Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Murão online 17 Outubro 2009 às 21:36:59

Título: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 17 Outubro 2009 às 21:36:59
Meu Black Monster morreu hoje de manhã :'(. Estava usando o relógio normalmente, desde quinta-feira. Não houve nenhum impacto, não sei o que pode ter causado sua morte súbita. Às onze horas e quarenta minutos da manhã de hoje, olhei para o relógio e ele ainda marcava dez e meia. Não acreditei no que vi: o ponteiro de segundos estava imóvel. Tirei do pulso, dei uma balançada e ouvi um barulho estranho, como se algo estivesse solto (será que é impressão minha?). Toda vez que eu dou um chacoalhão nele, o segundeiro anda uns cinco segundos e pára.

O relógio foi comprado em uma relojoaria daqui de São Paulo em 31/07/09. Paguei caro, mas veio com garantia. É uma peça produzida aqui no Brasil e, agora, só me resta levá-lo à assistência técnica da Technos para solicitar o reparo. Veremos...
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: HumbertoReis online 17 Outubro 2009 às 21:39:38
Que zebra...
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 17 Outubro 2009 às 21:45:53
Funcionou bem por dois meses e meio  :-[.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: julianobernartti online 17 Outubro 2009 às 21:52:49
putz! que azarão em!
meus pêssames!  :'( :( :(
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: lio online 17 Outubro 2009 às 22:11:42
sinto por sua perda, mas em breve ele estará de volta.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Glauco GM online 17 Outubro 2009 às 22:23:04
Uma vez meu BO ficou doidão, adiantando muito.
O pessoal do fórum indicou fazer uma desmagnetização e foi o
suficiente. Espero que vc tenha sorte também em recuperá-lo.
Algum dos amigos com mais experiência poderá orientá-lo.

abs

Glauco
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: automatic for the people online 17 Outubro 2009 às 22:26:43
Murao:

Nao entendi....foi um SEIKO monster q morreu? Fabricado no Brasil? Assistencia da Technos?

Abracos

Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 17 Outubro 2009 às 22:44:06
Citação de: automatic for the people online 17 Outubro 2009 às 22:26:43
Murao:

Nao entendi....foi um SEIKO monster q morreu? Fabricado no Brasil? Assistencia da Technos?

Abracos


[/quote

Hehe, isso mesmo. Um Seiko Monster fabricado pela Technos em Manaus. A Technos é responsável pela assistência técnica dos Seikos no Brasil, vamos ver se os entendidos do fórum nos explicam melhor essa história.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 17 Outubro 2009 às 22:45:38
Citação de: automatic for the people online 17 Outubro 2009 às 22:26:43
Murao:

Nao entendi....foi um SEIKO monster q morreu? Fabricado no Brasil? Assistencia da Technos?

Abracos


Hehe, isso mesmo. Um Seiko Monster fabricado pela Technos em Manaus. A Technos é responsável pela assistência técnica dos Seikos no Brasil, vamos ver se os entendidos do fórum nos explicam melhor essa história.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: DART online 17 Outubro 2009 às 23:07:27
Citação de: automatic for the people online 17 Outubro 2009 às 22:26:43
Murao:

Nao entendi....foi um SEIKO monster q morreu? Fabricado no Brasil? Assistencia da Technos?

Abracos


Quem faz a assistência da SEIKO no Brasil é a Technos por incrivel que pareça. E a meu ver é péssima( tive o Skydiver quando lançou e morreu afogado em Cabo Frio na beirinha >:(, levei na autorizada pois estava na garantia, e não garantiram que ficaria impermeável >:(, vendi dois dias depois para um amigo que não mergulha, nem chuva  toma com o relógio ;D. Abraços.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 18 Outubro 2009 às 09:34:10
Salve!

A Seiko tinha realmente uma fábrica em Manaus.

Durante o período da sua existência, esta fábrica era até apresentada por eles com um certo "orgulho".
Vide a referência a isso na "Linha do Tempo" que relata a história da empresa no seu próprio site.

Mas,...
Um belo dia,...
"Avaliando melhor" a situação,...
A Seiko decidiu sair do mercado brasileiro, como fabricante.

Vendeu as instalações lá em Manaus para a Technos (apenas a parte física da coisa – a instalação fabril).
E passou a vender por aqui (nas lojas) apenas alguns dos seus modelos importados.

No meio tempo, os relógios da marca continuaram sendo importados por terceiros (digamos... por canais alternativos - a popular "muamba").


E aí, apesar do meu respeito pela marca Seiko,...
Eu tenho que admitir.  >:(

Eles fizeram (para os amantes da marca que a sustentaram aqui no Brasil por longos anos...) a grande "desfeita" (eu sei que "business is busines"... mas, eu como fã não gostei!  :()

Eles passaram (apenas) a assistência técnica dos relógios da marca para a Technos.

O problema?
Bem...
A Technos (dos dias de hoje, não a dos "bons tempos") não cuida muito bem nem mesmo dos seus próprios modelos...
Quem dirá dos da Seiko. Não há pecas, etc, etc, etc.

Quanto à fabricação, recente - após o que eu comentei aí acima, eu desconheço.

Abraços "seikófilos" (apesar de tudo) a todos!
Alberto


PS:
Se o relógio está na garantia, não se preocupe muito, mas leve-o de imediato à assistência técnica.
Eu estou certo de que o movimento será pura e simplesmente trocado.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 18 Outubro 2009 às 13:54:57
Valeu Alberto, não conhecia essa história!
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: solano online 18 Outubro 2009 às 19:35:03
Citação de: Murão online 17 Outubro 2009 às 21:36:59
Meu Black Monster morreu hoje de manhã :'(. Estava usando o relógio normalmente, desde quinta-feira. Não houve nenhum impacto, não sei o que pode ter causado sua morte súbita. Às onze horas e quarenta minutos da manhã de hoje, olhei para o relógio e ele ainda marcava dez e meia. Não acreditei no que vi: o ponteiro de segundos estava imóvel. Tirei do pulso, dei uma balançada e ouvi um barulho estranho, como se algo estivesse solto (será que é impressão minha?). Toda vez que eu dou um chacoalhão nele, o segundeiro anda uns cinco segundos e pára.

