Viajei para a Europa em julho de 2012 e apesar de não querer aumentar o "ajuntamento" acabei não resistindo e comprei em Madrid um Tissot.
Esse "review" é sobre esse modelo, Tissot Seastar 1000, Ref. T066.407.11.057.00.
O meu review é de um proprietário/usuário do relógio e não de um relojoeiro. Não abri o relógio para analisar o movimento e nem pretendo faze-lo. Analisei as características físicas do relógio (como usuário) e a sua precisão/performance.
Marca:
Tissot
http://www.tissot.ch/
Marca suíça fundada em 1853.
"Com o slogan "Inovadores por Tradição", Tissot tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853. Hoje, Tissot é integrante do Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios do mundo. A empresa instalou-se ha mais de 155 anos em Le Locle, cidade suíça especializada na fabricação de relógios, nas montanhas do Jura. Tissot está hoje presente em mais de 150 países.
A liderança de Tissot em matéria de inovação baseia-se no desenvolvimento de produtos high-tech, em materiais especiais e em tecnologia avançada. Sua gama de relógios de alta qualidade a preços atraentes sendo a mais ampla e diversificada dentre todas as marcas de relógios suíços, Tissot manifesta também o seu compromisso em tornar a excelência acessível.
Cronometrista oficial e parceira da FIBA, AFL, CBA, MotoGP, Superbike assim como dos Campeonatos Mundiais de Ciclismo, Esgrima e Hóquei sobre gelo, a Tissot compromete-se a respeitar a tradição, ressaltando seus valores fundamentais: o desempenho, a precisão e a definição de novas normas." (http://www.tissot.ch/?mod_communication)
Modelo:
Tissot Seastar 1000, Ref. T066.407.11.057.00.
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_4420_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_4420_wm.jpg.html)
Informações técnicas do site:
Especificações técnicas
Material da caixa Aço Inoxidável
Resistência à água 30 bar (300 m / 990 ft)
Material do vidro Cristal De Safira
Cor do mostrador Preto
Detalhes do mostrador Index, Arabic
Material da pulseira Aço Inoxidável
Cor da Pulseira Cinza
Mecanismo 2824-2
Tipo de mecanismo Automático
Peso 161g
Diâmetro 42mm
Espessura 12.4mm
(fonte: http://www.tissot.ch/?collections/products/573/n/TISSOT_SEASTAR_1000_AUTOMATIC/T066.407.11.057.00)
Apresentação/caixa/estojo.
A caixa/estojo do relógio é bem construída no padrão da Tissot. A garantia é de dois anos.
Caixa do relógio/pulseira.
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0350_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0350_wm.jpg.html)
A caixa do relógio é de aço, muito bem construída, pesada passando a impressão de ser bem solida. A coroa esta posicionada às 3 horas e é rosqueada, apresenta ainda o T símbolo da Tissot gravado. Possui válvula de Hélio posicionada na lateral oposta a coroa, na posição das 9 horas. O display apresenta marcadores redondos com "Super-LumiNova" e marcação em numerais as 6 e 12 horas, a janela do dia do mês se encontra na posição das 3 horas. O bezel é unidirecional e a marcações do mesmo são em alto relevo. Utiliza cristal de safira. Os ponteiros são foscos e vazados no formato "flexa", o ponteiro dos segundo é azul claro, com um T na parte de traz. No display vemos gravado o símbolo da marca além das informações do relógio (Marca, data de fundação, modelo).
Display e ponteiros
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0360_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0360_wm.jpg.html)
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0352_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0352_wm.jpg.html)
Válvula de Hélio
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0032_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0032_wm.jpg.html)
Coroa
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0031_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0031_wm.jpg.html)
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0045_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0045_wm.jpg.html)
A pulseira de aço tem elos sólidos onde a alteração de tamanho se faz através dos tradicionais pinos, tem micro ajuste que pode ser feito pelo pino como pode ser visto na figura abaixo.
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0049_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0049_wm.jpg.html)
A pulseira tem gravado no fecho de segurança o símbolo da Tissot.
