A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?

  • 22 Respostas
  • 6503 Visualizações
*

fernando r

Boa Noite,
Esse tópico é apenas uma "provocação", visto que adoro todas essas funções, ok?
Mas vamos raciocinar: turbilhão(dizem alguns que não tem o resultado pretendido na precisão, então seria um baita projeto mecânico sem finalidade prática), alarme/despertador(alguém acorda com alarme de relógio? Eu nunca consigo isso, a não ser com aqueles despertadores antigos a corda ou com rádio-relógio), Repetição de Minutos(para que existe a Luz de casa ou a Superluminova nos ponteiros?), acumuladores de 30 minutos(não acham muito pouco tempo?) em cronos, GMT(essa ainda serve para pessoas que viajam para o exterior), World Time(deve servir para alguém, rs!), contagem regressiva para partidas de Regata(serve apenas para quem tem barco e participa de competições, rs), calendário perpétuo(é útil, mas se vc deixar o relógio parar...além do mais eu não sou perpétuo, rs), altímetro(dev servir para alpinistas, mas qualquer GPS tem e são mais precisos), Flyback(alguém vai medir o tempo de duas pessoas correndo/), Rattrapante(alguém vai medir o tempo de chegada de alguma corrida envolvendo pessoas ou carros manualmente?).
Enfim, a relojoaria vive de funções que JÁ FORAM MUITO ÚTEIS em outros tempos, mas que hj são obsoletas?
Só para não deixar dúvidas: gostaria de ter cada uma dessas funções em relógios que viesse a comprar, se tivesse dinheiro para tal!
Mas a discussão que pretendo inserir é no campo prático!
« Última modificação: 31 Agosto 2010 às 19:58:04 por fernando r »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #1 Online: 31 Agosto 2010 às 19:53:42 »
Vamos lá.
Cronógrafo eu uso eventualmente e também acho 30 minutos muito pouco.
Regressivo eu uso eventualmente tembém.
Despertador, sim, já acordei com o despertador de relógio de pulso sim, mas ele tem também outra função além de acordar alguém, pode servir também para lembrá-lo de um compromisso qualquer.
Bezel também uso muito, uso-o como um cronógrafo (pelo menos acumula 60 minutos ao inves de apenas 30, hehe.
Sobre o calendário perpétuo, se tivesse um relógio com tal função eu compraria um Watch Winder.

Acho que é isso, não me lembro de outras utilidades aqui no momento (para meu uso).
Um abraço
Fábio

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #2 Online: 31 Agosto 2010 às 20:07:28 »
Botando um pouco mais de lenha na foguera. ;D

Se pensarmos bem o próprio relógio no quesito marcar horas fica ultrapassado, pois temos celular, computador, etc.

PS. não abro mão do relógio nem um minuto do dia, já do celular fico até uma semana sem.

Abraço a todos

Julio Celes

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #3 Online: 31 Agosto 2010 às 20:19:18 »
É um tópico bastante filosófico, sem dúvida.

Pra mim, o turbilhão, a equação do tempo e a repetição de minutos são as três complicações menos úteis nos dias de hoje. E são as mais caras!

Assim como o Fernando, compraria um relógio com cada uma dessas funções se tivesse a grana necessária à disposição. Sem dúvida. E das três listadas acima, a que menos me agrada - hoje, porque somos mutáveis em nossos valores - é a repetição de minutos. Na verdade, sua utilidade me parece boba demais. Como obra de horologia, sim, a conversa muda.

Todas as demais funções me parecem úteis para uma ou outra atividade.


Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #4 Online: 31 Agosto 2010 às 20:19:47 »
É supérfluo!!
Pelo menos para a maioria de nós é!
Ver as horas? carro, celular, elevador, computador, relógios públicos espalhados pela cidade, etc.
E as funções mais elaboradas tem uso muito restrito, realmente poucos de nós precisamos, são coisas que já fizerem mais sentidos.
Encaro os relógios como um hobbie, e só, esse pra mim é o objetivo maior dos meus relógios.

Abraços,
Serafim

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #5 Online: 31 Agosto 2010 às 20:54:56 »
São os superfluos que tornam a vida interessante, mas seguindo sua linha de raciocinio ::)
http://www.realdoll.com/
- não exige presente
- não vem com familia (sogra&cia)
- não tem TPM
- não possui custos ocultos
- não fica indisposta......


p.s.- Eu uso cronografos quase que diariamente, no minimo para regular o estacionamento (afinal sou turco 8)), alem do que um celular no pulso (mesmo um X10 mini) fica meio esquisito ;D
« Última modificação: 31 Agosto 2010 às 20:59:45 por helio »

