Amigos,
Não sou afeito à criação deste tipo de tópico, mas gostaria de deixar aqui registrado meus respeitos por esse artista fantástico.
Um verdadeiro gênio da música. Um profissional completo!
Hoje é um dia triste para mim... :'( :'( :'(
Igor
Putz.
Eu estava pensando em criar um OT sobre este assunto. O Igor foi super rápido.
Pode-se dizer tudo sobre ele. Mas o que não se pode deixar de dizer é que ele foi um super star, que mudou a forma de como escutamos música. Lembrem-se dos vídeos clips, quando ainda nem se pensava em efeitos visuais.
R.I.P.
Igor eu ía abrir o "OT" e vi o seu. Não só eu estou abatido, mas especialmente minhas filhas, que mesmo novas herdaram a simpatia que tenho pelo contar.
Com apenas 50 anos!
:'(
Na minha cabeça a dobradinha de superstars da música internacional era: Michael Jackson e Madonna. Agora temos só a Madonna.
O Michael esquisitão usando máscara para todos os lados, aparentemente hipocondríaco, visivelmente desequilibrado emocionalmente, e, as estórias das criancinhas? Polêmica atrás de polêmica que ronda sempre os famosos, mas o cara era um visionário da música, compôs umas coisas legais, outras nem tanto mas já vi muita gente boa fazendo versões ficarem ótimas. Na fase dos Jackson Five/Motown muito legal... Enfim, rest in peace...
Vamos ver o que realmente foi a causa mortis do cabra, será que foi infarto mesmo? Se foi, foi por causa de quê? Cinqüenta anos, o cara tava muito novo ainda. Foi pó ou a pressão das dívidas que o rodeavam?
Ou será que ele descobriu o esconderijo do Elvis?
Uma pena mesmo... :'(
Salve!
...I´M GOOD!
Mais um que se foi.
Uma fantástica vida artística mostrada a nós, dos cinco aos cinqënta anos!
Descanse agora Michael!
Abraços!
Alberto
É uma pena perder um grande Pop, que com certeza todo mundo gosta ou já gostou dele.
Descanse em paz Michae, abraços, Tomas :'(
Sempre gostei das músicas dele.
Um dia isso teria de acontecer. Uma pena.
Ele sai da vida e entra na história...como Elvis e alguns presidentes. Uma pena que tenha vivido de forma tão dramatica nos ultimos anos. Acredito que deva ter sido um homem muito só. Uma pena. :-\
Faço um paralelo entre minha admiração por Michael Jackson e meu gosto por relógios.
Pra mim, os relógios, mais do que um objeto para marcar horas, representam a engenhosidade humana, a nossa capacidade de superação. Qualquer relógio que vemos hoje em dia, mesmo aquele mais vagabundinho de R$ 10, é resultado da evolução do gênio humano, da capacidade de trabalharmos juntos, mesmo que em diferentes gerações, para chegarmos num bem maior.
Ou seja, pra mim, o relógio simboliza a própria humanidade, como espécie.
Michael Jackson, tirando de lado toda sua personalidade esquisita e polêmica, focando-se apenas no artista, foi um ser humano especial. Uma mente criativa e genial muito acima da média. Merece posição de destaque na história da música, ao lado de gênios como Mozart e Bach, pois foi criador, foi produtor, foi arranjador, foi compositor, foi instrumentista, foi cantor, foi back vocal, foi coreógrafo e dançarino... foi um detonador de paradigmas!
A música de MJ, assim como os relógios, também simbolizam onde o gênio humano, se bem aplicado em toda sua capacidade, pode chegar. Realmente é impressionante o que esse cara fez!
Lamento sua morte como uma perda para a humanidade, que hoje conta com um gênio a menos...
:'(
Igor
Citação de: igorschutz online 26 Junho 2009 às 08:58:59
Merece posição de destaque na história da música, ao lado de gênios como Mozart e Bach
Igor
Igor meu velho agora vc viajou na...
(http://i15.photobucket.com/albums/a357/marcusquito/hellmansairlines.jpg)
Por favor,
Tenho formação musical erudita e acredite com todo carinho que tenho por você, isso é uma ofensa aos mestres/gênios da música de verdade.