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0050_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0050_wm.jpg.html)
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0033_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0033_wm.jpg.html)
Achei o aço da pulseira dele um pouco propenso a arranhar, sou extremamente cuidadoso porem mesmo assim já apresenta arranhões, nada que um polimento rápido não resolva. Pelo que tenho visto isso esta se tornando comum, aparentemente o aço utilizado pelas fabricas nas pulseiras apresenta um grau de dureza inferior ao da caixa levando ao surgimento de muito mais marcas de uso nas pulseiras que nas caixas. O que não chega a ser um problema no caso de relógios com preços/valores de médio para baixo (caso desse Tissot) onde caso a pulseira fique muito ruim ainda podemos troca-la o que já não ocorre com relógios de nível superior (Omega Planet Ocean por exemplo) para os quais uma simples pulseira pode chegar a custar aqui no Brasil a bagatela de R$ 3.000,00.
O fundo do relógio é de vidro apresentando o mecanismo do relógio e as informações de estanquiedade dentre outras.
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/IMG_0047_wm.jpg) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/IMG_0047_wm.jpg.html)
Funcionamento.
Utilizei continuamente o relógio desde que o adquiri em 10/07/2012.
No começo percebi que o relógio apresentava uma alteração diária praticamente constante de +20 segundos/dia, o que ao final de um mês dava uma "adiantada" de 10 minutos.
Nesse período praticamente não utilizei outro relógio e apenas tirei eventualmente para dormir e fazer algo que pudesse por em risco a integridade do mesmo.
Pensei que isso pudesse ser algum problema de falta de "amaciamento" visto que o relógio era novo. Utilizei-o assim até o dia 12/09/2012 (+/- dois meses) sem que houvesse melhora nessa variação.
Diante disso resolvi leva-lo até a autorizada da marca para que fosse verificado e regulado o que ocorreu.
Após a regulagem a variação passou a ser de -4 segundos/dia.
Gostaria de elogiar o excelente atendimento da assistência técnica aqui do Rio de Janeiro que rapidamente e com eficiência solucionou o problema.
Antes da regulagem na assistência técnica:
Dia Certo Rel. Diferença em segundos Status
28/08/12 10:35:51 10:39:00 0
29/08/12 11:51:23 11:54:00 -32 Atrasando
31/08/12 11:53:43 11:57:00 20 Adiantando
03/09/12 15:50:00 15:50:12 -62 Atrasando
04/09/12 17:27:00 17:27:35 23 Adiantando
05/09/12 18:28:00 18:29:00 25 Adiantando
06/09/12 16:20:00 16:21:20 20 Adiantando
10/09/12 17:18:00 17:20:40 20 Adiantando
11/09/12 11:02:00 11:04:53 13 Adiantando
12/09/12 11:40:00 11:43:15 22 Adiantando
Resumo:
Dias decorridos 15
Diferença Total 00:03:17
Diferença média/dia 00:00:13
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/Planilha0.png) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/Planilha0.png.html)
Gráfico com a variação de segundos/dia
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/Grafico0.png) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/Grafico0.png.html)
Depois de regulagem na assistência técnica.
Dia Certo Rel. Diferença em segundos Status
28/09/12 16:00:00 16:00:00 0
01/10/12 16:50:05 16:50:00 -2 Atrasando
02/10/12 15:05:05 15:05:00 0
03/10/12 15:40:07 15:40:00 -2 Atrasando
04/10/12 16:30:08 16:30:00 -1 Atrasando
05/10/12 15:45:08 15:45:00 0
08/10/12 11:25:13 11:25:00 -2 Atrasando
09/10/12 11:00:17 11:00:00 -4 Atrasando
10/10/12 10:40:22 10:40:00 -5 Atrasando
11/10/12 11:30:26 11:30:00 -4 Atrasando
16/10/12 13:51:41 13:51:00 -3 Atrasando
17/10/12 16:30:42 16:30:00 -1 Atrasando
18/10/12 11:05:43 11:05:00 -1 Atrasando
19/10/12 15:18:44 15:18:00 -1 Atrasando
29/10/12 17:36:08 17:36:00 4 Adiantando
30/10/12 18:20:08 18:20:00 0
31/10/12 15:02:07 15:02:00 1 Adiantando
Resumo:
Dias decorridos 33
Diferença Total 00:00:44
Diferença média/dia 00:00:01
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/Planilha1.png) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/Planilha1.png.html)
Gráfico com a variação de segundos/dia
(http://i1070.photobucket.com/albums/u492/Henrique_1958/Tissot%20Seastar/Grafico1.png) (http://s1070.photobucket.com/user/Henrique_1958/media/Tissot%20Seastar/Grafico1.png.html)
Conclusão.