O relógio foi comprado em uma relojoaria daqui de São Paulo em 31/07/09. Paguei caro, mas veio com garantia. É uma peça produzida aqui no Brasil e, agora, só me resta levá-lo à assistência técnica da Technos para solicitar o reparo. Veremos...


Amigo

Meus pêsames ! :'( :'(  Existe, aqui pertinho da minha casa, um CEMITÉRIO de relógios, muito bom ! Lugar arejado, distinto mesmo ! Seu MONSTER ficará na ala da família monstro ( aquela que fez sucesso na TV ), junto ao Vôvô... Frankstein tá sempre por lá ! Gente boa mesmo, já tomei uns " blood Mary " com ele. Fique tranquilo e me envie o falecido prá mim, prometo rezar uma missa e tentar ressucitar o cidadão ! :D :D :D Até porque MONSTER não morre... DESCANSA !!! ;D ;D ;D ;D

Abs,
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 18 Outubro 2009 às 20:52:07
Murão...
Leve-o no Carregalo rapaz!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Enéias online 18 Outubro 2009 às 20:56:17
Citação de: Paulo Sergio online 18 Outubro 2009 às 20:52:07
Murão...
Leve-o no Carregalo rapaz!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Como ainda está na garantia eu recomendo que use "os canais competentes". Será resolvido sem muito aborrecimento.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 19 Outubro 2009 às 21:07:06
Capítulo 2:

Hoje levei o cadáver (;D) do Monster na assistência da Technos e solicitei o reparo em garantia. Contei o que havia acontecido e o relojoeiro, ao pegá-lo na mão, exclamou:
- Esse é automático, não é?!
Respondi que sim, ele deu uma mexida na coroa e entrou com o relógio, conversou com o pessoal lá dentro, voltou e deu sequência às formalidades. No fim das contas, disseram que iriam fazer o reparo, regular e testar a estanqueidade. O prazo máximo para o reparo ficou em 20 dias, mas vão ligar assim que avaliarem melhor o relógio (hoje não abriram ele). No final, enviam por sedex para a minha casa.

No geral, gostei do atendimento. Pelo que entendi, eles não possuíam o movimento ali na oficina, acho que vão trazer de Manaus caso seja necessário (por isso o prazo de 20 dias). Mas... tudo tem um "mas", não é mesmo? O relojoeiro que me atendeu acusou riscos no relógio inteiro (caixa, coroa, pulseira de borracha, etc.). Olhei bem o relógio e perguntei onde ele tinha visto tantos riscos, pois o relógio está realmente novo. A resposta foi que haviam "riscos de uso". Bom, aceitei como um procedimento padrão, acredito que não terei problemas com isso, mas é claro que não gostei.

Agora, só me resta aguardar :-\...

Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Adriano online 19 Outubro 2009 às 21:57:52
A anotação das condições em que o relógio entra na assistência técnica é praxe. E é natural que um técnico verá muito mais detalhes que o usuário. Isso não é constatação de defeitos - não deve ser encarado como "crítica" ao seu relógio, mas apenas uma constatação do estado do relógio na entrada. É uma segurança necessária para a empresa e para o cliente.

O critério é razoavelmente simples: riscado é riscado, não importa se mais riscado ou menos riscado. O único relógio não riscado é aquele que acabou de ser polido ou aquele que ainda está no estoque e não foi vendido ainda. Colocou-se o relógio no pulso e usou-se por mais do que dois dias, o relógio estará riscado.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: bfskinner online 19 Outubro 2009 às 23:09:21
Eu comprei um Technos automático diver com máquina miyota e em cerca de 20 dias ele embaçou, embora eu não tenha mergulhado... Só lavei as mãos (isto que ele é 200m e diver ainda!!!)... Bom, levei na autorizada e após uns 40 dias o relógio ficou pronto mas cerca de nem 10 minutos depois constatei que o rotor travava ocasionando travamento do ponteiros dos segundos... Levei na autorizada novamente e após uns 20 dias ele veio exatamente com o mesmo problema...Solicitei a troca do relógio por outra coisa e consegui... Após 1 mês, eu vi o "meu" relógio exposto na vitrine só que R$ 200,00 mais caro...Bati o olho e na hora o reconheci... Pedi para a vendedora mostrar-me para tirar a dúvida e dito e feito - todos os riscos da pulseira estava do jeito que deixei... Questionei com a vendedora se ela não tinha outro no estoque, já que este estava riscado... ela disse que devido ao fato de ficar exposto na vitrine, a pulseira acaba riscando - ela mentiu na cara dura, vendendo relógio usado e com defeito e mais caro ainda... Fiquei quieto e agradeci... Como sempre digo, em qualquer comércio o que sempre me atrapalhou foram os vendedores... Seja p/ comprar carro, roupas ou qualquer outra coisa, o vendedor é aquele que faz de tudo para impedir a venda... Por isso só compro pela internet... Além de ser mais barato, não existe a barreira ( o vendedor ) entre eu e a mercadoria... A tendência é que vendedores não existam mais por causa das lojas online... Tomara que eles desapareçam.... Não sabem explicar direito o que vendem, tentam empurrar porcarias, enfim, - UM PORRE!!!!!!! Profissão inútil que só ferra com os donos do comércio...
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: ACPavanato online 19 Outubro 2009 às 23:29:13
Citação de: bfskinner online 19 Outubro 2009 às 23:09:21
Eu comprei um Technos automático diver com máquina miyota e em cerca de 20 dias ele embaçou, embora eu não tenha mergulhado... Só lavei as mãos (isto que ele é 200m e diver ainda!!!)... Bom, levei na autorizada e após uns 40 dias o relógio ficou pronto mas cerca de nem 10 minutos depois constatei que o rotor travava ocasionando travamento do ponteiros dos segundos... Levei na autorizada novamente e após uns 20 dias ele veio exatamente com o mesmo problema...Solicitei a troca do relógio por outra coisa e consegui... Após 1 mês, eu vi o "meu" relógio exposto na vitrine só que R$ 200,00 mais caro...Bati o olho e na hora o reconheci... Pedi para a vendedora mostrar-me para tirar a dúvida e dito e feito - todos os riscos da pulseira estava do jeito que deixei... Questionei com a vendedora se ela não tinha outro no estoque, já que este estava riscado... ela disse que devido ao fato de ficar exposto na vitrine, a pulseira acaba riscando - ela mentiu na cara dura, vendendo relógio usado e com defeito e mais caro ainda... Fiquei quieto e agradeci... Como sempre digo, em qualquer comércio o que sempre me atrapalhou foram os vendedores... Seja p/ comprar carro, roupas ou qualquer outra coisa, o vendedor é aquele que faz de tudo para impedir a venda... Por isso só compro pela internet... Além de ser mais barato, não existe a barreira ( o vendedor ) entre eu e a mercadoria... A tendência é que vendedores não existam mais por causa das lojas online... Tomara que eles desapareçam.... Não sabem explicar direito o que vendem, tentam empurrar porcarias, enfim, - UM PORRE!!!!!!! Profissão inútil que só ferra com os donos do comércio...

