Ah Flávio, todos já sabem essa história, já foi contada trocentas vezes no FRM desde sua criação, lá no longínquo ano de 2001... Não é bem assim... O que já foi contado diversas vezes é a tal história da "Gangue Patek" e o sistema de consórcio criado para vender os relógios.
Não faz uns dois meses, porém, entrei em contato com o Gravina, que era ativo aqui, e questionei-lhe: pô Gravina, e o que causou a falência da empresa? Onde foram parar seus herdeiros, o seu estoque, etc?
Pois é... Isso nunca havia sido contado e mesmo o Gravina, que é uma enciclopédia desses assuntos, não fazia a mínima ideia.
Aliás, eu tenho uma revista da Patek aqui, coisa oficial, lá dos anos 2000, na qual a marca mandou um jornalista ao Brasil para investigar toda história da joalheria Gondolo e... Artiguinho mais furreca, no qual o cara se reduz à sua insignificância e não esclarece %$#¨*** nenhuma!
E então, há um mês, o colecionador Carlos Torres esmiuçou todos os arquivos jornalísticos do Brasil (o cara é português, mas todo nosso arquivo jornalístico está digitalizado e disponível a todos na internet) e reconstruiu toda a história, da fundação da empresa à sua derrocada que, como não poderia deixar de ser, tratando-se de empresa brasileira, envolve um monte de práticas ilegais no fechamento das portas.
A longa pesquisa, dividida em 3 artigos, foi publicada no site Collectability, em inglês. Mas hoje, basta ao não fluente na língua clicar no botão direito do mouse e traduzir tudo pelo Google. Fica muito bom.
Vale MUUUUUUUUUUUUUUITO a pena ler:
https://collectability.com/education/gondolo-labouriau-and-patek-philippe-the-untold-story-of-a-legend/
https://collectability.com/education/part-2-gondolo-labouriau-and-patek-the-untold-story-of-a-legend/
https://collectability.com/learn/part-3-gondolo-labouriau-and-patek-philippe-the-untold-story-of-a-legend/
Se fala muito dos relógios de bolso da Gondolo, mas para a minha surpresa eles também venderam relógios de pulso:
(https://assets.phillips.com/image/upload/t_Website_LotDetailMainImage/v1/auctions/CH080218/149_001.jpg)
Sim. A linha existe até hoje!
Flávio,
Que história fantástica! Muito obrigado por compartilhar.
A Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional é fabulosa. Há dois anos eu consegui descrever a vida de dois irmãos que são antepassados de minha esposa (a bisneta de um dos irmãos casou-se com o bisneto de outro irmão) apenas consultando os jornais disponíveis na Hemeroteca. Eles chegaram ao Brasil na primeira metade do século XIX e boa parte da vida dos dois estava descrita nos jornais.
Um abraço,
Leandro
Cara, e quantidade inacreditável de anúncios antigos que existe lá? Tem um cara no instagram que está colacionando tudo, vale a pena segui-lo
@fogaca_chrono
MFogaçaChrono
Outra dica excelente. Comecei a seguir este perfil.
Um abraço,
Leandro