Apesar da impressão inicial negativa quanto à "precisão" do relógio e da pulseira ter uma grande propensão a ficar riscada eu estou bem satisfeito com o mesmo, tanto é que se tornou um dos meus companheiros de dia a dia. O custo/beneficio dele caso a compra seja feita lá fora é muito bom, o relógio custou € 525,00 com imposto incluído e € 442,00 sem imposto o que dá pela cotação do euro (R$ 3,20) algo em torno de R$ 1.415,00.
Muito boa review!
Flávio
Um dos reviews mais completos que já li aqui, bom trabalho.
Belo Review, valeu.
Abs
Obrigado por compartilhar suas impressões!
Abraço!
Detalhado sem ser cansativo.
Belo review, e belo relogio! Parabens por ambos.
Abraços
Show de bola o review!!!!! Com muitas informações uteis e de fácil entendimento.
Grande abraço.
Henrique,
Top o review! Acho um relogio bem legal!
Abs
Citação de: cesar online 12 Outubro 2013 às 23:46:42
Belo review, e belo relogio! Parabens por ambos.
Abraços
+1
Parabéns pelo relógio e pelo excelente review!
Obrigado a todos.
Rrrrrrrrrrrrrealmente parabéns pelo trabalho e pela paciência ;D
Um belo relógio esse acabamento da catraca é bem interessante, tem muito mais cara de diver que as cerâmicas da moda!
Um abraço, Jorginho!
Henrique parabéns pelo review.
Acabei de adquiri um para mim nos Estados Unidos, mostrador azul. Meu neto vai trazê-lo no começo de dezembro. Duro é aguardar!
Alem de ser realmente um relógio a prova d'água tem o excelente movimento 2824-2. Um verdadeiro e comprovado 'workhorse'
Penso que adquirimos um excelente modelo, de consagrada marca, para uso diário e em qualquer lugar.
Meu abraço, Veiga.
Prezado Henrique,
Meus parabéns pelo reviews!
Achei muito bacana as fotos sempre bem informativas e as regulagens!
Abs.
Ricardo.
parabens Henrique.
Veiga mandei uma MP pra vc....abraço a todos.
Bom dia amigos do FRM.
Algum de vocês saberia dizer qual é gradação do movimento ETA 2824-2 utilizado no novo Seastar?
Meu abraço em todos, Veiga.
me parece ser a mais simples...abraço
Penso que o Adriano nos poderia informar. Aguardemos.
Meu abraço Veiga.
Henrique,...
Em primeiro,...
...parabéns pelo trabalho e pesquisa com o "review", realmente muito bem feitos.
E os meus agradecimentos por compartilhar os resultados conosco.
Como nós estamos podendo ver, o tópico está "crescendo", sendo visto e discutido.
O que é muito bom!
8)
Abraços!
Alberto
Henrique, meus parabéns pelo excelente review!
E belo relógio também!
Ah, sim, é ETA 2824-2 standard/elaboré, portando, a mais simples sim.
Abraços!
Adriano
Adriano grato pela informação com meu desejo de um bom fim de semana.
Veiga.
;D ;D ;D
Parabéns por mais esse excelente review!!!!!
Bom, como o povo já sabe, vou fazer uma pergunta sem medo de ser "espancado".... ::) ::) ::)
pra que diabos serve essa vávula de Hélio!!!!!??? ??? ??? ??? ??? hehehe
Obrigado mais uma vez
Rafa :D :D :D
Ante a improvável hipótese de você ser um mergulhador profissional, mas daqueles que trabalham em sinos de mergulho.
Nos chamados "ambientes saturados"... E não em mergulhos "livres".
::) ;)
A atmosfera no interior da câmara é pressurizada, conforme a (alta) profundidade.
A atmosfera contem o gás hélio, que sob a tal pressão entra no relógio pelas vedações, pois suas moléculas são menores.
Ao voltar à superfície, logicamente obedecendo a tabela de descompressão (subida lenta, controlada, etc) o hélio que entrou no relógio poderia forçar o vidro para fora, pois a pressão externa volta a ser a atmosférica.
A válvula, que pode ser automática ou manual, alivia a pressão interna, igualando com a atmosférica.
Para "deskdivers" não tem uso prático...
Mas, que é bem legal... Lá isso é! ;) 8)
Alberto
Wwoowwww :o :o
Obrigado mestre alberto!,!
