Boa noite a todos!
Será que os caros poderiam tirar umas dúvidas minhas ?
Então, um pusher do cronógrafo do meu Speedmaster Date não voltava à posição normal depois de pressionado, então o levei numa assistência aqui em Salvador, para orçamento do conserto. O relojoeiro me ligou dizendo que seria necessário trocar todas as borrachas de vedação do relógio, e que o valor seria de 410 reais.
Aqui estão as perguntas:
1) Levei esse relogio para revisão no final de 2014, as borrachas degradam tão rapidamente assim ?
2) O valor para esse serviço está bom ?
3) A não realização do serviço poderia ocasionar em um problema mais caro no futuro ?
Agradeço pelas respostas.
Mateus Tosatti.
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A maioria das marcas recomenda verificar vedação anualmente para relógios que vão na água. Se o relogio foi aberto agora e as vedações ja tem dois anos, acho que precisam ser trocadas para ter garantia de q nao irá entrar água . Quanto a preço eu não sei dizer.
Só o Adriano pode responder isso, mas 400 reais só para trocar vedação não faz o mínimo sentido... Aliás, meu speedy reduced está exatamente com o mesmo problema e eu não cogitei que pudesse ser vedação. Se for só isso, menos mal, achei que pudesse se algo no martelo do cronógrafo. Flávio
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Ô Mateus, quero te agradecer viu? Depois que redigiu sua pergunta, pensei com meus botões: ora, tenho teflon líquido puro em casa, que uso justamente para manter retentores de suspensão de bike íntegros. Então, peguei um alfinete, piquei o teflon como se fosse lubrificar um rubi de movimento e passei ao redor do acionador, por dentro. Alguns acionamentos e o botão, que nao funcionava há dois meses e já tinha levado meu relógio para a gaveta, voltou a funcionar, e como manteiga. E custou me zero reais! 400 conto... Obrigado. Flávio
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160722/b24ce2e68f47a88c28c6aee08dca64fd.jpg)
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Boa noite...
Sabia que era picaretagem cobrar 400 reais por uma coisa inventada...
Ainda bem que existe esse fórum e que vc postou isso Flávio..
Abs.
Picaretagem não é, de fato o problema era na lubrificação da junta do acionador. Se cobrar 400 reais para tirar movimento da caixa e trocar retentores é justo, não sei. Mas... O cara tem máquina de teste de pressão para testar depois? Enfim, meu problema foi resolvido, e me deixou feliz. Eu sequer usava o Omega há um tempo, de raiva. Flávio
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Entendi que alem do serviço para arrumar o acionador, o relojoeiro queria trocar as vedações pra ficar 100%ok, e nao que o motivo do acionador nao funcionar era por causa das vedações.
Hahahaha! Ainda bem que entendi errado então, caso contrário não teria tido o insight. Flávio
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Kkkk so nao sei se o q eu entendi é o correto. Com a palavra quem iniciou o tópico
Citação de: flavio online 21 Julho 2016 às 22:03:46
Só o Adriano pode responder isso, mas 400 reais só para trocar vedação não faz o mínimo sentido...
Eu não tenho idéia de quanto isso custa para um relojoeiro independente. Mas em uma autorizada... pense no tempo despendido por um atendente para receber o relógio, um orçamentista para consultar as peças, outro (ou o mesmo) atendente para passar o orçamento, o relojoeiro para desmontar toda a caixa, lavar tudo, trocar as vedações, montar tudo (com Loctite nos parafusos do pulsador, como sabe), testar vedação num Proofmaster, outro atendente para ligar para o cliente avisando que está pronto, e mais um atendente para entregar o relógio. Pegue o tempo despendido, o custo/hora de cada um, multiplique por dois (que é o que o salário custa para a empresa). Ah, e ainda tem o valor dar próprias peças em si. E subtraia 17,35% de impostos de serviço. Quanto acha que seria justo para esse serviço? R$ 30,00?
Adriano
Se cobrar troca de juntas e mão-de-obra de um pulsador é picaretagem, lembrem-se que sempre existe alternativa mais barata. Cuspir no pulsador e acionar algumas vezes às vezes resolve. E não custa nada. Mas a qualidade do serviço... tem um preço.
E no fim todo mundo pode ter um Champion, no lugar de um Speedmaster. Certo?
Adriano
Citação de: Adriano online 21 Julho 2016 às 23:30:13
Eu não tenho idéia de quanto isso custa para um relojoeiro independente. Mas em uma autorizada... pense no tempo despendido por um atendente para receber o relógio, um orçamentista para consultar as peças, outro (ou o mesmo) atendente para passar o orçamento, o relojoeiro para desmontar toda a caixa, lavar tudo, trocar as vedações, montar tudo (com Loctite nos parafusos do pulsador, como sabe), testar vedação num Proofmaster, outro atendente para ligar para o cliente avisando que está pronto, e mais um atendente para entregar o relógio. Pegue o tempo despendido, o custo/hora de cada um, multiplique por dois (que é o que o salário custa para a empresa). Ah, e ainda tem o valor dar próprias peças em si. E subtraia 17,35% de impostos de serviço. Quanto acha que seria justo para esse serviço? R$ 30,00?
