Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Paulo Sergio online 29 Dezembro 2008 às 02:35:15

Título: Um segundo "a mais"
Enviado por: Paulo Sergio online 29 Dezembro 2008 às 02:35:15
Vejam amigos:

"Relógios serão ajustados em 1 segundo na virada do ano
Washington, 28 dez (EFE).- O ano de 2009 começará oficialmente um segundo mais tarde, depois que os relógios do mundo forem ajustados à rotação cada vez mais lenta do eixo da Terra, anunciou hoje o Observatório Naval dos Estados Unidos.
Desta maneira, quando os relógios marcarem, na quarta-feira, as 23:59:59 do chamado "tempo universal", mais conhecido como meridiano de Greenwich, será somado um segundo.
O observatório, que tem a seu cargo a manutenção do "relógio mestre" do Pentágono, disse que o ritmo de variação da rotação da Terra "ocorre a taxas sempre em transformação afetadas pelas marés e outros fatores".
"Este é o 24º segundo adicional que se acrescenta ao horário universal, uma escala uniforme de medição do tempo mantida por relógios atômicos no mundo todo desde 1972", acrescentou o comunicado do Observatório.
"Historicamente, a medição horária do tempo se relacionou com a rotação média da Terra com relação a corpos celestiais e o segundo se definia neste marco de referência", explicou a instituição.
A invenção dos relógios atômicos definiu um "tempo atômico" de escala muito mais precisa e um segundo que é independente da rotação do planeta.
Em 1970, um acordo internacional estabeleceu duas escalas de medição do tempo: uma relacionada com a rotação da Terra e a outra no tempo atômico.
"O problema é que a rotação da Terra está se tornando mais lenta, de forma muito gradual, o qual requer a inserção periódica de um segundo adicional da escala de tempo atômica para manter ambas as escalas a um segundo uma da outra", assinalou o Observatório Naval."

Fonte:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/12/28/relogios+serao+ajustados+em+1+segundo+na+virada+do+ano+3228209.html

Acesso em 29 Dez 08, às 02:32h


Título: Re: Um segundo "a mais"
Enviado por: Alberto Ferreira online 29 Dezembro 2008 às 19:17:56
Salve!

Interessante.
Eu não sabia que iam fazer esta "correção" agora.


Mas, já que a nossa velha e boa Terra está diminuindo a velocidade de rotação, algumas "figuras" que "ïnfestam" e destroem esse nosso planetinha bem que poderiam aproveitar e pedir para,...

...desembarcar!
;)   :-\

Abraços, otimistas, a todos!
:D
Título: Re: Um segundo "a mais"
Enviado por: Robson online 29 Dezembro 2008 às 19:44:03
O cuirioso é que acho que os dias estão cada vez mais curtos... ???
Título: Re: Um segundo "a mais"
Enviado por: Wadley online 29 Dezembro 2008 às 21:10:21
Robson,

Eu também tenho esta impressão.....

Wadley
Título: Re: Um segundo "a mais"
Enviado por: Malima online 29 Dezembro 2008 às 22:09:19
Putz ... eu achei que tava ficando louco quando percebí pela primeira vez que os dias estavam mais curtos  :(... agora vejo que existem outros loucos iguais a mim !! ;D

Abraços !!
Título: Re: Um segundo "a mais"
Enviado por: online 29 Dezembro 2008 às 23:06:58
Êta!

Vou ter que atrasar 1 segundo em todos os meus relógios.....!!!!!!


Marcos Sá