Acho que devemos separar - "vendedor" do vendedor!
Mas creio que ao "generalizar" o amigo pode estar cometendo um grande erro.
O fato do relógio ter "voltado" para a prateleira, com certeza, não foi uma atitude tomada única e exclusivamente pelo "vendedor".
Pode ter certeza que aí tem o "dedo" do dono do negócio.  ;)
Eu simplesmente nunca mais compraria nada nesta loja. Só isso!
Sem generalizar!

Abraços!

ACPavanato
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: bfskinner online 20 Outubro 2009 às 00:26:15
Citação de: ACPavanato online 19 Outubro 2009 às 23:29:13
Citação de: bfskinner online 19 Outubro 2009 às 23:09:21
Eu comprei um Technos automático diver com máquina miyota e em cerca de 20 dias ele embaçou, embora eu não tenha mergulhado... Só lavei as mãos (isto que ele é 200m e diver ainda!!!)... Bom, levei na autorizada e após uns 40 dias o relógio ficou pronto mas cerca de nem 10 minutos depois constatei que o rotor travava ocasionando travamento do ponteiros dos segundos... Levei na autorizada novamente e após uns 20 dias ele veio exatamente com o mesmo problema...Solicitei a troca do relógio por outra coisa e consegui... Após 1 mês, eu vi o "meu" relógio exposto na vitrine só que R$ 200,00 mais caro...Bati o olho e na hora o reconheci... Pedi para a vendedora mostrar-me para tirar a dúvida e dito e feito - todos os riscos da pulseira estava do jeito que deixei... Questionei com a vendedora se ela não tinha outro no estoque, já que este estava riscado... ela disse que devido ao fato de ficar exposto na vitrine, a pulseira acaba riscando - ela mentiu na cara dura, vendendo relógio usado e com defeito e mais caro ainda... Fiquei quieto e agradeci... Como sempre digo, em qualquer comércio o que sempre me atrapalhou foram os vendedores... Seja p/ comprar carro, roupas ou qualquer outra coisa, o vendedor é aquele que faz de tudo para impedir a venda... Por isso só compro pela internet... Além de ser mais barato, não existe a barreira ( o vendedor ) entre eu e a mercadoria... A tendência é que vendedores não existam mais por causa das lojas online... Tomara que eles desapareçam.... Não sabem explicar direito o que vendem, tentam empurrar porcarias, enfim, - UM PORRE!!!!!!! Profissão inútil que só ferra com os donos do comércio...

ACPAVANATO, vc. tem razão!!! É que ultimamente tenho me dado mal com vendedores de uma maneira geral..

Acho que devemos separar - "vendedor" do vendedor!
Mas creio que ao "generalizar" o amigo pode estar cometendo um grande erro.
O fato do relógio ter "voltado" para a prateleira, com certeza, não foi uma atitude tomada única e exclusivamente pelo "vendedor".
Pode ter certeza que aí tem o "dedo" do dono do negócio.  ;)
Eu simplesmente nunca mais compraria nada nesta loja. Só isso!
Sem generalizar!

Abraços!

ACPavanato
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: gilvvm online 20 Outubro 2009 às 01:24:57
Citação de: ACPavanato online 19 Outubro 2009 às 23:29:13
Citação de: bfskinner online 19 Outubro 2009 às 23:09:21
Eu comprei um Technos automático diver com máquina miyota e em cerca de 20 dias ele embaçou, embora eu não tenha mergulhado... Só lavei as mãos (isto que ele é 200m e diver ainda!!!)... Bom, levei na autorizada e após uns 40 dias o relógio ficou pronto mas cerca de nem 10 minutos depois constatei que o rotor travava ocasionando travamento do ponteiros dos segundos... Levei na autorizada novamente e após uns 20 dias ele veio exatamente com o mesmo problema...Solicitei a troca do relógio por outra coisa e consegui... Após 1 mês, eu vi o "meu" relógio exposto na vitrine só que R$ 200,00 mais caro...Bati o olho e na hora o reconheci... Pedi para a vendedora mostrar-me para tirar a dúvida e dito e feito - todos os riscos da pulseira estava do jeito que deixei... Questionei com a vendedora se ela não tinha outro no estoque, já que este estava riscado... ela disse que devido ao fato de ficar exposto na vitrine, a pulseira acaba riscando - ela mentiu na cara dura, vendendo relógio usado e com defeito e mais caro ainda... Fiquei quieto e agradeci... Como sempre digo, em qualquer comércio o que sempre me atrapalhou foram os vendedores... Seja p/ comprar carro, roupas ou qualquer outra coisa, o vendedor é aquele que faz de tudo para impedir a venda... Por isso só compro pela internet... Além de ser mais barato, não existe a barreira ( o vendedor ) entre eu e a mercadoria... A tendência é que vendedores não existam mais por causa das lojas online... Tomara que eles desapareçam.... Não sabem explicar direito o que vendem, tentam empurrar porcarias, enfim, - UM PORRE!!!!!!! Profissão inútil que só ferra com os donos do comércio...

