Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Tomas online 16 Junho 2009 às 07:51:16

Título: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 16 Junho 2009 às 07:51:16

      Olá pessoal, como tenho um Seiko 7s26 ano 06 chegou a hora de fazer a revisão então resolvi postar algumas fotos .

espero que gostem, abraços a todos Tomas

(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009620.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009623.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009639.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009649.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009650a.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009651.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009654.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009659.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009662.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009666.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009668.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009671.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009675.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009685.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/11062009696.jpg)
(http://i227.photobucket.com/albums/dd148/tomasvancura/7s26/12062009707.jpg)

Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: igorschutz online 16 Junho 2009 às 08:37:42
Muito legal Tomas!

Eu não sabia que a Seiko grafa seu nome em tudo que é lugar no movimento.

Queria ter habilidade pra mexer assim num relógio!

Abraço,

Igor
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Byron online 16 Junho 2009 às 08:39:57
Putz, muito legal, Tomás!
A gente se acostuma com os mecânico e quase nunca para ( sem acento agora?) para pensar no complexidade dos bichos!

Abraço.
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: rlessa online 16 Junho 2009 às 08:49:22
Muito bom!!!

Obrigado por compartilhar ;)
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Marcelo Costa online 16 Junho 2009 às 09:13:35
Legal Tomas!  :D

Você consegui ampliar ainda mais o prazer do hobby fazendo suas próprias revisões!  :D

Agora uma dúvida...o seu relógio é de 2006 e realmente já estava precisando de revisão? Estava adiantando/atrasando muito?

Onde notou maiores desgastes/perda de lubrificação nesse 7S26?

Por favor...assim que possível... ;)....nos relate suas impressões !  ;D

Abs

Marcelo
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 16 Junho 2009 às 10:11:25
Citação de: Marcelo Costa online 16 Junho 2009 às 09:13:35
Legal Tomas!  :D

Você consegui ampliar ainda mais o prazer do hobby fazendo suas próprias revisões!  :D

Agora uma dúvida...o seu relógio é de 2006 e realmente já estava precisando de revisão? Estava adiantando/atrasando muito?

Onde notou maiores desgastes/perda de lubrificação nesse 7S26?

Por favor...assim que possível... ;)....nos relate suas impressões !  ;D

Abs

Marcelo

    Olá Marcelo tudo bem? , é pelo fato que a maioria dos fabricantes e como consta no proprio manual do usuário da Seiko é fazer revisão a cada 3 anos mas poderia chegar nos 5anos, o principal motivo mesmo é matar a curiosidade minha do calibre 7s26. O relogio em si não tinha defeito nenhum estava ótimo , só achei antes um pouco barulhento o movimento do rotor .

é isso , um grande abraço Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Alberto Ferreira online 16 Junho 2009 às 10:35:33
Salve!

Excelente, amigo Tomas!
Como eu lhe disse, este é o espírito aqui, o compartilhamento.

Grato pelo interessantíssimo tópico!  8)


Tomas,
Você poderia fazer alguns comentários de como você viu o movimento no que tange a "sinais de desgaste" (se é que houve algo notável) e (principalmente) a respeito da lubrificação original - de fábrica?
A razão disso é que, como sabemos, a Seiko tem sido "criticada" por lubrificar esses calibres mais simples (leia-se mais populares) em excesso e que quando, nos centros mais adiantados, surge qualquer problema (durante a garantia) eles nem revisam, trocam o movimento inteiro.

Após a sua experiência, qual é a sua visão a respeito desta questão?

Um grande abraço!
Alberto
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: zE_ online 16 Junho 2009 às 11:25:57
Muito legal Tomas!  Excelente tópico!   ;)

Como os amigos já pediram, nos conte maiores detalhes.  

E como ficou após a revisão?

Abraços,
Jose A.
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Gravina online 16 Junho 2009 às 11:54:39
Olá amigo TT ;D...(Tomas Tokunaga)........Desculpe-me a brincadeira, mas quando vejo um Seiko, sempre vem este nome (Tokunaga) à minha mente.............não sei a razão ??? ::)

Formidável!!!..............muiiito legal mesmo!!!