Adriano
Adriano, obrigado pela resposta. Na situação descrita dá para entender o valor alto pois envolve muitas pessoas. A questão é que, no meu caso, quem me atendeu é "os atendentes", o orçamentista e o relojoeiro rs. Você ainda considera um valor justo ?
Citação de: Carbonieri online 21 Julho 2016 às 22:41:08
Entendi que alem do serviço para arrumar o acionador, o relojoeiro queria trocar as vedações pra ficar 100%ok, e nao que o motivo do acionador nao funcionar era por causa das vedações.
Carbonieri, sim, o relojoeiro quer trocar todas as vedações para ficar tudo ok.
Citação de: flavio online 21 Julho 2016 às 22:37:46
Picaretagem não é, de fato o problema era na lubrificação da junta do acionador. Se cobrar 400 reais para tirar movimento da caixa e trocar retentores é justo, não sei. Mas... O cara tem máquina de teste de pressão para testar depois? Enfim, meu problema foi resolvido, e me deixou feliz. Eu sequer usava o Omega há um tempo, de raiva. Flávio
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Flavio, fico feliz em ter propiciado o insight rs Talvez eu teste alguma solução parecida com a sua. E creio que ele não fará teste em máquina.
Citação de: ejr888 online 21 Julho 2016 às 22:33:36
Boa noite...
Sabia que era picaretagem cobrar 400 reais por uma coisa inventada...
Ainda bem que existe esse fórum e que vc postou isso Flávio..
Abs.
De fato, eu estava quase dando o ok e então resolvi perguntar aqui.
Sem ter o relógio em mãos, eu não tenho como avaliar o que realmente é necessário. Segundo, não sei exatamente o que o cara vai fazer no relógio, o que será trocado e qual a origem das peças, para saber qual o custo do cara (até porque, oficialmente, não se troca vedação desses pulsadores). Afinal, sem conhecer bem essas informações, prefiro não bancar o juiz, muito menos acusar um trabalhador de ser um picareta.
Se você procura preço, com certeza tem serviços mais baratos. Vai ter cara fazendo isso por qualquer coisa entre 50 e 200 reais. Se você procura qualidade, com certeza tem serviços melhores (a vedação desse relógio em autorizada é feita mediante kit que inclui vidro, coroa, par de pulsadores completos e junta do fundo e 24 meses de garantia), mas certamente mais caro. Não muito, mas mais caro.
O julgamento só pode caber a você.
Abraços!
Adriano
Não que eu goste de pagar "fortunas" em serviços de autorizada, mas nunca achei os preços dos orçamentos algo desarrazoado. É só uma questão de escolha.
Vivemos em um país de terceiro (quinto?) mundo... Manter uma oficina especializada em relógios de luxo, com padrão suíço, tem seu preço....
Se o preço do independente está ou não caro, cabe somente a vc decidir. Mas tenho comigo uma regra basica quando consumo um produto ou serviço: se o preço é muito irrisório, desconfie!
Abraços!
Lendo aqui fico pensando, quão simples seria se existisse uma tabela de revisões como num carro, pública que todos tivessem acesso.
Vejo muitas pessoas - isso as vezes me inclui - passando ressabiado em porta de autorizada pelo medo de ter que deixar as calças para revisar um relogio.
Mas se entendi bem o que o Adriano deu a entender, por um valor relativamente próximo aos 400 reais do relojoeiro independente o nosso amigo teria um serviço com muito mais qualidade e com muito mais tranquilidade.
Entendo que o relógio é um item que sofre muito mais e é muito mais delicado que um carro, sendo as vezes impossível precisar o que se trocará antes de ser orçado, mas alguns serviços "completos" desses, talvez pudessem ser tabelados?
Abraço.
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Matt, e tem, basta visitar o site da Omega. Lá você descobrirá que a revisão de um speedmaster reduced custa 1880 reais. Partindo do pressuposto que um relógio como o meu, em perfeito estado, não vale nem 4000 reais, é como se você levasse seu automóvel de 50 mil reais para manutenção e pagasse 25 mil... Tá, mas você citou preço novo. OK. O novo custa 13 mil. É como se você levasse o mesmo carro de 50 mil e pagasse cerca de 7 mil numa revisão... Olha, não vou voltar nesse tema, porque já exaustivamente debatido aqui e, como já ressaltei, um dos motivos a afastar novos consumidores e antigos, como eu, do meio. Ademais, o Adriano, que não tem nada a ver com isso, eis que o problema é de política de empresas, acaba sendo envolvido de tabela... Enfim, como já disseram acima, cada um paga o que lhe parece justo. Flávio
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160722/3f984faae2da9c64e0cf8e74320c0d41.jpg)
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O serviço da autorizada é sempre o mais caro. E sim, é caro. Às vezes é caro para caralho. O problema é acharem que o "assaltante" é a autorizada. Só isso.