Acho que devemos separar - "vendedor" do vendedor!
Mas creio que ao "generalizar" o amigo pode estar cometendo um grande erro.
O fato do relógio ter "voltado" para a prateleira, com certeza, não foi uma atitude tomada única e exclusivamente pelo "vendedor".
Pode ter certeza que aí tem o "dedo" do dono do negócio.  ;)
Eu simplesmente nunca mais compraria nada nesta loja. Só isso!
Sem generalizar!

Abraços!

ACPavanato


Infelizmente os prestadores de serviço de modo geral deixam muito a desejar aqui no Brasil.

Até onde eu sei é comum no exterior vender peças devolvidas, devidamente reparadas  e claro, COM DESCONTO. Além da indicação de que se trata de material que foi devolvido e recolocado a venda.

O pós venda de qualquer coisa por aqui ainda deixa muito a desejar salvo pouquíssimas e honrosas exceções. A turma ainda não entendeu que seria muito mais fácil e lucrativo manter um cliente por anos do que tentar conquistar novos clientes. Até pela propaganda negativa que um cliente perdido faz.

Por exemplo, um cliente compra uma certa marca de automóvel a vida inteira. Uma vez ele tem o "azar" de pegar um daqueles caros problemáticos. Não seria inteligente por parte da montadora simplesmente trocar o carro em vez de ficar dando dor de cabeça pro cara? Como ninguém por aqui faz isso, depois de 25 idas à concessionária e sem o problema resolvido o cara fica puto com a marca, enche o carro de adesivos falando que é uma porcaria e tem uns que até queimam o veículo em praça pública causando um enorme prejuizo à imagem da marca além de alguns clientes perdidos porque esse cara nunca mais vai recomendar que alguém compre um carro desses.  Efeito potencializado hoje em dia com a internet e as redes de relacionamento.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 20 Outubro 2009 às 07:34:47
Salve amigos!

Uma pergunta...

O Monster "nacional" é mesmo "industrializado" (de alguma forma que seja...) lá na ZFM?

Eu pergunto porque no passado, muitos "fabricantes" apenas cumpriam uma "formalidade legal" (belo eufemismo, não?...  ::)) e apenas gravavam o tal ZFM na tampa trazeira do relógio.
Na verdade, nada era montado de fato lá nas tais "fábricas" da Zona Franca.

No caso da relação Seiko/Technos, eu refaço a pergunta de uma maneira mais clara...

Estaria a Seiko fazendo essa "manobra fiscal" lá em Manaus, usando para isso as instalações da Technos?  ::)

Eu ainda duvido um pouco disso...

Mas, aqui no Patropi,...
...quem vive, mais cedo ou mais tarde, acaba vendo.  :(


Mesmo que não goste do que vê.   :P

Abraços a todos!
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: zE_ online 20 Outubro 2009 às 11:51:29
Eu acho que eles só gravam Prod ZFM no fundo.  :P
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: nilomis online 20 Outubro 2009 às 12:19:20
Sobre "morte" de outro Monster.

O meu Monster, que estava emprestado para um parente, também faleceu recentemente.

A "necrópsia" feita pelo meu relojoeiro provou que o mesmo sofreu um impacto lateral (que não deixou a menor marca, mesmo sendo observado por uma lente 10x) deslocando o "cabelo" do mesmo.

Isto parece confirmar uma informação (vinda do mesmo relojoeiro) de que os "cabelos" dos Seikos em geral são mais "moles" (daí o problema de amplitude?) e podem estar sujeitos há isto. Sempre tomei esta informação "com um grão de sal" até este evento.

Desembaraçado o "cabelo", o mesmo voltou a funcionar normalmente e, mesmo tendo usado o Monster várias vezes, não repetiu o "desmaio" e está bastante regular.

Somente para constar, foi o único relógio meu até hoje que apresentou problemas (Acho que tenho MUITA sorte). Note-se que o meu Monster foi comprado novo.

Abs,

Nilo
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: zE_ online 20 Outubro 2009 às 13:50:24
O Kinder(que esta sumido do forum) é ótimo pra "amaciar" os relógios.

Emprestei meu SKX031 pra ele por 2 ou 3 semanas, voltou COSC  ;D ;D








Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: solano online 20 Outubro 2009 às 14:38:47
 Já sei quem matou o Monster........................... JANJÃO !!!! :D :D :D :D O terrível ! ;D ;D ;D


Abs,
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 31 Outubro 2009 às 14:36:56
Capítulo 3:

Hoje meu Monster chegou da assistência técnica da Technos, via Sedex. O relógio está funcionando, mas:

1) Quando entreguei o relógio, eles disseram que ligariam para informar o problema e a solução. Não ligaram até hoje, não sei o que aconteceu e nem o que fizeram para "resolver" o problema.

2) Entreguei meu relógio com micro-riscos imperceptíveis a olho nu. Voltou um relógio com fundo riscado, agora perceptível a olho nu e míope. Tenho certeza que esses riscos não existiam.

3) Estava eu relevando os dois itens anteriores, pensando em dar uma polidinha na tampa para eliminar o riscos, quando resolvi dar um pouco mais importância a algo que me incomodou logo que vi o relógio: a data com fundo branco. Dei uma olhada nas fotos que eu tinha do relógio antes de levá-lo à assistência e constatei que a minha impressão era verdadeira, o meu Monster nunca teve aquele branco no mostrador.

