Como conservar nossos relógios ??

  • 30 Respostas
  • 20989 Visualizações
*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Como conservar nossos relógios ??
« Online: 05 Fevereiro 2009 às 00:30:15 »
Guardo parte da minha coleção em um gaveteiro e outra em uma caixa destas com vidro.
O restante fica girando nos watch winders.

Após o uso de um relógio eu limpo ele com uma toalha ou lavo com água corrente caso seja com pulseira de aço.
Quase todo fim de semana, além de dar corda na coleção toda, coloco o gaveteiro e a caixa para pegar um solzinho (mas sem os relógios). Assim procuro evitar o acúmulo de mofo e outras impurezas que possam agregar nas superfícies.

A cada 6 meses passo uma pasta própria para conservação do couro nas pulseiras.
E a cada 5/6 anos em média faço uma revisão de rotina na máquina.

E aí, esqueci de alguma coisa ?
Tem mais alguma dica ?

Meu maior medo é o mofo nos mostradores, ainda mais que moro em uma região muito úmida.



*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #1 Online: 05 Fevereiro 2009 às 00:38:13 »
Use saquinhos de sílica, para não ter problema com umidade.




« Última modificação: 05 Fevereiro 2009 às 00:44:35 por zE_ »

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #2 Online: 05 Fevereiro 2009 às 00:44:06 »
Automatic,

Mofo é uma de minhas preocupações constantes, principalmente por que um de meus hábitos é fotografar e lentes de câmeras fotográficas podem ser arruinadas pelo acúmulo de mofo.  Depois de bastante leitura sobre o tema, desenvolvi uma caixa para guardar as lentes.  Eu uso um tupperware gigante onde coloco dois potes de um filtro de carbonato de cálcio (veja o link http://www.pegfaca.com.br/?actA=4&produtoID=27855).  A sílica gel com indicador de saturação, que muda de cor quando a substância já está saturada e perde suas propriedades de absorção de umidade (http://www.cacaumidade.com.br/) também pode ser utilizada.  Se você for muito rígido, pode encomendar um higrômetro para verificar se o seu material está sendo eficaz em manter baixos níveis de umidade.

Uma coisa que gostaria de saber é a umidade relativa ideal para conservação dos relógios.  Sei que para câmeras fotográficas não se deve manter níveis abaixo de 10% pois podem ressecar algumas borrachas e óleos, mas não sei que nível usar para os relógios.

Um abraço,
Leandro


Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #3 Online: 05 Fevereiro 2009 às 00:57:40 »
Guardo parte da minha coleção em um gaveteiro e outra em uma caixa destas com vidro.
O restante fica girando nos watch winders.

Após o uso de um relógio eu limpo ele com uma toalha ou lavo com água corrente caso seja com pulseira de aço.
Quase todo fim de semana, além de dar corda na coleção toda, coloco o gaveteiro e a caixa para pegar um solzinho (mas sem os relógios). Assim procuro evitar o acúmulo de mofo e outras impurezas que possam agregar nas superfícies.

A cada 6 meses passo uma pasta própria para conservação do couro nas pulseiras.
E a cada 5/6 anos em média faço uma revisão de rotina na máquina.

E aí, esqueci de alguma coisa ?
Tem mais alguma dica ?

Meu maior medo é o mofo nos mostradores, ainda mais que moro em uma região muito úmida.




Aí já tem bastante coisa!
Falta só silica para controlar a umidade.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #4 Online: 05 Fevereiro 2009 às 01:21:08 »
Leandro, Boa dica !
Vou ler com calma.

Ze, eu esqueci de falar que eu coloco um saco de Sílica Gel no gaveteiro.
Preciso procurar agora onde vendem aqueles saquinhos pequenos que acompanham remédios.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #5 Online: 05 Fevereiro 2009 às 01:24:49 »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #6 Online: 05 Fevereiro 2009 às 09:22:28 »
O ideal para a utilização dos absorventes de umidade é o produto estar em um ambiente fechado, por exemplo, colocar o relógio dentro de um saco plástico fechado junto a um saco de sílica. apenas espalhar sacos de silica em gavetas e caixas pouco adiantam uma vez que o ar se renova e trás mais umidade.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #7 Online: 05 Fevereiro 2009 às 09:55:14 »
Salve, amigos!

