Apenas por curiosidade, porque a Technos e até a Orient fazem modelos enormes, com 44mm ou mais. Principalmente nos modelos de entrada e intermediários. Vejo vários modelos que compraria, mas desisto quando vejo os tamanhos. Acredito que muita gente deve compartilhar desse dilema.
Sempre acreditei que o tamanho ideal de caixa é entre 38 e 42mm e realmentetem multa coisa fantásticanesta faixa, porém a toda regra existem exceções, o Omega PiePan tem 35mm e é maravilhoso, tenho um B-Uhg B com 47mm e o acho fantástico, acho que a dependerdo modelo a regra de tamanhoperde umpoucoo sentido. Cada caso um caso, e o que é confortável pra mim pode não ser prá outrem. Como referencia tenho 1.91m e peso 128kg.
()s
É aquela história, em regra a pessoa não vai almoçar o mesmo prato todos os dias, é bom ter certa variedade. Se utilizo um relógio pequeno por uma semana, depois disso, mesmo um de 40' soaria grande, mas no começo apenas, e pelo contraste... em termos de hábito a coisa se assenta.
De todo modo, acredito que a Orient trabalhe numa margem boa até.
Gosto das linhas Spirit-Longines e Black Bay-Tudor, ambas dispõem de alguns casos de mesmos relógios, dimensões diferentes. Daí, fica bem a gosto do freguês. Lançaram um Flyback (https://www.longines.com/watches/spirit/spirit-pilot-flyback)de 39mm, sendo que há uns anos Longines tinha certos cronógrafos de 44, 45mm, da coleção Master.
Além do mm da caixa, gosto de olhar também e sobretudo altura e distância entre os pinos.
Quanto à altura, além de questões de ergonomia e aparência, talvez isso denote sofisticação do movimento. Não me entra na cabeça o Tentagraph da Grand Seiko ter 15,4 de altura. Nessa faixa de preço, não.