Ah, e a vedação de um Reduced com troca desse kit que falei (vidro acrílico, par de pulsadores completos, coroa e junta de fundo) e 24 meses de garantia custa R$ 595,00. O kit, que é incluso nesse preço, deve hoje ter um custo para a assistência de uns R$ 400~450,00. Agradeçam os 110% de impostos para importar isso. No fim a autorizada fica com 150 reais para pagar os funcionários e todos os tributos. O que sobra, se sobrar, é lucro. Que vale lembrar, ainda não é ilegal. É várias vezes menos do que o que o relojoeiro independente lucra.
Abraços!
Adriano
Realmente, caso eu estivesse na posição do Mateus e na eminência de fazer o serviço, não pensaria meia vez em fazer na autorizada.
Abraço.
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Minha opinião...
600 reais numa peça que valeria uns 10k novo na loja (supondo) onde troca-se praticamente tudo, e ter a tranquilidade e a garantia de uma autorizada (2 anos), face à 400 reais de um técnico independente, acho barato os 600 reais e ao mesmo tempo acho caro os 400 reais do independente.
Faria sem dúvida nenhuma na autorizada.
Sou prestador de serviços, e pela pequena experiência que tenho, vale a pena pagar mais num servico top, onde não terei dor de cabeça e ficarei satisfeito, a um serviço que sempre ficarei com a pulga atrás da orelha.
Bom dia.
Não querendo desmerecer um trabalhador mas como vivi anos na área comercial entendo bem.
O cara cobra de acordo com o humor e a necessidade dele de pagar contas no dia.
Por isso tem dia que o barato sai caro e vice-versa.
Uma vez orcei uma revisão completa no SM Bond que eu tinha,
sairia 1000 reais numa independente enquanto a tabela era de 1300 na WatchTime, na época.
Leva na autorizada, acho que vale pagar a diferença e ter tranqüilidade,
além de saber que tudo é embutido e amortizado na conta que o Adriano explanou.
Abraços!
Citação de: GuilhermeAzeredo online 22 Julho 2016 às 07:13:09
Não que eu goste de pagar "fortunas" em serviços de autorizada, mas nunca achei os preços dos orçamentos algo desarrazoado. É só uma questão de escolha.
Vivemos em um país de terceiro (quinto?) mundo... Manter uma oficina especializada em relógios de luxo, com padrão suíço, tem seu preço....
Se o preço do independente está ou não caro, cabe somente a vc decidir. Mas tenho comigo uma regra basica quando consumo um produto ou serviço: se o preço é muito irrisório, desconfie!
Abraços!
Concordo plenamente.
Nos dias de hoje acho qualquer espécie de improviso um absurdo.
Não entendo, francamente, o cara ter saudades do tempo em que o cara punha tampa de caneta Bic no giglê do Fusca para ficar econômico. Funcionava? Claro, mas a que preço? Arrebentando um motor que, em tese, era inquebrável.
Leva o relógio num cara que te devolva o relógio zerado.
Dic
Amigos,
Chefiei a rede de serviço autorizado em duas empresas, uma em eletrônica, e outra em linha branca. Tudo bem, que não tem nada a ver com relógios.... Sei de cada coisa que as autorizadas faziam, que era de arrepiar cabelo até de careca....
Exemplo: Muitos autorizados, compravam peças no mercado paralelo, e colocavam no produto e cobravam como nova......
Muitos autorizados, colocavam peças usadas compradas em sucatas, limpavam e instalavam, cobravam como novas....
Quando era em garantia, a fábrica pagava por serviço executado, mas nós exigíamos que a peça danificada, trocada em garantia, fosse guardada para que o inspetor quando fosse em visita, verificar no local se o procedimento tinha sido feito corretamente. Tinha inspetor que recebia um por fora do autorizado para dizer que estava tudo certo, e o autorizado recebia pelo serviço executado, com peça comprada em sucata ou em mercado paralelo....
Poucos autorizados trabalhavam como manda o figurino..... Ah! Em concessionária de carros não foge muito disso não...
Um técnico me disse, que cobram por óleo sintético e não colocam.. Ou, cobram por troca de óleo onde só foi completado...e por aí vai.
Em relógios realmente não sei como funciona... Mas, que nem todo mundo é correto não é não...Por isso, é que o brasileiro fica meio com pé atrás quando vê o valor cobrado.
