Não lembro de terem postado aqui, então segue o link da reportagem acerca de um novo mecanismo de relógio mecânico:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=suicos-eliminam-tique-taque-relogios&id=010170140925#.VMfe2NhOWxA (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=suicos-eliminam-tique-taque-relogios&id=010170140925#.VMfe2NhOWxA)
O artigo detalhado do novo mecanismo está no link abaixo:
http://infoscience.epfl.ch/record/201790/files/SCC-ISOSPRING_PUBLISHED.pdf (http://infoscience.epfl.ch/record/201790/files/SCC-ISOSPRING_PUBLISHED.pdf)
Abs,
Trata-se daquelas novas tecnologias aplicadas ao escapamento, ao usar silício como um acumulador de energia. A Girard Perregaux usa algo semelhante.
flávio
Mas para mim o charme está no tic-tac!
Será que vale o investimento para tirar uma coisa que não incomoda ninguém?
Mas o objetivo não é tirar barulho, se de fato pensaram nisso. O tic tac ocorre por design do escapamento. Se não há impacto nos novos projetos, também não há barulho. Flávio
(http://weknowmemes.com/wp-content/uploads/2011/12/shut-up-and-take-my-money.jpg)
Eu acho que pensaram sim em eliminar o tic-tac:
"Mas o principal diferencial será o silêncio: a inovação extingue o mecanismo responsável pelo famoso tique-taque dos relógios."
Não. Isso nem de longe é o objetivo. Este foi discutido aqui
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=11412.0
Esse modelo propõe a eliminação do escapamento.
A massa gira sempre para o mesmo lado, em um movimento orbital, semelhante ao movimento de um planeta em torno do sol, seguindo as leis de Keppler.
Uma mola substitui a força gravitacional.
Como não tem escapamento, o movimento funciona continuamente, sem saltos.
Achei fenomenal!! Vejamos em quanto tempo esta tecnologia estará disponível comercialmente.
Lago, como não entendo francês, a manutenção da força do sistema é feita como molas de tensão "constante" em silício? Como funciona exatamente o sistema?
Flávio
Também não sou craque no idioma francês - mas o Google translator consegue ser pior do eu...!
Não vi no texto detalhes sobre a fonte de torque usada no mecanismo, mas destaca o isocronismo em relação à magnitude do torque. Ou seja, se o torque aumenta, o raio da órbita aumenta mas isso é compensado por um aumento na velocidade linear, de forma que o período de revolução permanece constante. Se o torque cai, o raio diminui mas a velocidade linear cai.
O protótipo conta com uma guias flexíveis, que mantem o "planeta" se deslocando um um plano mesmo quando vc inclina o mecanismo. Pelo que eu entendi, por enquanto o que se conseguiu foi "encapsular" isso em uma caixinha de 3 cm de altura por ,5 cm de largura. Talvez já dê prá colocar num Mare Nostrum.... ;D ;D ;D ;D
Conceitualmente é uma boa ideia.
Na pratica, no uso em algum relógio minimamente "prático", eu creio que teremos que aguardar para ver.
Alberto
Senhores,
Faz muito tempo que não posto nada sobre relógios em lugar nenhum, mas isso não significa que perdi o elam pelos mesmos e que volta e meia eu não leia sobre os mesmos em fóruns. No momento me dedico a um hobby que acho mais prazeroso.
Esse tópico me chamou muito a atenção e por isso resolvi postar. Fico pasmo como os suíços ganham fama por tecnologias que simplesmente copiaram.
Já ouviram falar do escapamento magnético de Clifford que foi desenvolvido em 1938 para fugir dos sonares? Podem dar uma pesquisada na internet usando "Clifford Magnetic Escapement". Vão achar um monte de links, desde um Hamilton 992 modificado até a patente.
Abraços,
Paulo