Antes da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0460WEB.jpg)

Depois da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0586-Web.jpg)

Tentei apenas narrar os fatos para os colegas, poupando-os de ler a minha opinião pessoal sobre o serviço prestado, certamente nada agradável.

Abraços.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 31 Outubro 2009 às 15:52:09
Citação de: Murão online 31 Outubro 2009 às 14:36:56

...
...o meu Monster nunca teve aquele branco no mostrador.

Antes da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0460WEB.jpg)

Depois da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0586-Web.jpg)
...


Salve!

Murão,
Eu também não vou me "alongar".

Os itens 1 e 2 não me surpreendem. 
Aliás, eu já vi esse filme.  :P

O item 3 denota que o movimento foi trocado.

Abraços,
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: DART online 31 Outubro 2009 às 17:04:36
Citação de: Murão online 31 Outubro 2009 às 14:36:56
Capítulo 3:

Hoje meu Monster chegou da assistência técnica da Technos, via Sedex. O relógio está funcionando, mas:

1) Quando entreguei o relógio, eles disseram que ligariam para informar o problema e a solução. Não ligaram até hoje, não sei o que aconteceu e nem o que fizeram para "resolver" o problema.

2) Entreguei meu relógio com micro-riscos imperceptíveis a olho nu. Voltou um relógio com fundo riscado, agora perceptível a olho nu e míope. Tenho certeza que esses riscos não existiam.

3) Estava eu relevando os dois itens anteriores, pensando em dar uma polidinha na tampa para eliminar o riscos, quando resolvi dar um pouco mais importância a algo que me incomodou logo que vi o relógio: a data com fundo branco. Dei uma olhada nas fotos que eu tinha do relógio antes de levá-lo à assistência e constatei que a minha impressão era verdadeira, o meu Monster nunca teve aquele branco no mostrador.

Antes da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0460WEB.jpg)

Depois da Technos:
(http://i564.photobucket.com/albums/ss87/maufvm/DSC_0586-Web.jpg)

Tentei apenas narrar os fatos para os colegas, poupando-os de ler a minha opinião pessoal sobre o serviço prestado, certamente nada agradável.

Abraços.
Lamento pelo ocorrido Murão, infelizmente a Technos é uma bomba como eu já tinha falado. Abraços.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: igorschutz online 31 Outubro 2009 às 17:16:44
Este foi um dos serviços relojoeiros mais porcos que já tive notícia.

Lamento pelo seu Monster, Murão, e lamento termos a Technos como assistência da Seiko no Brasil...

Um abraço,

Igor
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 31 Outubro 2009 às 17:21:05
Salve!


Exemplificando a possível troca do movimento.


Seiko 7S26,

(http://3.bp.blogspot.com/_d9JTfkAHtwE/Sc4yxQlhLvI/AAAAAAAAAA0/hVWkNGMLhqE/s1600/SKX171-movement.jpg)
Fonte: NET



Seiko 7S26A,

(http://www.ranfft.de/bidfun/katb/2uswk/Seiko_7S26A-1.jpg)
Fonte: Ranfft


Obs:
Há também o 7S26B, do qual eu não tenho uma imagem mostrando o lado do calendário


Abraços,
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: ivison online 31 Outubro 2009 às 18:10:44
Prezados Amigos,

Já tive problema semelhante com a assitência técnica da Technos em relação a um relógio Seiko Scuba Diver 7002.

Possuo este Seiko a muito tempo, e devido ao uso para mergulho, e  o descalque do bezel estava riscado. Este fato me chateava e na época ( 2005 ) não havia decalques disponíveis para compra no Mercado Livre. Para resolver levei a uma relojoaria em Tubarão - SC ( onde residia na época ) e solicitei um orçamento para troca do bezel. Me informaram que o relógio seria enviado para assitência técnica da Technos em Porto Alegre e o serviço ficaria em R$ 50,00. Concordei e avisei que era "chato" com meus relóguios e gostaria de muito cuidado.

Passou 2 semanas e ligaram da relojoaria avisando que estava pronto. Quando fui pegar o relógio fiquei tão nervoso pois haviam colocado o decalque de um relógio CITIZEN no bezel. Isso mesmo... um descalque CITIZEN em um relógio SEIKO na assitência técnica TECHNOS. Como eu me alterei e ficava falando "quem autorizou esta merda"!

Sai da loja e ao chegar em casa entrei na internet e fui em TODOS sites oficiais SEIKO e escrevi uma carta detonando ( no antigo RM tinha o post com a carta ) a a Technos e principalmente a Seiko pois ela escolheu uns incompetentes para representa-los no Brasil.

Com sinceridade não acreditava que isso fosse adiantar alguma coisa mas fiz porque estava muito chateado.

Para minha surpresa recebi um email da Seiko Japão e que a assistência técnica da Technos entraria em contato para corrigir o ocorrido... este meu email tinha a cópia que os japoneses enviaram para a Technos.

Resumindo enviei o relógio para a assistência Technos Porto Alegre e eles conseguiram um bezel e decalque novos para o relógio.

Amigo sugiro que faça o mesmo... reclame !

Talvez os amigos que postam a mais tempo lembrem do ocorrido.

Abração,

Ivison de Mattos



Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 31 Outubro 2009 às 19:38:37
Salve, amigo Ivison!

Que prazer vê-lo (postando) outra vez por aqui!  8)



Pois é, meus amigos!
Eu acompanhei muito bem esta história (brevemente) contada aí acima pelo amigo Ivison.
Posso servir de testemunho e até acrescentar algo.

Na verdade foi após a "campanha" e as dicas do Ivison (que me indicou a localização de um bezel "perdido" em um representante lá de POA – um dos que vieram do Japão para atendê-lo, este veio de reserva) que eu consegui "forçar" (tudo na maior má vontade de parte deles) a Technos a contatar o tal representante, trazer o bezel para São Paulo e montar no meu 7002, que até então estava sendo "diagnosticado" pelos caras da Technos como um relógio "fora de linha e sem peças de reposição...".

