Olá Amigos!
Desculpem se a pergunta for muito básica e até meio boba! ;)
Mas tive recentemente um problema num Oris 300 m de titânio que simplesmente espanou a coroa!
Eu tenho dado aquela tradicional voltinha para trás com a corôa até que a mesma "encontre" a rosca e aí sim começo a rosqueá-la.
Esse procedimento, ao que parece é o causador da maioria dos problemas?! Sempre achei que fosse essa a maneira correta de rosquear!!
E agora? Qual a maneira correta de rosquear a corôa sem danificá-la?
Abs
Marcelo
Uma informação básica: rosqueie sempre com o relógio em mãos.......nunca no pulso!
Abs
Gravina
Putz, Marcelo, que droga, hein?
Não sei se existe um "manual" de melhores práticas para se rosquear uma coroa. Eu mesmo nunca tive problemas com isso.
O que eu faço é: empurro a coroa no sentido do tubo, começo a rosqueá-la bem devagar até a coroa prender no tubo e aí eu sim aperto com mais firmeza.
Nunca dei voltinhas pra trás, como muitos aqui relatam... Não que isso seja a causadora dos seus problemas, claro!
Lamento pelo estrago, e um abraço.
Igor
Gravina...isso eu tenho feito.
Mas essa tal "voltinha para trás" antes de começar a rosquear acho que é prejudicial, não?
Abs
Marcelo
Citação de: Gravina online 05 Julho 2009 às 19:45:57
Uma informação básica: rosqueie sempre com o relógio em mãos.......nunca no pulso!
Bem lembrado Mestre. Essa é uma informação importantíssima!
Além de rosquear, eu recomendo que nunca se opere a coroa com o relógio no pulso, para nada (dar corda, acertar ponteiro, mudar a data, etc.). Só mexa na coroa com o relógio na mão!
Um abraço,
Igor
É Igor....fiquei chateado! :(
Mas agora levei para o Adriano dar um jeito! :D
Parece uma coisa meio boba isso...mas uma rosqueada errada acaba com o relógio!!
Abs
Marcelo
Amigo Marcelo, uma chatice mesmo! :(
Por vezes, o Longines Hydro teima um pouco em "engrenar", e aí, volto com a coroa atrás e repito, sem forçar. Mas houve uma vez que pensei ter acabado com ela...
Mas tudo se resolve, e seu belo Oris ficará "au point" novamente 8)
Um abraço,
Correia
Tive o mesmo problema com um Poljot Alarm, e o Carregalo me disse que foi por causa da "voltinha para trás" que eu dava.
Portanto, não recomendo.
É Correia...para nós que gostamos dos Divers esse é um problema!
Miguel....foi justamente na nossa conversa hoje que fiquei com essa dúvida quanto a tal famigerada voltinha para trás! :D
Será que por ser de titânio que é um material mais mole que o aço isso acontece com mais frequência?
Abs
Marcelo
Acho que sim, Marcelo. Mas não dê mole... Rosqueie apenas no sentido horário.
Olá amigos.
O titânio é menos maleável e mais duro que o aço. Por outro lado, risca mais facilmente (por isso tem-se a impressão que o titânio é mais mole).
Marcelo, quando você me disse sobre o problema, confesso que também fiquei chateado. Espero que o problema esteja na corôa (acho que é mais simples para se resolver).
Abraço,
Guilherme.
Titânio, infelizmente, espana mais fácil que aço inox.
Amigos,
Quando eu li o tópico, pensei: "será que eu faço do jeito certo ?"
Eu não sabia que não podia dar voltinhas para trás. A partir de hoje, apenas no sentido horário ! 8)
Abs
Daniel
Pessoal, a voltinha para trás não danifica em nada. Ela só serve para alinhas as roscas. Alguns tipos de coroas são mais difíceis de rosquear e não pegam facilmente a primeira rosca. E se forçar, aí espana mesmo. Caso isso aconteça, basta voltar a coroa um pouco, até se sentir que as roscas se alinharam, e aí rosquear novamente. Isso serve justamente para evitar que se espane a rosca. Isso é mais comum em roscas longas.
Abraços!
Adriano
Adriano, em geral, com aço mais dúctil realmente nada acontece.
Mas nas roscas de titânio, mais frágil, é bastante provável. No meu Poljot, o motivo foi exatamente esse.
Chuif, e sem chances de cura, chuif...
Olá pessoal, é eu tambem dou uma volta para trás para achar a rosca ,se não dai fazer na força estraga a rosca, e outra como escreveu o Igor rosquear ajudando empurando a coroa no sentido do tubo da tige.
abraços a todos, Tomas
Tenho um Tag Heuer crono(quartzo) arruinado na rosca....já foi e veio para a assistência e cada vez pior....agora não desenrosca, roda, roda e roda, e não sai dali....