Menu principal

Seiko Reverse

Iniciado por Clélio, 01 Novembro 2012 às 19:39:12

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

#20
Salve!

Estes relógios "de barbearia" têm o seu aspecto como aquele mostrado no tópico que eu indiquei na minha mensagem anterior.



Mas,...
Na verdade quem provavelmente consulta as horas através do espelho eu acredito que seja mesmo o cliente  :D, pois para o  barbeiro seria mais fácil olhar para o relógio diretamente.   ::)   ;)



E,...
Quanto à inversão do sentido de rotação dos ponteiros daquele Seiko 6309, na verdade eu pensei que tenha sido feita através da troca de um par de engrenagens...
Embora no texto reproduzido aí abaixo, o comentário diga o contrário...

< QUOTE >
...
Late last week, Mang Loy completed his second piece of this wonderful modified Seiko. In this forum, we have always talked about and discussed various ways of "modding" Seiko diver's watches. From dials of different designs and colors; hands ranging from dauphine, plongeur, broad arrow, etc.; bezels that are traditional, "ceramic" coated, "submariner" like; bracelets from oyster, jubilee, pam-styled leather ----we have seen them all.

It is quite easy to mod a Seiko as parts abound worldwide. The challenge of creating something new; invention amidst restoration; innovation over tradition---was simply too strong to resist for Loy Albelda. He was challenged to make this "idea" into a reality. And he did. Modifying a movement to function in reverse yet offer the same level of accuracy and precision which a timepiece should have, is indeed difficult. Loy has great skill and he fully utilizes it in this display of ingenuity. He utilizes exactly the same internal components of the 6309 movement. No "foreign" or additional pieces were added. It is the skill in retuning the delicate pieces to function in the opposite manner which makes this watch a marvel. One micro millimeter of error and the movement will not function. Or it may function but fail to give good time. Movement manipulation is a time consuming job for Mang Loy. He is not explicit in the additional number of hours it takes him to create a "Reverse" movement, but I am counting at least 6 to 8 more hours over the regular restoration of a 6309 movement. Plus, the dial has to be his creation, as well. Number placement of 12, 3, 6, and 9 are nicely lumed and very well matches the 6105 hands. Prior to the show of pictures and video, below is a complete product description of my "Reverse", the 2nd such piece created by Loy Albelda...
...

< UNQUOTE >


* A parte em negrito é um grifo meu.

Fonte do texto:  http://www.philippinewatchclub.org/forum/viewtopic.php?f=21&t=2310

E então?
Será que aquele comentário que eu reproduzi aí acima está "dourando a pílula" quando fala dos "ajustes" necessários?
Ou será que a coisa é mesmo mais simples do que possa parecer em uma primeira análise?
;)
 
Alguma ideia ou comentário?    ::)
O tema me parece legal, para quem gosta de entender os detalhes dos movimentos dos relógios mecânicos...
Vocês não acham?
8)

Abraços!
Alberto


Adriano

Não vejo geniosidade nesse tal Seiko. Apenas um cara acordou um dia e resolveu estragar um mecanismo.

Todo mundo sabe que relógios mecânicos andam ao contrário: basta fazer o famoso "hack" caseiro, voltando os ponteiros com pouca corda, e a maioria dos relógios andarão para trás. Afinal, toda a rodagem do relógio possui dentes de perfil simétrico e portanto permitem o giro para qualquer lado com a mesma eficiência de transmissão de força. Exceto a roda de escape e a âncora. O relógio gira para trás, mas o balanço não recebe impulso. Por isso, quando se aplica a força contrária pela coroa, está fazendo com que a roda de centro gire para trás e todo o resto da rodagem idem, inclusive a roda de escape. Como o balanço estava em movimento, ele continua levando a âncora de lá para cá e permite que a roda de escape seja desbloqueada (na maioria dos casos) e isso faz com que todo o relógio ande para trás até a inércia do balanço acabar e ele parar.

Logo, a questão é apenas inverter o sentido de giro da rodagem e manter o balanço recebendo impulso. Me parece simples: descrave a roda de escape e a âncora de seus respectivos eixos e crave de novo, invertidos. E quando ao resto da rodagem, basta montar a corda também ao contrário. A questão que mais requer modificação é como fazer a corda travar na árvore. O cara deve limar o dedo da árvore, permitindo a corda travar no sentido contrário. E pronto, está feito. Na minha santa ignorância, basta isso.

Posso estar enaganado, contudo.

Abraços!