Agora que tem serviços autorizados que trabalham redondinho, isso tem sim... Técnicos treinados na fábrica, equipamentos de ponta, muitas vezes a fábrica importa com preço bem mais baixo, e fazem muito bem feito. Mas, isso é um número muito pequeno nessas áreas que falei.
Abraços
Edgar
Citação de: flavio online 22 Julho 2016 às 09:17:48
Matt, e tem, basta visitar o site da Omega. Lá você descobrirá que a revisão de um speedmaster reduced custa 1880 reais. Partindo do pressuposto que um relógio como o meu, em perfeito estado, não vale nem 4000 reais, é como se você levasse seu automóvel de 50 mil reais para manutenção e pagasse 25 mil... Tá, mas você citou preço novo. OK. O novo custa 13 mil. É como se você levasse o mesmo carro de 50 mil e pagasse cerca de 7 mil numa revisão... Olha, não vou voltar nesse tema, porque já exaustivamente debatido aqui e, como já ressaltei, um dos motivos a afastar novos consumidores e antigos, como eu, do meio. Ademais, o Adriano, que não tem nada a ver com isso, eis que o problema é de política de empresas, acaba sendo envolvido de tabela... Enfim, como já disseram acima, cada um paga o que lhe parece justo. Flávio
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Poxa Flávio, mas aí a comparação ficou bem descabida.
Carro você faz revisão, em algumas marcas, de 6 em 6 meses, sendo que raramente fica com o carro por mais de 4 ou 5 anos.
Já um relógio mecânico...
Descabida? Um carro como o meu, que você conheceu, foi usado por dez anos e custou me, em revisões, cerca de uns 5 mil reais, para um total de 150 mil km rodados. Isso perfez um décimo do valor do carro ao adquiri lo. Mas um carro não é vendido como algo eterno, falando em termos de propaganda, um relógio sim. E três ou quatro revisões num relógio como o meu, somadas, aproximam se do preço de um novo. Não vou nem comentar usado... Às vezes a revisão custa mais que o relógio, resta lhe joga lo na gaveta. Mas as empresas, e falo em toda rede de relojoaria, incluindo aí assistência e fábricas, viverão um dilema, e isso vem sendo discutido há tempos, eu não inventei, muito embora seja prova viva dos problemas, pois decidi não mais comprar. As empresas perderam um cliente fiel... Como isso pode acontecer? Outro dia eu e a mulher ficamos observando, coisa de comportamento humano mesmo, um pai com bebê e esposa entrar na Omega Brasília para comprar, ao que parece, seu primeiro relógio de marca, um James Bond preto. Eu fiquei feliz por ele... O estudo da horometria é algo que tem tomado fácil um quinto da minha vida nos últimos vinte anos! Que massa, conheci pessoas, aprendi história, visitei locais... Mas... E se durante a compra eu houvesse falado para o cara que daqui a cinco anos ele fatalmente teria que mandar o seu relógio para uma troca de baterias, entre aspas, e que essa troca demoraria mais de um mês e custaria dois mil reais? Ele desistiria da compra no ato, até mesmo porque o consumidor normal, não nós, sequer sabe onde está se metendo... Eu tenho algumas idéias de como isso poderia melhorar, da primeira revisão pós garantia sendo gratuita, como nos carros, a peças de reposição super baratas, justamente para contornar o que o Adriano ressaltou acima sobre custos. Subsidiado pelas fabricas né Flávio? Subsidiado não, incluído nos custos ora! Pelo absurdo preço que cobram, e aquele jantar com o cara da Omega e suas margens de 40 por cento foi emblemático, algo facilmente suportável por uma empresa sadia e com visão de futuro. Caso contrário, as empresas passarão a perder consumidores como eu, macacos velhos, e sequer ganharão os do futuro. Cara, que moleque de hoje, que vive numa sociedade de absoluta obsolescência programada e que joga seus produtos fora ano a ano vai querer pagar absurdo em um relógio que precisará de manutenção futura e, pior, cara e demorada. Nem meu filho! E olha que sou bom em convencer as pessoas por argumentos, mas não sei como o incentivaria a ter um relógio de corda caro... Flávio
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Citação de: Edgar online 22 Julho 2016 às 16:30:10
Amigos,
Chefiei a rede de serviço autorizado em duas empresas, uma em eletrônica, e outra em linha branca. Tudo bem, que não tem nada a ver com relógios.... Sei de cada coisa que as autorizadas faziam, que era de arrepiar cabelo até de careca....
Exemplo: Muitos autorizados, compravam peças no mercado paralelo, e colocavam no produto e cobravam como nova......
Muitos autorizados, colocavam peças usadas compradas em sucatas, limpavam e instalavam, cobravam como novas....
