Olá pessoal.
Estava dando uma olhada em alguns relógios e pude perceber que os logotipos da Orient e Festina são bastante parecidos. (vejam abaixo)
Alguém saberia explicar o por que disso? As empresas tem alguma ligação? Será que uma imitou a outra ou é apenas coincidência?
Abraços
Tirando o fato que ambos utilizando símbolos heráldicos, não vejo qualquer semelhança. Nem mesmo os símbolos utilizados são semelhantes.
For olhar por esse lado, estas empresas deveriam ter alguma ligação com a Philip Morris:
(http://nickmartins.com.br/atualidades/wp-content/uploads/2010/08/trainee-philip-morris-brasil.jpg)
Cara, acho que logotipos com cavalos, ou leões, ou qualquer outro animal (até homens) de frente um para o outro, ou de costas, com um escudo no meio e uma coroa no topo, ou seja, o estilo "coats of arms", deve ser o tipo de logotipo mais "clichê" e o mais usado na história da humanidade. Esse é o estilo ou estrutura clássica de brasão (europeu, pelo menos) usado desde a época medieval.
Abraços!
Adriano
Certa vez, aqui no FRM, um colega nosso que gosta de Heráldica e a estuda falou do assunto.
Em especial destes brasões.
Talvez ele possa retornar e comentar... ::)
Perdoem pela minha eventual imprecisão, pois eu não conheço o assunto em profundidade, mas mesmo nos brasões verdadeiros, aquelas figuras que eventualmente ficam sobre ou ao lado dos mesmos na verdade não fazem estritamente parte deles.
Não é exatamente assim. Digamos que elas são como "adornos", se é que eu posso dizer isso.
E nos casos citados a coisa me parece ser mesmo algo meramente comercial, uma imagem, ou se preferirem, uma marca, um logotipo, ou algo assim.
Alberto
Sim! Estou longe de entender do assunto, mas o "emblema" mesmo que identifica um clã, uma tropa, uma família, ou que seja, fica dentro do escudo. Ao lado são suportes, normalmente cavalos, leões, unicórnios, anjos, soldados, etc. Aí tem o tipo, onde pode ir uma coroa ou outro elemento, no pé pode ir uma frase, o "motto".
É legal o assunto, também gostaria de ouvir mais.
Abraços!
Adriano