Pois bem amigos
Tenho uma caneta aurora 88 que está com uma trinca na peça que segura o alimentador. Como é uma Caneta transparente, eu gostaria de mandar trocar a peça.
Eu gostaria de saber como é que eu eu faço para enviar a caneta para Itália. Dá para mandar direto da agência dos correios? Como que funciona a declaração de saída temporaria? Dá para fazer direto na agência? Eles possuem modelo ou formulário padrão?
Bem, o primeiro entrave quando se trata de Correios é que... não há padrão. O padrão dos Correios depende da boa vontade do atendente. Então esse é o primeiro entrave.
MAS, se topar com um atendente com boa vontade (e vai precisar de sorte para isso), sim, existe um formulário padrão para exportação temporária, e que é um SACO de preencher pois são infinitas vias... Mas dá. Tem que ter uma fatura comercial, que o italiano vai ter que preencher também quando voltar.
Se for via Fedex, é um pouco mais simples. Pelo menos a Fedex te dá bem mais orientação de como proceder. Os Correios te dão os formulários e dizem "se vira".
Abraços!
Adriano
oi Adriano!
Muito obrigado pelos esclarecimentos!!
Amigo Michelim...
Não esqueça de postar a solução encontrada, para que sirva de ajuda aos demais, OK??? ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Meu Nomos Tangente precisou de revisão dentro da garantia, pensei em mandá-lo para Glashutte. Esperava, ainda, que enviado para lá eles ainda mudassem a ponte do balanço, cujas listras, feitas a mão, não se alinham com as da platina 3/4 (isso me irrita, muito embora seja característica do relógio, como já disse aqui. É sorte se alinharem perfeitamente).
Eu olhei isso e para enviar, sem contar a burocracia, precisava pagar uma taxa de, salvo engano, 200 e poucos reais.
Mandei o relógio para revisão em São Paulo, voltou como um cronômetro, até mesmo porque tinha capacidade para tal.
Mas como olhei como fazer na época, o caminho das pedras está aqui:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/regadmexporttemp/regexp/regespexptemp.htm
Flávio
Flávio, vi no site dos correios:
http://www.correios.com.br/produtosaz/complementos/pdf/Exportacao_Temporaria_Reimportacao.pdf (http://www.correios.com.br/produtosaz/complementos/pdf/Exportacao_Temporaria_Reimportacao.pdf)
A taxa do serviço é de 150 pratas por encomenda, sendo que o prazo para a encomenda retornar é de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano.
Logo, serão quase 200 de envio de ida + grana de envio de volta + custo do reparo + peças ? + o tempo de demora na alfândega .
Pensei aqui com meus botões que pra mim não vale a pena enviar a caneta, , ficar bem uns 6 meses sem ela, gastar uma grana que deve ser metade do valor da caneta, pra ela sair de uma nota 9 pra um 10. Vai continuar como está....
Obrigado ao Adriano e ao Flávio pelos esclarecimentos!!!