E olha que eu não estava falando apenas com os incompetentes, preguiçosos e mal treinados atendentes, não.
Eu já estava falando pessoalmente com um "up-nose" gerente geral (para o país) de Assistência Técnica da Technos.
Eles, o tal gerente incluído, passavam mesmo uma postura de total "pouco caso", especialmente para com os produtos Seiko.
Não estavam nem um pouco preocupados.

Por isso, eu fiz (e faço!) aquelas críticas à Seiko e sua "política" aqui no Brasil.

Durante anos, a Seiko vendeu os seus produtos (aos montes) no mercado brasileiro, teve até uma fábrica em Manaus, etc...
Mas, depois,...
Deixou os seus (fieis) clientes segurando no pincel (da Technos) e se retirou do Brasil...

Eu sou um membro fundador da ASA – Associação dos Seikófilos Assumidos ...   ;D  ;D  ;D

Mas, as verdades têm que ser ditas.

É como disse o Ivison, temos que reclamar, mesmo!
Mandar E-mail para todo lado, talvez até para o Hiroito...

Abraços a todos!
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: zE_ online 31 Outubro 2009 às 19:49:54
Mande um email com fotos para a Seiko do Japão, tenho certeza que vão resolver seu problema.
Diga inclusive o nome de quem te atendeu.

Serviço realmente porco....muito triste saber que estas coisas acontecem   :-\

Abraços,
Jose A.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 31 Outubro 2009 às 20:05:07
Sem comentários...  >:(  >:(  >:(
No antigo Fórum, postei sobre como tive problemas com uma assistência Orient, para conseguir comprar uma reles pulseira, sem ter o tal do código, o que foi superado com a ajuda do amigo Rodrigo!
Desde as primeiras postagens, pode se ver que o descaso impera em nossas ditas "assistências técnicas"!!!  :(  :(  :(
Quando o dito "técnico" disse que era um automático, será que ele, àquele momento, já tinha visto um auto, ainda mais um Monster?  ???  ???  ???
Desconhecimento total das características de um modelo... onde estão os catálogos, pelo menos, para serem consultados naquela dita "assistência"???
Amigo, até a estanqueidade do teu relógio, me desculpe, coloco à prova!!!
Será que ele aguenta uma simples lavagem de mãos sob a água???
Não sei não!!!
Siga o conselho dos amigos do Fórum... mande uma mensagem eletrônica a quem de direito, apresentando essa presepada!!!
Abraço
Paulo Sergio


Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 31 Outubro 2009 às 20:19:02
É uma pena saber que não fui a única vítima. Ainda vou voltar lá para mostrar o que fizeram e exigir que consertem (novamente) meu relógio, pois cada vez que olho para ele me dói na vista essa data branca.

Obrigado a todos pelas dicas.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: DART online 01 Novembro 2009 às 21:45:22
É isso mesmo, reclame, mande  um e mail para a SEIKO, e mostre a sua indignação, com esses incompetentes da Technos, realmente a SEIKO não poderia deixar na mão de pessoas que não honram a sua marca. Parabéns Ivison e Aberto pela atitude de vocês, se todos nos reclassemos e buscassemos nossos direitos, em tudo não só em relógios,conseguiriamos mudar  pelo menos um pouco esse País. Tenho quatro SEIKOS, sou um apaixonado pela marca mas não levo nenhum na Technos, mesmo tendo dois na garantia,não estou criticando quem levou, mas já fui lá e fui muito mal atendido com um Technos SKydiver que tive a muitos anos atrás, graças a Deus me livrei dele. Abraços Murão e boa sorte.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 01 Novembro 2009 às 22:41:19
Olá...
Não me recordo quem, mas um amigo aqui do Fórum teve um problema com um Seiko e o mecanismo também foi trocado!!!
Pergunto:
É pratica comum se trocar um mecanismo, ao invés de fazer-lhe uma manutenção?
Pergunto isso pois não me parece uma prática "normal", em várias, senão todas as ocasiões, um mecanismo ser trocado!!!
Em uma "autorizada", esperamos "técnicos" que possam resolver o(s) problema(s) que um relógio tenha!!!
Espera-se encontrar, ATÉ, um relojoeiro "MELHOR" do que se poderia encontrar por aí, pois nas "autorizadas" é que deveriam estar os "bam-bam-bans", não é???
Ou estou falando um absurdo?!?!?!
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Adriano online 01 Novembro 2009 às 23:30:02
Citação de: Paulo Sergio online 01 Novembro 2009 às 22:41:19
Olá...
Não me recordo quem, mas um amigo aqui do Fórum teve um problema com um Seiko e o mecanismo também foi trocado!!!
Pergunto:
É pratica comum se trocar um mecanismo, ao invés de fazer-lhe uma manutenção?
Pergunto isso pois não me parece uma prática "normal", em várias, senão todas as ocasiões, um mecanismo ser trocado!!!
Em uma "autorizada", esperamos "técnicos" que possam resolver o(s) problema(s) que um relógio tenha!!!
Espera-se encontrar, ATÉ, um relojoeiro "MELHOR" do que se poderia encontrar por aí, pois nas "autorizadas" é que deveriam estar os "bam-bam-bans", não é???
Ou estou falando um absurdo?!?!?!
Abraço
Paulo Sergio


A questão não é essa. Não é capacidade maior ou menor do técnico. A decisão de se trocar um mecanismo completo por um novo ou revisá-lo, depende de uma matemática muito simples: quanto custa o mecanismo novo e quanto custam as horas de relojoeiro para revisá-lo. No Brasil a matemática é totalmente distorcida pois os mecanismos novos chegam aqui caríssimos e os relojoeiros ganham consideravelmente pouco comparado com a média internacional.