[]'s
Pois é meu amigo Jean, tem gente que acha que relógio quartzo não é relógio, apenas os mecânicos...
Um abraço,
Igor
Jean, acho que tudo tem seu tempo. Sei da sua formação, porque o conheço pessoalmente e temos inclusive o mesmo gosto musical. Eu sinceramente, mesmo só gostando de heavy metal, não sei como serão vistos os artistas de hoje no futuro. Quem sabe MJ não será realmente lembrado, daqui a uns 100 anos, como um Mozart do seu tempo?
Digo isso porque a par da técnica per si, o cara realmente (junto com o Quincy Jones) criou dois álbuns que são atuais até hoje, só com músicas que todos, de qualquer idade, adoram e, falando do segundo, o disco mais vendido da história. Isso não tem preço, o cara realmente era foda, e eu fiquei de cara com sua morte, mas não era algo que não esperasse, vou ser honesto...
Flávio
Meu gênero de música sempre foi o rock, passando por várias vertentes, inclusive o heavy metal.
Porém, aprendi a ouvir e gostar de música com um LP do Michael Jackson, uma coletânea, que ganhei em 1984 de uma tia minha, que por sua vez havia ganhado o LP em uma promoção da Levi's. Virei fã, obviamente, e tenho todos* os discos dele em CD, e três LP's (Off the Wall, Thriller e Bad). Naturalmente cheguei ao Jackson 5 e Jacksons.
É uma pena, sem dúvida, perder um ídolo como ele. Mas penso que para a música, para o meio artístico e para mim mesmo, ele já havia "partido" faz tempo. Por isso o choque não é tão grande como perder um ídolo no auge da carreira ou pelo menos em plena carreira.
* - O próprio último album, o tal do Invincible, não tenho e não ouvi, a não ser o que se tocou nas rádios. O penúltimo, HIStory, já comprei na época meio que "só para dizer que tenho". O cara "morreu" mesmo depois do Dangerous.
Abraços!
Adriano
Citação de: jeans online 26 Junho 2009 às 09:36:45
Citação de: igorschutz online 26 Junho 2009 às 08:58:59
Merece posição de destaque na história da música, ao lado de gênios como Mozart e Bach
Igor
Igor meu velho agora vc viajou na...
(http://i15.photobucket.com/albums/a357/marcusquito/hellmansairlines.jpg)
Por favor,
Tenho formação musical erudita e acredite com todo carinho que tenho por você, isso é uma ofensa aos mestres/gênios da música de verdade.
[]'s
Prezado jeans:
1) Também sou um grande apreciador da obra de Bach. Suas cantatas são algo impressionante. A Paixão segundo São Mateus e segundo São João são inacreditáveis. A missa em Si menor é algo glorioso. Sem falar no Oratório de Natal, de Páscoa, e seu concertos de Brandenburgo e as suítes orquestrais. São obras que aprecio, tenho os CD e escuto regularmente.
2) De Mozart aprecio o Requiem. Quem não se delicia com o Benedictus? Também suas sinfonias, concerto para violino e outras centenas. Também escuto regularmente.
3) Quanto ao MJ... Bem, por ter um gosto eclético, também escuto regularmente sua obra. Respeitadas as devidas características, considero-o um gênio. Comparar com os dois primeiros? Bem, talvez. Viveram em épocas diferentes. Compuseram e produziram obras de gostos e gêneros distintos. Não há como compará-los, nem devemos. Mas que o MJ também foi um gênio da música. Revolucionou a forma como produz-se música, como escutamos e com divulgamos. Ah! Isto temos que reconhecer. Poderemos dizer qualquer coisa sobre ele, só não podemos deixar de reconhecê-lo como um verdadeiro "show man", e de sucesso.
Abraços, e agora estou começando a escutar "Kyrie" da Missa em Si Menor. Gloriosa!
Salve!
Eu gosto de uvas e de peras, muito diferentes entre si.
Mas que podem conviver muito bem na minha mesa, com um bom camenbert. ;) 8)
Realmente.
