promover debate e reflexão sobre o tema dos relógios e da horologia.

Temos de tirar o chapéu ao amigo Nilo!
paulorocha
Membro de honra

Localidade: Brasília - DF

Tocando a vida a Golpes de Martelo!

Ver Perfil WWW
« Responder #17 : 09 Março 2010 às 11:55:09 »

...
1) Imaginando que os relógios tivessem sido inventado na ... Argentina (que seria então a Suíça atual, nesta definição), qual seria a maior diferença entre os relógios atuais e os hipotéticos “Made in Argentina”? (Vale dois pontos).
...

Os ponteiros girariam no sentido anti-horário (que se chamaria sentido horário...  Sorriso forçado).

Para ajudar os menos afortunados de conhecimento horológico poderia dizer o motivo?

Fábio, o sentido que chamamos de horário é devido ao movimento aparente das sombras em um relógio de sol. Na Europa (e todo o hemisfério norte) as sombras se deslocam da esquerda para a direita e o movimento dos ponteiros dos relógios seguem esta direção.

Se os relógios tivessem sido desenvolvidos na Argentina (hemisfério sul) onde o movimento aparente das sombras é o contrário (da direita para a esquerda) é lógico imaginar que os ponteiros dos relógios também tivessem seu movimento convencionado neste sentido.

Poxa... As únicas duas que eu teria chance já foram respondidas pelo Alberto e pelo Broker.  Chorar

É que ontem recomeçamos as aulas na faculdade e só vi o desafio agora. Paciência...

Parabéns pelo "Desafio do Santo Daime", amigo Nilo!

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha
nilomis
Visitante
« Responder #18 : 09 Março 2010 às 13:45:34 »

Questão 4.
Será que tem a ver com a corda e com sua aplicação em um (quase onipresente) equipamento de comunicação dos nossos dias?
Alberto,

Está esquentando ....

Abs,

Nilo
Membro de honra

Localidade: Conchinchina

Ver Perfil
« Responder #19 : 09 Março 2010 às 13:50:51 »

Vou tentar dar minha contribuição...  Sorriso forçado Sorriso forçado

Quem sabe acerto... será que é esse digitalzinho...!?

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?

Casio Bh-100w Bio Graph

imagem retirada da internet.

Grande abraço a todos

Rodrigo STR Sorriso forçado

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein
nilomis
Visitante
« Responder #20 : 09 Março 2010 às 13:57:19 »

5) Muitos fabricantes produzem relógios que apresentam complicações (data, fases da lua etc.). Qual fabricante que produziu um relógio que produziu um relógio que mede, ou tenta medir entre outras coisas, a atividade emocional do seu proprietário?
Casio Bh-100w Bio Graph
Rodrigo,

Não era bem em um Casio que eu estava pensando.

Afinal o nome do fórum é "Relógios Mecânicos", embora existam controvérsias...  Língua

Antes de ser imolado, pelo comentário acima, confesso ter uns dois ou três Casio DW. Ninguém é perfeito.

Como a minha pergunta não foi bem formulada, você acertou.

O que eu estava esperando era, caso eu tivesse feito a pergunta da forma correta:

Certina - "1971: The Certina Biostar is the world's first watch to display human daily biorhythms. At a glance, one can follow one's physical, mental and emotional rhythms.". Detalhes aqui.

Faltou dizer "o primeiro", mas está valendo.

Resultados até o momento:

Alberto: 1
Broker: 2
Rodrigo: 1

Abs,

Nilo

Membro de honra

Localidade: Conchinchina

Ver Perfil
« Responder #21 : 09 Março 2010 às 14:00:02 »

Casio Bh-100w Bio Graph
Rodrigo,

Não era bem em um Casio que eu estava pensando.

Afinal o nome do fórum é "Relógios Mecânicos", embora existam controvérsias...  Língua

Antes de ser imolado, pelo comentário acima, confesso ter uns dois ou três Casio DW. Ninguém é perfeito.

Como a minha pergunta não foi bem formulada, você acertou.

O que eu estava esperando era, caso eu tivesse feito a pergunta da forma correta:

Certina - "1971: The Certina Biostar is the world's first watch to display human daily biorhythms. At a glance, one can follow one's physical, mental and emotional rhythms.". Detalhes aqui.

Faltou dizer "o primeiro", mas está valendo.

