Caros amigos,
Estou devendo este desafio há um tempão, tanto que o Humberto já até veio me cobrar. ;D
Desculpem aí! :D
Vou propor cinco perguntas. Quem acertar mais, leva a taça.
A última é a mais difícil, e é possível que ninguém queira pesquisá-la, então fica como opcional. Mas se alguém acertá-la, leva dois "pontos", ok?
Vamos lá:
- 1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?
- 2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?
- 3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?
- 4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?
- 5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?
Todas as perguntas são claras e objetivas, e só admitem uma resposta, isto é, não há dúvidas ou controvérsias quanto a estas questões.
O desafio vai até as
23:59:59h do dia
07/03, domingo próximo. Mas acredito que vocês vão detonar tudo antes disso.
Um abraço,
Igor
Só arrisco a terceira que segundo a lenda foi Santos Dumont o inventor do relógio de pulso. :D
Para facilitar a visualização das horas em voo ele deu um jeito de prender seu relógio de bolso no pulso e esse fato pode ser considerado a "invenção" do relógio de pulso!
Certo? 8)
Abs
Marcelo
Infelizmente, não, Marcelo.
Há registros de relógios de pulso anteriores ao Cartier feito para Santos Dumont.
Um abraço,
Igor
1. Nivarox vem da palavra alemã Nicht Variable Oxydfest. Significa algo como não-variável e não-oxidante.
Só essa que sei.
Prometo olhar as outras com calma em casa, dentro de 3 horas.
Certo, Humberto! Mas está pela metade...
Quem cunhou o termo 'Nivarox'?
Um abraço,
Igor
Vamos ver:
* 1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?
Do alemão: "Nicht Variable Oxydfest", Dr. h.c. Reinhard Straumann.
* 2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?
Pierre Le Roy - Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Le_Roy)
* 3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?
Countess Koscowicz of Hungary by Patek Philippe 1868 / GP
* 4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?
Processo de Verneuil, Auguste Verneuil, 1902.
* 5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?
A pergunta é ambígua. O que é "portátil", na pergunta? Que pode ser carregado?
Abs,
Nilo
Nilo,
Questões nº 1, 2 e 4 corretíssimas.
A nº 3 está errada.
Na nº 5, "portátil" significa aquele relógio que se carrega consigo (em inglês, eles chamariam de "watch", enquanto os não-portáteis seriam "clocks").
Um abraço,
Igor
Igor,
A pergunta número 3 tem tanta resposta na net que, se alguém procurar com bastante tempo, pode-se achar que fui eu. ;D
Consta que o primeiro relógio de pulso prático foi inventado pelo Louis Cartier para o Santos Dumont em 1904.
Mas como o Santos Dumont não inventou mesmo o avião ... fica sempre a questão.
Abs,
Nilo
3) Rainha de Nápoles - encomendou um Breguet de pulso em 1810, entregue em 1812
Dica da questão n. 3: foi anterior ao da Rainha de Nápoles.
Um abraço,
Igor
O Pai da Rainha!!! ;D ;D ;D ;D brincadeirinha! Estou só acompanhando esse desafio, pra ver se eu aprendo um pouco!!
Oi pessoal !
Quanto ao primeiro relogio de pulso, so quero ver como o Igor vai se safar dessa... A questao é tao indecisa... Tem gente que diz que o primeiro foi feito pra rainha Elizabeth 1a, em 1600 e cacetada... Dizem também que Blaise Pascal usava seu relogio no pulso (atençao, ele usava no pulso, mas isso nao quer dizer que ERA um relogio de pulso...)
Bom, so pro exemplo, um relogio anterior ao "reine de naples", e verdadeiramente de pulso :
(http://journal.hautehorlogerie.org/fr/passion/point-histoire/IMG/jpg/large-2-685.jpg)
Mas nao sei pra quem foi feito...
Abraços,
Bruno
Sim, Bruno.
Essa questão é excelente. Muito bom sair 'catando' informação aqui e ali.
Neste site (http://www.sandiegojewelrybuyers.com/knowledge/glossary/top-10-watches-facts.html) encontrei o seguinte: Em 1790, Jacquet-Droz e Leschet introduziram o primeiro relógio de pulso em Genebra, Suiça, como um relógio fixo a um bracelete.