Parabéns, e muito obrigado por compartilhar!!!! :D :D :D :D :D :D

Um Abração

Gravina
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Clélio online 16 Junho 2009 às 11:55:54
 Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
 Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Adriano online 16 Junho 2009 às 12:22:29
Me surpreende a situação do tambor de corda. Para mim é uma surpresa que nos dias de hoje ainda se use graxa, ainda mais com grafite, diretamente na corda, de fábrica... Acho que se fizer isso em um ETA ou em máquina de qualidade superior, acho que o relógio nem funciona... Não posso crer que a Seiko não use uma corda com polimento decente a ponto de dispensar completamente a lubrificação no tambor, como os suíços o fazem há décadas... Para mim é realmente uma surpresa e isso com certeza explica em parte o porque dessas máquinas não darem boa amplitude.

Além disso, a máquina está cheia de digitais... Isso veio de fábrica assim também?  ::)

Abraços!

Adriano
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Robson online 16 Junho 2009 às 22:10:10
Tipo do tópico que eu gosto de ver aqui no fórum. :)

Parabéns pela iniciativa!
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:47:26
Citação de: Alberto Ferreira online 16 Junho 2009 às 10:35:33
Salve!

Excelente, amigo Tomas!
Como eu lhe disse, este é o espírito aqui, o compartilhamento.

Grato pelo interessantíssimo tópico!  8)


Tomas,
Você poderia fazer alguns comentários de como você viu o movimento no que tange a "sinais de desgaste" (se é que houve algo notável) e (principalmente) a respeito da lubrificação original - de fábrica?
A razão disso é que, como sabemos, a Seiko tem sido "criticada" por lubrificar esses calibres mais simples (leia-se mais populares) em excesso e que quando, nos centros mais adiantados, surge qualquer problema (durante a garantia) eles nem revisam, trocam o movimento inteiro.

Após a sua experiência, qual é a sua visão a respeito desta questão?

Um grande abraço!
Alberto

     Grande Alberto , é realmente a maquina vem de fabrica com muito oleo, até percebe na platina tem  marcas do oleo "seco".  Eu por até ter quase nada de experiência não notei nada de desgaste nos pinhões ou qualquer outro lugar, vale ressaltar que usava pouco esse relogio somente finais de semana mas mesmo assim minha impressão que o oleo secou no geral.
    No meu gosto comparando com os Orients automáticos , pelo menos nesse  7s26A ele um pouquinho mais dificil de montar e desmontar , inclusive pregou uma peça em mim que o parafuso da roda de carga (depois pego o nome) é rosca invertida, ponto negativo tem rodas no calendário de plástico, mas o ponto positivo que gostei muito as contras pedras das 2ª e 3º roda (se não me engano) tem molas dá mais estabilidade no choque e a peça no conjunto do balanço e espiral é mais acabado que os Orients.

um grande abraço, Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:48:42
Citação de: Robson online 16 Junho 2009 às 22:10:10
Tipo do tópico que eu gosto de ver aqui no fórum. :)

Parabéns pela iniciativa!

  Muito Obrigado Robson, depois eu posto um Orient tambem  ;).

abraços, Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:52:04
Citação de: Clélio online 16 Junho 2009 às 11:55:54
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
 Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs

      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:56:20
Citação de: Byron online 16 Junho 2009 às 08:39:57
Putz, muito legal, Tomás!
A gente se acostuma com os mecânico e quase nunca para ( sem acento agora?) para pensar no complexidade dos bichos!

Abraço.

   Obrigado Byron , Igor, Rogério Lessa e Jose A. (Zé). obrigado a todos não esperava tanto retorno e em breve posto um Orient  ;)

abraços Tomas

Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 08:11:18
Citação de: Gravina online 16 Junho 2009 às 11:54:39
Olá amigo TT ;D...(Tomas Tokunaga)........Desculpe-me a brincadeira, mas quando vejo um Seiko, sempre vem este nome (Tokunaga) à minha mente.............não sei a razão ??? ::)

Formidável!!!..............muiiito legal mesmo!!!

Parabéns, e muito obrigado por compartilhar!!!! :D :D :D :D :D :D

Um Abração

Gravina

     Obrigado Mestre Gravina, gostei da bricadeira não tem problema , ficou legal Tomas TT. e é um prazer compartilhar vai ter mais em breve!!!  :D :D  ;)

um grande Abraço Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Adriano online 17 Junho 2009 às 08:16:59
Citação de: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:52:04
Citação de: Clélio online 16 Junho 2009 às 11:55:54
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
 Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs

      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas


Importante notar que o silicone não tem nenhuma propriedade vedante. Sua função é lubrificara junta d vedaçao para evitar que ela se torça ou se desloque quando se rosqueia a tampa do fundo por exemplo. Mas em nenhuma hipótese dev se usada em juntas estáticas, como as juntas de vidro e juntas de fundo de pressão, sob o risco de simplesmente expulsar a peça do lugar. Juntas de plástico então, jamais devem receber silicone.