Quando era em garantia, a fábrica pagava por serviço executado, mas nós exigíamos que a peça danificada, trocada em garantia, fosse guardada para que o inspetor quando fosse em visita, verificar no local se o procedimento tinha sido feito corretamente. Tinha inspetor que recebia um por fora do autorizado para dizer que estava tudo certo, e o autorizado recebia pelo serviço executado, com peça comprada em sucata ou em mercado paralelo....
Poucos autorizados trabalhavam como manda o figurino..... Ah! Em concessionária de carros não foge muito disso não...
Um técnico me disse, que cobram por óleo sintético e não colocam.. Ou, cobram por troca de óleo onde só foi completado...e por aí vai.
Em relógios realmente não sei como funciona... Mas, que nem todo mundo é correto não é não...Por isso, é que o brasileiro fica meio com pé atrás quando vê o valor cobrado.
Agora que tem serviços autorizados que trabalham redondinho, isso tem sim... Técnicos treinados na fábrica, equipamentos de ponta, muitas vezes a fábrica importa com preço bem mais baixo, e fazem muito bem feito. Mas, isso é um número muito pequeno nessas áreas que falei.
Abraços
Edgar
+1
Comércio automotivo também.
CSS ou concessionárias fazem isso.
Boa tarde e abs.
Flávio, parei de ler no "... foi usado por dez anos...". ::) ;D.
Seu carro era um carro de manutenção super barata, abaixo normal do mercado, além do que vc usou ele por 10 fucking anos! Também lembro que você não fazia todas as revisões em concessionária...
Outra coisa, fazer 3 ou quatro revisões num relógio demora muito tempo não? Quantas revisões já fez no seu reduced?
Na minha humilde opinião, a crise dos relógios suíços, a queda nas vendas, vêm muito mais do valor dos relógios novos, que aumentou de forma desproporcional e desarrazoada, do que o preço das revisões.
Abraço Titi!
Qualquer peão faz manutençã em carros de mecânica simples... Qualquer um msm.... Agora... Quanto fica a revisão de uma BM série 7? Quem faz?
Mas mesmo assim penso ser descabida a comparação entre relógios e carros, no quesito manutenção,
Abraços!
Thiago, e quem disse que não é? O problema, como disse no texto e num outro tópico, é para o futuro. E o futuro está logo ali... Quantas revisões fiz no reduced de 1998 para cá? 3. Não farei mais, pelo menos não em autorizada, e quando ele parar, é gaveta, onde, aliás, estava... Sorte que esse tópico gerou insight que me fará usa lo novamente. Já valeu a pena... Flávio
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Mas o Flávio deu uma exagerada aí também. Não estou falando que esteja errado, mas sempre se baseia nos piores casos e dá uma exagerada. Mesmo considerando que na Olimpíadas dos mãos-de-vaca, o Flávio ganharia medalha de ouro em todos os esportes, é exagero achar que um James Bond quartz vai lhe custar 2 mil contos a cada 5 anos.
Além disso, não reza o mantra do mercado de luxo que a compra é feita "com emoção"? Que o luxo vende a "experiência"? Se o cara for comprar relógio com a razão, o cara compra um Casio FW91.
Repito, não estou discordando - pelo contrário, dos "descabimentos" da indústria em geral, acho que vocês não sabem nem metade.
Mas faço outras considerações:
- um conserto custar x ou 2x ou 3x depende demais do uso que o cara faz. Mais da metade dos relógios que vão fazer manutenção na autorizada não estão simplesmente precisando de manutenção porque "deu a hora" da manutenção: vão porque o cara fodeu o relógio até virar um mingau. Se fosse comparar com carros, não são como carros que estão fazendo revisão periódica. São como carros que entraram em um poste a 180 km/h.
- a subida de preços dos relógios novos, e que, na visão dos fabricantes, baseia o preço da manutenção, é desproporcional com a média de idade dos relógios que chegam para manutenção. Chegam relógios de 10, 15, 20 anos. Que custavam 2 mil, 4 mil, 7 mil quando muito. E hoje, os equivalentes, ou os mesmos, custam 12 mil, 20 mil, 35 mil.
- somando isso com as diferenças de realidade econômica do país entre os anos, a coisa fica maluca. Relógios que há 15 anos atingiam uma classe social, hoje estão em um patamar de preço que o cara não pode nem sonhar. Quem comprou relógio de faixa de 2 a 5 mil reais há 15 anos, se sua situação financeira permaneceu a mesma, equivalente, hoje não pode nem sonhar em comprar os mesmos relógios.
- existem outros "n" exemplos de reparos que vale a pena. Tem cara que tem relógio antigo que, que usou até acabar, e nem lembra mais quanto pagou, e nem se importa mais, e de repente, manda na autorizada e recebe um relógio "novo", por 1000 ou 2000 mil reais. Até vintages.
