Olá Amigos,
Estou pensando que comprar um segundo carro, atualmente temos apenas um que fica com minha esposa, pois detesto dirigir no transito de SP.
Para amenizar o desconforto de passar horas preso no transito pensei em comprar um carro com cambio automático, ai um ponto que me chamou a atenção é o fato que um carro com cambio automatizado como o Linea da Fiat ter o custo muito proximo ao do Honda Fit, por exemplo...
Li o que pude sobre o assunto, mas fiquei em duvida sobre as vantagens deste sistema, ( custo, manutenção. preço de entrada no segmento etc..), e resolvi perguntar se algum dos amigos possui um veiculo com este sistema, e o que acha disso.. Deixando claro que os pontos principais para mim são conforto e custo .. desempenho não é primordial.
Abs a todos
Nunca tive carro com cambio automátio, porem já dirigi alguns !! O primeito foi um Opala Diplomata muito bom cambio forte e carro forte, 2º Monza Classic muito confortavel e não se sente as passadas de marchas e forte tbm e o Ultimo que dirigi foi um Vectra Elite muito bom tbm e bastante confortavel, quase "0" o ruido interno /externo!!
Avó de um colega comprou um Honda City, ela diz que depois de 4 meses de pesquisa juntamente com seu filho que é preparador de carros de performace eles chegaram a conclusão que o Honda City é o melhor da categoria em custo beneficio e consumo, mesmo sendo automático e com motor 1.5 Flex !!
Bom de uma boa pesquisada antes da compra porque a concorrência é forte no mercado nacional!!
Boa sorte na busca!!
Nunca tive carros automáticos, mas já dirigi alguns.
Possuo um estacionamento e tenho clientes com as mais variadas marcas e modelos de tudo quanto é tipo de carro. Uma coisa é incontestável: TODOS os proprietários de Toyota Corolla falam maravilhas do carro. Anda bem e é absurdamente econômico devido ao comando de válvulas variável.
Já andei de Civic e achei a suspensão firme demais. O Corolla me parece bem mais confortável.
Tive um Vectra (mecânico) por 2 anos. Ele não consome combustível e sim engole o tanque sem dó.
Minha família é um bando de "folgados", só existem carros automáticos nas garagens, Civic, New Civic, Vectra, Honda Fit, CRV, Corolla, Zafira, etc.
Enfim, o mais confortável é o Corolla, o mais legal é o New Civic, e o melhor custo/benefício é o Fit.
Espero ter ajudado!
Eu sempre dirigi carros automáticos, devido ao defeito físico.
O primeiro foi um Kadett SLE, 1991 (meu primeiro carro). O segundo, um Monza, GLS, 1994, depois, Honda Civic 2001 e 2004/2005, após, um Ford Focus 2007/2008 (o último do modelo antigo) e, hoje em dia, Fusion 2008/2009.
De todos os carros que possuí, nunca tive problemas de manutenção do câmbio. Absolutamente NUNCA deram problemas no câmbio. O Kadett tinha problemas no carburador e na correia dentada (crônicos), o Honda Civic 2001, no alternador. Mas, câmbio, JAMAIS! De todos os carros, o de melhor desempenho, entre os que tive, foi o Focus, motor 2.0, 143 cv. Andava muuuuito e seu consumo era similar ao do Civic, com motor 1.7 e apenas 115 cv. Gostava tanto do carro, que vendi para meu irmão. O Fusion (ainda modelo antigo, portanto, 4 cilindros), é o carro mais confortável que já tive na vida. Estável, um espetáculo, mas, seu desempenho é fraco, em virtude do motor ser um tanto inadequado ao peso do carro. É também bastante beberrão. Embora eu não ligue para o consumo, só para informar, ele não faz mais que 12 km/l, na estrada e andando bem na maciota. E, surpreendentemente, as revisões são baratas e as peças não são caras. No catálogo da concessionária, o preço das revisões do Fusion é idêntico aos preços do Ka. E a diferença de carro é grande. Estou supersatisfeito, embora o desempenho deixe a desejar.
Abraços,
SANDRO
O cambio automatizado é uma solucao meio-termo entre o cambio manual e um automatico.
Vai eliminar a embreagem, e isso é muito bom, mas as trocas nao sao tao suaves nem tao rapidas quanto num automatico.
