Caros,
Estou meio de saco cheio...
Eu amo os relógios mecânicos, admiro a tecnologia, engenharia...
Mas as revisões ficaram caríssimas. Nem culpo os relojoeiros, o problema é escassez no mercado, aumento de custos...
Para colecionadores como eu que ficamos a cada 5-8 anos fazendo revisões ficou inviável...
Ninguém reforma mais mostrador no Brasil...
Não vale a pena ficar comprando vintages para reformar como antigamente, isso virou dor de cabeça...
Não estou achando relojoeiro aqui em Curitiba onde moro atualmente ...
Eu gosto de ter vários relógios, Seikos, Orient's mas pensando bem é melhor reduzir a coleção e ficar com alguns Omegas...
Recentemente só tenho comprado Quartz, muito mais práticos, mais baratos. E a durabilidade.... tenho Tissot quartz que está fazendo 20 anos...
E vocês como estão pensando a respeito ?
Sei que o Flavio já chutou o pau da barraca !
Não mais coleciono, mas por mais paradoxal que possa parecer, isso me levou de volta às origens, a "bunda na cadeira", a leitura de assuntos relacionados à relojoaria com mais intensidade. Então, posso dizer que meu tesão pela relojoaria não diminuiu, pelo contrário, mas pelos relógios sim.
Flávio
Eu estou de saco cheio tambem.
Faz tempo que não compro nada, nem vitrine olho mais, e não tem nenhum relogio hoje que gostaria de comprar.
O que me mantem ainda "por dentro" do assunto são as amizades, já que diariamente falo com pelo menos 20 amigos sobre o tema e sobre outras coisas, então só não joguei de vez a toalha por conta das amizades.
Mas fora do bate papo diario nem site sobre o tema eu abro mais.
Boa tarde!
Pois é, mas eu vou dar uma "nota" contrária...
Não tão desanimada (me perdoe o termo), ou "desanimante" (palavra inventada por mim e, pior ainda, imprecisa... :-X)
Tudo bem, são argumentos, e tal...
Mas eu prefiro pensar que o gosto pela coisa pode e deve superar estas situações e até mesmo os eventuais sentimentos, que por aí, e por aqui, nos assolam.
E, numa brincadeira séria, eu diria...
Pois é...
Mas de "tristezas", ou de triste...
...nós já temos as notícias da TV e da Política.
Abraços a todos, e em especial aos que ainda mantêm a velha chama.
Bruxuleante, mas acesa.
E eu ainda acredito que nós não precisamos que a assopremos. ;D
;)
Alberto
sim, eu ainda os coleciono, não ando com tesão e como bom brasileiro, nao ando com caixa para novas aquisições ;D tipo, claro que acho umas coisas muito maneiras, mas nada que tenha me tirado o sono como costumava acontecer no passado, mas continuo curtindo bastante cada um dos que eu tenho, leio sobre o assunto etc.... acho em minha humilde opinião que isso não é perder o tesão, e sim um amadurecimento sei lá.....
abraços
Eu ainda coleciono, mas não tenho realizado novas aquisições de relógios mecânicos, o último foi um Orient quartz pra ir pra academia. Meu maior passatempo já foi garimpar relógios vintages no Mercado Livre e restaurá-los, mas como o amigo citou acima, não está fácil, principalmente em relação a mostradores. As máquinas eu normalmente consigo recuperar, mas não sei e nem tenho equipamentos para recuperação dos dials. Peças são raras e compro via encomenda por internet em fornituras conhecidas. Tento acumular o máximo e a maior variedade de peças possíveis e guardá-las adequadamente, pq sei que num futuro não muito distante não serão mais encontradas.
Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Caros,
Aqui mais um de saco cheio. Basicamente, as consecutivas altas de preços em conjunto com as mensagens do Flávio me levaram à decisão de não comprar mais mecânicos. Aliás, aquela mensagem remetendo à reportagem da Business Insider foi matadora.