Nos atrevermos a comparar, numa situação de contemporaneidade com aquela época vivida pelos gênios do passado é mesmo impossível.
Como foi comentado, o tempo talvez venha a dizer melhor, no futuro, pondo tudo em uma outra perspectiva.
Mas que o Michael Jackson foi um gênio do seu tempo, isso foi, sim.
E não foi apenas compondo, cantando e dançando.
Um exemplo, quem já prestou atenção nos "backing vocals" de suas gravações, como eles foram mixados e incorporados às gravações, sabe do que eu estou falando.
São revolucionários, sofisticados e muito trabalhosos. Coisa de "gente grande". O homem não dançava só com os pés, não!
Eu não tenho formação erudita em música, mas aprecio seja o gênero que for.
Eu, simploriamente talvez, quando ouço uma daquelas obras citadas de Mozart, Bach ou Beethoven (a ordem é aleatória) costumo ficar pensando em coisas assim...
Que cabeça foi essa?
O que faria um gênio desses hoje, com os recursos de hoje? Computadores, sintetizadores, "sampleadores", etc.
Certamente usariam tudo e algo mais,... ...que ainda não inventamos... ::)
Abraços a todos!
Alberto
Uma pena....infelizmente chegou a hora dele, cedo demais, como acontece(quase) sempre.
Na minha opinião, foi um verdadeiro e brilhante Artista, na verdadeira acepção da palavra, sem dúvida alguma.
Retenho uma música que me toca muito - Earth Song - http://www.youtube.com/watch?v=f8muMo0fw_M
Agora virão muitos e muitos dizer que Michael Jackson está vivo, assim como ainda acontece com Elvis....
Claro que está vivo !
Assim como Mozart, Bach, e tantos outros génios, musicais ou não.
Porque o génio não desaparece assim. Ele fica.
Sem dúvida uma das figuras mais influentes da minha infância e juventude, no que toca à música(se bem que nunca fui um fã na verdadeira acepção da palavra, mas sempre gostei de o ouvir cantar).
Abraços,
Correia
Salve!
Amigo Correia.
Bastaria essa... Bastaria essa. :(
Abraços!
Alberto
Gosto de música erudita e ainda que não gostasse fui forçado a isso durante o tempo que fiquei no seminário, fazendo segundo grau e depois a faculdade de teologia. Tanto é verdade que minha esposa e filhas têm formação musical forte e minha filha mais nova está em fase de conclusão do que chamamos de piano clássico.
Digo isso para concluir que existem músicos contemporâneos que coloco em alto grau, como os grandes mestres, cada um no seu tempo. Cito exemplos que são marcantes: The Beatles e MJ. São fenômenos!
;)
Achei perfeito o comentário do baiano Caetano
"..................Michael é o anjo e o demônio da indústria cultural. A serpente do seu paraíso e seu mártir purificador. Os talentos artísticos extraordinários frequentemente coincidem com vidas torturadas e enigmáticas. Michael era um desses talentos imensos. "Caetano Veloso"
Citação de: jeans online 26 Junho 2009 às 09:36:45
Citação de: igorschutz online 26 Junho 2009 às 08:58:59
Merece posição de destaque na história da música, ao lado de gênios como Mozart e Bach
Igor
Igor meu velho agora vc viajou na...
(http://i15.photobucket.com/albums/a357/marcusquito/hellmansairlines.jpg)
Por favor,
Tenho formação musical erudita e acredite com todo carinho que tenho por você, isso é uma ofensa aos mestres/gênios da música de verdade.
[]'s
Vou concordar com o Igor nessa.
Quando os bisnetos dos nossos bisnetos tiverem há muito tempo falecido, as pessoas ainda conhecerão o trabalho de Michael Jackson. A gurizada ainda estará postando vídeos fazendo o Moonwalk. Os passos dele ainda serão imitados em pistas de dança por todo o lugar. a música dele estará tocando, é atemporal.
De quantos artistas do nosso século podemos dizer isso? Beatles e mais uma meia dúzia... Queen também na minha opinião.
Então — na minha opinião claro — ele está sim no mesmo patamar de Mozart e Bach, no sentido de que sua obra permanecerá viva
para sempre.