Eu tenho um fit 09 automatico e o cambio é excelente para dirigir em sao paulo. Se for comprar o fit, recomendo pegar motor 1.5, pois o 1.4 sofre muito com o cambio automatico.
Também estou com um Fit automático (CVT) 1.5.
Sei não, mas acho que não volto mais para câmbio mecânico.
Seja qual for meu próximo carro, vou procurar com câmbio
automático, pois minha perna esquerda já está cansada...rsrsrsrs.
abs
Glauco
Eu gosto muito dos Honda e Toyota automáticos.
Mas o que mais gostei, disparado, até hoje foi do Nissan Sentra.
O Dualogic sinceramente não gostei( no motor 1.8 ). Fora que este motor bebe pra cacete!
Abraços,
Jose A.
o Dualogic é péssimo e dá uns trancos absurdos!!
sugiro que faça um test drive e nunca comprar no escuro.
Sendo um Toyota :) :) :)
... Corolla é o meu preferido! :-* :-* :-*
Abraços!
ACPavanato
Meu próximo carro terá q ser automático!!! Detesto dirigir e quero deixar o hábito menos chato...
Se meus relógios são automáticos, por que o meu carro não pode ser tb?
Hehehe tô vendo que nessa questão sou minoria aqui.
Gosto de dirigir e não gosto de carros automáticos, apesar do trânsito paulistano.
Amigos eles está perguntando sobre carros automatizados, e não automáticos.
Nos carros automáticos,, a caixa de cambio é automática e passa as marchas sozinhas, claro de acordo com a configuração, pois hoje em dia alguns esportivos a caixa só muda de marcha se estiver selecionado este modo.
Já os carros automatizados, a caixa é manual, e a embreagem é automática, você passa as marchas como um veículo normal, mas sem precisar de usar a embreagem.
Isso está voltando ao mercado com o Duallogic da Fiat, iMotion da Volks, a primeira empresa a lançar esta tipo de veículo, foi a Fiat em 1999 com o Palio Citymatic, em 2002 a GM lançouo Corsa Autoclutch.
Infelizmente Clélio, apesar de ter um pouco de conhecimento teórico sobre o sistema, não tenho nenhum conhecimento prático, nem mesmo sobre durabilidade e sobre o custo de manutenção a única diferença é a embreagem, um pouco mais cara, o restante é igual a um mecânico.
Espero ter ajudado.
Olá amigos,
Obrigado pela ajuda de todos... Como foi dito aqui pela maioria o conforte de dirigir sem ter que ficar trocando de marchas é inegavel, e estou decidido a comprar um carro automatico.
Porém dentro que pretendo gastar a porta de entrada é o Honda Fit, ou um Nissan, mas por acaso passei pela Fiat e vi o Linea automatizado, parece ter um bom acabamento, bom porte e custo muito proximo ao Honda Fit, são propostas diferentes, mas fiquei dividido...
Só que surgiu a duvida sobre o cambio... mas farei o teste drive... vamos ver o que acontece...
Mas quem sabe um fusca e uns Rolexs.... ;D
Abs
Minha experiência com automáticos é recente, então talvez se adapte ao que o amigo deseja saber.
Sempre dirigi carro com câmbio manual. Tive um Fiesta, um Corsa, um Meriva e o eterno TL 1974. Agora, por força da digníssima compramos um Captiva com câmbio automático.
A grande diferença que percebo é nas viagens. Estamos a 700Km de Salvador e 800Km de Belo Horizonte e gostamos de visitar com frequencia as duas capitais. Já fomos duas vezes a BH desde novembro e posso afirmar com 100% de certeza que se viaja com muito mais tranquilidade. Me lembro de chegar 'bombardeado' no destino, dirigindo com câmbio manual. Agora, é só alegria!
Na cidade, confesso que não notei nada de diferente. Prefiro o câmbio manual, inclusive, pois gosto de reduzir para fazer curvas e passar sobre quebra-molas.
Quanto ao consumo, se parece muito com o Meriva: 6,5Km/L na cidade e 10Km/L na estrada a 120Km/h (o Meriva fazia 9Km/L).
Citação de: HumbertoReis online 22 Março 2010 às 19:47:10
Quanto ao consumo, se parece muito com o Meriva: 6,5Km/L na cidade e 10Km/L na estrada a 120Km/h (o Meriva fazia 9Km/L).
:o :o :o
Pu$# que pa%$#@
10Km/L na estrada?