Um abraço,
Davi
Devo ser o "blogueiro" (como odeio essa palavra... Lembro-me daquelas fulaninhas que mostram suas vidas na rede...) mais odiado pela indústria! hahahahahahahahha
Mas falando sério gente, há uma questão aí: o excesso de relógios com os quais lidamos. Eu, por exemplo, se pudesse voltar no tempo, não teria comprado mais do que seis relógios e, provavelmente, os teria "flipado" eventualmente para abrir espaço para outros (mas sempre mantendo uma coleção de seis). Mas lá pelas tantas cheguei ao acúmulo de uns 20 relógios e a manutenção de todos tornou-se inviável. E não há nada que me deixe "pior" do que ver um bom relógio, como alguns que tenho, jogados na gaveta porque o preço da manutenção se aproximou do próprio valor do bem. O Revue Cricket é um exemplo e, seguindo indicações de alguns, talvez o mande revisar. Não pagaria mais do que, sei lá, uns 500 contos numa revisão dele, tenho que procurar um bom independente que faça nesse preço.
Flávio
A crise junto com a alta do dólar é um fato que desmotivou.
Acabei priorizando outras coisas. Meu outro hobby é audio e acabei colocando mais energia nele.
Mas o que me preocupa mais é não ter quem fazer a manutenção. Não estou falando de Omega, Rolex, etc... estes tem as autorizadas. Mas o problema são os SEIKOS, Orient, vintages genéricos !!! Não vale ficar fazendo manutenção em relógio barato de USD 150...
Qual a diferença de um quartz e um mecânico no pulso ???? Nenhuma !!! Nunca tirei meu relógio do pulso para mostrar o rotor dele funcionando !
A brincadeira acabou ! >:( ??? :P
nao coleciono!!
juntei uma dezena que considero excelentes, uso todos! pretendo manutenir todos (num rodizio de um por ano), continuo curtindo o tema e lendo sobre.. e pretendo adquirir um ou outro modelo mas sem pressa alguma, e se possivel as custas de me desfazer tambem de um ou outro pra manter a dezena, ou melhor ainda um numero por volta de 8, que considero ideal!
Quando percebo um dos meus automáticos perdendo a precisão, já me incomodo demais.... Apesar de revisar meus próprios relógios, na maioria das vezes um bom quartzo de pulso me dá mais sensação de segurança. E com o preço de um bom mecânico se compra um quartz top de linha... E tenho 46 relógios, a maioria mecânicos pra manter... Se pudesse voltar no tempo, tb não teria adquirido tantos. Teria uma coleção menor e mais seleta.
Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
A complexidade dos mecânicos me encanta, mas a precisão e resistência dos quartzo me espantam. Já sofri até acidente de moto e meu quartz lá, firme, forte, apenas com a pulseira estourada...
Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Citação de: flavio online 26 Agosto 2016 às 15:56:38Devo ser o "blogueiro" (como odeio essa palavra... Lembro-me daquelas fulaninhas que mostram suas vidas na rede...) mais odiado pela indústria! hahahahahahahahha...
Flávio
Mais odiado não acredito, acho que apenas o mais humilde.
O proprio Inox da Victorinox não teria passado em tantos testes se fosse mecânico. É relógio pra se usar, não colecionar.
Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Boa tarde.
É a crise pesando no colecionismo kkkkkkkkk
Assim que o dólar baixar e as coisas melhorarem o consumo desenfreado volta...
Eu não estou de saco cheio não, estou segurando os cachorros para não soltar e comprar relógios à toa assim que eu puder.
Enquanto tá feia a coisa vou estudando e aperfeiçoando o meu hobby.
Só esperando a hora de ga$tar.
Abraços.
Nada melhor que um relógio novo, mesmo que seja usado kkk. Pena que termina que eles vão se acumulando, acumulando e viram um problema. Uma opção interessante seria a troca por outro mas infelizmente não conheço um canal confiável para isso...
#teamfalco NUNCA decepciona. ;D ;D ;D
Galera, isso é meio cíclico em coleções. As vezes rola sim o sentimento, mas depois volta com tudo.