Outros sites (como este (http://www.bigsiteofamazingfacts.com/when-was-the-first-wristwatch-made)) comentam sobre o mesmo ano e falam da inspiração do relojoeiro surgida no momento em que ele avistou uma mulher com um relógio 'enrolado' no pulso.
Bem, como as questões 1,2 e 4 foram respondidas, vou dar meu pitaco:
3 - Já li que certa feita que acharam um livro caixa ou algo assim da Jaquet-Droz, de 1790, e lá dizia que venderam um "relógio para fixar em um bracelete". Mas como não sei quem é o dono, acabo não respondendo à pergunta.
5 - A idéia foi de Johann Jakob Huber, e a coisa nasceu pelas mãos de Thomas Mudge. Mas acho que não usou em relógios portáteis. Quem usou em relógios de bolso foi um sujeito chamado Abraham Louis Breguet. Patenteou o treco em 1798.
Está certo mestre?
Agora questiono: a resposta da pergunta 2 é inquestionável mesmo? Me constava que era coisa de Thomas Mudge, por volta de 1750.
Abraços!
Adriano
Achei algo bom aqui (http://www.vintagewatchstraps.com/history.html):
- Jaquet-Droz e Leschot de Genebra, em 1790, montaram um relógio para ser fixado a um bracelete, não um relógio-bracelete ou relógio de pulso;
- Quando Eugène de Beauharnais casou-se com a Princesa Auguste-Amélie de Leuchtenbergin, em 1809, a Imperadora Josephine presenteou sua filha com dois braceletes, um contendo um relógio e outro, um calendário. Ele foi feito em 1806 por um joalheiro parisiense chamado Nitot;
- Em 1810, Bréguet foi contratado pela Rainha de Nápoles para criar um relógio de pulso.
É isso aí, Bruno,
correta a resposta para a questão n° 4: o primeiro relógio de pulso
que se tem registro foi o da Rainha Elizabeth I, de 1571.
O bicho é tão antigo, que nem ponteiro de minutos tinha. Foi um presente do Conde de Leicester.
Agora só falta a questão n° 5, que o Adriano não acertou.
Thomas Mudge realmente desenvolveu um escapamento de força constante, porém para um relógio de mesa (o importantíssimo "Mudge Green Clock"), e não para um relógio portátil.
E ALB também desenvolveu um escapamento de força constante, mas foi posteriormente à este que estou falando.
Um detalhe interessante: o escapamento do ALB é um exemplo dos que funcionam na teoria mas nunca funcionaram na prática, para enorme frustração do grande mestre.
Citação de: Adriano online 01 Março 2010 às 19:57:12
Agora questiono: a resposta da pergunta 2 é inquestionável mesmo? Me constava que era coisa de Thomas Mudge, por volta de 1750.
Sim, sim, Adriano, a resposta da questão 2 é inquestionável.
O escapamento destacado é uma das invenções mais notáveis do grande gênio Pierre Le Roy, e foi apresentado em 1748.
O curioso é que, naquela época, quando os ingleses e franceses tinham uma grande rixa pela supremacia relojoeira, apenas os ingleses deram crédito às invenções de Le Roy, adotando suas idéias, enquanto os franceses insistiam em aperfeiçoar princípios que eram inerentemente limitados.
Portanto, Thomas Mudge veio na cola do Le Roy.
Um abraço,
Igor
;D ;D ;D ;D Excelente desafio amigo Igor , o conhecimento não ocupa lugar,cada vez mais aprendo coisas interessantes aqui neste explêndido fórum.....fica desde já o meu agradecimento pela vossa partilha de conhecimentos...
Abs
Leon
Uma dica Igor: quando se referiu aos escapamentos de força constante, pensou em algo sem mecanismos intermediários, entenda-se, um remontoir? Digo isso porque vai parecer imbecil minha resposta, mas o primeiro relógio "portátil" que eu me lembro usando algo do tipo é o h4 de Harrison.
Flávio
Citação de: flavio online 01 Março 2010 às 20:57:54
Uma dica Igor: quando se referiu aos escapamentos de força constante, pensou em algo sem mecanismos intermediários, entenda-se, um remontoir? Digo isso porque vai parecer imbecil minha resposta, mas o primeiro relógio "portátil" que eu me lembro usando algo do tipo é o h4 de Harrison.
Flávio
Sim, pensei diretamente num remontoir!
