Apesar de estudar a relojoaria há mais de uma década, confesso que pouquíssimo havia ouvido falar no cara, mesmo ao visitar o site da AHCI. Se já havia entrado no seu site, não dera o devido valor... Fato é que o cabra, convenhamos, nunca foi muito comentado na rede, embora eu soubesse que só trabalhava por encomenda, fazendo pouquíssimos relógios totalmente a mão e sem ajuda (ei, nada de CNC aqui!).
No mês passado, no entanto, lia o último volume da coleção sobre a história da relojoaria alemã e deparei-me com o nome do cidadão, sendo que era descrito como o único na história a ter colocado um escapamento de detenção por pivô de Glashutte (os ângulos e o formato do braço do escapamento são bem diferentes) em um relógio de pulso. Achei fantástico. Fui atrás do cara...
Então, descobri seu site, tão pobrinho, tão pobrinho, que mais uma vez fiquei a ver navios ( http://www.christianklings.com/index.html ). E procurei na net sobre o cidadão, sem achar nada...
E não é que deu hoje no The Purists um relógio que ele fez por encomenda para um colecionador, que participou de toda produção, dando pitacos ali e acolá?
Sim, o design não é tradicionalmente alemão, mas as técnicas estão todas lá. Esse cara é muito, mas muito foda!
Podem não ter gostado do layout das pontes dele, mas já tinham visto algo assim? Sério, já tinham? Eu achei MUITO legal essa técnica de pontes! Não são pontes e platinas integradas a uma base, mas verdadeiros "suportes" metálicos que apoiam a rodagem! Muito limpo e bacana, eu gostei, gostei mesmo. ;)
Está aí uma prova de que se pode fazer a "coisa" de modo tradicional (repito, ele não usa NADA computadorizado no seu atelier), mas com um certo ar "despretensioso" e com sua marca. Muito foda, vejam:
http://ahci.watchprosite.com/show-forumpost/fi-16/pi-6264258/ti-911958/s-0/t-ahci-christian-klings-open-version-1-of-1/
Flávio
gostei, obrigado por compartilhar, flávio!
Se alguém tinha alguma dúvida do significado da palavra fodão, aqui está a materialização. Muito obrigado por compartilhar.
Lindo..Limpo....bem interessante essas pontes..não tinha visto nessa configuração
Grato por compartilhar ;)
Achei demais de bonito.
E particularmente gosto do feitio artesanal... nada de computadores ou tornos eletrônicos.
O cara é foda mesmo. A peça tem "alma".
João
Muito bom.
Quando li o título do tópico, pensei naquele Christiaan Van Der Klaauw, que faz uns relógios com decoração rebuscada, feios pra cacete.
Citação de: igorschutz online 08 Fevereiro 2014 às 12:28:30
Muito bom.
Quando li o título do tópico, pensei naquele Christiaan Van Der Klaauw, que faz uns relógios com decoração rebuscada, feios pra cacete.
Ah vá! Há belíssimos modelos do Van Der Klaauw! Para dizer a verdade, gosto de todos e, tirando o Astrolabium dele, que tem uma configuração parecida com o da UN do L. Oeschlin, são bem limpos pelo que contém. Para citar só um exemplo, o Real Moon Joure dele é lindíssimo e bem limpo. Saca;
http://monochrome-watches.com/christiaan-van-der-klaauw-real-moon-joure/
Foto real:
http://media-cache-ec0.pinimg.com/originals/c1/b9/af/c1b9afd887bdf72918b40ab8c5b96e6e.jpg
Flávio
Caramba, mostrador forrado de seda! Essa eu nunca tinha visto.
Ficou muuuito bonito!
Parabéns pela pesquisa, Flávio.
muito legal, gostei também da oficina do moço 8)
Gostei, bela peça.
Simplesmente MARAVILHOSO!!!!
Mais, um turbilhão com escapamento de cronômetro que é "auto start".
http://watchesbysjx.com/2016/09/introducing-the-christian-klings-tourbillon-nr-2-with-self-starting-detent-escapement.html
Legal o rubizão de marajá.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Mais
http://watchesbysjx.com/2019/03/christian-klings-visibility-no-5-watch.html
Lindo e exclusivo relógio.. mas pq o alemão meteu um movimento baseado num suíço?? Pra ficar fininho?? Embora nem de longe tão exclusivo, nesta proposta, iria num moritz grossman talvez...
Desenterrando o tópico, porque o cara está aposentado (é pastor de igreja, ao que parece quer dedicar-se mais ao ministério), mas pela primeira vez vi um vídeo com um relógio dele. Este relógio em particular foi feito exclusivamente, desenho completo, inclusive de movimento, para o japinha que aparece no vídeo. O acabamento do relógio não é perfeito como um Dufour, longe disso, mas está entre os grandes do mercado. Mas o que de fato chamou minha atenção foi o desenho, a arquitetura do movimento, uma das mais fantásticas que já vi. Muito diferente dos suíços, lembrou me o trabalho do Marco Lang que, aliás, também é de Dresden.
Vejam que beleza
https://www.youtube.com/watch?v=gJ7fqoD0Cro