Acho que o que mais tem pego para todos foi a diminuição do poder de fogo.
Antes era possível fazer ótimos negócios em relógios de grandes marcas, verdadeiras barganhas. Isso não existe mais.
O valores foram readequados pelas marcas, o dólar não ajudou, e não existe mais "perdido no mundo" que não sabe o que esta fazendo, qq pesquisa no google o cara levanta o que tem.
Aproveitem essa época de vacas magras para fazer como o patrão, leiam bastante, procurem entender mais do hobbie, e se atualizem dos lançamentos.
Citação de: FALCO online 26 Agosto 2016 às 17:01:47
Mais odiado não acredito, acho que apenas o mais humilde.
Mehor impossivel!!!!!!
Abraço Cambada!!!!!!
Eu não diria que eu perdi o tesão não, apenas não é mais o tesão de um adolescente no auge da puberdade. Tenho uma "wish list" relativamente grande ainda, e ainda vibro com uma nova aquisição, por mais raras que tenham sido nos últimos tempos, por questões financeiras mesmo.
Mas muita coisa mudou ao longo dos anos. Não tenho mais tanta necessidade de "ter". Às vezes, conhecer me basta. E muitas coisas que me faziam vibrar, hoje não fazem mais, seja porque descobri serem mais ordinárias do que eu pensava, seja porque meu "standard" se elevou.
Mas coleciono sim, ao longo dos anos, algumas decepções com o mundo da relojoaria em si. A filosofia da indústria me parece cada vez menos brilhante, meu respeito por muitas marcas despencou (ainda que por outras tenha aumentado), os produtos não me parecem mais tão bons quanto o de alguns anos atrás, e a qualidade tem sido comprometida demais para parecer "bonitinho e estiloso", para agradar um público volátil. Entre tantas outras coisas...
Tem sido cada vez mais raro um lançamento me impressionar.
Abraços!
Adriano
Amigos,
Eu sou um pouco estranho, as vezes fico um tempão sem comprar nada...(relógios), do nada as vezes compro dois ou três. Nada caro, nem tenho poder de fogo para isso.... Mas, se eu olhar para um determinado relógio, e ele me chamar, se eu puder comprar, não penso duas vezes, compro sim....Uso alguns dias,e depois vou fazendo o rodízio com os que tenho....Dependendo do dia, me dá vontade de usar tal relógio....engraçado isso....Agora fazer a manutenção, aí o bicho pega.... Ter um relojoeiro independente nota 10 é complicado. Aqui em São Paulo, é até um pouco mais fácil. Mas, vejam. Tem um relojoeiro que é muito famoso no meio. Sei que ele faz "milagres", mas sei também que as vezes ele não acerta mesmo...Não sei o que ocorre...falo de marcas simples....Os que mandei para ele, dois foram e voltaram com o mesmo problema....Levar em grandes oficinas, a meu ver, pela ótica do que posso pagar, acho muito caro....Enfim, vou usando... Se der zebra, deu.... fica lá parado até me motivar a arrumar. E quando compramos relógios novos e dão problema? Aí sim a vibração vai para o vinagre.... Já aconteceu comigo, com as marcas Mido (Suíço), com Orient M Force importado, com Orient Solar Diver,(máquina Seiko), com Bulova Precisionist, e com Technos linha top, Citizen Eco Drive, não mantinha carga, que eu me lembre.... Enfim, e aí fica complicado.... Me parece que antes os relógios eram melhores, agora nem tanto, a manutenção era mais farta e não tão cara.... Hoje, com esse negócio de marca japonesa, montado na China e etc, creio que bagunçou um pouco...Devo ter uns 100 exemplares; a maioria marca não tão famosas. Omega, Tissot, Mido, Seiko, Victorninox, Orient, Bulova, Citizen, Casio, Rado, Eternamatic, Certina, Techos suiço e nacional, Zodiac, e outros desse porte...Como disse, é um vício, se posso comprar compro, e uso enquanto dá... Mas, que se levar à sério desanima sim....
