Boa tarde a todos,
há uns trocentos anos atrás alguém postou aqui um vídeo de um senhor japones (que mais se parecia com um samurai ::) ) fazendo um mostrador de um relógio "pintado" a mão ... o "pintado" era uma esmaltação!
Já procurei aqui no forum e não achei ... algué se lembra disso ... e se lembrar sabe o link? ??? ??? ???
Abraço a todos,
Lourival
Bom dia,
Não era algo relacionado ao Citizen Campanola?
Abs
Citação de: FPiccinin online 19 Novembro 2013 às 12:35:16
Não era algo relacionado ao Citizen Campanola?
Rapaz, não sei ... me lembro apenas de um japa sentado em posição de lotus fazendo a esmaltação num mostrador ... agora, de qual relógio, não me lembro! :-\
Veja se é esse:
[youtube=640,480]ui6HdpvcvYk[/youtube]
Citação de: igorschutz online 19 Novembro 2013 às 13:16:38
Veja se é esse:
Não Igor, não é ... o que estou falando o japones esta sentado no chão, numa mesinha destas ao nível do chão mesmo, trabalhando com penas etc ... bom acho que é isso! ;)
Abraço
Lourival
Então não sei, nunca vi.
Eu lembro de ter visto um vídeo com as características que o amigo disse. O que vi pelo que lembro era um "intercâmbio" entre a Vacheron Constantin e uma técnica japonesa de esmaltação (o mostrador tem um tom preto forte) muito bonito por sinal.
O link é esse: http://www.youtube.com/watch?v=B9puX9kp8Dw
Abraços
Weber
Citação de: ESTRELADEDAVI online 19 Novembro 2013 às 14:50:32
Eu lembro de ter visto um vídeo com as características que o amigo disse. O que vi pelo que lembro era um "intercâmbio" entre a Vacheron Constantin e uma técnica japonesa de esmaltação (o mostrador tem um tom preto forte) muito bonito por sinal.
Weber
EXATO, é esse mesmo! ;)
Obrigado Weber.
Abraço,
Lourival
Lourival,
O vídeo mostra um japonês trabalhando no mostrador de um Citizen Campanola.
Wadley
Estas técnicas de laqueação (Maki-e, Urushi e etc.) já foram algumas vezes discutidas no tópico de canetas do sub-fórum botequim, inclusive com exemplos em fotos.
Dois trabalhos bacanérrimos
Chico
Olá amigos,
Embora saibamos que é uma tecnica milenar e é mega dificil de fazer, ver o japa usando um ferro de passar pra aquecer o disco deu uma vontade de faça vc mesmo!
Abraços, Jorginho.
;D
Pois é...
Mas muita calma nesta hora, Jorginho. ;)
É mesmo como você disse, a coisa é, no mínimo, uma técnica (ou técnicas) milenar.
No exemplo mostrado no vídeo, embora não tenha ficado claro na sequencia das imagens, eu penso que ele usou o ferro elétrico apenas para abreviar a secagem, antes de levar ao forno para a fusão final.
Se me permitem, eu vou reproduzir um texto genérico sobre esmaltação, que eu escrevi aqui no FRM, há anos.
...
Apenas um comentário genérico sobre os mostradores "porcelanizados", que tecnicamente talvez fossem até melhor chamados de "esmaltados", ou seja, onde há a aplicação de esmalte sobre metal,...
O tal "esmalte" é na verdade um material muito semelhante a um "vidro".
Há várias técnicas de aplicação, muitas são antiquíssimas.
De maneira bem simplista, nós podemos dizer que o esmalte (em forma de pó) é aplicado (há diversas técnicas) sobre o metal e fundido em um forno, a cerca de 800 - 900 graus centígrados.
Existe uma grande gama de esmaltes e após a fusão, além de uma enorme gama de cores, alguns podem apresentar aspectos "translúcidos", "opalinos", etc.
Em geral as áreas onde aparecem (pequenos) pontos metálicos (ouro, prata, etc) são aplicações destes sobre o pó de esmalte já aplicado, que com a fusão do esmalte são fixados. Mas há outras técnicas, dependendo do tamanho da tal área, como por exemplo deixar aparecer parte do metal da base.
Teoricamente, um desenho, uma pintura, ou algo de aspecto muito detalhado, podem ser feitos (na fase de aplicação do pó de esmalte) e posteriormente fundidos normalmente. Mas este é um procedimento que exige uma técnica (artística) muito elaborada.
