Acho que todos aqui lembram o desastre de Chernobyl. É um fato que nunca se comentou muito porque o regime totalitário da então URSS tentou de todo jeito abafar o fato. A Europa só ficou sabendo quase 2 semanas depois, quando o fallout radiativo começou a atingir os países da Europa Ocidental. Foi uma tragédia sem tamanho, e muito provavelmente o PIOR desastre ambiental da história do mundo.
Há alguna anos atrás, quando eu ainda tinha moto, eu me deparei com essa página: http://www.kiddofspeed.com/chernobyl-revisited/
É o relato de uma maluca que "costuma" visitar Chernobyl de moto ::). Independente do juízo mental da autora ou do seu inglês de camarada, vale a leitura para se entender um pouquinho de quão feia foi a tragédia. É bastante coisa, mas acho que se vê tudo em uns 20 minutos.
:-\
Esse site é bem antigo, lembro-me de ter lido ele há uns 5 ou 6 anos atrás. Eu já estudei bastante sobre o acidente de Chernobyl e o reator RBMK, tenho vários documentários e etc. Essas visitas à zona de exclusão são de arrepiar. Eu teria a mãnha de fazer uma visita dessas. Tomando-se certos cuidados, não é perigoso.
Para se ter uma idéia, o primeiro alerta sobre o acidente, fora da cortina de ferro, aconteceu quando alarmes dispararam em uma usina na Suécia (Forsmark). Todos entraram em alerta e começaram a rastrear as detecções. Logicamente a atenção se voltou para o conteiner do reator e imediações, mas perceberam que os níveis eram mais altos perto da entrada de funcionários da usina. Ao inspecionar as roupas dos funcionários, seus sapatos eram os itens mais contaminados. O que de princípio deixou todos confusos, logo algumas peças se encaixaram e ficou claro que a radiação estavam vindo de fora da usina, trazida para dentro da usina pelos sapatos dos funcionários que chegavam naquela manhã para trabalhar: a radiação estava caindo sobre o solo por todo lugar. Detecções em outros países foram "ligando os pontos" e direcionando a origem do "vento radioativo" para o inteior da Ucrânia... o resto é história.
Abraços!
Adriano
Adriano, você pode até ter coragem para ir lá, mas eu NÃO CHEGO NEM PERTO!!!
Cara, esta mulher é completamente pirada!
Mas a página é muito interessante. Ainda bem que existem estes malucos para nos mostrar o que não arriscamos olhar de perto!
Valeu por compartilhar Luciano!
Um abraço
Paulo, exposição à radiação é que nem mergulhar, seguindo as tabelas não tem erro.
As fotos do jardim de infância são as mais pesadas na minha opinião :(.
Citação de: broker online 18 Setembro 2009 às 17:34:22
Paulo, exposição à radiação é que nem mergulhar, seguindo as tabelas não tem erro.
É verdade, é uma questão de intensidade e tempo de exposição. Uma das coisas mais importantes é manter-se sobre pisos pavimentados, e não pisar em grama ou terra, onde a concentração de radiatividade é muito mais alta. Não ficar muito tempo dentro de casas ou apartamentos contaminados, evitar aspirar partículas de qualquer espécie (evitar espalhar poeira), não tocar em nada com as mãos e principalmente não levar a mão à boca sem antes se lavar bem.
É comum que a radiação ou a hipótese de contaminação gere sensação de pânico. A mim causa um misto de pânico com fascínio. Sei lá por quê.
Abraços!
Adriano
Também pode causar luminiscência ;D.
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Citação de: paulorocha online 18 Setembro 2009 às 17:21:55
Adriano, você pode até ter coragem para ir lá, mas eu NÃO CHEGO NEM PERTO!!!
Ah, uma sugestão ao Adriano: se for pra lá, faça os filhos que tiver de fazer antes, ok? Vai que dá m**** depois... ;D
Um abraço,
Igor
Eu vi um documentário no ano passado sobre Chernobyl. Impressiona conhecer todo o trabalho realizado lá após o desastre.
Acho que iria até lá, sim. E sem medo: já tenho dois filhos!
Dei uma olhada no site... só não entendi como a garota entrou lá. Afinal, a cidade está isolada ou não? Pq, se for "fácil assim", ano que vem monto minha barraquinha lá!!!
Citação de: igorschutz online 18 Setembro 2009 às 19:02:41
Citação de: paulorocha online 18 Setembro 2009 às 17:21:55
Adriano, você pode até ter coragem para ir lá, mas eu NÃO CHEGO NEM PERTO!!!
Ah, uma sugestão ao Adriano: se for pra lá, faça os filhos que tiver de fazer antes, ok? Vai que dá m**** depois... ;D
Um abraço,
Igor
Não tem problema, eu mando fazer um cuecão de chumbo "custom-made". Deve assar um pouco, mas preservo a perpetuação do "clã".
;D ;D ;D
Abraços!
Adriano
Salve!
Pessoal,
Eu estava, em visita, na Suécia (Estocolmo) quando a "caca" aconteceu.
O mais impressionante é que os suecos, que já estavam com as barbas bastante de molho com os "soviets" desde muito tempo, detectaram a coisa de imediato.
Na primeira fumacinha. Eles já levantaram as orelhas...
Os ucranianos ainda "desmentiam" e "minimizavam" a coisa e a suecada já tinha certeza de que o "imbróglio" era mesmo dos grandes!
Eu confesso que, mesmo relativamente longe, eu fiquei cabreiro paca´s.
Um colega, da companhia brasileira, que estava lá comigo, já de volta e passado algum tempo (mais de ano) começou a perder os cabelos (calvice normal, diga-se)...
...Mas até hoje ele não escapa das minhas "gozações".
Do tipo,...
Vu só?
Quem mandou você ficar naquela chuva ácida sem capacete?
Não seguiu o meu conselho,... Sifu!
Afff!
Tá louco, Sô! :P
Abraços!
Alberto
Eu conheço uns pessoal que trabalham na área de radiologia de uma clinica de ortopedia, e eles me disseram que trabalham um semana e folga a outra, e o interessante que no crachá de indêntificação deles tem um medidor de radiação que mede o quanto eles ficaram expostos a radiação dos equipamentos da clinica ai dependendo do nivel eles são liberados para a folga na hora ai voltam dentro de uma semana !!
Se em uma clinica tem esse critério por causa da radiação que já é considerada altissíma para o nó humanos!!
Imaginem lá em Chernobyl ?!?! ???
Abraços
Cigano!!
Rapaz... a menina é "cuiúda"!!! ;D ;D ;D
Eu não teria o mínimo tesão de ir a um lugar desses!!!
Abraço
Paulo Sergio
Eu também já tinha visto este site, muito interessante.
Agora, imagina se dá um "probleminha" na moto, ou um
"tombinho" e fica difícil voltar no prazo seguro.....
abs
Glauco