Abraços
Edgar
#TEAMFALCO
Eu amo relógios mecânicos, é como disse um colega aqui, complexidade dos mecânicos me encanta, já faz 1 ano e meio que não comprei mais nada por questões financeiras e a crise me pegou também, mas não desanimei e o pior que a minha wish list só aumenta kkkkkkkkk menos o meu ganho financeiro, mas sou um eterno apaixonado por relógios e não vai ser crise financeira que vai fazer eu parar de colecionar, só o dia que não puder mais trabalhar e ficar bem velho pois ai a vida naturalmente por si só já perde a graça e consequentemente o gosto por Hobbies também vai embora, mas por enquanto estou no encanto e penso a mesma coisa que o nosso colega Cesar.
quartz to fora
Paul
Como tantos aqui sou um amante dos relógios e não tenho nada contra os quartz, mas prefiro os mecânicos....
como as revisões dos mecânicos são caras (pelo menos para mim) tenho dado preferência para os quartz. E por falar neles o primeiro da fila é o inox e como a crise também me beliscou estou esperando o melhor momento.
Tenho relogios mecanicos que nunca foram para revisao e estao funcionando perfeitos há mais de 10 anos
sei la, será que precisa tanto assim levar para revisao depois de 5 anos? tenho minhas duvidas pois muito dizem que precisam ser lubrificados para nao correrem risco de algumas partes se desgastarem antes do tempo
Resumindo o que eu disse: é o excesso de bullshit da indústria que tem me cansado. E eu nem posso fazer uma lista de bullshits...
Quando você deixa de achar o "Archie Luxury" um lunático e começa a achar razão no que ele diz... se eu metesse uma máscara e fizesse um canal do Youtube, acho que seria pior que ele...
So long, suckers!
Abraços!
Adriano
Eu sou ainda muito novo nesse hobbie. Há alguns anos eu tinha uns tantos relógios que não valiam nada, todos do tipo "de quem não entende nada sobre relógios". Um dia minha casa foi assaltada, levaram todos. Por algum motivo psicológico ainda não explorado, foi nesse momento que comecei a ler e pesquisar sobre relojoaria, a buscar alguns modelos interessantes que eu pudesse pagar. Esse interesse está fazendo, agora, dois anos, e nesse tempo eu acabei arrematando alguns relógios que achava legais e que considerava "abaixo do preço normal".
Atualmente estou com seis relógios automáticos, e sinceramente acho muito. Apesar de gostar muito de cada um, é impossível dizer que use todos de forma igual.
Ver um tópico como esse é um pouco triste, pelos depoimentos dos amigos. Mas pelo menos por enquanto minha paixão pelos relógios continua, mas também não aumentarei minha coleção.
Grande abraço a todos!!!
Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Não tenho tanta gana por colecionar relógio assim. Três me servem bem. Já pensava nisto antes, e hoje, lendo este tópico, reforço meu pensamento.
Um social, um esporte e um dia-a-dia acho que são suficientes. Manter uma dupla de cada não seria mal também, pra variar quando encher de um modelo.
Mas mais que isto? Melhor não. Seria o caso então de, quando enjoar de um, trocar. Mas acumular mais que dois de cada estilo deve ser mesmo exagero, visto que a manutenção ira quebrar as pernas do caboco...
Eu acho que esse video pode nos ajudar a refletir sobre o tema.
O titulo é: O paradoxo da escolha.
Pois é... Por incrível que pareça eu ainda continuo curtindo e colecionando. E pior, nos últimos dois anos minha coleção aumentou substancialmente tanto em quantidade quanto em qualidade... Nos últimos doze meses comprei dois Breitlings e um Rolex. Aí sim, dei uma freada...
Agora, lendo o tópico me surgiu uma dúvida... Alguns falaram aqui em esperar o dólar cair para voltar a comprar. Será que com a queda do dólar os preços vão reduzir? Não acho que voltaremos tão cedo a ver o dólar em patamares de R$ 1,50 a 2,50... Logo, não acredito que o preço dos relógios irá cair nos próximos anos, por isso realizei as aquisições que citei acima.