Nas inscrições, os eventuais textos poderiam ser parte integrante da esmaltação (muito mais difícil de fazer, pelo detalhamento exigido) ou serem "pintadas" posteriormente.
...
Bom,...
Como eu disse, estes são comentários genéricos, feitos por um mero "ex-esmaltador hobista".
Abraços!
Alberto
Salve
Eu admiro estas técnicas (entre outras) ;)
Como já dito, o video não mostra tudo... Mas como é óbvio agradável de ver :)
Aproveito para questionar, onde se pode adquirir pó de esmalte? Os tais 800º só se consegue numa muflla certo? (erradicando fornalhas, ou outros que não dê para "cozer" o esmalte, sem danificar a peça)
O forno é mesmo elétrico, com um controle digital de temperatura, ajustável, que tem que ser mantida exatamente na faixa pretendida, pois diferentes esmaltes podem necessitar valores diferentes (embora, em geral, sempre variando naquela faixa que eu citei, entre 800 e 900 graus).
A fusão é rápida, em geral ocorre entre 2 e 3 minutos. Um tempo maior pode alterar a textura e até a cor do esmalte, como dizemos pode "queimar" a cor.
Após a fusão, o que está feito está feito...
Por isso o esmaltador sempre tem pequenas plaquinhas onde testa e classifica os esmaltes, para poder avaliar o resultado final a ser esperado, guardando junto com aquela remessa de pó.
Aí, a meu ver, reside uma boa parte da "graça", e certamente da Arte.
Imaginem uma esmaltação complexa, com inúmeros detalhes e cores...
Na hora da verdade, ao fundir, se algo falhar, o esmaltador faz o seguinte... ::)
Senta, respira fundo, talvez chore um pouco :D... E começa tudo outra vez, do início.
Então,...
Talvez, quando os amigos olharem para uma peça delicadamente esmaltada, seja ela um mostrador de relógio ou não, o façam com outros olhos...
Literalmente, com olhos de ver...
...a Arte nela contida.
Bem,...
O material (os esmaltes em si) é vendido em comércios especializados, podem já vir como pó ou em pedaços a serem moídos, lavados e peneirados....
Na Europa, os maiores centros são a França (o mais tradicional em Limoges) e a Alemanha.
Mas Japão e EUA são também mercados importantes.
Alberto
Mestre Alberto
Obrigado mais uma vez... Viu só? Vivendo e aprendendo. ;)
Bem que gostaria de ver fazer um mostrador... Dos convencionais mesmo, sem grandes detalhes... Claro que com detalhes quanto baste na hora do trabalho (seja qual for o dial, já tem a complicação dos tracinhos dos segundos, etc.).
Tiro o chapéu a esta arte :o
Aquele abraço
Belos trabalhos de arte :D
E definitivamente eu gostaria muito de ter um Credor!
Grato por compartilhar!
Abraço
Só para dar uma idéia, e sem entrar necessariamente no mérito dos estilos dos relógios (gostos pessoais, etc...).
Vejam alguns exemplos do que pode ser feito com a técnica de "enamel", o nível de detalhamento da imagem, etc...
Observem a pele, a expressão, a textura do cabelo, barba, etc...
(http://imageshack.us/a/img440/2173/y0dd.jpg)
Fonte da imagem: http://portraitminiature.blogspot.com.br/2010/11/john-graff-1836-1903-swiss-enamel.html (http://portraitminiature.blogspot.com.br/2010/11/john-graff-1836-1903-swiss-enamel.html)
Já aqui a técnica é outra.
O cloisonne.
(http://imageshack.us/a/img24/7844/3sbd.jpg)
Fonte da imagem: http://www.watchallure.com/ulysse-nardin-strikes-twice-classico-dragon-and-hms-caesar-classico-cloisonne/ (http://www.watchallure.com/ulysse-nardin-strikes-twice-classico-dragon-and-hms-caesar-classico-cloisonne/)
Alberto
8)
Mestre Alberto
Impressionante... Grato pela partilha ;)
Eu nunca tinha vistos esses mostradores ao vivo, só na net. Então, no Museu Patek, em Genebra, deparei-me com uma coleção apenas de fotos em miniatura feitas esmalte. Fiquei embasbacado. O mostrador dos relógios? O que é mais impressionante e imagem de computador não mostra são as cores. As cores são "profundas", como nada que já vi na vida.
Flávio
Pois é, Flávio.