O Vectra que eu tinha fazia 13Km/L e eu acha ruim.
Hoje na estrada faço quase 17Km/L e 13Km/L na cidade. Logan 1.0 16V andando na gasolina.
Clélio,
permita-me esclarecer uma coisa....
CAMBIO AUTOMÁTICO que se fala, e muito usado nos Estados Unidos... é um pouco diferente desse
Esse cambio denominado pelo fabricante de FREE CHOICE é na realidade UM ATUADOR HIDRAULICO no cambio mecânico existente gerenciado eletrônicamente... isso agrega algumas vantagens em relação ao cambio automático tradicional...
1) Não tem o consumo de combustivel do cambio automático
2) Não tem o alto custo de manutenção do cambio automático
3) Tem o mesmo conforto no transito que o cambio automático
4) Não tem a "perda de potencia" devido a troca de marcha
Nos EUA cambio automático é 99,999999% da produção (eu mesmo para não ter um cambio automático, porque não gosto, tive que comprar um carro Europeu e somente tinha um unico modelo com cambio mecânico) mas com um volume hoje 3 vezes maior que o Brasil e antes da crise 5 vezes maior... os custo do cambio automático é muito pequeno nos EUA, já no volume Brasileiro esse custo seria MUITO ALTO.
O cambio oferecido pela Fiat, é um cambio iniciado na formula 1 em 1999 na Ferrari, ou seja bem conhecido como projeto, mas não o considere um cambio automático tradicionalmente conhecido... é confortável mas diferente.
Sugiro a vc fazer um test drive num Fiat e num Corolla por exemplo e sentir a diferença.
A melhor coisa é fazer o test-drive e ver qual carro te agrada mais. O honda fit tem suspensao mais dura e isso tem que ser levado em consideracao. Pra mim pesou a favor no fit o silencio na cabine, o baixo giro a 120km/h (no fit automatico ele gira a somente 2650rpm) e o cruise control foram decisivos.
Citação de: dekkardnexus5 online 23 Março 2010 às 00:44:06
A melhor coisa é fazer o test-drive e ver qual carro te agrada mais. O honda fit tem suspensao mais dura e isso tem que ser levado em consideracao. Pra mim pesou a favor no fit o silencio na cabine, o baixo giro a 120km/h (no fit automatico ele gira a somente 2650rpm) e o cruise control foram decisivos.
Hehehehe pois é... essas coisas são realmente questão de gosto de cada um.
Eu gosto de carros com pegada mais esportiva, suspensão dura, direção direta, cambio mais curto pra manter a rotação alta e as reações mais rápidas. Carro muito "macio" me irrita profundamente para dirigir.
ola pessoal,
há pouco mais de 01 ano estou com um corolla xei full, automatico. NÃO QUERO MAIS SABER DE TROCAR MARCHA, O CAMBIO AUTOMÁTICO DO TOYOTA É SHOW ...
sds,
marck
Oi pessoal !
Por aqui, nunca nem tinha ouvido falar dessa caixa "automatizada" ! Vocês tem que passar as marchas, mas sem embreagem, é isso ?
Eu ja dirijo automaticos ha 6 anos, e o meu atual, Chrysler 300C, é uma beleza. caixa macia, você nem sente as marchas passarem. Ja por outro lado, peguei o Corolla verso do meu pai, também autoatico, achei a caixa muito desconfortavel, da muito tranco...
Agora, tô vendendo o Chrysler, e o proximo, vai ser hibrido... Resolvi comprar um Prius, com cambio continuo... Tô curioso pra ver como se comporta !
Abraços,
Bruno
Bruno, a Magnetti Marelli introduziu uma fábrica no Brasil só para esses câmbios, que também são usados na Europa.
A primeira geração realmente dava uns trancos, mas um amigo meu diretor da Fiat disse que esses problemas foram corrigidos nas linhas 2010 tanto do Linea quanto do Stilo.
Minha ex tinha um Corolla e, ao contrário das opiniões unânimes do povo, nado contra a corrente. Eu o dirigia todo final de semana no percurso Brasília Goiânia, que dá para dar um cacete fodido no carro, pois são pistas duplas com muitas retas e praticamente em estado de novo, e achava que "faltava uma marcha" no carro. A quinta dele, no caso do manual, era curta demais, achava o carro extremamente barulhento a partir dos 120 km por hora.