Abraços!

Adriano
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: igorschutz online 17 Junho 2009 às 08:23:51
Tomas,

Os amigos mais técnicos, como o Adriano, poderão falar melhor sobre isso, mas a roda "switcher" do calendário em plástico deveria ser considerado um ponto positivo, e não negativo.
Ela é feita neste material por dois motivos: 1) Sendo de plástico, não há necessidade de lubrificação; 2) Se o operador do relógio fizer alguma bobagem que possa danificar o módulo do calendário, como por exemplo trocar a data numa hora errada, ou forçar o mecanismo, é esta peça que quebra, e não o mecanismo inteiro.

Para um movimento de alto padrão e caro, a roda de plástico poderia ser um detrator, mas para um 7S26 é uma salva-guarda interessante. Ao menos eu considero um ponto positivo...

Um abraço,

Igor

P.S.: Outra coisa, mas aí você vai aprender com a experiência: na maioria dos movimento, o parafuso da roda de carga tem a rosca invertida. Inclusive, a Seiko sinaliza que esse parafuso tem a rosca invertida por meio dos três vincos, ao invés de apenas um dos parafusos normais.
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 08:27:17
Citação de: Adriano online 16 Junho 2009 às 12:22:29
Me surpreende a situação do tambor de corda. Para mim é uma surpresa que nos dias de hoje ainda se use graxa, ainda mais com grafite, diretamente na corda, de fábrica... Acho que se fizer isso em um ETA ou em máquina de qualidade superior, acho que o relógio nem funciona... Não posso crer que a Seiko não use uma corda com polimento decente a ponto de dispensar completamente a lubrificação no tambor, como os suíços o fazem há décadas... Para mim é realmente uma surpresa e isso com certeza explica em parte o porque dessas máquinas não darem boa amplitude.

Além disso, a máquina está cheia de digitais... Isso veio de fábrica assim também?  ::)

Abraços!

Adriano

     Olá Adriano tudo bem? é complicado tenho até muitas duvidas quanto a lubrificação até se vc puder dar umas aulinhas ;D ;D, no curso que fiz basico usa o 8200 com grafite e no resto me baseie no 2892 , quando abri esse tambor vi o grafite lá então eu achei que devo usar. Os digitais é o oleo seco, mas somente na platina do lado do calendário fui eu mesmo no  que precisava apoiar melhor para tirar um parafuso muito apertado mas depois lembrei que comprei o apoiador metal de rosca , até preciso comprar aquelas luvas de dedos e não acho em nenhum lugar.

um grande abraço , Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 08:33:16
Citação de: Adriano online 17 Junho 2009 às 08:16:59
Citação de: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:52:04
Citação de: Clélio online 16 Junho 2009 às 11:55:54
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
 Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs

      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas


Importante notar que o silicone não tem nenhuma propriedade vedante. Sua função é lubrificara junta d vedaçao para evitar que ela se torça ou se desloque quando se rosqueia a tampa do fundo por exemplo. Mas em nenhuma hipótese dev se usada em juntas estáticas, como as juntas de vidro e juntas de fundo de pressão, sob o risco de simplesmente expulsar a peça do lugar. Juntas de plástico então, jamais devem receber silicone.

Abraços!

Adriano

     É verdade ajuda mais para não torcer e nem ressecar a borracha, como esse relogio é somente resistente a agua nem fui atrás para comprar as borrachas.

obrigado pela dica, um abraço Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Adriano online 17 Junho 2009 às 09:19:03
Olá Tomas! De fato, se a graxa original do tambor tem grafite, o recomendável seria a princípio manter. Vi que usou graxa 8200, mas procure também pela 8207, que é a mesma, mas já vem com grafite.

Mas talvez seja melhor se atentar ao que diz o manual técnico, pois nem sempre a lubrificação de fábrica é a mesma que será usada na revisão. Vamos lembrar que a 7S26 a princípio não é feita para ser revisada, mas sim trocada por uma nova. Logo, aparentemente ela recebe de fábrica uma lubrificação para durar 10 anos.

