Salve, amigos!
Inspirado em uma troca de idéias havida em um outro tópico, onde foi discutida a questão das (devidas e "apropriadas") "nomenclaturas" e fontes de consulta, em português, para os princípios, funções e peças de um relógio mecânico, eu resolvi abrir este tópico.
A idéia seria postarmos aqui qualquer ajuda, orientações, dicas, links, de onde possamos conseguir informações, instruções e nomenclaturas em nossa língua.
Eu vou começar indicando o site do nosso colega (ele participava do nosso antigo fórum), o relojoeiro português Luís Silva, criador do curso aí abaixo, por ele mantido na NET.
http://relojoeiro.no.sapo.pt/page28.html (http://relojoeiro.no.sapo.pt/page28.html)
Abraços,
Alberto
Legal, Alberto.
O curso do nosso colega é realmente espantoso em termos de qualidade, e merece todos os elogios. Um esforço tremendo escrever tudo isso.
Ali, o tal do draw, que iniciou nossa conversa do outro tópico, ele chama de retenção. Pra você ver como há diferenças na terminologia até mesmo entre o português de Portugal e o português brasileiro (aqui o Adriano chama de tração).
Um abraço,
Igor
Olá amigos, sou novo no forum, porém a algum tempo tenho lido os posts e tudo mais.
Não entendo muito, ou melhor quase nada, de tipos de movimento, partes e tudo mais, porém sempre gostei muito de relógios (tenho alguns até) mais ficava apenas restrito a admirar a parte externa, mais lendo aqui um pouco no forum percbi como são fascinantes as partes interna de um relógio, e com certeza esse curso vai me ajudar a pelo menos entender um pouco mais sobre o assunto.
Obrigado pela dica Alberto e um grande abraço a todos!!
Salve!
Seja bem-vindo, Julio!
Este é o espírito por aqui.
Todos nós temos algo a aprender e algo a compartilhar (nem que sejam "dúvidas" :D) nesse assunto que tanto nos atrai.
Pode crer.
Fique à vontade e participe sempre que puder.
Abraços!
Alberto
8)
Alberto,
Excelente !
Esse curso do Luis Silva é bem didático. :)
Oh raios!!!!...............não sei porque, mas não consigo abrir este link :'( :'( :'(
Aproveitando o gancho, mesmo estando um pouco fora de foco do tópico, antecipadas escusas,, vejam o que este relojoeiro (na plena concepção da palavra) português (açoriano) faz :-* :-* :-*
Antes, um texto do amigo Fernando Correia de Oliveria sobre este mestre relojoeiro (Germano Silva)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/GermanoSilva1.jpg)
A primeira vez que falámos (por e-mail) com Germano Silva, foi há quase uma década, quando investigávamos para História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (Diamantouro, 2003).
O seu nome tínha-nos sido indicado pelo Comandante Estácio dos Reis, que "en passant" tinha ouvido uma breve informação sobre ele na RTP Internacional. Uma busca na Internet e lá conseguimos chegar à fala com este emigrante português há muito radicado nos Estados Unidos, mais propriamente em San Jose, Califórnia.
Germano Silva tem figurado, desde a História do Tempo em Portugal, nos livros e outras publicações que temos editado, com o destaque que merece o seu trabalho. E contactamos regularmente com ele, agora não apena por e-mail, mas também por carta e por telefone, partilhando pelo seu entusiasmo na concepção e criação de belas Máquinas do Tempo.
Germano Silva é um relojoeiro autodidacta, que aprendeu a arte da relojoaria com um tio, João Inácio Brasil. Dedica-se há décadas à construção de peças únicas, monumentais.
Nascido em 1936 na Vila do Topo, S. Jorge, Açores, trabalha em relojoaria e joalharia na sua oficina em San Jose. Com o tio, construiu e instalou relógios de torre, nomeadamente no México.
Mas a paixão de Germano Silva é a construção de relógios complicados. Um deles tem 270 quilos, 2,6 metros de altura, 135 rodas dentadas, quatro faces, tem calendário completo e quatro mostradores. Levou 8 anos a fazer. Um outro, mais pequeno, mas do mesmo género, acaba de ser montado.
Fonte: http://estacaochronographica.blogspot.com/2009/10/germano-silva-relojoeiro-portugues-de.html
Vejam isso : http://www.vimeo.com/3218318
Meus sinceros parabéns ao mestre Germano, bem como ao amigo Fernando Correia de Oliveira por compartilhar estas informações
Abraços
Gravina
WOW!!! Excelente, Mestre!
Nunca ouvi falar neste relojoeiro. Realmente é um Mestre na arte!
Obrigado por compartilhar!
Um abraço,
Igor
P.S.: Reparou o relógio de pulso do homem?
Valeu Igor!
É fantástico mesmo!!!! :-* :-* :-* :-*
O que vc. acha?
Seria um ref. 1680? ???
Abs
Gravina
De verdade verdadeira, não faço a menor idéia! Só sei que é um Rolex...
Pra mim, mais um ponto a favor da marca.
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 17 Março 2010 às 10:48:53
De verdade verdadeira, não faço a menor idéia! Só sei que é um Rolex...
Igor
Sim, um Rolex Submariner Aço (ciclop).....................na animação, aos 0.44, o mestre relojoeiro dá uma romântica "olhadela" para o seu relógio.
Abs
Gravina
Caro mesre Gravina, adorei sua postagem!!
Levou 8 anos para ficar pronto e nem deve existir valor para o feito !!
Valeu por compatilhar Gravina!!