Sim, a grande vantagem dele era o consumo: com 145 cv, o carro, com ar ligado na estrada e no pau (130 km a 140), fazia 15 km com litro!
Meu Stilo é manual, com o beberrão motor GM 1.8, mas também não é assim não. Rodo a 120 km por hora em média, pego 80 km de estrada todo dia e, com o ar ligado, ele faz em média 12 por litro. Na cidade ele bebe realmente.
Eu acho o CIVIC, que também já dirigi, um carro muito, mas muito mais acertado do que o Corolla. A desvantagem do CIVIC, para quem quer um sedã e efetivamente possui família, é que seu porta malas é minúsculo. Mas nem se compara a experiência de dirigir um CIVIC com um Corolla.
Na verdade se compara. Outro dia, em Floripa, fui buscar o carro do filho do meu amigo na concessionária, um novo Focus, e fiquei de cara! Rodei uns 50 km com ele, o carro parece de corrida, muito bom de dirigir. Mas bebe, e como bebe. Mas confesso que fiquei tentado a comprar um.
Agora, voltando ao assunto, os câmbios automatizados se tornarão febre no Brasil, pois custam um terço de um automático MESMO. E, para o trânsito urbano, não há nada melhor do que um automático.
Eu, porém, continuo com minha mentalidade de Europeu. Meu carro tem uns 45 k rodados e, com a chegada do Bravo, fatalmente o venderei. Queria um hatchback, então me sobrarão como opção o Focus ou o Bravo. Aprendi a gostar da Fiat e gostei muito do design do Bravo. Qual seria minha opção? Irão trazer para o Brasil o 1.9 do linea, nas versões auto e manual (5 marchas). Não quero nada disso. Quero o turbo 1.4 com seis marchas, manual.
Flávio
Se eu tivesse um pouco de grana compraria uma Dodge Ram CD Diesel Automática, além de muito conforto tem uma força fenômenal.
Para se ter uma idéia um chegado conseguiu comer pneu com 1ª, 2ª e 3ª marcha, isso com câmbio automatico, imaginem ela com cambio manual !! Camionete linda de mais !!
(http://www.stribusacessorios.com.br/images/produtos/dodge-ram-cd1.jpg)
Ou tbm compraria um 300C que agrega luxo, requinte e força em um só carro além de ser muito lindo !!
(http://www.noticiasautomotivas.com.br/img/b/chrysler-300c-2008-1.jpg)
Eu já tive carro com câmbio automático e não gostei... Era um santana e sempre dava problemas... Mas atualmente até que teria um, pois dirigi um Fit automático e achei bem confortável e muito melhor do meu ex velho Santana.
Quando fui comprar meu Corolla, preferi mecânico pois gasta menos combustível além de eu gostar de ter o controle total nas trocas... Atualmente eu estou quase comprando um Fit automático p/minha esposa, mas não troco meu Corolla mecânico por um automático por questões de consumo... O meu faz 12km/l na cidade e 15km/l na pista andando na "casquinha" do acelerador com ar ligado no mínimo (nível 1) (mais economico que muitos carros motor 1.0), o Corolla automático já faz cerca de 8km/l cidade e 10km/l na pista tbm. com ar ligado e andando sem "pisar"... Como já faz alguns anos que não faço questão de "pisar fundo" e consequentemente gastar muito mais combustível, consigo fazer boa economia. Então meu Corolla XLI (básico, 1.6 com ABS) é um carro ideal para meu estilo, pois não faço questão de ter um carro com motor potente e cheio de opcionais... Valorizo economia. Sem contar que o seguro do Corolla é baratíssimo e ele não quebra de jeito nenhum. Nunca ouvi falar de um Corolla que deu problemas - apenas manutenção básica. E caso der problema no câmbio, o manual é muito mais barato para reparar... O automático não fica por menos de R$ 5.000,00 além de ter mais probabilidade de dar problemas em relação ao manual.
Citação de: bfskinner online 14 Maio 2010 às 22:50:38
Eu já tive carro com câmbio automático e não gostei... Era um santana e sempre dava problemas... Mas atualmente até que teria um, pois dirigi um Fit automático e achei bem confortável e muito melhor do meu ex velho Santana.
