Olá Bruno.
Os Porsche mais antigos realmente não tinham essa potência, nem nada que se pareça.
Mesmo alguns Ferrari ou Lamborghini não tinham esses valores.
Mas a cavalagem, atenta a pouca tecnologia(atentos os parâmetros actuais), dava muito mais "gozo" de conduzir, embora a dificuldade fosse maior, concordo.
Conduzir um carro actual com 180 cv é muito mais fácil, seguro(e menos divertido, na minha opinião), do que p. ex., um Alfa 2000GT de 1970 com 120cv(conduzi um preparado para Rally de produção - Clássicos - com 190 cvs, bloco de 2.000, 4 carburadores imensos, tracção traseira, e aquilo era um susto, uma brutalidade, até ao meio da rotação da 3ª velocidade vai sempre a "esgravatar", mesmo em alcatrão
).
Um Mini actual com 160 cv é muito menos divertido de conduzir(embora mais seguro) que um Uno turbo ie ou Polo G40 com 115cv.
Claro que os sustos acompanham as emoções, ali, nos vintage, era tudo "manual", contava(e muito) o "kit de unhas" .
Mas a minha crítica é mesmo nesse sentido - actualmente um qualquer pequeno utilitário com 1.2, 1.4 cm3 tem 100 cv, quando há 20 anos, uma cilindrada dessas tinha 50/60 cv.
Há 20 anos, um diesel com 2000cm3 não tinha mais de 70 cvs, e agora têm quase 200cv.
Como é que a Porsche não consegue(não quer) extrair de um bloco de 2.5 ou 2.7 mais potência?
Já conduzi um 2.7, e pese embora a qualidade imensa que este carro tem, o facto é que com tanto ESP, anti-blocante, ABS, etc's, perde um pouco aquilo que os automóveis desta categoria mais podem dar - prazer(claro que é um prazer conduzir um carro destes, mas...falta mais qualquer coisa).
E temos de ter em conta sempre a relação peso/potência.
Veja o Honda S2000, que de um bloco de 2.000cm3, com 4 cilindros, consegue tirar 240 cv.
Ou seja, actualmente, com a tecnologia e electrónica ao dispôr, é mais fácil colocar potência num bloco.
Um abraço,
Correia
Oi Correia !
Nessa sou eu que protesto !
Porsche vintage, nunca tinha 200cv !! Sempre era menos...
Os 356, por exemplo, tinham no maximo 9Ocv. Os 911 "classic", começavam em 110cv, e ficavam no maximo em 160cv, acho.
Os 911 SC, que sao os mais comuns hoje em dia, ficavam em 180cv. e foram fabricados até os anos 80.
E pode acreditar, dirigir carros dessa época, com essa potência, sem nenhuma tecnologia ou assistência, é muito mais dificil que dirigir esses modelos de 400cv, e assistência pra todo o lado !
1 abraço,
Bruno
??
Por mais que tente encontrar uma razão, não vou lá....não entendo.....30m?
30m é aquele valor para lavar as mãos, não venha algum salpico atrevido....
Faz lembrar aqueles Porsche com 200cv........
Abs,
Correia