Bem,...
Aqui vai uma outra visão da questão,...

Em se tratando de relógios "em condições de uso", e não de peças tipo de coleção em museus - onde o objetivo é apenas preservar o item sem contudo manter a sua funcionalidade, eu creio que a questão da umidade deva ser encarada de outra forma.

Na situação que eu mencionei aí acima (coleção estática), os relógios são mantidos em ambientes secos e, na medida do possível, bem isolados do meio ambiente.
Nestes casos o movimento é até freqüentemente mantido totalmente sem lubrificação, etc.


No "nosso caso", ou seja, relógios mantidos em sua funcionalidade, eu recomendaria exatamente o inverso (com respeito à umidade), guardá-los em local seco (normalmente seco) e arejado.
Afinal, se os relógios estão em condições de uso, não devem temer tanto assim a tal umidade (normal) do ar. Exceções poderiam ser os casos de proximidade permanente do mar (num barco, por exemplo, etc.), vizinhança de uma cachoeira  ;) :D, etc..

Mas, independentemente disso,...
Há um ponto importante, que eu sempre observo.

Nunca guardar o relógio sem uma "limpeza" prévia.

Se o relógio for todo de metal (incluindo a pulseira), e à prova d'água, uma "lavagem" (simples) e secagem.
Se a pulseira for de couro, deixar secar bem (fora da caixa de armazenamento) antes de guardar.

Um abraço a todos!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #8 Online: 05 Fevereiro 2009 às 09:57:06 »
Pois é, no ML tem de tudo... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89080084-silica-gel-_JM


Tem de tudo mesmo! ;D
Procurava este troço há tempos para um amigo lá da Rolex...............andei pela 7 de Abril (máquinas fotográficas) à procura disso, e nada!
Valeu Zé!!!!


Abs

Gravina

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #9 Online: 05 Fevereiro 2009 às 10:04:27 »
Tem um artigo meu no site, um dos primeiros que escrevi, sobre o assunto. Veja lá.


Em Brasília, não tenho problemas com umidade, afinal, chove muito, mas muito mesmo (vocês não tem noção do que são as chuvas no Centro Oeste. Em BH, onde morei 26 anos, as chuvas são constantes mas de pouco volume o dia inteiro. Aqui, chove duas vezes ao dia, mas parece que o mundo vai acabar) de novembro a fevereiro. Depois não chove mais e umidade passa a ser de 30 por cento normalmente, chegando a 10 (sério!).

Já usei Silica Gel. O problema da Silica Gel é que se o ambiente não for fechado, como por exemplo, uma "tupware" que disseram aí, ela satura mais rápido do que tudo.

Flávio

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #10 Online: 05 Fevereiro 2009 às 10:11:54 »
Bom Dia meus Amigos !!

André ... parabéns por este tópico :D ... é de extrema importância sabermos, exatamente, que cuidados devemos ter com nossos queridos/estimados/inúmeros ;D relógios ! ;)

Meus relógios ficam em duas caixas pretas, destas que vendem no ML. São de madeira, externamente revestidas com couro sintético e, internamente, cada uma das colméias
com tecido de veludo preto e uma almofadinha. Guardo as caixas dentro de um armário e 2x ou 3x por semana abro-as para uma pequena manutenção de rotina:

1) Retiro-os das almofadas e passo um flanela emborrachada da 3M ... bem de leve;
2) Nos mecânicos, carrego um pouco de corda, movimento os calendários, coloco os cronos para funcionar;
3) Nos Quartz, checo se estão funcionando e coloco os cronos para funcionar;
4) Para os que vão retornar para a caixa, passo um pano úmido(caixa e pulseira) e seco com a flanela emborrachada da 3M;
5) Se for diver(corôa rosqueda), lavo em água corrente com uma pequena qtde de espuma de sabão de coco e em seguida seco com a flanela emborrachada 3M; 

Então esta é minha rotina com os relógios e gostaria de saber, dos amigos, se está tudo bem ou se estou fazendo algo de errado ?

Tenho, também, duas dúvidas:

1) É verdade que se deixarmos as corôas puxadas, no caso dos quartz, não há consumo de bateria e consequentemente duram mais tempo ?