Além disso, considere-se o uso do relógio. O fabricante projeta o mecanismo para a pior hipótese, que é a de um uso diário sem nenhum cuidado. Um relógio de coleção, que terá um uso bem mais esporádico, tem outras necessidades.

Eu pessoalmente, por exemplo, ao revisar um 7S26, preferiria uma lubrificação "a la" Suíça, ou seja, sem lubrificação na corda e sem lubrificação nas levées, e tirar benefício de uma melhor amplitude e melhor estabilidade de marcha. Pois com uso esporádico, não correria o risco de a longo prazo danificar a tampa e o fundo do tambor, que é em teoria o motivo da lubrificação da corda. Cordas de boa qualidade são todas polidas e dificilmente "cortam" o tambor mesmo depois de muitos anos. Cordas de menor qualidade já podem ocasionar isso, justificando a sua lubrificação, em detrimento da homogeneidade do fornecimento de força (menor amplitude e flutuações de marcha).

Mas lembre-se que essa é a teoria. Digamos que somente mesmo um japonezinho engenheiro lá da Seiko é que poderia explicar sua lubrificação.


Outra dica: especialmente em relógios de mergulho, cuja tampa tem uma rosca bem mais longa e que precisa ser fechada com força, aplique uma pequena quantidade de silicone em sua rosca. Isso facilitará sua abertura futura, evitando o risco da formação de pequenos pontos de oxidação que "colam" a tampa. Isso acontece especialmente em relógios usados em água do mar. Isso não é gambiarra, mas procedimento profissional mesmo.

Abraços!

Adriano
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Alberto Ferreira online 17 Junho 2009 às 09:24:35
Citação de: Tomas online 17 Junho 2009 às 07:47:26
...
... o parafuso da roda de carga (depois pego o nome) é rosca invertida,...
...



Salve!

Tomas,
Apenas para registro, caso você e/ou os demais não tenham a informação.

Estes parafusos com roscas "invertidas" têm em geral um "aviso" contido neles mesmos, nas suas cabeças, em vez de uma fenda normal, há um conjunto delas, vejam,...

(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/ParafusoSeiko7S26.jpg)

Sem saber disso, muita gente já quebrou parafusos,...  :-\ >:(

Abraços!
Alberto
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 17 Junho 2009 às 12:26:02
Citação de: Adriano online 17 Junho 2009 às 09:19:03
Olá Tomas! De fato, se a graxa original do tambor tem grafite, o recomendável seria a princípio manter. Vi que usou graxa 8200, mas procure também pela 8207, que é a mesma, mas já vem com grafite.

Mas talvez seja melhor se atentar ao que diz o manual técnico, pois nem sempre a lubrificação de fábrica é a mesma que será usada na revisão. Vamos lembrar que a 7S26 a princípio não é feita para ser revisada, mas sim trocada por uma nova. Logo, aparentemente ela recebe de fábrica uma lubrificação para durar 10 anos.

Além disso, considere-se o uso do relógio. O fabricante projeta o mecanismo para a pior hipótese, que é a de um uso diário sem nenhum cuidado. Um relógio de coleção, que terá um uso bem mais esporádico, tem outras necessidades.

Eu pessoalmente, por exemplo, ao revisar um 7S26, preferiria uma lubrificação "a la" Suíça, ou seja, sem lubrificação na corda e sem lubrificação nas levées, e tirar benefício de uma melhor amplitude e melhor estabilidade de marcha. Pois com uso esporádico, não correria o risco de a longo prazo danificar a tampa e o fundo do tambor, que é em teoria o motivo da lubrificação da corda. Cordas de boa qualidade são todas polidas e dificilmente "cortam" o tambor mesmo depois de muitos anos. Cordas de menor qualidade já podem ocasionar isso, justificando a sua lubrificação, em detrimento da homogeneidade do fornecimento de força (menor amplitude e flutuações de marcha).

Mas lembre-se que essa é a teoria. Digamos que somente mesmo um japonezinho engenheiro lá da Seiko é que poderia explicar sua lubrificação.


Outra dica: especialmente em relógios de mergulho, cuja tampa tem uma rosca bem mais longa e que precisa ser fechada com força, aplique uma pequena quantidade de silicone em sua rosca. Isso facilitará sua abertura futura, evitando o risco da formação de pequenos pontos de oxidação que "colam" a tampa. Isso acontece especialmente em relógios usados em água do mar. Isso não é gambiarra, mas procedimento profissional mesmo.