- e preço do produto versus preço de manutenção é uma questão de ponto de vista: você pode ir ali na feirinha e comprar um Constellation 565 por 150 reais, digamos. A restauração vai custar digamos, 2000 mil. Há quem ache isso um disparate, já que o relógio custou 150 (e baseado nisso, quanto deveria custar a restauração? R$ 3,00?). Já há outros que acham que ter um relógio novinho, restaurado, pelo valor da manutenção mais o valor do relógio, é uma pechincha. E aí?
- Já vi nego pagar 2 mil no relógio vintage, restaurar por 3 mil na autorizada, o relógio ficar "0 km", e passar a valer 12 mil. E aí?
- Moonwatch: chega na autorizada Moonwatch de toda idade. Muitos da década de 1970 e 80, que o cara tem desde zero, e nem sabe mais quanto pagou. Manda revisar. Se estiver tudo certinho, gasta R$ 1.880,00. Mas normalmente está meio baleadinho e o cara gasta mais um pouco, mais uns 500 reais (uma peça de mecanismo, mostrador ou bezel, quem sabe...). O cara paga rindo, e sai com um sorriso de orelha a orelha de ter um Moonwatch "zero" por esse preço. E olha que o novo, na loja, ainda é uma pechincha inacreditável.
Então será que é sempre mau negócio mesmo? Tenho certeza de que todo cliente de autorizada sabe que tem alternativa. Devem ter um ponto de vista para ainda assim optar pela autorizada, certo? Então não é de todo ruim não.
Flávio dá uma exagerada na ranzinzice também...
Abraços!
Adriano
Falei na troca de bateria sendo irônico, por isso coloquei o entre aspas. O cara compra um relógio mecânico achando que dará manutenção de bateria, cinquenta reais. A ironia é o cerne de todo meu texto. Flávio
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Boa noite Adriano....
Eu já pensei muito a respeito disso.
Se um dia eu chegar a ter 10 relógios dos bons mesmo na caixinha,
supondo que de Omega a Patek a revisão é tabelada em 1500, valor simbólico,
e que cada relógio precisa de revisão a cada 5 anos.
Nesta aproximação meia-boca eu terei de revisar uns 2 relógios por ano o que dá 3000 por ano
e no total de 5 anos terei gasto 15000.
Pô mas 15000 que gastei de manutenção dá para adicionar um bom relógio para a caixinha.
:P :P :P :P
E aí, vou parar de gostar de relógios mecânicos????
Eu não,vou trabalhar e ganhar o suficiente para gastar, não quero chorar leite derramado não.
Ás vezes penso que é besteira gostar de relógios mas não vou mudar não, relógio me dá prazer e
enxergo como um bom investimento.
Abraços!
ja fiz uma conta boba e cheguei a um resultado de 200-250 reais/mês com manutençao de relogio pro resto da vida com os 10 q tenho... qdo cheguei nesse valor parei de comprar.. ta bom neh!!
Citação de: ThiagoDF online 22 Julho 2016 às 17:36:33
Flávio, parei de ler no "... foi usado por dez anos...". ::) ;D.
Seu carro era um carro de manutenção super barata, abaixo normal do mercado, além do que vc usou ele por 10 fucking anos! Também lembro que você não fazia todas as revisões em concessionária...
Outra coisa, fazer 3 ou quatro revisões num relógio demora muito tempo não? Quantas revisões já fez no seu reduced?
Na minha humilde opinião, a crise dos relógios suíços, a queda nas vendas, vêm muito mais do valor dos relógios novos, que aumentou de forma desproporcional e desarrazoada, do que o preço das revisões.
Abraço Titi!
Aeeeee, Thiago. Concordo integralmente.
Dic
Citação de: Adriano online 22 Julho 2016 às 18:27:03
Mas o Flávio deu uma exagerada aí também. Não estou falando que esteja errado, mas sempre se baseia nos piores casos e dá uma exagerada. Mesmo considerando que na Olimpíadas dos mãos-de-vaca, o Flávio ganharia medalha de ouro em todos os esportes, é exagero achar que um James Bond quartz vai lhe custar 2 mil contos a cada 5 anos.
Além disso, não reza o mantra do mercado de luxo que a compra é feita "com emoção"? Que o luxo vende a "experiência"? Se o cara for comprar relógio com a razão, o cara compra um Casio FW91.
Repito, não estou discordando - pelo contrário, dos "descabimentos" da indústria em geral, acho que vocês não sabem nem metade.
Mas faço outras considerações:
- um conserto custar x ou 2x ou 3x depende demais do uso que o cara faz. Mais da metade dos relógios que vão fazer manutenção na autorizada não estão simplesmente precisando de manutenção porque "deu a hora" da manutenção: vão porque o cara fodeu o relógio até virar um mingau. Se fosse comparar com carros, não são como carros que estão fazendo revisão periódica. São como carros que entraram em um poste a 180 km/h.