Quando fui comprar meu Corolla, preferi mecânico pois gasta menos combustível além de eu gostar de ter o controle total nas trocas... Atualmente eu estou quase comprando um Fit automático p/minha esposa, mas não troco meu Corolla mecânico por um automático por questões de consumo... O meu faz 12km/l na cidade e 15km/l na pista andando na "casquinha" do acelerador com ar ligado no mínimo (nível 1) (mais economico que muitos carros motor 1.0), o Corolla automático já faz cerca de 8km/l cidade e 10km/l na pista tbm. com ar ligado e andando sem "pisar"... Como já faz alguns anos que não faço questão de "pisar fundo" e consequentemente gastar muito mais combustível, consigo fazer boa economia. Então meu Corolla XLI (básico, 1.6 com ABS) é um carro ideal para meu estilo, pois não faço questão de ter um carro com motor potente e cheio de opcionais... Valorizo economia. Sem contar que o seguro do Corolla é baratíssimo e ele não quebra de jeito nenhum. Nunca ouvi falar de um Corolla que deu problemas - apenas manutenção básica. E caso der problema no câmbio, o manual é muito mais barato para reparar... O automático não fica por menos de R$ 5.000,00 além de ter mais probabilidade de dar problemas em relação ao manual.
Não acho a diferença tão grande assim. Tive um Focus automático que fazia cerca de 14 km/l na estrada. E era 2.0.
Abraços,
SANDRO
Eu sou um apaixonado pelos automaticos e finalmente comprei um.Só sossego e como gosto de andar na maciota é uma delicia e ainda economiza peças e combustivel.
Eu tinha um Santana 1.8 99 a gasolina e o bicho bebia um absurdo.
Agora com um Omega CD 2001 acho que estou gastando menos que antes.
A 100 km/h ele gira a apenas 1500rpm e quase nao se ouve barulho do motor.
Agora tome certo cuidado com o Linea.Eu dirijo alguns de meus clientes e acho que da trancos demais e o carro da a impressao de estar meio preso.Apesar de ter um otimo acabamento e ser bastante espacoso.
Com certeza voce deve andar em um e se achar que da compre.
Meu sócio tinha um línea automatizado: detestou e agora está com uma captiva. Eu estou gostando muito e segui a dica de amigos. Para o trânsito de Sampa é muito bom. Tenho um Corolla e recomendo. Em viagens um perigo: é tão confortável que dá vontade de dirigir no volante... ;D
Todas as pessoas que eu conheço e que tiveram carro com câmio automatizado NÃO gostaram.
Oi pessoal !
.
Finalmente entendi a diferença entre os 2 tipos... A Corolla verso do meu pai, de 2005, tem esse tipo de cambio, que aqui chamam de "robotizado"... Que é, efetivamente, muuuito ruim. Lerdo pra passar a marcha, decelera, acelera... Ja os Corolla mais recentes têm cambio automatico "de verdade", é outra coisa. No 300C como no mercedes tenho automaticos "de verdade", ai sim é um conforto !
Abraços,
Bruno
Olá pessoal:
Vou relatar minhas experiência (todas positivas) sobre "câmbio automático". Já estou no 5º carro da linha Honda, sendo que destes, 4 são ou foram automáticos.
Eu já estou no 3º Civic, e os 2 últimos automáticos. Não há o que se reclamar deste tipo de câmbio. Uma maravilha. Suave. Preciso e gostoso de usar, principalmente no trânsito engarrafado de nossas cidades. O que se pode reclamar, é quanto ao aumento do gasto com combustível. Em torno de 15% no consumo.
Minha esposa está no 2º Fit. Ambos automáticos. O primeiro com CVT (Continious Variable Traction, ou coisa assim). Não tinha troca de marchas, como o câmbio automático "normal". Para ultrapassar é um pouco desconfortável e as vezes dá um certo receio.
Tenho um colega de sala (onde tenho minha atividade profissional) que comprou recentemente uma Palio Adventure com câmbio automatizado. Andando com ele percebi algumas pequenas diferenças em relação ao câmbio automático: durante a troca de marchas, percebe-se aquele "tempo" entre as marchas (como se permanecesse algum tempinho em ponto morto); outra, o carro só se movimenta ao ser acelerado, não basta tirar o pé do freio (diferentemente do câmbio automático, que temos que ficar com o pé no freio).
No mais ele não tem nenhuma queixa.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Citação de: HumbertoReis online 22 Março 2010 às 19:47:10
Minha experiência com automáticos é recente, então talvez se adapte ao que o amigo deseja saber.