Citação de: igorschutz online 01 Março 2010 às 20:22:08
Sim, sim, Adriano, a resposta da questão 2 é inquestionável.
O escapamento destacado é uma das invenções mais notáveis do grande gênio Pierre Le Roy, e foi apresentado em 1748.
O curioso é que, naquela época, quando os ingleses e franceses tinham uma grande rixa pela supremacia relojoeira, apenas os ingleses deram crédito às invenções de Le Roy, adotando suas idéias, enquanto os franceses insistiam em aperfeiçoar princípios que eram inerentemente limitados.
Portanto, Thomas Mudge veio na cola do Le Roy.
Um abraço,
Igor
É! Quem sabe sabe! Obrigado Igor! Fico curiosíssimo agora até chegar a resposta da questão 5! :D
PS: preciso alterar essa informação em minhas "bases". 8)
Abraços!
Adriano
Não estou falando de remontoire não. Este e o escapamento de força constante são coisas completamente diferentes.
Fazer um remontoire é melzinho na chupeta perto de um escapamento de força constante (para relógios portáteis, digo).
Para se ter uma idéia, dos escapamentos de força constante que se tem registro, apenas dois funcionaram na prática (um deles é este da pergunta), e mesmo assim dizem que os bichos eram tão complicados de fazer e ajustar, que era melhor se manter com os escapamentos normais mesmo.
George Daniels é um que diz que o escapamento de força constante é uma utopia, pois nunca funcionaram na prática; sempre há uma perda ao longo do tempo.
Um abraço,
Igor
Igor,
De acordo com as minhas fontes, parece que a Girard Perregaux (http://horomundi.com/forums/main/read.php?2,5517,5605) produziu um, recentemente (2009), e que funciona mesmo.
Procede ou é coisa mais antiga que escapou do Google?
Se o Mestre Daniels diz ser impossível, funciona mesmo?
Abs,
Nilo
Nilo,
Está ficando "quente"! :D
Este escapamento da Girard Perregaux (que na verdade não é da GP, falo disso mais pra frente) promete, graças ao uso do silício, que, dizem, é imune a um dos principais defeitos encontrados nos escapamentos de força constante anteriores: o desgaste dos componentes, tornando-o, portanto, o único escapamento de força constante verdadeiro, conforme ressalta este artigo que você linkou.
Inclusive, é nesta tecla que Daniels bate. Ele diz que ao longo do tempo, a palheta sempre tocando naquele mesmo ponto da alavanca, acaba desgastando o material, e o escapamento torna-se errático (deixa de entregar uma força constante).
Sobre o escapamento da GP não ser da GP, dê uma olhadinha nesta patente (WO9964936 (http://v3.espacenet.com/publicationDetails/biblio?DB=EPODOC&adjacent=true&locale=en_EP&FT=D&date=19991216&CC=WO&NR=9964936A1&KC=A1)). O tal escapamento já foi patrocinado pela Rolex um dia! :o
Isso quer dizer que não é um desenvolvimento do R&D da GP, como eles querem dar a entender, e sim de um relojoeiro que vem de fora e a GP apenas está bancando o projeto.
Acho uma puta sacanagem esconder o inventor da maneira como estão fazendo. Deviam ser mais transparentes... >:(
Um abraço,
Igor
Oi Igor !
Bom, uma informaçao que NAO é a resposta, mas tem seu lugar aqui...
Na tua conta de relojoeiros que conseguiram fazer um "force constante", você nao deve ter incluido um bem recente : o do Karsten Frasdorf, da FDMN. Extremamente complexo, com nada menos de três ancoras, diz o criador que funciona bem sim... O Karsten é o mesmo que criou o movimento do Chronoswiss sauterelle, na minha opiniao o movimento mais bonito desta ultima década... Um pequeno artigo sobre ele :
http://www.businessmontres.com/breve_1180.htm
E pra saber mais sobre o mecanismo :
http://watchcollector.free.fr/hebergement/steyr/Brogsitter.pdf
Ah, as ultimas noticias que tenho indicam que a FDMN ta quase falida por conta da crise...
Abraços,
Bruno
O Chronoswiss Sauterelle é maravilhoso mesmo, aquela roda de escape gigante é incrivel!! hahaha
Esse relógio não foi enviado a competição de cronômetros do ano passado?