Olá pessoal
Mais um de saco cheio. Eu já tive muitos relógios excelentes. Já perdi o sono, como se diz, planejando aquisições. Agora, depois de um tempo, eu descobri que o prazer não está em ter vários relógios mas sim em ter alguns poucos e bons. Meu número ideal neste momento é 3. Fui vendendo vários dos meus relógios e hoje tenho 3 realmente bons e um g-shock que uso direto.
O preço das manutenções e, no meu caso específico, a dificuldade pra mandar pra assistência me desanimam muito. Além dos fakes, da economia, da cultura de ostentação etc etc
Mas esse sou eu. Caso você esteja animado, eu já estive e não é ruim não. Quem estiver no mood certo é só aproveitar quando o dólar baixar e comprar.
O meu problema é que tenho prazer pela quantidade...
Gosto de ter varias versoes do mesmo modelo.... Monster laranja, preto...
Vou ficar pirado... ;D
É duro desapegar !
Citação de: automatic online 27 Agosto 2016 às 00:44:59
O meu problema é que tenho prazer pela quantidade...
Gosto de ter varias versoes do mesmo modelo.... Monster laranja, preto...
Vou ficar pirado... ;D
É duro desapegar !
Você nao esta sozinho amigo... descobrindo a cura me avisa, rs
Bom fds a todos
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Salve!
Como a minha praia são os ditos vintage a situação fica um pouco mais complicada ;D
Agora ainda sem ninguém para reformar mostradores a escassez de peças e de mão de obra, não tem colaborado para o colecionismo. Pensei em escolher um relógio novo, pagar o preço, fazer provisão mensal para a revisão que um dia irá acontecer. :o e pronto chega de correr atrás!
Mas ... ainda tenho muito apreço por eles :D :-* e não consigo me desapegar disso facilmente, portanto, vamos em frente, quebrou? Um dia a peça aparece, e vai para a gaveta, sem stress! Tem que dar prazer, senão realmente é melhor se livrar de tudo e seguir outro caminho.
Daniel
Citação de: FPiccinin online 26 Agosto 2016 às 23:05:57
Eu acho que esse video pode nos ajudar a refletir sobre o tema.
O titulo é: O paradoxo da escolha.
Realmente, FPiccinin... Esse vídeo tem tudo a ver. Não só com nossa paixão por relógios, mas com todo o modelo de vida atual mesmo.
Continuo a gostar dos velhinhos e compro sempre em media a cada três meses um Vintage de marcas que aqui na Suíça nao existem mais.
Quanto a manutenção eu sempre separo um e levo para limpeza e lubrificação quando noto alguma coisa. Geralmente os que compro com o amigo Ricardo (Relojoeiro em Berna) ja vem revisado e com garantia de 2 anos.
Tenho dado prioridade aos automáticos a corda só se me chamar a atenção.
Por enquanto, Violões, Guitarras (por ser musico) e Relógios são minhas paixões.
Não coleciono, hoje tenho apenas dois , muito bons e que gosto bastante. Mas continuo com a meta de ficar apenas com um.
Bem....
Para quem gosta de algo, o que importam quaisquer dificuldades????
Se nao tem relojoeiro... procura...
Se nao encontra pecas.... procura....
Eu colecciono relogios ha 40 anos... Vou esmorecer agora????
A Areal parou de reformar mostradores.... e fazia um baita servico... restou a Sarica..... que acabou.....
Tinha uma porrada de fornituras em Sampa...... foram acabando...
Estou me virando... faz parte do goxxxxto.....
Mas cada um pensa a seu modo...
Entao.... dafose.... o importante e o goxxxto!!!!!!!!
Ah...... e quanto aos quartz....... sejam bienvenidos!!!!!!!
Mais uma coisa a ser falada aqui.....
;D ;D ;D ;D ;D
Vao falar que aquí so toleramos mecanicos.....
Alem de meter o Pau em quem trocar as baterias!!!!!!
;D ;D ;D ;D ;D
E vai me dizer que nao e por ai?????
