Como já discutimos aqui, não basta colocar o lubrificante no local, este deve permanecer lá durante a movimentação de pivôs e engrenagens do movimento. É por isso que se o relojoeiro não tem a técnica adequada ou os instrumentos, o relógio pode funcionar bem por algum tempo e, depois, não mais. O epilame é um tratamento químico que o relojoeiro faz antes de aplicar a lubrificação, através da colocação da peça em uma solução. Após, por tensão superficial, a gota de óleo permanecerá no local na qual foi aplicada, sem ser "arrastada" pelo atrito para outro ponto. Vejam essa foto de uma levee e roda de escape que, como sabem, estão em constante movimento. Percebam as diminutas gotículas de óleo onde devem estar. Sem epilame, o simples atrito, que é o cerne do impulso em um escapamento de âncora, já teria deslocado o óleo para fora da superfície de contato.
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Bacana, não sabia Flavio.
O Vídeo abaixo explica bem a técnica.
Watch repair: Fix o Drop experiment AKA Epi Kote AKA EPILAME [Rolex]
https://www.youtube.com/watch?v=mB-OB1tTRfw
Mais uma foto que vi hoje de um relojoeiro, explicando que a maioria dos movimentos recebe um tratamento na fábrica que resiste até a lavagem em máquina. O óleo na foto não está escorrendo, permanece onde foi colocado.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190418/f8949d1b054068ffefb183ba9c9c697e.jpg)
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Citação de: flávio online 18 Abril 2019 às 09:55:30
Mais uma foto que vi hoje de um relojoeiro, explicando que a maioria dos movimentos recebe um tratamento na fábrica que resiste até a lavagem em máquina. O óleo na foto não está escorrendo, permanece onde foi colocado.
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Bom dia mestre.
Me desculpe, nós leigos não conseguimos ver onde está o óleo.
A bolinha vermelha
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8) 8) 8) 8) 8) 8)
que showwww