Adriano

Paulistano

Adriano
cheguei, exatamente, às mesmas conclusões.
a maior dificuldade é inverter o travamento da corda na árvore, o wue pode ser feito com um simples pino encaixado num furo feito no lugar onde anteriormente havia a trava que foi limada. o travamento da extremidade da corda na parede do tambor pode ser, facilmente, resolvido mudando a posição da brida, ainda que se precise fazer uma volta na própria corda....é só destemperá-la, dobrá-la e colocá-la de novo. em último caso. pode-se cravar um pino na corda ou na parede do tambor, como era feito em alguns relógios muito antigos.
a coisa é simples....e acho que vou experimentar um dia desses....
imaginem um 30T2 rodando ao contrário? louco!
abraços

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é...  ;)  :D

Falando da parte técnica...
Para ser bem franco, estas aí abaixo foram algumas as intenções das minhas mensagens (prolixas para muitos, inclusive - intencionalmente- para mim mesmo  ;D), mas digamos que faz parte do nosso "DNA" (pelo menos do meu... Faz!    :-[)...  ;)

- Provocar a leitura (não necessariamente aqui) e o consequente aprendizado (se esta for mesmo a intenção).

- Se for possível, indicar um caminho.

- Mostrar, mais uma vez, que aquilo que nós eventualmente lemos pela NET afora pode estar certo...  Ou não!
Portanto, nós não devemos tomar (tudo) como verdade absoluta.
Lembram da "pílula dourada"?


Ou seja...
Sou (bem intencionado...  :D),...
...mas quem não é?
   ;)   8)

Abraços a todos!
Alberto

Paulistano

Mestre
tem tomado muita água de salsisha?
não consegui entender nadica de nada de sua postagem acima.....vc desta vez se superou!
enfim, vai ver que sou eu quem esta se drogando muito....kkkk
grande abraço.

Alberto Ferreira

Citação de: marcosdavid online 04 Novembro 2012 às 14:08:27
Citação de: ogum777 online 02 Novembro 2012 às 12:56:08
...
é interessante que se estamos acima do equador e vemos a água escoar por um ralo, ela gira em sentido anti-horário. aqui no hemisfério sul, em sentido horário.

e alguém tinha escrito que se o mecanismo rodasse dessa forma seria mais preciso no hemisfério norte. e eu, que não entendia p. nenhuma de relojoaria, comprei a ideia. ;D
...

Esta questão do escoamento da água do ralo não passa de um mito e um mito muito propagado, inclusive em nível acadêmico.
Dizem ser a força de Coriolis a responsável por determinar o sentido. Porém esta força é aproximadamente 10 milhões de vezes menor que o peso da massa de água.
Portanto, o sentido em que a água se movimenta antes da abertura do ralo e também a construção do ralo ou do vaso sanitério é quem determina o sentido do redemoinho.


Salve!

Sim, é um mito.

Marcos,
Você tem toda razão. E além de mito há até também uma certa, por assim dizer, "engabelação" (ou seria "engabelamento"...  ::)   ;D).

Por muito tempo eu aceitei a ideia do vortex girando em sentidos inversos, se acima ou abaixo do equador.  ::)  :(
E sabem por que?
Porque certa vez me levaram em um local (uma espécie de parque, para turistas...) que está localizado a alguns quilômetros do centro de Quito.
Lá, para turista ver, há um marco indicativo do local da "passagem" da linha do equador.
Até aí, tudo bem...

Então, os "guias" fazem a tal "demonstração"... 
Num local poucos metros "acima" da linha equador, a água gira para um lado...
Cruzando o equador, em outra "pia"  ;), ela gira ao revés.  :o

Mas,...
É puro "show-off", pura engabelação.  ;)  ;D

Abraços a todos!
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: Paulistano online 05 Novembro 2012 às 13:16:07
Mestre
tem tomado muita água de salsisha?
não consegui entender nadica de nada de sua postagem acima.....vc desta vez se superou!
enfim, vai ver que sou eu quem esta se drogando muito....kkkk
grande abraço.


;D

Huuummmm!

Não tenho tomado, não!  ::)
Mas não se preocupe, e nem vista nenhuma carapuça (afinal o "prolixo" não era nem nas "entrelinhas" e nem específico...  ;D).

Ah!
Coma aí as suas salsichas, numa boa...  ::)
E deixe as águas pra lá...
Que eu garanto que fica tudo bem.
8)



Há quem seja...
...mas...   ;)

Abraços!
Alberto
8)

Cigano

Muito bacana, mais eu achei meio difícil fazer as mudanças, caso contrário eu faria por pura experiência !!

Quem sabe um dia!! ;D ;D

Paulistano, ficara louco mesmo os mais puristas...caso verem um 30T2 "reverso" rsrsrs

Tenham uma ótima semana!! :D
Abraços,
Cigano!