E quem nunca viu uma peça bem esmaltada ao vivo não imagina realmente aqueles detalhes.
As fotos, mesmo se boas, os vídeos, mesmo que em alta resolução...
Nada disso mostra o brilho, a intensidade das cores, os contrastes, as transparências, as iridescências, tudo isso fica em um nível muito, mais muito mesmo, acima do de uma pintura, ou foto.
Há que ver, para crer no que nós estamos falando.
Eu recomendo que o façam.
E eu tenho certeza de que vão lembrar deste nosso papo.
8)
Alberto
:o :o :o Que aula heim!!!!!
Essa técnica com o uso do forno, é bem similar a aplicação de proteses de porcelana (cerâmica) chamem como quiser, em odontologia!! ;D ;D ;D
Alguma fabricante atual produz algum relógio com esse tipo de mostrador?ou alguma edição especial??? quais são os mais recentes com esse tipo???
Orbigado mais uma vez pela aula!! :D :D
Abraço
Rafa
Rafa,...
E como imagens "falam" mais que palavras...
Dê uma navegada por aqui...
Enamel.
https://www.google.com.br/search?q=enamel+dial+watches&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=csKUUrCTCqjKsQSy84KQAg&sqi=2&ved=0CDAQsAQ&biw=1024&bih=576 (https://www.google.com.br/search?q=enamel+dial+watches&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=csKUUrCTCqjKsQSy84KQAg&sqi=2&ved=0CDAQsAQ&biw=1024&bih=576)
Cloisonne.
https://www.google.com.br/search?q=Cloisonne+dial+watches&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=-cKUUvQMh-2RB-rAgfgD&ved=0CEAQsAQ&biw=1024&bih=576 (https://www.google.com.br/search?q=Cloisonne+dial+watches&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ei=-cKUUvQMh-2RB-rAgfgD&ved=0CEAQsAQ&biw=1024&bih=576)
E, divirta-se.
8)
Eu creio que outros colegas poderão citar os exemplos que você pediu.
Alberto
Sim, várias fábricas fazem isso, mas na maioria das vezes, mesmo os monocromáticos são CAROS PRA BARALHO! O preço se justifica porque mesmo nos monocromáticos o processo não é simples e nem sempre dá certo, gerando perdas de produção.
Mas sabem quem fez uma edição efetivamente limitada que não era tão cara assim, isso em 1997? A Revue Thommen, com o cricket. Fizeram 1997, com técnica cloisonne, mostrador azul. Repito: o azul de esmaltado não é o azul que estão acostumados e que veem na tela do computador. É um azul translúcido, não dá para explicar. É lido de morrer! Ainda hoje é possível comprar relógios desses pouco usados por não mais do que 2000 dólares.
Um exemplo:
http://www.ebay.com/itm/REVUE-THOMMEN-50thAnnivLimitedEditionCRICKET1997-Blue-Enamel-Dial-/111204456805?nma=true&si=cN5OeYTMojciKZtoZqgpIOnQKqc%253D&orig_cvip=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557
Flávio
:o :o :o :o
Cada relógio lindo.... Verdadeiras obras de arte!!
Seria possível afirmar se uma das duas técnicas que o Alberto mandou seria mais complexa ou mais difícil de executar do que a outra? E pq?
E Revenue é Lindo heim!e pelo que esta escrito no texto, ele tem um custo bem razoável, levando em conta a importância e a raridade do modelo!!
Abração!
Rafa
Rafa,...
Eu diria que o enamel tem, potencialmente, um grau de dificuldade maior.
Pois nele tudo é "livre", como ocorre numa pintura, por exemplo.
Ou seja, tudo parte de uma "tela", por assim dizer, "em branco", livre...
No cloisonne, após o planejamento e traçado do "desenho", há aquelas áreas que são delimitadas previamente com os filetes de metal, áreas estas que são depois preenchidas com os diferentes esmaltes, com suas diferentes cores e texturas, etc.
Mas isto seria, digamos, falando "em tese", pois logicamente tudo depende muito da complexidade do tema, e principalmente da capacidade do artista.
Alberto
PS:
PLIM-PLIM... Momento cultura...
Vocês sabiam que há peças esmaltadas que foram encontradas no bom e velho Egito, dos faraós?
8)
;D. Wooowww momento history channel!! A gente nunca ia aprender isso no plim plim! Heheehe
Que demais!!!
Tem alguém produzindo alguma série com algum desses tipos de mostrador?
Obrigado
Rafa