Flávio
Bruno,
Meu francês é quase inexistente, mas, pelo que pude entender, o movimento ali descrito não possui um escapamento de força constante e sim um remontoire (a força constante é distribuída na âncora, e não diretamente no balanço).
Um abraço,
Igor
Igor,
Seria a patente CH504028 (A) - 13/11/1970, de Andre Cachin e Albert Botta (Longines) que equipa o A. Lange & Söhne Zeitwerk - Mechanical Digital Jump Hour?
Abs,
Nilo
Nilo,
O Zeitwerk possui um remontoire, não um escapamento de força constante.
Este que estou falando é do Século XVIII.
Um abraço,
Igor
Igor,
Esgotando ("eita" perguntinha chata) meus "chutes":
Breguet - 1798 Patenting of first constant force escapement (9 March).
Abs,
Nilo
Nilo,
O inventor é inglês e a patente é anterior a esta do Breguet.
Um abraço,
Igor
Nossa,
Meus chutes estão piores do que o time que é, até o meio do mês, meu vizinho.
Mais um:
Charles Haley - 1796
(http://www.antique-watch.com/img4/w6409d.jpg)
Se não for o Haley, desisto.
Abs,
Nilo
O Nilo merece 3 pontos adicionais, pela persistência!
Citação de: HumbertoReis online 04 Março 2010 às 11:10:38
O Nilo merece 3 pontos adicionais, pela persistência!
Já que o meu time só empatou, tenho que ganhar algo. ;D
Abs,
Nilo
AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Isso aí, resposta correta: Charles Haley, com seu escapamento Haley patenteado em 1796!
Segue o gabarito deste Desafio:
1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?
R: Nivarox é um acrônimo, do alemão 'Nicht Variable Oxydfest', e foi criado por Reinhard Straumann.
2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?
R: Pierre Le Roy.
3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?
R: Rainha Elizabeth I do Reino Unido.
4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?
R: Processo Verneuil, inventado por Auguste Victor Louis Verneuil, anunciado em 1902.
5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?
R: Charles Haley, inglês de Londres, inventor do Escapamento Haley, de 1796.
O Nilo foi o grande vencedor do Desafio nº 14, acertando quatro questões, inclusive a nível hardcore!
Por esta conquista, ganhará meus efusivos "PARABÉNS!" e também um forte aperto de mão em nosso próximo encontro no Masp!
Agora a bola está com ele!
O que será que teremos para o 15º Desafio?
Um abraço a todos e muito obrigado pela participação, em especial ao persistente Nilo Duran!
Igor
Oba!!!
Vou passar o final de semana consultando os livros.
Abs,
Nilo
Salve!
Parabéns a todos!
A nós, que pudemos acompanhar este instigante desafio.
Ao Nilo, por razões óbvias! 8)
E ao Igor, pelas bem boladas (instigantes na boa medida 8)) questões.
Abraços!
Alberto
Muito legal, amigos!
Nilo, sem palavras.
Já estou à espera do Desafio 15!!
Ok, ok, ok, como diria aquele imbecil da TV. Mas como esse escapamento funciona? Parece um escape de cronômetro, mas com outro detent! E para que duas molas helicoidais? E afinal, isso aí foi construído?
Flávio
Flávio,
Parece que foi construído. Veja aqui (http://www.antique-watch.com/des/w6409.html).
Abs,
Nilo
Veja o comentários
deste link (http://www.antique-watch.com/des/w6409.html):
CitarCharles Haley was an eminent and pioneering chronometer maker. He was granted a patent in 1796 for a constant force escapement. Only two of these are known to exist and this piece would appear to have been converted from the constant force to Earnshaw escapement by Haley. At the end of the 18th Century he was appointed by the Select Committee of the House of Commons to report on Mudge's timekeepers and application for a reward. See the Catalogue Watches in the British Museum, Pocket Chronometers, items 54 and 76.
Ah! Sobre o segundo escapamento de força constante que foi construído, e que mencionei algumas mensagens acima, trata-se do
Pettavel, que ganhou vida pelas mãos de ninguém mais, ninguém menos que
Paul Ditisheim:
(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/pettavel.jpg)
Fonte: The marine chronometer, its history and development, fig. 42 (http://www.archive.org/stream/marinechronomete00gouluoft#page/n275/mode/2up)Um abraço,
Igor
Qual o princípio do troço, sério, continuo sem entender...
Flávio