Complicação curiosa nestes novos Tonda: calendário anual junto com cronógrafo. Eu sinceramente não lembro de outra marca que faça isso... Os designs da Parmigiani, em que pese a altíssima qualidade de execução de tudo que fazem, da caixa aos movimentos, costumam ser muito polarizadores. Eu particularmente não gosto da maioria, mas acho os Tonda clássicos bem interessantes. E não é que gostei deste crono? Vejam que ele tem um modo peculiar no segundeiro, uma vez que, para dar espaço à indicação de ano, é utilizado apenas um ponteiro, sendo que o "contrapeso" faz as vezes de ponteiro principal na escala, que só existe na parte superior. É uma solução simples mas engenhosa... Concordo com o SJX, neste mundo maluco de preços de alta relojoaria, o valor é até justo, uma vez que o mostrador tem guillhoche, o rotor é em ouro 22 k e o acabamento, como em todo Parmigiani, de altíssimo nível. Gira em torno de 18 mil Trumps.
O modelo sem ser cronógrafo tem o mesmo estilo de contador, meio inútil aí, porque serve apenas para manter a existência de um escrito automatic (e para ser diferente, claro). O preço já não me pareceu tão convidativo, apesar de toda qualidade da Parmigiani: cerca de 13 mil Trumps. Gostei também do modelo.
https://watchesbysjx.com/2020/07/parmigiani-tonda-gt-tondagraph-gt.html
O relógio do MIH é um crono com calendário anual. Modificação da ETA 7750.
O relógio ficou bonito e bem acabado. O segundeiro ficou muito bacana, mas realmente só tem sentido no crono com calendário anual.
Mais
https://www.hodinkee.com/articles/parmigiani-fleurier-tondagraphe-gt-annual-calendar-chronograph-live-pics-pricing-introducing