Abraço
Paulo Sergio
PS desculpem.... nao tenho acentos !!!!!!!
Citação de: automatic online 27 Agosto 2016 às 00:44:59
O meu problema é que tenho prazer pela quantidade...
Gosto de ter varias versoes do mesmo modelo.... Monster laranja, preto...
Vou ficar pirado... ;D
É duro desapegar !
X 2
Citação de: Cocobambu online 27 Agosto 2016 às 07:42:16
Você nao esta sozinho amigo... descobrindo a cura me avisa, rs
Bom fds a todos
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cada um com seu estilo. Eu, a cerca de 01 ano dei esta cansada que os atinge hoje, e simplesmente troquei de hobby.
Fui para a marcenaria amadora, e fazer algo com as mãos, construir, errar na medida, começar tudo de novo... isso me fez e faz bem.
Não deixei de acompanhar as novidades aqui trazidas, mas com menos desejo. Hoje com cerca de 6 relógios, dos que eu gosto e posso ter (Japas) me sinto menos afoito à compras de relógios... já de ferramentas... ;D ;D ;D ::)
Ué mas uma coisa eu nao estou entendendo o que a maioria aqui quer dizer se muitos estao de saco cheio de colecionar relogios entao o que fazem aqui no forum?
nao tem nexo isso, ou gosta coleciona, admira, ama ou nao
eu achei esse tópico meio sem pé e cabeça
como diz o estrela
é isso ai cambada kkkkkkkk
Colecionar e admirar tem lá suas diferenças.
Adoro carros antigos, participo de vários grupos de antigos e de fato já me aventurei nesse nicho.
Hoje apenas admiro e debato mesmo, vontade até dá, mas... Deixo pros que tem mais paciência que eu.
Abraços.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Facil de explicar.
Cada um faz o que quer da vida, se ta de saco cheio mas quer continuar aqui, legal.
Se ainda coleciona mas não participa mais, legal.
Se gosta de falar sobre relogios mas não gosta mais de ter ou colecionar, legal.
Enfim cada um com seus motivos.
Muito bom Vinnie... muito bom!!! ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Achei legal este tópico e embora tenha começado a "participar", que dizer, ler o fórum recentemente achei o conteúdo bem legal e ponderado.
Acredito que quem está aqui em certo grau, maior ou menor, aprecia relógios. Desconfio que este interesse não desapareça com o tempo.
Tenho esta mania por relógios também, e o problema é que neste hobby a gente acaba, pelo menos no meu caso, esbarrando no que tenho condições de pagar. Mas, não consigo colocar no pulso algo com design e qualidade menor.
Como outro colega citou, também tenho como hobby som. Mas, neste já estou com um set que me deixou plenamente satisfeito com o resultado e pelo menos a impressão que tenho é que o ganho seria marginal para um investimento. Em suma, estou satisfeito com ele e não mudo mais.
Com relógios existe esta possibilidade? Há coleção ideal? Existe uma coleção que satisfaça ?
Esse assunto foi tratado em outro tópico (que não invalida o atual, muito pelo contrário) com muita lucidez e de forma bastante franca.
Pelo exposto, diz muito mais respeito a cada um do que à crise ou a atual situação da indústria. Minha tendência foi semelhante, desde a paixão e o hábito de adquirir novos relógios (dentro do que meu bolso permite) até um certo momento onde até mesmo minha lista de desejos se viu abandonada. Não que não vá nunca mais adquirir outro, mas agora me parece mais interessante pesquisar e aprender mais do que comprar mais outros relógios que vão ficar na caixa esperando pacientemente seu turno de serviço.
Tópico anterior:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,7994.0.html
Meu tesão não diminuiu, só que minha percepção mudou.
Comprei muita coisa porque o cavalo passava encilhado. Hoje tento não fazer isso.
Tinha marcas que achava sensacionais, que atualmente não me acrescentam. Respeito-as somente. Admiração, não mais.
Quero coisas novas, claro, mas não sei exatamente o quê. E enquanto não descobro, continuo observando o mais friamente possível.