Já ouví várias respostas ... que sim !  ...  que não !  ...  que danifica o relógio pois mantém o mecanismo travado ... enquanto a bateria continua transferindo energia para
o circuito !

2) O quanto de silica gel devemos colocar, no meu caso, por caixa, 2 ou 3 pacotinhos ??

Agradeço a ajuda de todos !!

Grande Abraço !! 



Marcos Lima

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #11 Online: 05 Fevereiro 2009 às 10:27:09 »
Automatic e Gravina,

No link do MercadoLivre, a sílica anunciada é branca perolada.  Este tipo normalmente não tem indicador de saturação, desta maneira, não sabemos quando ela precisa ser reativada e corremos o risco de expor os relógios ou câmeras à umidade.  A sílica anunciada em http://www.cacaumidade.com.br/ (CAÇA UMIDADE LARANJA (ÂMBAR), A GRANEL - BAG HERMÉTICO COM 2,4 Kg - ) muda de cor quando está saturada de umidade e nos indica que deve ser levada ao forno, ao microondas ou exposta ao sol para liberar a umidade e ficar pronta para uso novamente.

Um abraço,
Leandro

P.S.: Não tenho nenhuma relação com o anunciante.



*

Henk

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #12 Online: 05 Fevereiro 2009 às 12:29:40 »
Para combater a corrosão pelo suor ou água salgada nos meus divers, depois de lavar com muita água doce utillizo o spray Multigliss da Molykote, principalmente na pulseira.
Os modernos relógios não são tão suscetíveis à corrosão quanto outros equipamentos de aço inox, mas fui treinado - e não ensinado - nessa prática a muito tempo no manuseio desses outros.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #13 Online: 05 Fevereiro 2009 às 13:02:44 »
Salve, amigos!



Nunca guardar o relógio sem uma "limpeza" prévia.

Se o relógio for todo de metal (incluindo a pulseira), e à prova d'água, uma "lavagem" (simples) e secagem.
Se a pulseira for de couro, deixar secar bem (fora da caixa de armazenamento) antes de guardar.

Um abraço a todos!


SIM Alberto.

E após a limpeza o relógio fica de quarentena antes de retornar a sua caixa.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #14 Online: 05 Fevereiro 2009 às 13:14:03 »
Bom Dia meus Amigos !!

1) Retiro-os das almofadas e passo um flanela emborrachada da 3M ... bem de leve;
2) Nos mecânicos, carrego um pouco de corda, movimento os calendários, coloco os cronos para funcionar;
3) Nos Quartz, checo se estão funcionando e coloco os cronos para funcionar;
4) Para os que vão retornar para a caixa, passo um pano úmido(caixa e pulseira) e seco com a flanela emborrachada da 3M;
5) Se for diver(corôa rosqueda), lavo em água corrente com uma pequena qtde de espuma de sabão de coco e em seguida seco com a flanela emborrachada 3M; 

Então esta é minha rotina com os relógios e gostaria de saber, dos amigos, se está tudo bem ou se estou fazendo algo de errado ?

Tenho, também, duas dúvidas:

1) É verdade que se deixarmos as corôas puxadas, no caso dos quartz, não há consumo de bateria e consequentemente duram mais tempo ?

Já ouví várias respostas ... que sim !  ...  que não !  ...  que danifica o relógio pois mantém o mecanismo travado ... enquanto a bateria continua transferindo energia para
o circuito !




MALIMA,
Alguns pontos a considerar:

# "carrego um pouco de corda, movimento os calendários, coloco os cronos para funcionar;..."
No meu caso, eu procuro não movimentar os calendários quase nunca, pois este procedimento acelera o desgaste mecânico.

# "Para os que vão retornar para a caixa, passo um pano úmido(caixa e pulseira)..."
Só passo pano úmido em relógios com coroa rosqueada e após o procedimento ele fica de quarentena para secar completamente.

# "1) É verdade que se deixarmos as corôas puxadas, no caso dos quartz, não há consumo de bateria e consequentemente duram mais tempo ?..."
Já lí este procedimento em alguns manuais de fabricantes. Particularmente não faço isso porque facilita a entrada de umidade no relógio !  A bateria dura mais, mas terá o risco de esquecer alguns anos parado o mecanismo e ele não voltar a funcionar. E convenhamos, bateria é barata, não vale este risco.