[]'s
Rodrigo Gastal
PS: Vejam o que esse cara fez no piano com Man in the Mirror: http://www.youtube.com/watch?v=Tg-5xZfReCQ (http://www.youtube.com/watch?v=Tg-5xZfReCQ), mais apropriado para esse momento, impossível.
People, people!
O MJ é muito mais famoso que qualquer mestre da música, sempre foi e sempre será, mesmo pq os grandes mestres da música não eram famosos no seu tempo, Mozart foi enterrado como indigente, no máximo eles eram conhecidos na Europa, principalmente na capital da Áustria, Viena, que era a "meca" da música. A genialidade de MJ nesse sentido e em muitos outros (principalmente o de dançarino) supera o do outro pessoal supracitado. :) Mas genialidade musical é outra coisa, é saber compor aos nove anos de idade óperas, operetas, para tudo o que é tipo de instrumento seja de corda ou de sopro ou percussivo com a maestria de quem é virtuose em cada um deles. É compor uma sinfonia estando surdo! É descobrir que não existe uma afinação plena e retratar isso em uma nova escala cromática e demonstrar isso em "O cravo bem temperado", e pegar uma partitura e em uma simples passada de vista se arrepiar por sentir as trompas, fagotes e oboés ressoando na sua cabeça, é marcar o tempo de uma ária com uma bola de bilhar, é escutar a música de alguém apenas uma vez, de relance, e, tocá-la cinco vezes melhor. É querer comparar coisas MUITO distintas, é como comprar Caetano Veloso com Paulinho Nogueira. Não confundamos alhos com bugalhos... ;) ...Mas me perdoem, pois quem confundiu as coisas foi eu, por enxergar por outro prisma. That's my bad! Mea culpa.
RodrigoGastal,
Eu prefiro essa execução abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=lLFjk0KXjIk&feature=PlayList&p=C92AF0ACC5744C09&index=0
tic-tac-tic-tac
A genialidade musical se esparrama em diversas vertentes, assim como a genialidade horológica. Cabe ao observador saber enxergá-la.
Está patente a genialidade humana num Grand Complication do Mestre George Daniels, que faz o relógio inteiro sozinho, de cabo a rabo. Esta nos salta aos olhos.
Mas há também genialidade num relóginho do Bob Esponja que vem no McLanche Feliz, pois algumas das melhores mentes da física, matemática, computação, e muitas outras disciplinas mais, humanas inclusive, como marketing e administração, deram o melhor de si para que hoje fosse possível produzir um relógio extremamente preciso com tão baixo preço!
Assim como Mozart, Bach, Beethoven são gênios notáveis em razão dos feitos elencados pelo Jean, também reputo Michael Jackson como tal em razão da sua obra.
Cada pessoa tem suas preferências, cada pessoa enxerga a genialidade a seu modo. Eu vejo MJ assim.
Não melhor que Mozart, não melhor que Bach, mas sim divindo a mesma sala na galeria de grandes gênios da música.
Um abraço a todos,
Igor
Penso que a carência é tamanha nos dias de hoje, que somos quase que "obrigados" a idolatrar e a achar que estamos diante de um novo gênio.
Que exemplos, este cidadão, e os demais que o mesmo fim tiveram recentemente, deram à nós e aos nossos filhos, principalmente com relação ao seu caráter?
Envolvimento "pesado" nos mais variados níveis de escandalos: policiais - drogas - conjugais - financeiros - mentais - etc. e etc...
Não creio que seja este um exemplo à ser seguido, assim como muitos outros!
Embora, muitos "olhem" apenas para sua "obra". O que para mim não é o correto. Vejo as coisas como um todo.
Esta é apenas a minha modesta opinião, e não quero aqui julgar ninguém.
Mas é assim que penso, e é assim que procuro mostrar as "coisas" ao educar os meus filhos. ;) ;) ;)
Abraços!
ACPavanato
Salve!
Sem dúvidas uma opinião a ser respeitada, amigo Pavanato.
Nada de julgamentos. Embora, princípios sejam mesmo sempre necessários.
