Olá amigos
Ontem a noite eu terminei mais uma restauração. Desta vez foi um Casio diver. Na verdade eu tenho dois, um preto e um branco, mas como o preto está BEM detonado, ele foi oficialmente declarado como doador de peças para o branco (quando e se for necessário...)
São estes:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/fotos/relogios/projetos/hpim3029.jpg)
Utilizei a caixa do preto (menos o bezel) e o restante do branco. Estou agora testando a precisão usando como parâmetro o meu Bulova Marine Star que tem variação de menos de 1 segundo ao mês e está acertado pelo Observatório Nacional.
Depois que já estava com o branco fechado e funcionando, resolvi desmontar completamente o mecanismo do preto, para conhecê-lo melhor. Muito interessante, mas remontar a rodagem foi um trabalho terrível! Uma das rodas (imagino pela disposição, que seja a que leva o impulso do motor para as demais rodas) é fortemente magnetizada. Colocar ela no lugar foi um parto...
Em tempo: a máquina do branco não foi desmontada, apenas lubrifiquei o único rubi e três pontos de apoio de eixos da rodagem (seguindo a dica de um amigo que já havia me alertado da encrenca que é desmontar a rodagem deste relógio...)
Outra hora vou tirar umas fotos internas para mostrar os pontos exatos de lubrificação.
Vou agora aguardar chegar a pulseira Zulu que ganhei do amigo Zé. Acho que vai ficar bem legal neste relógio :D
Quando estiver no pulso tirarei mais fotos.
Um abraço
Pô, sacanagem!
Dizer que fez a restauração e não pôr fotos de um antes e depois não vale! >:(
Aguardo as imagens para então dar meus parabéns... ;D ;D ;D
Abraços,
Igor
Citação de: paulorocha online 14 Maio 2009 às 09:09:43
Vou agora aguardar chegar a pulseira Zulu que ganhei do amigo Zé. Acho que vai ficar bem legal neste relógio :D
Quando estiver no pulso tirarei mais fotos.
;D ;D ;D
Mas hoje a noite ou amanhã de manhã eu tiro algumas fotos do depois (ainda sem a pulseira...)
Um abraço
E as fotos..... ??? :-[ :'(
;D ;D ;D
Boa, Wadley!
Ajoelhou,... e não rezou,...
Nóis cobra, né?
;) :D
Um abração a ambos!
8)
Rapaz... Vocês são fogo na roupa... :o :o :o
Não se preocupem... As fotos virão...
8) 8)
Ah, bom!
;)
;D ;D ;D
Muito bom Paulo é um modelo que eu não sabia que a Casio fez, deve ser daí que surgiram varios anadigi de varias marcas.
abraços, Tomas
Olá Paulo.
Sobre lubrificar os rubis e os pontos de apoio dos eixos das engrenagens, eu aprendi (na prática, como você), que o óleo "Moebius 8000/4 Swiss", que é aquele que todo relojoeiro utiliza nas manutenções dos relógios mecânicos, não é o mais adequado para máquinas quartz. Tais máquinas pedem oleos menos densos a serem dosados com "pica oleo" também adequados, pois a gotinha que vai é minúscula (sob pena de escorrer). Na minha montagem (máquina Myota 2035) o Moebius 8000 fez é segurar as engrenagens em vez de lubrificar.
Advogado, eu utilizei o óleo mais fino de que dispunha para efetuar a lubrificação. E tens razão: o mecanismo é realmente bem mais delicado que em um mecânico.
Tirei umas fotos ontem à noite. Vocês irão notar que alguns riscos ficaram na caixa, um deles MUITO visível (no fundo). Este relógio era utilizado realmente em mergulho e o estado geral era deplorável (o preto está ainda pior...).
Não ficou 100%, mas já está plenamente utilizável.
As fotos:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/fotos/relogios/casio%20diver/HPIM3064.jpg)
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/fotos/relogios/casio%20diver/HPIM3065.jpg)
Outra hora irei fazer mais uma sessão de polimento para tentar remover os riscos que ficaram, embora aquele mais fundo, que imagino tenha sido criado numa desastrada tentativa de abrir o fundo usando ferramentas inadequadas, será bastante difícil de desaparecer...
Estou preparando este relógio para ser o do meu uso diário. A umas 2 ou 3 semanas atrás eu tive uma experiência desagradável: bati o braço esquerdo no batente de uma porta de aço. O problema e que eu estava utilizando o 6119 preto que eu restaurei estes tempos atrás... Resultado: um belo de um risco no acrílico...
Já removi o risco fazendo um polimento com massa rouge, mas de agora em diante vou evitar usar relógios mais "frágeis" no dia a dia.
E pro "batidão", este Casio me parece que será a escolha perfeita.
Um abraço
Salve!
Muito bom, amigo Paulo!
Bom,...
Ele já voltou lá do seu mergulho nas "profundezas" das mãos pouco cuidadosas... Não é?
E agora a coisa é outra.
8)
Parabéns!
Eu também acho que ele vale, ou valerá, o esforço.
Abraços!
8)