Realmente não entendo nadinha dessa praia...heheh alias tenho pavor de mergulhar...hehehe
Mas voltando aos relógios, podemos afirmar que todos os divers possuem esse sistema? Sendo alguns automáticos e outros manuais?? Como funcionaria o automático??
Imagino que seja uma preocupação a mais para o mergulhador ter que controlar isso tb, caso seja manual... :-\ :-\
Obrigadooo
Rafa :) :)
Bem, amigoVinnie,....
É a coisa é mais ou menos assim... ;)
Não, nem todos têm a tal válvula, a maioria não tem, pois ela tem o uso específico que eu mencionei.
Trocando em miúdos, nos mergulhos com o auxílio de um sino (ou câmara pressurizada) onde o mergulhador fica a seco e só sai na profundidade final, é que a tal válvula é usada, pois ela serve para aliviar a pressão interna (do relógio) devido ao hélio que penetrou na caixa durante o processo de pressurização.
Nos mergulhos livres a grandes profundidades, mas feitos diretamente na água, o mergulhador também inala o gás hélio, mas ele é um dos componentes da mistura contida nos cilindros, portanto o relógio não é "imerso" nesta atmosfera.
Mergulhando diretamente na água o problema da invasão da caixa pelo hélio não existe, e portanto a válvula é desnecessária.
Como o próprio nome indica, as válvulas, que são basicamente de retenção e só funcionam em um sentido (ou seja, elas permitem que a pressão maior de dentro para fora seja aliviada para o ambiente externo, e não no sentido inverso) as manuais necessitam de uma ação externa (do mergulhador) para o alívio, nas automáticas o processo não necessita desta ação.
O acionamento manual da válvula é uma operação bem simples e é feita apenas uma vez, após o mergulho.
Alberto
;D ;D
Alberto não era bem comigo, mais ainda assim me ajudou em algumas duvidas que tinha, valeu :D
Putz!
Aí foi mal... Né?
Mas, "mal" apenas por mencionar um, sendo o outro amigo...
Tudo bem...
Acontece, embora não devesse... Um autêntico "ato falho"... :-[
Afff!!!!
E este meu "papo" pode até explicar...
Mas não justifica. Né? :-X
:D
Sorry e um grande abraço a ambos!
Alberto
8)
Citação de: Alberto Ferreira online 31 Outubro 2013 às 13:55:53
Putz!
Aí foi mal... Né?
Mas, "mal" apenas por mencionar um, sendo o outro amigo...
Tudo bem...
Acontece, embora não devesse... Um autêntico "ato falho"... :-[
Afff!!!!
E este meu "papo" pode até explicar...
Mas não justifica. Né? :-X
:D
Sorry e um grande abraço a ambos!
Alberto
8)
Magina Alberto estamos entre amigos, nada de pedir desculpas por isso.
Uma cerveja e não se fala mais nisso ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D
Que aula de mergulho que eu ganhei ainda!! huahuahuahuahu
E vamo parar com essas desculpas pra lá e pra cá! eu até aceito a cerveja, mas tem que ser sem alcool! :-\ :-\ :-\ :-\
Enfim!!!
Muito legal essa história toda da descompressão!
Tem muitos modelos que possuem essa válvula além do Tissot??
O mestre Alberto mergulha? ??? ??? ???
Abraçooo
Rafa ;D ;D ;D ;D
Bom,...
Vamos colocar assim...
Quando eu era (mais ;)) jovem e, certamente, bastante (mais :D) "insano", eu mergulhava...
Mas tudo sempre na maior "galega" (se os amigos me permitem usar aqui o termo, respeitosamente, afinal eu sou "de Oliveira Ferreira, oh pá! ;)).
E por que eu digo isso?
Porque naquela época eu achava que aquele papo de curso de mergulho era, digamos, uma certa perda de tempo...
Queria e efetivamente partia para a ação. :-X :-[
Mas,...
O tempo passou... E uma certa razão veio...
Mas sempre com a promessa interior de um dia fazer o tal curso, comprar equipamentos certos, etc, o que quase aconteceu, quando o meu filho do meio fez o curso...
...Mas não fiz.
E hoje, como eu costumo dizer, eu estou em "doca seca".
8)
Alberto
PS:
Por exemplo, o nosso famoso RM2, versão personalizada para o FRM do chamado Orient Poseidon, tem a válvula de hélio.