Também sem criar polêmicas, não é mesmo o nosso objetivo aqui, mas apenas para que vejamos que coisas assim, falando estritamente do nosso "julgamento social", não são exceção ou mesmo fruto de uma época.
O grande Tchaikovsky, por exemplo, teria se suicidado contraindo intencionalmente o cólera por não suportar a "pressão" contra o fato de ser (mera e discretamente) homossexual.
E outros, nas mais diversas áreas, até foram mais "discutíveis", de sabido comportamento libertino e devasso, eles mesmo assim também passaram à História.
Assim é a Humanidade.
Abraços!
Alberto
Oi pessoal !
Sinceramente, nao ha como negar : MJ foi O expoente da musica pop. Alias, o que hoje chamamos de "pop", foi com ele que surgiu. Essa mistura rock/soul/rythm&blues, antes dele, nao existia. Mas a césar o que é de césar : Essa mistura foi criada por uma dupla, Quincy Jones e MJ. Antes dele, existia o rock de um lado, a musica negra do outro. Elvis ja tinha introduzido elementos da musica negra, mas MJ nao se contentou de colocar um pouco, ele ERA musica negra, a 100, 200%, seu fraseado, suas intonaçoes, tudo respirava musica negra, alias, MJ ERA musica. No vocal como na dança, ele encarnava a musica em cena, um dom absoluto (alias, quem duvida, que veja o video do "casting" dele pra motown, aos 11 anos. Tudinho ja estava la !
Também acho que um disco merece o titulo de "album do século", é o Thriller, mesmo... Outros albuns de outros artistas foram tao geniais quanto, certamente, mas o impacto musical e cultural desse album, nenhum outro iguala.
A bem da verdade, a fase criativa de MJ tinha terminado ha 15 anos. Depois foi so auto-destruiçao, e fuga da realidade...
Quanto as acusaçoes de pedofilia, eu acredito sinceramente que MJ foi vitima da propria ingenuidade. Ele vivia num mundo à parte, no qual a noçao de sexualidade provavelmente nem existia, ou era algo de completamente diferente. E nunca ninguém disse a ele o que se faz e o que nao se faz, o que é certo ou nao.
Agora, gente, MJ é historia. Ponto. E durante muitos anos ainda, moleques vao fazer o moonwalk...
Abraços,
Bruno
Amigos, o MJ nem teve infância, os seus pais obrigavam-no a cantar o tempo todo desde os cinco anos de idade.
Então, a parte educacional, aquela que molda o caráter da pessoa, foi para o espaço, ele foi o que foi por conta própria, dando seus tropeços pela vida.
Mas que foi um grande músico, não resta dúvida.
Grande abraço.
Pandolfi
Uma opinião atrasada mas, que me deu tempo de pensar antes de escrever:
Separemos assim: como músico(na minha opinião) merece um 7,5(apesar de outro gênero, jamais poderemos compará-lo a um Chico Buarque, um Tom Jobim, um Milton Nascimento ou muitos outros brasileiros e estrangeiros que mereceriam maior destaque no mundo da música e um "status" de gênio), até pq de uns anos para cá se afastou completamente da linha que seguiu no começo de carreira(exigência puramente comercial que os grandes artistas, como os acima mencionados, não aceitam).
Como propaganda merece 9,5, pelos clipes, pela atração da mídia, pela forma como dançava, tirando o foco da música.
Como ser humano merece nota 1, pq como bem lembrou o Sr. Pandolfi, ele não teve infância, senão mereceria zero de minha parte. Mas o que esse cidadão fez na sacada de um imóvel colocando uma criança para o lado de fora, as inúmeras cirugias plásticas para afinar os traços negando suas próprias orígens, a tal de Neverland(alguém tem dúvida da Pedofilia envolvida? E viver num mundo a parte é desculpa para alguém acabar com a infância de uma criança que seja? Isso é intolerável a meu ver!), o consumo de drogas sistemático(que inclusive pode tê-lo levado a morte), não podem ser considerados exemplos para ninguém seguir.
