Me deparei com esse vídeo no YouTube, contanto a história dos relógios pneumáticos de Paris e sua interessante maneira de sincronia em toda a cidade através de canos no subsolo.
Muito interessante.
https://www.youtube.com/watch?v=gol_p2aWrJg&ab_channel=PrimalSpace
Impressionante! Nunca tinha ouvido falar.
Dá a impressão que o universo da relojoaria é infinito.
Maneiro demais. Eu também não tinha conhecimento dessa infraestrutura.
Nunca tinha ouvido falar também. Um cabra enviou-me um direct a respeito no Insta, e guardei para eventualmente fazer alguma pesquisa e depois escrever sobre o assunto, sobretudo porque parece um troço completamente fora da casinha, numa época na qual, por exemplo, Londres já usava (meia bomba o sistema, diga-se...) cabos telegráficos para isso.
Flávio
Engenhoso e complexo para a época, imagino o trabalho que deu para ajustar tudo isso, mas apesar de hoje ser corriqueiro, na época manter um relógio na hora correta era bem difícil, e acabava que o sino da igreja era melhor forma de sincronizar seu relógio, há pouco tempo atrás essa ainda era uma realidade dos pequenos municípios aqui no Brasil. Abs
Muito legal, também não conhecia, nem fazia ideia desta possibilidade. Realmente o sistema é bem complexo e fico imaginando o trabalho que dava para fazer manutenção e o problemão quando ocorria algum vazamento numa destas tubulações, tanto para localizar o vazamento, como reparar sem deixar os relógios desta mesma rede sem funcionar. A engenhosidade humana sempre me surpreende.
É ótimo, é a primeira vez que ouço e conheço um sistema tão complexo. Por onde devo começar a pesquisar mais?
No Youtube. Há alguns artigos também na rede. Se e somente se você não for um bot hahahahaha Mas enfim....