Abraços!

Adriano

     É verdade concordo contigo, fiz mais essa revisão por curiosidade e agora a próxima só daqui mais de 5 anos por eu usar esporadicamente esse relogio.
    Valeu pelas dicas, obrigado. ;)

um grande abraço Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Pandolfi online 18 Junho 2009 às 12:51:41
Tomas, parabéns pelo maravilhoso trabalho. Siga as dicas para novas revisões. Não precisa esperar cinco anos para outra.
Parta para outros modelos logo, logo.
Grande abraço.
Pandolfi
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 21 Junho 2009 às 07:09:13
Citação de: Pandolfi online 18 Junho 2009 às 12:51:41
Tomas, parabéns pelo maravilhoso trabalho. Siga as dicas para novas revisões. Não precisa esperar cinco anos para outra.
Parta para outros modelos logo, logo.
Grande abraço.
Pandolfi


   

      Valeu obrigado Pandolfi. ;)

     
      Agora eu conclui a regulagem do balanço. Quando comprei esse relógio novo fazia +40s/dia , regulei na época ficou nos +5s/dia , depois dessa revisão completa a marcha é de +12s/dia , agora regulando todos os dias com um gronografo deixei nos +6s/dia, eu acho que está bom.

obrigado, valeu, abraços Tomas  ;)
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: FALCO online 28 Junho 2009 às 21:23:45
Tomas, gostei muito deste tópico, caso não se importe, gostaria de fazer algumas perguntas, não sobre esta sua revisão, mas como você chegou até ela...
Queria saber se você fez algum curso (e se fez, qual?), queria saber também se seguiu algum manual técnico da seiko ou algum tutorial da internet e por fim, depois de montado, como fez para regular o mecanismo.
parabéns !!! (http://i39.photobucket.com/albums/e184/broker1998/FRM/smiles/clapping.gif)
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 29 Junho 2009 às 07:28:14
Citação de: broker online 28 Junho 2009 às 21:23:45
Tomas, gostei muito deste tópico, caso não se importe, gostaria de fazer algumas perguntas, não sobre esta sua revisão, mas como você chegou até ela...
Queria saber se você fez algum curso (e se fez, qual?), queria saber também se seguiu algum manual técnico da seiko ou algum tutorial da internet e por fim, depois de montado, como fez para regular o mecanismo.
parabéns !!! (http://i39.photobucket.com/albums/e184/broker1998/FRM/smiles/clapping.gif)


     Muito obrigado Broker, fica avontade. Fiz sim um curso bem básico na Sintrajoia foi muito bom pra mim, a regulagem foi com uma boa paciência diaria junto com cronográfo (porque ainda não tenho um Vibrografico :'( ) , mas esse relogio especifico a precisão sempre foi boa então foi até fácil.


abraços, Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: FALCO online 29 Junho 2009 às 15:03:04
Vou pesquisar sobre este curso... grato
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 29 Junho 2009 às 15:06:19
Citação de: broker online 29 Junho 2009 às 15:03:04
Vou pesquisar sobre este curso... grato

     Passei uma MP para você.

abraços, Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: flávio online 29 Junho 2009 às 22:05:53
Sobre as luvas. Pegue uma cirúrgica e corte os dedos. São cinco luvinhas e bem baratas! kkkk! Eu pegava duas com minha prima dentista e as transformava em 10 luvinhas.


Flávio
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: Tomas online 30 Junho 2009 às 07:40:45
Citação de: flavio online 29 Junho 2009 às 22:05:53
Sobre as luvas. Pegue uma cirúrgica e corte os dedos. São cinco luvinhas e bem baratas! kkkk! Eu pegava duas com minha prima dentista e as transformava em 10 luvinhas.


Flávio

     É uma ótima ideia, valeu obrigado.

abraços, Tomas
Título: Re: desmonte do 7S26
Enviado por: FALCO online 30 Junho 2009 às 10:39:08
Citação de: Tomas online 29 Junho 2009 às 15:06:19
Citação de: broker online 29 Junho 2009 às 15:03:04Vou pesquisar sobre este curso... grato
Passei uma MP para você.
abraços, Tomas

Não recebi...