- a subida de preços dos relógios novos, e que, na visão dos fabricantes, baseia o preço da manutenção, é desproporcional com a média de idade dos relógios que chegam para manutenção. Chegam relógios de 10, 15, 20 anos. Que custavam 2 mil, 4 mil, 7 mil quando muito. E hoje, os equivalentes, ou os mesmos, custam 12 mil, 20 mil, 35 mil.
- somando isso com as diferenças de realidade econômica do país entre os anos, a coisa fica maluca. Relógios que há 15 anos atingiam uma classe social, hoje estão em um patamar de preço que o cara não pode nem sonhar. Quem comprou relógio de faixa de 2 a 5 mil reais há 15 anos, se sua situação financeira permaneceu a mesma, equivalente, hoje não pode nem sonhar em comprar os mesmos relógios.
- existem outros "n" exemplos de reparos que vale a pena. Tem cara que tem relógio antigo que, que usou até acabar, e nem lembra mais quanto pagou, e nem se importa mais, e de repente, manda na autorizada e recebe um relógio "novo", por 1000 ou 2000 mil reais. Até vintages.
- e preço do produto versus preço de manutenção é uma questão de ponto de vista: você pode ir ali na feirinha e comprar um Constellation 565 por 150 reais, digamos. A restauração vai custar digamos, 2000 mil. Há quem ache isso um disparate, já que o relógio custou 150 (e baseado nisso, quanto deveria custar a restauração? R$ 3,00?). Já há outros que acham que ter um relógio novinho, restaurado, pelo valor da manutenção mais o valor do relógio, é uma pechincha. E aí?
- Já vi nego pagar 2 mil no relógio vintage, restaurar por 3 mil na autorizada, o relógio ficar "0 km", e passar a valer 12 mil. E aí?
- Moonwatch: chega na autorizada Moonwatch de toda idade. Muitos da década de 1970 e 80, que o cara tem desde zero, e nem sabe mais quanto pagou. Manda revisar. Se estiver tudo certinho, gasta R$ 1.880,00. Mas normalmente está meio baleadinho e o cara gasta mais um pouco, mais uns 500 reais (uma peça de mecanismo, mostrador ou bezel, quem sabe...). O cara paga rindo, e sai com um sorriso de orelha a orelha de ter um Moonwatch "zero" por esse preço. E olha que o novo, na loja, ainda é uma pechincha inacreditável.
Então será que é sempre mau negócio mesmo? Tenho certeza de que todo cliente de autorizada sabe que tem alternativa. Devem ter um ponto de vista para ainda assim optar pela autorizada, certo? Então não é de todo ruim não.
Flávio dá uma exagerada na ranzinzice também...
Abraços!
Adriano
Concordo com tudo que o Adriano disse, principalmente o sublinhado.
;D ;D ;D ;D
E só mais um argumento na comparação com automóveis: um Omega seria um carro de uma marca premium, ou pelo menos um top das marcas "normais", como um Ford Fusion ou um VW Passat, com revisões mais caras.
Bem, a conclusão é: todo mundo, menos eu, está satisfeito com preços de revisões e atendimento pós venda de empresas e a indústria continuará seu crescimento constante. Daqui quinze anos, o ali ao qual me refiro, sentamos num bar para arrematar quem estava certo. Gostaria sinceramente que fossem vocês... Flávio
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Citação de: flavio online 22 Julho 2016 às 23:57:51
Bem, a conclusão é: todo mundo, menos eu, está satisfeito com preços de revisões e atendimento pós venda de empresas e a indústria continuará seu crescimento constante. Daqui quinze anos, o ali ao qual me refiro, sentamos num bar para arrematar quem estava certo. Gostaria sinceramente que fossem vocês... Flávio
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Não estou satisfeito, mas acho que o preço de revisões é um problema muito menor, pelo menos no momento, que o preço que os relógios em si vem atingindo, sem nenhuma justificativa clara.
No mais, não critiquei sua opinião em si, apenas a comparação com carros.
Abraço!
Os problemas são vários, como citei no tópico específico. Mas o pós venda é um deles... Flávio
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Flávio, nem eu estou satisfeito com os preços das manutenções. Já foi muito mais fácil e mais lucrativo. Hoje tenho que "me matar" muito mais para fazer aprovações (em algumas marcas, é quase impossível pois não há mais argumentos para os preços) e o lucro por conserto é menor. Sabe essa história de troca obrigatória de peças que é um chute no saco para o consumidor? É um chute no saco para a assistência também.
