Foram divulgados os finalistas do Grand Prix d'Horlogerie de Genève 2022. Achei alguns relógios desta edição bem legais. Segue link do artigo publicado na Espiral do Tempo:
https://espiraldotempo.com/grand-prix-dhorlogerie-de-geneve-2022-os-nomeados/
Avaliando simplesmente pelo visual, escolheria:
Ladies: Konstantin Chaykin Harley Quinn
Calendar and Astronomy: Krayon Anywhere
Artistic Crafts: Voutilainen Ji-Ku
Challenge: Tudor Ranger
Pelo visual apenas pra mim só se salvam 2: o Zenith 135 e o Tudor Ranger. O resto é exagerado ao extremo ou sem sal.
Não chego a tanto... Mas sem analisar demais os escolhidos, minhas opções por categoria seriam:
Tonda FP Automatic (apesar de este relógio não ter nada demais, ser o mesmo Tonda de sempre, em tamanho reduzido para mulheres)
Hermés Arceau, porque a complicação e visual geral do relógio é muito legal, mas... Hermés para mim é marca de bolsa, se estivesse votando, seria no Andersen
Akrivia: o relógio não mudou muito, mas mudou... E ainda acho, até hoje, um dos top 10 no mercado atual. Menção honrosa para o Zenith 135 e Silvain Pinaud
Hermés de novo, pelos mesmos motivos acima
Na categoria Iconic, não gostei de nada. Abstenho-me de votar hahahahaha
Turbilhão, o Moser
Calendário, o Krayon, pela complicação, muito embora ache o Arnold and Son mais bonito
No mechanical exception, também não gostei de muita coisa, mas acho que o Berthoud é mais interessante, muito embora o Ressonância da AS seja bem legal (preferia o modelo antigo)
Cronos, o da MBeF é muito legal, mas pelo visual iria no bom e velho Breitling
O Grand Seiko entre os divers, embora não tenha visto graça na maioria
Jóia, o Bulgari
Voultlainen nas jóias (muito embora eu ache o trabalho do Van Cleef mais interessante)
Petit Aguile difícil, não gostei de nada... O Trilobe? Será? hahahaha
No Chalenge, o MAD, pelo hype criado e desafio. Mas se fosse para usar, o Massena
Nos relógios, o Mathias Naescke, acho massa esse relógio. E gosto muito também do Utinan.
No final das contas, o prêmio do Grand Prix de Horlogerie não deve ser levado muito a sério, sobretudo de uns tempos para cá, no qual as categorias cresceram tanto que é difícil até escolher algum modelo global. Mas da lista toda, eu certamente optaria pelo Akrivia, que se não é inovador, pelo contrário, é uma evolução do modelo anterior, é um relógio que certamente eu gostaria de ter se tivesse recursos ilimitados.
Complementando o comentário final de Flávio, um fator que deve ser lembrado é que os relógios para participarem tem que ser inscritos no prêmio pela respectiva marca.
Ou seja, a participação no concruso não é exatamente por mérito, relevância, ou alguma pré-seleção mais abrangente... e sim, por estratégia e decisão de marketing das marcas que inscrevem seus relógios.
Se não me falhe a memória Rolex e Omega, por exemplo, nunca se inscreveram.
Pois é... O grande problema do GP é que os jurados não estão 100% livres para escolherem o que bem entenderem, mas limitados, como nós, a optar por uma lista de pré selecionados. Por falar em Akrivia, eis um artigo novinho no Quill And Pad
https://quillandpad.com/2022/09/24/akrivia-rexhep-rexhepi-chronometre-contemporain-ii-rrcc-ii-it-looks-similar-to-its-predecessor-but-everything-is-new/?utm_source=Quill+%26+Pad+subscribers&utm_campaign=84345179e3-25+Sept+2022&utm_medium=email&utm_term=0_0fdcb5818f-84345179e3-143581029
Saíram os vencedores. Para dizer a verdade, eu sinceramente não tenho dado muita bola para isso há muito, pois criaram tantas categorias, que a impressão que se tem é que TODOS os relógios lançados num ano acabam sendo indicados. Para dizer a verdade, nem sei quais são os critérios de escolha dos jurados e para escolha dos concorrentes, mas... Fica aqui o registro dos vencedores. Minhas escolhas bateram com várias aí, diga-se de passagem.
https://espiraldotempo.com/grand-prix-dhorlogerie-de-geneve-2022-os-vencedores/
A maioria dos vencedores fazem tudo, menos marcar as horas com legibilidade...
Acertei alguns mas a minha aposta no Tudor Ranger que tinha como certa nos relógios mais acessiveis não se concretizou. No geral gostei do resultado e ainda acho legal o evento para dar uma ideia do que acontece no mercado e as tendências.
Para mais detalhes tem aqui o link do site oficial:https://www.gphg.org/horlogerie/
O canal do YouTube Relógios Sem Fornteiras acompanhou o evento ao vivo e embora o audio e qualidade do video não estejam das melhores, achei legal porque tem comentários simultaneos em português do canal.
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=dr2q3pfCrTY&t=772s
Saudações,
Jefferson.
E mais um link bem bacana, agora do Instituto Portugues de Relojoaria (IPR) com foto, breve descrição e video de cada um dos vencedores.
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/grand-prix-d-horlogerie-de-gen%C3%A8ve-gphg-os-vencedores
Mais um artigo da Espiral do Tempo, agora bem detalhado sobre os vencedores do GPHG 2022, com destaque especial para o sucesso de Max Büsser que se consagra como um dos grandes nomes da atualidade.
https://espiraldotempo.com/gphg-max-atingiu-o-maximo-e-outras-historias/