Mas fora daqui, especialmente EUA e Europa, é prática muito comum. Um mecanismo 7S26 não custa mais que US$ 20,00 em uma autorizada. Uma revisão numa máquina dessa é tão complexa como qualquer outro automático. E com certeza, até para um técnico brasileiro, custa mais que R$ 50,00.

Na Omega, na Suíça, praticamente não se revisa mecanismos quartz: sai mais barato trocar por uma máquina nova do que pagar um relojoeiro para revisá-la. E ainda assim, isso pode depender das condições do mecanismo. Lá na Omega, cerca de 95% dos mecanismos para revisão são trocados por novos. A exceção ainda fica para os calendários perpétuos, os X-33 e os cronos dos Constellation Quadra femininos. E olhe lá.

Então a questão é essa simples matemática, não tendo absolutamente nada a ver com capacidade dos técnicos.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 02 Novembro 2009 às 01:48:09
Entendo Adriano!!!
Obrigado pelas observações!!!
Mas diga-me uma coisa:
Não se espera que um "técnico" de uma autorizada o entendimento do que faz, para que tudo saia em ordem???
Digo isso pois não é somente uma questão do preço do serviço de manutenção!!!
Veja, trocar um mecanismo de um relógio, colocando um novo com calendário branco, é como você levar um carro 1.8 para a revisão, e sair com um motor 1.0 sob o capô, pois aquele ruído do qual você se queixava levou à necessidade de trocá-lo, mas como não tinha um igual...
Custava o que para o "técnico" SABER que um Monster tem os dois calendários pretos???
Ele não poderia ter sacado o calendário branco e ter colocado o preto no lugar, ou coisa parecida???
O comentário que fiz teve a intenção de ir além do preço intrínseco da manutenção, teve a ver com o valor do respeito pelo serviço que se presta!!!
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Novembro 2009 às 10:03:17
Salve, amigos!

Eu gostaria de fazer três colocações.
Mas, obviamente, sem a menor intenção de criar aqui uma polêmica, ou mesmo dar a elas um (exagerado) tom de "crítica".


1) A questão das verificações do estado da peça na recepção (riscos, etc) e na sua devolução.

O que o Adriano nos disse tem todo o sentido. Há que anotar (claramente) o "estado" da peça, para evitar reclamações posteriores, etc...
Riscado é riscado, isso também é certo...
Mas, em certos casos, não há como alguém não conjeturar o seguinte... O representante poderia (eu disse poderia) agir assim...

Nós escrevemos que está riscado, sem qualificar muito que tipo de risco, e depois... Nada a reclamar!
Mais ou menos como aqueles "cavaletes" amarelos que nós vemos em locais públicos (supermercados, shoppings, etc...) onde está escrito PISO MOLHADO!, mas o chão está seco!  ::)

Ou seja, está lá... Just in case...  :P


2) A Assistência técnica tem OBRIGAÇÃO de devolver o relógio exatamente como o recebeu!
Afinal, a propriedade é do cliente, por exemplo, ele pode ter comprado o relógio justamente porque gostou do calendário preto e por odiar o branco.

Assim, se o movimento (por razões do mero interesse do fabricante/assistência técnica e não exatamente do cliente) tiver que ser trocado, no mínimo o cliente deveria ser avisado, consultado!



3) Nós entendemos a "dinâmica" (financeira) da coisa, mas (aqui vai uma opinião estritamente pessoal) que essa prática de trocar em vez de fazer a manutenção (os tais movimentos "descartáveis"), de certa forma, joga um pouco de "tinta" no movimento...
...lá isso joga.

Abraços a todos,
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: lio online 02 Novembro 2009 às 12:07:47
agora uma coisa q n entendi foi o seguinte: o movimento ou tem as rodas das datas pretas ou brancas, esse agora ficou com uma preta e uma branca, será que juntaram peças de 7s26 diferentes que estavam dando sopa lá e fizeram um "frank Monster" pq se n, o q  justificaria as rodas do dia e semana diferentes se o movimento foi integralmente trocado por um novo?

Abraços
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Novembro 2009 às 12:13:51
Salve!

Sim, Lio...
Este seria o mais completo "non sense", se vindo de uma "insistência técnica!  Não é mesmo?  ;)  >:(

Mas, na verdade, eu não sei como são as cores nos discos de calendário da versão 7S26 B...

Alguém aí sabe, ou tem uma foto?

Abraços a todos,
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: lio online 02 Novembro 2009 às 12:19:34
Alberto,

O  meu black monster possui o 7s26b ambos os discos sao pretos.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Novembro 2009 às 12:26:11
 :o

Putz!

Então o negócio é muito mais complicado!

Os caras puzeram no relógio um movimento "fuçado" e inexistente!  :P

Se for mesmo isso, a coisa é mesmo muito grave!
Seria uma falta total de profissionalismo, respeito e atenção aos direitos do cliente.  :o

Aí, meus amigos, não tem outra, não!

"Pau de rijo" (Procon, o "escambau"...) neles!  >:(

Cidadania prevê direitos mas, sobretudo (e principalmente), também deveres.
Um deles é a (chata) reclamação formal, a denúncia, etc...
Por vezes, "chiar" (reclamar por seus direitos) parece algo que não leva a nada...

Mas,...
Quem "cala", consente...
De certa forma, é conivente.  :(

Abraços!
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Adriano online 02 Novembro 2009 às 15:09:15
Com relação ao comentário do amigo Paulo Sérgio: é verdade, indepedente do que foi feito ou como foi feito, tem que ser BEM feito. O relógio tem que sair exatamente como entrou ou melhor.

Existem diferentes combinações de calendários, branco-branco, preto-preto e tem também o branco e preto. Se não tivessem um preto-preto, bastaria tirar o calendário da máquina antiga e passar para a nova. Isso é simplíssimo de se fazer nesse mecanismo.

Há um caso semelhante com as máquinas ETA G10: há com calendário às 3h, às 4h, às 4h30 e às 6h. Se você precisa substituir um mecanismo com posição do calendário diferente, basta manter o disco da máquina aniga a colocá-lo na nova.