Sempre dirigi carro com câmbio manual. Tive um Fiesta, um Corsa, um Meriva e o eterno TL 1974. Agora, por força da digníssima compramos um Captiva com câmbio automático.
A grande diferença que percebo é nas viagens. Estamos a 700Km de Salvador e 800Km de Belo Horizonte e gostamos de visitar com frequencia as duas capitais. Já fomos duas vezes a BH desde novembro e posso afirmar com 100% de certeza que se viaja com muito mais tranquilidade. Me lembro de chegar 'bombardeado' no destino, dirigindo com câmbio manual. Agora, é só alegria!
Na cidade, confesso que não notei nada de diferente. Prefiro o câmbio manual, inclusive, pois gosto de reduzir para fazer curvas e passar sobre quebra-molas.
Quanto ao consumo, se parece muito com o Meriva: 6,5Km/L na cidade e 10Km/L na estrada a 120Km/h (o Meriva fazia 9Km/L).
Humberto, ainda tens a TL??? Tenho um fusca placa preta 1977.... Esses carrinhos são um show para se dirigir, ele parecem briquedos grandes...heheheh
Boa noite
Começei pelo Santana 1989 GLS ....Audi A3 ....BMW 530i ......... Vai de Civic ou Corolla são os melhores .
Sobre os CVT. Já dirigi o FIT. Mulher adora o carro, homens...Sei lá. O lance do CVT é que ele não possui engrenagens que se engatam e desengatam, ainda que automaticamente. O lance ali funciona a polias e, portanto, é como se você tivesse acelerando um autorama: efetivamente não há troca de marchas. O Sentra também usa isso. É um conforto fodido, mas há pessoas que estranham a falta de "feedback" do carro, pois efetivamente é como se (imagino, pois nunca dirigi) você pilotasse um carro elétrico.
Flávio
Um aparte em relação ao FIT: os modelos zero são automáticos e não mais CVT, houve uma regressão no câmbio.
A esopsa do meu parceiro de squash trocou o 1.5 04/04 CVVT por um 1.5 zero auto e, por ela, desfaria o negócio.
Eu não tenho praticamente nenhuma experiência em autos, só um Civic ELX e um Subaru Forester 2.5 Turbo.
A Forester é IMPRESSIONANTE, ainda mais se considerado que é tração integral.
Amplexos, Mário
Recentemente troquei de carro e agora estou com um automático. Muito embora eu goste muito de dirigir e trocar marchas, em São Paulo isso não dá mais. Embora eu tenha estranhado um pouco o câmbio automático, já não troco ele por nada quando o assunto é dirigir na cidade. É só questão de se acostumar: dá para fazer o carro andar bem mesmo com o cambio automático, usando o kick-down ou chamando no botão esporte. Bebe para caceta, virei sócio do posto de gasolina. Mas nunca estive tão contente com um carro.
Abraço!
Adriano
Bebe mesmo, na cidade.
Mas, na estrada, não é tanto assim. Meu Focus, que hoje está com meu irmão, fazia 14 km/l e era 2.0.
Meu Fusion, o último do modelo antigo, faz, sem correr demais, cerca de 12 km/l.
Abraços,
SANDRO
Um colega meu tem uma Caravan Diplomata 6cc Automatic, a bixinha faz 4,5km/l na cidade e 6,0k/l na estrada, se pisar com gosto faz 3,0km/l na cidade!! :P
Será que bebe??
Não só bebe, mais come com farinha!! ;D ;D
Citação de: Cigano online 11 Julho 2010 às 03:20:22
Um colega meu tem uma Caravan Diplomata 6cc Automatic, a bixinha faz 4,5km/l na cidade e 6,0k/l na estrada, se pisar com gosto faz 3,0km/l na cidade!! :P
Será que bebe??
Não só bebe, mais come com farinha!! ;D ;D
O Dodge que vc citou lá em cima (como sonho de consumo) faz 2.5km/l na cidade e 5 na estrada (bem na casquinha, se não, não chega a 4.5Km/l - na versão Small Block que é mais econômica) ::), curiosamente tmb com cambio automático, mas numa versão com alavanca acoplada ao bloco de direção, lembra aqueles "cambios universsais" que equipavam carros e caminhonetes nos anos 70.