Mas, o problema está mais em duas coisas: "custo Brasil" e qualidade dos produtos indo ladeira abaixo. Este último item parece ter sido levado menos em conta, inclusive por você, do que os preços em si.
Entre as diversas coisas com as quais não concordo, está na padrobização do preço de peças de reposição para "manter o nível", ou manter o "padrão". Isso não faz sentido. Agora, se isso te alegrar, algumas marcas já começaram a reformular seus preços de peças, para baixo.
Abraços!
Adriano
Sobre qualidade de produtos sequer vou repetir, pois julgo um absurdo alguns relógios que possuo apresentarem tantos problemas. Flávio
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Muito obrigado a todos pelas respostas!
Bom, depois de ter as opiniões dos caros colegas e de pensar bastante decidi pegar o Speedy, esperar uma viagem pra SP e levá-lo na Omega.. Pelo que entendi pode ser que valha pagar um pouco mais por um serviço bom na autorizada, então é isso que farei.
Obrigado a todos!
Abraços,
Mateus.
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Citação de: Mateustosatti online 21 Julho 2016 às 20:03:03...Aqui estão as perguntas:
1) Levei esse relogio para revisão no final de 2014, as borrachas degradam tão rapidamente assim ?
2) O valor para esse serviço está bom ?
3) A não realização do serviço poderia ocasionar em um problema mais caro no futuro ?
Agradeço pelas respostas.
Mateus Tosatti.
1) Não, as borrachas não degradam rapidamente, devem durar muito mais, mais do que o período recomendado de revisões, mas é necessário entender o que foi feito na revisão de 2014, se não foram mexidas nesta revisão, podem estar degradas sim. Agora, as borrachas dos acionadores não são trocadas, se existe um problema aí, o acionador inteiro deve ser trocado, logo, tem um ponto de atenção no orçamento.
2) Não, considerando que os acionadores inteiros devem ser trocados, o serviço me parece estar sendo feito de forma incorreta, logo, qualquer valor é errado.
3) Pode, vedação é um ponto importante.
Citação de: flavio online 22 Julho 2016 às 23:57:51
Bem, a conclusão é: todo mundo, menos eu, está satisfeito com preços de revisões e atendimento pós venda de empresas e a indústria continuará seu crescimento constante. Daqui quinze anos, o ali ao qual me refiro, sentamos num bar para arrematar quem estava certo. Gostaria sinceramente que fossem vocês... Flávio
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Titio, existe alguma coisa que lhe da prazer hoje alem de ficar bebado? eu desconheço. ;D
Sou técnico em eletrônica e pelo que entendi nesse tópico, as revisões dos relógios em autorizada estão ficando igual a instalação de CFTV:
Caro para quem paga e barato para quem recebe.
Citação de: edson rangel online 02 Agosto 2016 às 13:19:13
Sou técnico em eletrônica e pelo que entendi nesse tópico, as revisões dos relógios em autorizada estão ficando igual a instalação de CFTV:
Caro para quem paga e barato para quem recebe.
Sou tec. em telecom, e concordo contigo, com um pequeno adendo: nosso ramo trata de objetos volúveis, pois a tecnologia perde "vida útil" a cada dia depois de criada/instalada, enquanto estas jóias aí são projetadas (teoricamente) para durar.
Analiso, no nosso caso, que o cliente reclama da manutenção quase que sempre sem perceber que tem razão, pois está pagando pra mantermos viva uma tecnologia que já nasceu com data pra morrer, visto que seus sucessores já estão chegando no mercado no ano seguinte.
O que me leva a uma duvida pessoal: será que esse pessoal das jóias aí não estão muito reclamões não? Afinal, estão pagando por um serviço de qualidade (???) num objeto a acompanhá-lo pela vida.
Mas sei lá. Queria ser rico assim, só pra poder entender as aflições desse povo, kkkkkkk
Vamos dizer que concordo com você 80%, mas não vou entrar nas minúcias pois fugiremos do foco.
Citação de: JuniorCPE online 02 Agosto 2016 às 17:15:10
Sou tec. em telecom, e concordo contigo, com um pequeno adendo: nosso ramo trata de objetos volúveis, pois a tecnologia perde "vida útil" a cada dia depois de criada/instalada, enquanto estas jóias aí são projetadas (teoricamente) para durar.
Analiso, no nosso caso, que o cliente reclama da manutenção quase que sempre sem perceber que tem razão, pois está pagando pra mantermos viva uma tecnologia que já nasceu com data pra morrer, visto que seus sucessores já estão chegando no mercado no ano seguinte.
O que me leva a uma duvida pessoal: será que esse pessoal das jóias aí não estão muito reclamões não? Afinal, estão pagando por um serviço de qualidade (???) num objeto a acompanhá-lo pela vida.
Mas sei lá. Queria ser rico assim, só pra poder entender as aflições desse povo, kkkkkkk