Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: naio21 online 30 Agosto 2013 às 22:56:28

Título: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: naio21 online 30 Agosto 2013 às 22:56:28
Pessoal, observando alguns relojoeiros fechando meus relógios depois de trocar a bateria (ou fazer algum tipo de manutenção), notei que algum deles passa uma espécie de pasta em volta da tampa traseira antes de fechá-la.

Alguém sabe o que é e qual a função daquilo? Seria por acaso alguma espécie de vaselina que permita deslizar mais fácil para aplicar um torque maior no aperto final da tampa?

Valeu!
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: flávio online 30 Agosto 2013 às 23:11:07
Silicone. Evita o ressecamento da borracha do retentor. Aqui:

[youtube=425,350]hOl11WLrORY[/youtube]


Flávio
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: naio21 online 31 Agosto 2013 às 14:55:32
Opa, valeu flavio! Muito bem bolado este esquema da "latinha".
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: Adriano online 31 Agosto 2013 às 16:14:45
É, mas não é tão simples. O silicone é um lubrificante e "higrofugante" (existe essa palavra?).

O que ele faz em primeiro lugar é lubrificar a junta de vedação, quando de borracha, para que ela não se retorça quando a tampa do fundo, de rosca, for rosqueada. E de quebra, ele repele a umidade.

Isso significa, portanto, que ele só deve ser usado em juntas de borracha e exclusivamente em fundos de rosca. Em juntas de qualquer outro material, jamais. Canso de ver relógio com fundo de pressão e junta plástica chegar na assistência com o fundo solto ou simplesmente sem ele, pois caiu no meio da rua e se perdeu. O cara leva no relojoeiro curioso, o cara troca a pilha e faz isso. A junta plástica no fundo de pressão tem justamente a função de segurar o fundo no lugar por interferência. Se lubrificar, a tampa se auto-expulsa mais cedo ou mais tarde.

Então, só se usa em junta de fundo, em borracha, com fundo rosqueado. Mesmo se for de borracha mas o fundo for de pressão ou parafusado ou com aro rosqueado (mas não todo o fundo), não se usa silicone. Há mais risco que benefício.

Outra coisa: o silicone tem que ser aplicado apenas na junta e em uma quantidade ínfima. A junta tem que ficar apenas "encebada". Se você conseguir ver o silicone, é porque tem demais. E denovo, canso de ver relógio que foi mexido por curioso e mesmo tendo aplicado na condição correta, errou na quantidade e silicone se espalha demais com o tempo, e vai parar em toda a tampa, na máquina e até no mostrador.

E também para fins de lubrificação, usa-se em juntas de borracha em coroas, tubos e pulsadores, e juntas de lunetas. Em juntas de vidro, jamais.

E por fim, em fundos de rosca, especialmente em relógios de mergulho, deve-se usar graxa na rosca. Pode-se usar silicone também, embora eu prefira graxa branca de alto desempenho, tipo Molycote DX. Isso serve para proteger a entrada de sujeiras na rosca que pode se acumular e se juntar com a água, especialmente se salgada, e criar pontos de corrosão que soldam as roscas e tornam a abertura posterior bem difícil, podem até danificar a rosca.

Por isso, para que o relógio possa ser aberto com tranquilidade dali 3, 5 anos, lubrifica-se a rosca de relógios de mergulho obrigatoriamente e opcionalmente de qualquer fundo de rosca. E se o relógio for em titânio, isso tem que ser feito sempre, seja de mergulho ou não.

Mas denovo: é uma quantidade ínfima. Se você consegue ver, é porque tem mais que demais.

Abraços!

Adriano
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: ROGÉRIO_DY online 31 Agosto 2013 às 20:46:52
Vivendo e aprendendo.

Ou seria Observando FRM e aprendendo?

Valeu mestre.
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: Murilo online 01 Setembro 2013 às 08:29:13
Já vi usarem COLA de silicone... :'( :'( :'(
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: Alberto Ferreira online 01 Setembro 2013 às 10:38:13
Neste caso,...
...talvez tenham  ouvido o "galo cantar", mas não sabem onde fica o galinheiro...  :P  :-X

Ou,...
...os que sabem...
Lá nas "vintissinco" da vida, a galera (das galerias) usa esta tal "borracha" de silicone para "vedar".  :-X

E vendem o peixe como sendo mesmo "vedação" (impermeabilização). Dão até garantia...  :-[

Alberto
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: Carbonieri online 01 Setembro 2013 às 12:52:27
é, cola de silicone é pra tal de vedação de réplica :o
Título: Re: O que o relojoeiro passa em volta da tampa antes de fechar?
Enviado por: naio21 online 02 Setembro 2013 às 18:22:42
Valeu Adriano pela aula!  :)