Dic
Nunca me vi como colecionador, mas sim como acumulador. O que é bem diferente.
Sendo assim, comprar e manter seguem ao sabor dos vento$$$ e a regra da caixinha, que só tem 15 lugares. Entra um, tem que sair outro.
E quando há di$$$ponibilidade, tenho uma lista de desejos bem eclética, que vai do possível (Seikos, em geral) ao desejado (Omegas, Rolexes, etc.).
Mesmo que desistisse de comprar, vendesse todos e ficasse apenas com 1 relógio, continuaria participando do fórum por diversas razões: empatia com alguns participantes, gosto pelo tema, sede de conhecimento, etc. etc.
Citação de: wrocha online 29 Agosto 2016 às 08:32:40
Esse assunto foi tratado em outro tópico (que não invalida o atual, muito pelo contrário) com muita lucidez e de forma bastante franca.
Tópico anterior:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,7994.0.html
Obrigado por indicar o tópico, Rocha. Encontrei algumas respostas ao que eu procurava.
Disponha, Godoi.
Colegas
Voltando a pergunta inicial do colega que abriu o tópico:
Se eu tivesse mais dinheiro, teria mais relógios - mas esta afirmação não é somente pelo custo de aquisição, mas sim de manutenção.
Tenho 6 relógios mecânicos da Tissot, Breitling, Rolex e Montblanc. Porém o custo de manutenção assusta o meu bolso.
Poderia com algum esforço comprar mais, mas limitei minha coleção a 6 relógios mecânicos - para entrar um tem que sair outro. Os demais são quartzo.
Relógios mecânicos me fazem lembrar aquela frase: "comprar um barco é barato, caro é manter" - a coisa é mais ou menos por aí.
Há quartz e quartz. Nem sempre eles são garantia de manutenção mais barata. Os quartz que eu tenho ou gostaria de ter, as manutenções podem ser mais caras do que a da maioria dos mecânicos das mesmas marcas...
Abraços!
Adriano
Ainda acho que o desanimo da maioria tem muito com o enfraquecimento da nossa moeda e os constantes aumentos dos fabricantes.
Hoje mesmo para brincar com peças básicas, a conta fica meio alta.
Nunca colecionei relógios. Os poucos que tenho são pra uso mesmo. Tirando os de bolso e os bem velhinhos, tenho quatro usáveis e já acho muito. Com a alta do dolar, dos preços dos fabricantes e da manutenção, não comprarei suiços tão cedo, quem sabe caio mais pro lado dos Seikos. Essa ano já peguei um Turtle, quem sabe no ano quem vem pego um Helmet..................
Boa tarde, amigos!
Bom,...
Sim,... Cada um na sua e com suas opiniões e "conflitos"... ::) ;)
Mas,...
Se me permitem dizer, e deixando claro que eu não estou "contestando" o que nos disse o Arthur...
Apenas coloco aqui o meu pensamento... E a minha atual postura e atitude proativa com relação ao ato (ou hábito... ;) :D) de acumular/"colecionar" os tais "usados".
Eu não vejo tanto como um "desanimo da maioria", o que eu digo primeiramente é que não vejo tão claramente essa tal "maioria" tão desanimada assim.
O que eu talvez prefira "ver" é uma certa recolocação de foco e, por que não, de procedimentos e posturas.
E,...
Eu repito o que eu já disse aqui há muito tempo atrás... Ao falar dos usados.
- O "mercado" dos usados mudou?
- Acabou aquela época em que (aí sim) a maioria de nós não colecionava nada, apenas acumulava de maneira quase desbragada, porque era "barato" e porque havia menos riscos? Eu falo de uma época anterior ao "fatídico" ML...
- Ficou mais "caro" manter?
- Diminuíram as ofertas de serviços de restauração (confiáveis) para os "velhinhos"?
Se a respostas a estas perguntas é sim...
E eu acredito que seja.
Eu faço outras...
- Por que não passar para novos interessados estes relógios por nós acumulados, a preços justos e "simbólicos", posto que os compramos naquelas condições?