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #15 Online: 05 Fevereiro 2009 às 13:16:03 »
Amigos,

Obrigado pelas dicas. Admito que nunca me preocupei com a umidade. Guardo meus relógios nas respectivas caixas e limpo (com água corrente ou um pano) eles antes de guardá-los. E coloco todos dentro de uma gaveta no armário em que ficam os relógios e os catálogos que eu coleciono.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #16 Online: 05 Fevereiro 2009 às 13:16:21 »
Para combater a corrosão pelo suor ou água salgada nos meus divers, depois de lavar com muita água doce utillizo o spray Multigliss da Molykote, principalmente na pulseira.
Os modernos relógios não são tão suscetíveis à corrosão quanto outros equipamentos de aço inox, mas fui treinado - e não ensinado - nessa prática a muito tempo no manuseio desses outros.
HENK,

O que tem de especial neste spray ?

Após o uso de um diver na praia eu costumo deixar ele mergulhado algum tempo em um copo d´água, assim evito impurezas sob o bezel e outras ranhuras da pulseira por exemplo.

*

Henk

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #17 Online: 05 Fevereiro 2009 às 14:37:37 »
Fora eu ter uma preferência por produtos Molykote, uso esse produto principalmente nas minhas armas de fogo que, se bobear, estraga mesmo. Os cuidados nestas são estressantes.
"É um óleo utilizado em armamentos, em lubrificação e em proteção à corrosão.
Poporciona as seguintes vantagens:
Hidrorepelente, lubricidade, excelente adesividade em todas superfícies metálicas, boa proteção à corrosão, óleo de armamento com efeito de dissolução de ferrugem".

Posso estar pecando pelo excesso, mas já vi muito aço inox deteriorados em questão de semanas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #18 Online: 05 Fevereiro 2009 às 14:44:31 »
Sigo a linha do Alberto e as considerações são as mais importantes de todas. Mais importante do que caixas especiais, dissecantes e etc., é guardar o relógio limpo. Sem sujeira, sem poeira, sem porcaria encrustada na pulseira.

Não pratico demais os cuidados com relógios. Só o básico.

- relógios fora de uso, são guardados sempre limpos.
- relógios que uso muito, lavo de vez em quando e passo escova nos lugares de difícil acesso. Após um dia em que tive muita transpiração, lavo, mesmo que tenha lavado no dia anterior. Não faço isso tanto pelo relógio, mas por higiêne, pois acho nojento o relógio enssebado.
- depois de água salgada, lavo com água doce. Depois de piscina, água doce e sabão. O cloro é um "veneno".

- mas relaxei no quesito de dar corda na coleção toda. Simplesmente não consigo mais dar corda da parte da coleção que fica guardada (que uso muito raramente ou não uso há anos). Acabo fazendo isso apenas de 6 em 6 meses, em média.

Sobre a umidade, concordo também que a umidade natural não faz mal ao relógio. O excesso de umidade é que mata. Basta evitar o excesso, que tudo bem.

Sobre os quartz: deixar a coroa puxada não prejudica em nada. O consumo é mínimo; apenas do circuito. Mas ele existe; não é zero. O maior risco de se deixar a coroa puxada é não perceber que a bateria se esgotou. E uma bateria esgotada, se permanecer no relógio, sofre inversão de polaridade, com consegquente curto e vazamento. E como a química da bateria é corrosiva, normalmente danifica o circuito. A economia, razoavelmente irrisória, pode sair caro caso isso aconteça. Outro risco, ainda que secundário e dependente de relógio para relógio, é a permissão da entrada de poeira pela coroa quando está puxada.

Abraços!

Adriano

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #19 Online: 05 Fevereiro 2009 às 14:58:08 »
Como dito pelo Flávio,

Aqui em bsb a umidade é baixíssima, portanto eu não faço absolutamente nada nos meus relógios, aqui não suamos, não existe esse efeito (a não ser que vc pratique algum esporte), portanto, é usar o relógio e guardar...

Garanto que todos estão bem, com manutenções em dia, cheirosos e esbeltos!  8) ;D
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13