O tópico já foi discutido aqui, mas como está rolando uma prosa no tópico sobre "qual relógio está usando hoje", resolvi voltar ao tema.
Os mostradores do Royal Oak, todos, poderiam muito bem ser feitos através de estamparia. Ninguém iria notar nada... Minto: o olho treinado talvez notasse algo. Melhor: com o advento das fresas CNC, poderia ser feito numa delas em pouco tempo. Mas não...
O legal desses mostradores, para o conhecedor, é saber que são feitos em pantógrafo, uma máquina do tempo que Adão rodava peão. Aliás, sobre pantógrafo, eles estão na gênese da produção "em massa" de relógios. Antigamente, digo antigamente mesmo, cada peça era individualmente produzida, e isso gerava discrepâncias e absoluta falta de intercambiabilidade. A Vacheron Constantin, então, contratou o engenheiro Leschot para solucionar o problema. O que ele fez foi adaptar o pantógrafo, que havia sido inventado pouco tempo antes, às necessidades da indústria relojoeira. Aliás, esse pantógrafo, talvez o primeiro usado na indústria suíça, ainda existe e está no museu Vacheron em Genebra, o vi com meus próprios olhos quando lá fui.
Vejam aqui sobre a evolução da Vacheron (o pantógrafo está no ano de 1839).
http://arlloufill.com/pages/vacheron-constantin
Como funciona? Ao invés do cabra ter que fabricar cada peça individualmente, limando um pedaço de latão até o formato adequado, o mestre relojoeiro produz um "molde" em bronze, muitas vezes maior que o tamanho da peça que quer fazer. Através de um sistema de paralelogramos, o formato "contido" no disco de bronze é "transferido" para o latão. Uma imagem diz mais do que palavras.... Fui à Wikipedia e, vejam só, nem precisa entender inglês, o Gif é auto explicativo (neste GIF o caminho feito é o contrário, saindo de um molde pequeno para um maior. O raciocínio é o mesmo...). Vejam:
https://en.wikipedia.org/wiki/Pantograph
E aí chegamos à Audemars... Como disse, nos primórdios o pantógrafo foi usado para dar melhor acabamento, padronização e maior volume de produção numa linha. Hoje não... Aliás, desde que foi criado o Royal Oak, nos anos 70, pois nessa época não havia também fresas computadorizadas CNC...
A AP, então, ainda utiliza o pantógrafo e, reza a lenda, CADA, eu disse CADA mostrador de Royal Oak (e aí imaginem quantos são feitos em TODAS AS LINHAS) demora 40 minutos para ser feito numa máquina velha. Dizem que é do século XIX. Não duvido. A única coisa que foi adicionada é a eletricidade e motor para movimentar o troço, pois antigamente era na mão.
E encerro a explicação com um vídeo da marca, abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=K0uW37FnCLM
Flávio
Excelente Flavio... obrigado por aumentar 20x minha vontade em ter um
Esse video é incrivel, porem a AP ja esta usando em algumas de suas peças o dial estampado, se eu nao estiver errado os ROO usam estampa, pode ver que o trabalho alem de + gorsseiro nao tem o acabamento do dial dos RO que esses sim sao feitos como nesse video acima.
Obs: posso estar falando besteira, porem eu li isso em algum lugar.
Enviado da sacolandia, coçando no momento!!!!!!!
Realmente, é sensacional ver o esmero que empregam na produção deste mostrador... Apesar de achar o preto mais bonito, concordo que não daria pra apreciar tamanha beleza quanto no prata ou azul!
Parabéns para os colegas que possuem esta joia!
Abraços e, como sempre, obrigado pelas explicações, Flávio!!
Eu sempre achei os mostradores da rolex lindos, as cores, a disposiçao dos indexes a profundidade que alguns possuem, porem o da AP é incrivel, é simples assim hahahahah
Enviado da sacolandia, coçando no momento!!!!!!!
Muito legal! Nunca tinha notado essa complexidade dos mostradores do Royal Oak. Só espero que não me dê (muita) vontade de ter um...
Não é do caráleo?
Mas realmente salvo engano, os Mega-tapisserie são estampados. Não tenho certeza.
Abraços!
Adriano
Esse video da AP é simplesmente espetacular!
Obrigado por compartilhar, Flavio!
Putzzz, sensacional o vídeo.
Sensacional........... :o :o :o
AP é um espetáculo, e esse vídeo mostra isso.
Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Citação de: Adriano online 03 Março 2017 às 18:58:38
Não é do caráleo?
Mas realmente salvo engano, os Mega-tapisserie são estampados. Não tenho certeza.
Abraços!
Adriano
Isso Adriano, os mega-tapisserie que equipam os ROO são sim estampados.
Esse video é foda mesmo. Ele contribuiu e muito na minha decisao de comprar meu AP Royal Oak.