O correto, é certificar-se de tudo na hora de retirar o produto e caso não esteja de acordo, simplesmente não retirar. Peça para falar com o gerente, mostre para ele a situação e peça que seja resolvido.

E tudo, na minha modesta opinião, tem que ser feito na base da educação. Chegar chutando cadeira e dando tapa no balcão como às vezes sujerem por aqui, não ajuda muita coisa.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Novembro 2009 às 15:38:56
Salve!

Eu também acho que sempre devemos tratar a coisa com educação. Mas, se necessário, tomando as devidas providências cabíveis.

Por isso eu fiz as ressalvas que eu fiz lá no meu comentário anterior.
E eu não pretendo, como disse lá, polemizar (radicalizar, etc.), ou nem mesmo lançar gasolina no incêndio...  ;)  ;D

Não é o meu "estilo" e eu tenho absoluta certeza de que o amigo Adriano sabe disso.
Portanto estas minhas palavras aqui não são uma réplica, apenas mais uma ponderação.



Mas, amigos, uma coisa tem também que ser (muito) levada em conta.

O ônus de conferência não pode ser apenas do cliente. Reclame na hora ou cale-se...
Por ser leigo, ele pode ficar em dúvida ao receber o relógio... (...será que o calendário era mesmo preto? E ele só tem certeza depois...).
E eu até imagino que isso possa ocorrer com certa freqüência. Então, ele tem que confiar nos técnicos.

Outras vezes, como no caso, o relógio é devolvido por Sedex, ou é retirado por outra pessoa...

Em suma, a responsabilidade total de que uma conferência seja feita é antes e acima de tudo do prestador de serviço.

Mas, educação e respeito... Sempre!

Abraços!
Alberto
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Adriano online 02 Novembro 2009 às 16:21:12
Caro amigo Alberto, não tenha dúvidas que meu comentário não se refere à você!

É que já vimos casos aqui, escrito com todas as palavras, de gente querer voltar no relojoeiro com um .38 na cinta...

Voltando ao assunto do relógio, ele é de fácil solução a meu ver. Aliás, é de bom gosto, às vezes, a assistência técnica até tirar riscos existentes no relógio quando ele entra lá com defeito em garantia, que possam ser removidos sem grandes desmontagens.

O problema de todo modo, a meu ver, é da Seiko. É ela quem deve fiscalizar esses procedimentos e certificar-se de que os técnicos que mexem em seus relógios conhecem os produtos e suas características originais.

Minha sugestão: leve o relógio de volta lá, e fale com o gerente. Aposto que ele resolverá o problema.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 02 Novembro 2009 às 23:02:16
Fico até espantado com o tamanho da discussão. Claro que no início, quando criei o tópico, eu nem imaginava o que estava por vir. Na minha cabeça, o reparo seria tranquilo e o tópico iria terminar com alguns elogios aos prestadores de "serviço". Só espero que os colegas do fórum entendam que isso não é um tópico destinado pura e simplesmente à reclamação. A idéia é fazer um relato que de alguma maneira possa ser útil aos consumidores que lerem minha experiência. E se as conclusões de quem lê são positivas ou negativas, pouco depende de mim. Como disse antes, estou tentando manter minha opinião bem longe daqui.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 05 Novembro 2009 às 22:40:32
Capítulo 4:

Voltei à Technos ontem, 04/11, e fui atendido pela mesma pessoa, que se lembrou de mim. Tentei ser educado ao expor os problemas no mostrador e na tampa do fundo. Ele confirmou que haviam trocado o movimento completo e prometeu reparar o relógio, substituindo a data com fundo branco pelo preto e polindo a tampa. Perguntei do teste de estanqueidade e ele me mostrou a máquina utilizada, segundo ele, com capacidade para até 14 bar (se não me engano). Mostrou-me também o movimento defeituoso que "provavelmente teve algum problema na alavanca do escapamento, talvez no eixo" e que seria enviado a Manaus para análise. A promessa foi de que o relógio será enviado de volta para mim amanhã, sexta-feira, via Sedex. Se não chegar no sábado, segunda estará aqui.

Estou novamente no aguardo, ainda otimista.

Abraços!
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 05 Novembro 2009 às 23:03:50
Muito bom amigo!!!
Estou feliz em ver que ainda há esperança!!!
Que venha o Monster todo OK!!!
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Murão online 07 Novembro 2009 às 12:15:10
Capítulo 5:

Chegou hoje meu Monster, conforme prometido. Agora ele está funcionando, com o mostrador nas cores originais e o fundo polido. Só estranhei que dessa vez veio sem o certificado de garantia, ainda terei que ligar para questioná-los.

Abraços.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Paulo Sergio online 07 Novembro 2009 às 14:13:31
Ô pessoal desatento!!!
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: DART online 07 Novembro 2009 às 14:14:30
Que bom amigo,que resolveram o seu problema. Quanto ao certificado ligue, que eles devem  te enviar o certificado de garantia. Abraços.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: zE_ online 07 Novembro 2009 às 14:57:50
Citação de: Murão online 07 Novembro 2009 às 12:15:10
Capítulo 5:

Chegou hoje meu Monster, conforme prometido. Agora ele está funcionando, com o mostrador nas cores originais e o fundo polido. Só estranhei que dessa vez veio sem o certificado de garantia, ainda terei que ligar para questioná-los.

Abraços.

Qualquer coisa depois me manda MP, eu te dou um cartao de garantia em branco.
Título: Re: Meu Monster morreu...
Enviado por: Byron online 08 Novembro 2009 às 00:49:30
Aproveitando o tópico, em que se discute a representação da Seiko no Brasil, será que algo aconteceu a respeito?
Pergunto pois vi alguns modelos novos à venda em lojas aqui de Bsb, incluindo uns Velatura cujas caras eu jamais havia visto ao vivo!

Abraço.