Sinceramente não gosto de ídolos do tipo "Kaka" que são submissos ao status quo. Acho que o ídolo tem que ter posições firmes e muitas vezes contrárias os interesses comerciais que o cercam. Mas o que MJ defendeu durante sua vida? A igualdade racial nos USA? A melhoria de vida para minorias? Assumiu sua homossexualidade e pediu igualdade de direitos? Não. Com exceção da participação em "We Are de World", ao que me consta, nunca pensou em algo mais que si mesmo, tanto que deixou para sua família uma dívida estimada em R$ 1 bilhão(muito desse dívida contraída através de negociações para não ser preso por pedofilia ou violência sexual contra menores e para pagar honorários de advogados e não ir para a cadeia).
Na média, com peso dois para o ser humano, obtem-se 4,75, o que não o permite passar de ano em minha escola, rs.
É assim que o vejo, apesar de ter ouvido muito suas músicas, principalmente antes de 1996. Mas CD ou DVD não tenho nenhum.
Abraço a todos.
Repito, é a minha opinião, algo em que eu acredito, senão não escreveria aqu. Porém não é a verdade, pq não tenho a pretensão de ser dono dela. É a minha verdade, ainda que embasada em fatos, em sua quase totalidade.
ET: com todo o respeito, discordo da colocação de que apenas passar para a história torne alguém um gênio(foi isso o que entendi dos posts, se entendi errado me desculpem): todos conhecemos pela história e nossos descendentes passarão a conhecer por muitas gerações Al Capone, Adolf Hitler, Benito Mussolini, George Bush, e muitos outros. Não passaram todos para a história? E tenho certeza que ninguém(ou uma minoria talvez) os considera gênios. Há uma diferença entre ser conhecido através da história e ser alguém que mudou, alterou ou colaborou com idéias ou ações para dar rumos a uma determinada parcela da vida humana, em prol do bem da coletividade ou de um grande número de seres humanosi. Cito: Martin Luther King, Nelson Mandela, Charlie Chaplin, Alberto Santos Dumont, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, entre muitos outros.
Também gosto do MJ como artista.
Quanto a sua vida particular, sempre achei que era coisa dele e ninguém mais tinha nada a ver com isso.
Aliás, vale pra todo mundo...
É...mas agora MJ está no céu, certamente.
E, chegando lá, foi logo perguntando pelo Menino Jesus! KKKKKKKKKK ;D ;D ;D
Desculpem se acaso perdi algum amigo, mas não poderia perder essa piada
Para não deixar o tópico totalmente off...
(http://i221.photobucket.com/albums/dd258/chronokid_photos/DSCN1085.jpg)
(http://i221.photobucket.com/albums/dd258/chronokid_photos/DSCN1088.jpg)
Ahhh se alguém se interessar está a venda no TZ!!!
Eu tambem fiquei muito chateado com a morte prematura dele, afinal se trata de um ser humano e ainda tinha muita vida pela frente, que apesar que tinha la os seus grandes problemas emocionais e psicologicos e isso ninguem pode negar, e um grande artista ele foi sem sombra de duvida, mas o que mas me impressionou é como uma pessoa (pai do Michael) conseguiu destruir totalmente a auto-estima dele e com isso indiretamente o Michael foi com o tempo querendo mudar tudo em si e ser outra pessoa que nao lembrasse nada do pai, o pai dizia que ele tinha um nariz horroroso e viram o que ele fez, se referia a ele com perjorativos entao ninguem pode culpa-lo que ele era estranho, hipocondriaco, ou ate mesmo suspeita se ele era ou nao pedofilo e por ai vai e nao cabe ninguem a julga-lo pois somente o Eterno pode. Mas eu acho que bem la no fundo do coração, ele queria era mesmo um colo que nunca teve da familia.
entao para finalizar eu quando tinha la os meus 14 aninhos quando dançava com as minhas amigas, paqueras, namoradas de escola nas festinhas dançantes de aniversario das turmas de classe, musicas como One day in your Life quem nao se lembra? e muitas outras musicas lindas de nossa epoca? bom, estou falando dos quarentoes como eu por exemplo que ai o pessoal dessa época vai lembrar com saudosismo. entao eu acho que ele deixou sim um legado maravilhoso para a musica POP e sem duvida foi o King of Pop
entao que va com Dios
Paulo