Resultados até o momento:

Alberto: 1
Broker: 2
Rodrigo: 1

Abs,

Nilo

Eu imaginei se tratar de um relógio mecÂnico... e não de um digital...

de qualquer forma...  Sorriso forçado Sorriso forçado valeu pelo ponto.....!  Sorriso forçado

Quem diria que eu marcaria um ponto no desafio...! Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado

Grande abraço Nilo...

Rodrigo STR Sorriso forçado

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein
nilomis
Visitante
« Responder #22 : 09 Março 2010 às 14:14:46 »

Fábio, o sentido que chamamos de horário é devido ao movimento aparente das sombras em um relógio de sol. Na Europa (e todo o hemisfério norte) as sombras se deslocam da esquerda para a direita e o movimento dos ponteiros dos relógios seguem esta direção.

Se os relógios tivessem sido desenvolvidos na Argentina (hemisfério sul) onde o movimento aparente das sombras é o contrário (da direita para a esquerda) é lógico imaginar que os ponteiros dos relógios também tivessem seu movimento convencionado neste sentido.
Paulo,

Explicação perfeita. Obrigado.

Uma das referências está aqui.

Notar que o artigo da Wikipedia faz uma ressalva, no final, com respeito aos povos de origem semita (Árabes e Judeus) que escrevem da direita para a esquerda.

Cita, inclusive, um relógio de uma Sinagoga em Praga onde existe um relógio que anda ... ao contrário.

Ocorre que, no artigo, não levaram em conta o fato de que os Semitas, ancestrais dos Judeus e os Árabes, se originaram na África, portanto ao Sul do Equador.

Desta forma, "na direção do Sol", para os Semitas originais, é na forma contrária ao movimento dos ponteiros de um relógio.

Abs,

Nilo

Membro de honra

Localidade: Brasil

Em fase de aprendizagem

Ver Perfil WWW
« Responder #23 : 09 Março 2010 às 17:26:11 »

Obrigado pela explicação Paulo e Nilo.
Seguimos acompanhando para ver o final.

Quem dá mais?
Um abraço
Fábio
Meu Blog: www.fabiodutra.com.br
nilomis
Visitante
« Responder #24 : 10 Março 2010 às 07:12:19 »

Dicas:

#3 - "Luz"

#6 - Moda / desafio técnico

Vamos lá, não é difícil.

Abs,

Nilo

Membro hiperativo

Ver Perfil
« Responder #25 : 10 Março 2010 às 08:40:42 »

Vou tendar contribuir (seguindo a dica do Nilo):

3.1) Thomas Alva Edison, descobre a emissão termoiônica, efeito edison.

3.2) Não sei.

3.3) gramophone, lâmpada incandescente.
Visitante
« Responder #26 : 10 Março 2010 às 10:06:07 »

Vou tentar contribuir (seguindo a dica do Nilo):
3.2) Não sei.
Turma,

A "luz" da dica é um pouco mais antiga que o Edison ... uns 13.75 +/- 0.17 bilhões de anos mais velha.

Portanto, e aqui vai mais uma dica, "Neen".

Abs,

Nilo
Membro de honra

Localidade: Rio Grande - RS

Ver Perfil
« Responder #27 : 10 Março 2010 às 10:53:26 »

Olá para todos,

Pessoal, este desafio está muito interessante! Parabéns Nilo!

Quanto à questão do movimento aparente das sombras, gostaria de acrescentar que os deslocamentos esquerda - direta / direita - esquerda dependem do ponto de vista do observador, sua posição em relação aos pontos cardeais Norte e Sul.

Abraços,

Jefferson
Membro hiperativo

Ver Perfil
« Responder #28 : 10 Março 2010 às 11:25:27 »

Vou tentar contribuir (seguindo a dica do Nilo):
3.2) Não sei.
Turma,

A "luz" da dica é um pouco mais antiga que o Edison ... uns 13.75 +/- 0.17 bilhões de anos mais velha.

Portanto, e aqui vai mais uma dica, "Neen".

Abs,

Nilo

Chutei perto demais.... a bola não entrou.....
Visitante
« Responder #29 : 10 Março 2010 às 21:14:53 »

Turma,

O que está acontecendo?

As perguntas estão chatas ou o pessoal está ocupado?

Mais dicas:

#3 - "Luz", "Como uma onda no mar".

#6 - Moda / desafio técnico, de uma época que Submariner era relógio grosseiro. O chique era ...

Sem chute não tem gol.

Abs,

Nilo
« tópico anterior tópico seguinte »
Ir para: