Amigos,
Por que o relógio suíço é tão cobiçado?
Outra: por que o relógio mecânico, tão pior que seus similares quartzo na sua principal função, que é marcar as horas, é tão valorizado?
De acordo com o artigo abaixo, publicado na revista suíça
Watch Around nº 5, de dezembro de 2008, o
consumo conspícuo explica tudo isso.
Consumo conspícuo é uma teoria formulado pelo economista e pensador norte-americano
Thostein Veblen (1857-1929), que diz que o objetivo do consumo não estaria em desfrutar da qualidade dos objetos e sim em exibi-los como um sinal de distinção e de status.
Mas isto não deve ser encarado como algum ruim, e sim como um dos fatores que explicam a evolução da raça humana!
Deixo com vocês este excelente artigo, escrito pelo conhecido articulista
Alan Downing, para que tirem suas próprias conclusões:
The Noble Waste (http://www.triffetdesign.com/misc/The-Noble-Waste.pdf)
Aproveitem, leiam!
Para os que dominam o inglês, realmente é uma
leitura obrigatória, que amplia muito a nossa visão sobre os fascinantes relógios de luxo.
Um abraço,
Igor
Não sei se os xiitas suiços vão apreciar muito ler isso... :D
Dava vontade de postar o artigo em alguns fóruns internacionais só para ver o tumulto.
Muito legal, Igor.
Quando li o texto, me veio à cabeça aquele velho preconceito com relação aos relógios japoneses, em especial os Orient, que abundavam e ainda abundam em nosso mercado, vistos como "relógios de peão".
Um preconceito, claro: são relógios honestos, decentes e com qualidades das quais a principal seja talvez a robustez (eu tenho quatro relógios da Orient e não tenho queixa de nenhum).
O texto mostra bem a importância do marketing na indústria relojoeira suíça, ou seja, você pode comprar um relógio simples de acabamento mediano e com um ETA de grade standart (a mais baixa). Mas estará levando consigo um enorme valor agregado no produto, valor este proveniente de anos de marketing bem-sucedido.
Por outro lado, me parece estranha a estratégia de marketing da indústria relojoeira japonesa: seus produtos "high-end" (e aqui há vários exemplos como Grand Seiko, Orient Star, Orient Star Royal...) são produzidos exclusivamente para o mercado interno.
Ao menos para mim, o marketing relojoeiro japonês parece um tanto estranho...
Um abraço
Garcia
Não estou conseguindo acessar o artigo...