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #6 Online: 31 Agosto 2010 às 21:06:57 »
Não entendo esse aspecto de "supérfluo" nos relógios e suas complicações...
Creio que haja paixões por tudo... a nossa são os relógios... claro, falo "pé no chão", não falo de cátedra ao tecer esta observação, no sentido de dizer "ah, gosto deles e tudo me fascina"...  ;)  ;)  ;)
Assim, acredito, também, no que dizem sobre "o preço e quem paga"!!!  :-\  :-\  :-\
Há os que usem BIC, outros Parker...
Há os que usem um "popular", outros Mercedes (não o ônibus ;D  ;D  ;D)...
Há os que usem orelhão, outros celular...
Há os que usem um quartz (chinoca de preferência, "de bacia" - R$10,00), outros Omega...
E não falo em ter R$ ou não ter... falo de "puro gosto"!!!
Portanto, há os que compram um Rattrapante para usar jogando "canastra"!!!  ;D  ;D  ;D
Abraço
Paulo Sergio
 
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #7 Online: 31 Agosto 2010 às 21:13:17 »
Salve!

Eu não vejo como supérfluos, se assim fosse, estritamente falando, este fórum e seus debates também seriam. Nada práticos.

Para mim, além da "praticidade" está o interesse de ver aquelas funções e questões de micro-mecânica (no caso do nosso foco principal) sendo equacionadas e resolvidas. Admiradas, “curtidas”.

A mim, não importa tanto assim o lado "prático".
A dificuldade, as limitações, a criatividade e a elegância conceitual de vê-las "vencidas", de maneira mecânica, é o que me atrai.

Abraços,
Alberto

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #8 Online: 31 Agosto 2010 às 21:16:45 »
Ehh verdade...

Este tópico me fez refletir:

- Por que eu estou perdendo tempo neste fórum ?  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

*

Offline Cezar

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #9 Online: 31 Agosto 2010 às 21:38:02 »
Mas são estes pequenos detalhes que nos seduzem, igualmente a uma linda mulher.
Os olhos de quem ve é que fazem a beleza do objeto.
Da mesma forma que não Ha utilidade ??? ??? ???para uma obra de arte. Mas ha pessoas que pagam fortunas por elas.
Se eu tivesse a condiçao, tambem me abarrotaria destas peças, sem funçao alguma ;) ;) ;)

*

rlessa

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #10 Online: 31 Agosto 2010 às 22:46:02 »
Salve!

Eu não vejo como supérfluos, se assim fosse, estritamente falando, este fórum e seus debates também seriam. Nada práticos.

Para mim, além da "praticidade" está o interesse de ver aquelas funções e questões de micro-mecânica (no caso do nosso foco principal) sendo equacionadas e resolvidas. Admiradas, “curtidas”.

A mim, não importa tanto assim o lado "prático".
A dificuldade, as limitações, a criatividade e a elegância conceitual de vê-las "vencidas", de maneira mecânica, é o que me atrai.

Abraços,
Alberto


Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #11 Online: 01 Setembro 2010 às 14:36:01 »
Eu só uso para ver as horas, nem o calendário eu uso, pois volta e meia esqueço de ajustar nos meses de 30 dias.
Mas, citando Shakespeare:

Citar
"O último dos mendigos tem sempre um nadinha de supérfluo! Limitai a natureza às necessidades naturais e o homem torna-se um animal”. Shakespeare
« Última modificação: 01 Setembro 2010 às 14:37:43 por dekkardnexus5 »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #12 Online: 01 Setembro 2010 às 19:00:17 »
Por incrível que pareça, falaram muito em world timers, gmts, e essa é uma função não presente em nenhum dos meus relógios que efetivamente faz uma falta danada em viagens internacionais.

Aliás, certa feita quase comprei um GP Alarme GMT de um colega (pedia 7 paus), mas quando efetivamente arrumei a grana, ele já havia passado para frente. Seria algo efetivamente útil.

Cronos, só uso para saber tempo de massas (aliás, usei agora).

Alarme, usei o do meu Cricket em uma das viagens para a gringa que fiz. Mas confesso que tenho medo do relógio, ele te acorda dando susto, prefiro o despertador do celular.

Dia também é algo útil, não se pode negar, mas eu não uso.

O resto, para mim, fica no campo da curiosidade.


Flávio

*

fernando r

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #13 Online: 02 Setembro 2010 às 16:30:09 »
Agradeço a resposta de todos, principalmente os que entenderam o caráter da pergunta.
Alguém mencionou o celular: celulares marcam as horas mas são objetos destinados a realizar a comunicação entre pessoas não-presentes. Quando a bateria acaba não é possível ver as horas. Quando a bateria do celular acaba, e isso não é difícil de acontecer, vc não pode ver as horas. Se vc está na rua, pode perguntar a alguém, mas ter um relógio que marque as horas de forma precisa não é algo supérfluo na minha opinião.
Alguém mencionou a arte, mas a arte existe por si mesma, sem uma necessária finalidade.
As complicações contidas em relógios, se não estou enganado, surgiram historicamente, sempre com alguma finalidade prática, ou estou enganado?
Mas, apesar de ser fascinado por relógios e comprar tudo o que posso, na minha opinião as complicações presentes nos relógios são hj um fim em si mesmas. Apesar disso gostaria de ter uma de cada! rs
Isso em nada diminui a importância do Fórum.
É como disse um comentarista esportivo: o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes!
Para mim, os relógios são a coisa mais importante dentre as menos importantes. São para mim um fim em si mesmos!
Abraços.

*

fernando r

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #14 Online: 02 Setembro 2010 às 19:07:38 »
Acho que somos portadores de TOC.
Me incluo nesse rol.
Abraço.


Agradeço a resposta de todos, principalmente os que entenderam o caráter da pergunta.
Alguém mencionou o celular: celulares marcam as horas mas são objetos destinados a realizar a comunicação entre pessoas não-presentes. Quando a bateria acaba não é possível ver as horas. Quando a bateria do celular acaba, e isso não é difícil de acontecer, vc não pode ver as horas. Se vc está na rua, pode perguntar a alguém, mas ter um relógio que marque as horas de forma precisa não é algo supérfluo na minha opinião.
Alguém mencionou a arte, mas a arte existe por si mesma, sem uma necessária finalidade.
As complicações contidas em relógios, se não estou enganado, surgiram historicamente, sempre com alguma finalidade prática, ou estou enganado?
Mas, apesar de ser fascinado por relógios e comprar tudo o que posso, na minha opinião as complicações presentes nos relógios são hj um fim em si mesmas. Apesar disso gostaria de ter uma de cada! rs
Isso em nada diminui a importância do Fórum.
É como disse um comentarista esportivo: o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes!
Para mim, os relógios são a coisa mais importante dentre as menos importantes. São para mim um fim em si mesmos!
Abraços.


*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #15 Online: 05 Setembro 2010 às 18:56:11 »
Salve,

Todas as funções são necessárias... ´so depende de quem vai possuir!

Abraço,

Ivison

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #16 Online: 10 Setembro 2010 às 20:22:31 »
Para mim, os relógios são a coisa mais importante dentre as menos importantes. São para mim um fim em si mesmos!
Abraços.

Olá !!!

Fernando gostei desta frase ! ;)

Abraço,

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #17 Online: 10 Setembro 2010 às 20:45:49 »
Então aí vai uma história absolutamente imbecil acontecida comigo ontem.

Tinha júri. Meu motorista (ei, antes que perguntem, só tenho motorista à disposição, por questão de segurança e cansaço mesmo nos dias de júri) passa aqui exatamente meio dia, o troço começa 12 e 30 sem horário para terminar. Almoço cedo então, lá pelas 11 e 20. Acordei e pensei: ah, vou na academia antes desse troço. Mas como seria uma correria, pensei: vou almoçar aqui mesmo, uma dessas lasanhas compradas, 40 minutos de forno. Saio com um cronógrafo ligado, deixo o troço no forno e, se o tempo estiver estourando, volto correndo para casa (a academia é no meu quarteirão e malho em 30 minutos).

Vou pegar meu Polar. Sem bateria. Aí pensei? Omega Speedmaster? Longines Avigation? Ebel E Type? Tissot Touch? Hoje é malhação de braço, sempre jogo pesos nos pulsos, minhas mãos parecem de pedreiro!

Resumo da ópera: coloquei o troço no forno e, chegando na academia, comecei a marcar 30 minutos no relógio de lá!

Tinha zilhões de relógios, mas nenhum "pau no toba" que eu estivesse disposto a arriscar uma trombada com um peso na academia.

Precisei do cronógrafo, acabei ficando sem, com uns 10 em casa!

Ah não! Foi o cúmulo!


Flávio

Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #18 Online: 10 Setembro 2010 às 21:53:40 »

Tinha zilhões de relógios, mas nenhum "pau no toba" que eu estivesse disposto a arriscar uma trombada com um peso na academia.

Precisei do cronógrafo, acabei ficando sem, com uns 10 em casa!

Ah não! Foi o cúmulo!


Flávio

Falta um G-Shock na tua coleção...

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: A relojoaria como uma grande acumuladora de funções hoje supérfluas?
« Resposta #19 Online: 10 Setembro 2010 às 22:01:47 »
Exatamente Humberto, estou atrás de um DW5600 para malhar/exercitar também.

Mas como comentei no tópico apropriado, esse relógio nunca chegou em casa... Alguém deve estar curtindo ele por aí..  >:(, pode não parecer muito ( 50 USD ), porém, esse dinheiro não cresce em árvore..  :-\

Estou tentado a pagar 150 reais ali no ML pra fugir desse pepino que são as encomendas internacionais, primeiro preciso fazer caixa.. Estourei o limite até Dezembro.. Hehehe

Abraços!