- Por que não os passamos para novos interessados a preços "justos" (dentro daquilo que eu já mencionei) e por que não "creditarmos" como "lucro" aquele tal "durante" (a curtição e o prazer que tais relógios já nos trouxeram) e, principalmente, passamos agora a exercitar o prazer de fazer novas amizades aqui?
Mas,...
Opiniões pessoais, apenas...
::)
De minha parte tentando não "assoprar" a chama. ;)
Aliás, muito o contário, meus "cumpadis"! 8)
Abraços!
Alberto
Aí sim, bela opinião Alberto e posso dizer que vc está pondo em prática essa sua opinião. abraço.
O meu problema é o mesmo do amigo Automatic, quero ter vários modelos, não estou preso a valores ou marcas gosto de relógios e pronto!!!
Abraços
Elpeixe
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sim, continuo e com muita satisfação.
Hoje eu teria comprado os mesmos relógios e em mesmo número??
Provavelmente não!
Mas que dá um friozinho gostoso na barriga e um comichão danado quando pego nas mãos determinados relógios, ah isso dá!!!
E comprar o bichinho e colicá-lo no pulso??????? Gostoso de mais!!!!
É isso aí.
Il Capo.
Habitualmente o desinteresse por coleções está ligado a frustrações.
Não consigo comprar aquilo que eu desejo...achei que esse bem seria para a "vida toda"...não posso usa-lo por insegurança...não posso usa-lo pois serei taxado de fútil....
Estou com o TUZ40, o cenário econômico e financeiro faz com que tudo que seja supérfluo seja sucumbido e as coleções de um modo geral são o topo da lista dos desnecessários.
Eu já passei à tempos da loucura de querer ter...hoje namoro, planejo, namoro mais um pouco e quando dá eu vou lá e compro. Hoje sou bem mais feliz por isso.
Relendo o tópico anterior, vi que minha percepção não mudou. Pelo menos não totalmente... O que ainda me move é o conhecimento e pessoas que conheci e vou conhecer no meio. O comprar um relógio por ano do tópico anterior? Bem... Já se vão dois anos e não comprei nada.
Flávio
Ótimo tópico!
Ando também meio de saco cheio, acho que, igualmente como o Vinnie, nem tenho mais tesão de olhar vitrines, experimentar um modelo...
Vai fazer um ano, ou já fez, da minha última aquisição...
Muitos modelos me chamaram a atenção nos últimos meses, mas por nenhum pensei seriamente em puxar o gatilho da compra.
Nem mais variar o pulso...tenho usado direto um Seiko há uns 6 meses!
Talvez seja a crise, talvez seja a altíssima exposição que eu tive, seja de compra, venda, o fato é que realmente não tenho mais tanto espaço para minha paixão por relogios no dia a dia...
Certamente vai voltar, como outro colega disse, é cíclico...
Continuo quase diariamente olhando nosso fórum, e ainda um ou outro internacional que curto, mas muito mais para saber o que tem de novidade, nada de aprofundamento em alguma discussão ou tema.
Abs
Alfredo
Cada vez mais me interesso por divers quartzo, antigos, Seiko ou Citizen.
Os mecânicos que queria, já tenho(bom, claro que não todos, mas para mim tá OK)
Basicamente fixo-me só quando a Seiko faz algo novo nos divers e pouco mais, vou lendo alguma coisa, espreitando umas vitrines.
Algumas marcas tão "loucas"...lembro de comprar(há meia duzia de anos, se tanto) Oris divers chrono 1000m em titanio, com 7750, por 2000 paus. Agora espreito e vejo Oris divers chrono, modelos em aço, 500m, com o 7750 da selita(acho que é ws500) por + de 4000... :o :o ??? ::)
Ou seja, baixam de 1000m para 500, subistituem titanio por aço, e dobram o PVP. Vão-se *****
Ou seja, a paixão segue mais ou menos com a mesma intensidade, se bem que por outros caminhos.
Abraços,
Correia