Consumo é uma coisa relativa, m minha casa todos carros possuem cambio automático, minha mulher tem um C4 que na mão dela faz quase 8 Km/l (quase tudo em estrada), meu Corolla faz quase 10Km/l (uso misto), minha Zafira fica no meio do caminho; consumo este que melhora em muito quando nosso governo batiza menos a gasolina com álcool (até rebatizaram a gasolina pura no Brasil, que usa o nome em castelhano: NAFTA), esta ultima versão com 20% aumentou em muito o rendimento&economia.
Carros automáticos consomem SIM mais que carros mecânicos BEM dirigidos, mas o conforto que advêm a quem mora em grandes cidades ou pega estrada com frequencia é infinitamente recompensado, alias TODOS confortos implicam em custo (ar condicionado seria outro exemplo).
[]s
Meu irmão tem um Honda Fit Auto (sei lá que modelo - ;D ;D ;D )!!!
Ele está contente com o carro... mas me disse que o desgaste dos freios é mais rápido!!!
Tudo bem, sei que o carro auto é "segurado" muito no freio... mas será que esse desgaste é tanto assim, ou depende de um "aperto mais suave do pedal" / "maior cuidado", para não ter esse "maior desgaste???
Abraço
Paulo Sergio
Como o assunto migrou pros automáticos, dirigi durante um curto periodo um Corolla, e passei para o C4 pallas. Estou muitíssimo satisfeito, realmente um prazer de dirigir... a distância entre eixos e o espaço interno um pouco maiores ajudam a dar bastante conforto ao dirigir.. por dentro o carro acaba parecendo maior do que realmente é..
cambio Automatizado = cambio Automático ?
Citação de: Paulo Sergio online 11 Julho 2010 às 08:35:43
Meu irmão tem um Honda Fit Auto (sei lá que modelo - ;D ;D ;D )!!!
Ele está contente com o carro... mas me disse que o desgaste dos freios é mais rápido!!!
Tudo bem, sei que o carro auto é "segurado" muito no freio... mas será que esse desgaste é tanto assim, ou depende de um "aperto mais suave do pedal" / "maior cuidado", para não ter esse "maior desgaste???
Abraço
Paulo Sergio
Desgasta mais os freios, mas, não é tanto assim, não.
Depende, também, de um aperto mais suave do pedal.
Abraços,
SANDRO
Citação de: broker online 11 Julho 2010 às 12:23:19
cambio Automatizado = cambio Automático ?
Câmbio automático= câmbio totalmente diferente do tradicional, troca as marchas por um sistema hidráulico, extremamente complexo, rouba potência do motor.
Câmbio automatizado= câmbio convencional robotizado, funciona como um automático, mas é mais barato, leve e eficiente.
Retirado do Yahoo Respostas.
Olá Fábio, obrigado pela respostas, mas continuo sem entender, para mim, que entro no carro, coloco no "D" e vou embora tem diferença? Tem como saber se meu carro é automático ou automatizado?
Citação de: JotaA online 22 Março 2010 às 17:34:22
Amigos eles está perguntando sobre carros automatizados, e não automáticos.
Nos carros automáticos,, a caixa de cambio é automática e passa as marchas sozinhas, claro de acordo com a configuração, pois hoje em dia alguns esportivos a caixa só muda de marcha se estiver selecionado este modo.
Já os carros automatizados, a caixa é manual, e a embreagem é automática, você passa as marchas como um veículo normal, mas sem precisar de usar a embreagem.
Isso está voltando ao mercado com o Duallogic da Fiat, iMotion da Volks, a primeira empresa a lançar esta tipo de veículo, foi a Fiat em 1999 com o Palio Citymatic, em 2002 a GM lançouo Corsa Autoclutch.
Infelizmente Clélio, apesar de ter um pouco de conhecimento teórico sobre o sistema, não tenho nenhum conhecimento prático, nem mesmo sobre durabilidade e sobre o custo de manutenção a única diferença é a embreagem, um pouco mais cara, o restante é igual a um mecânico.
Espero ter ajudado.
Broker,
Dê uma lida na explicação que dei na primeira página, talvez possa ajudar o amigo a entender.
Abraços
Legal Julio, agora entendi... Na verdade entendi e não acreditei...
Já acho absurdo o câmbio manual, para mim o carro teria um botão no painel, frente e ré, e mais nada.
Agora manual sem embreagem, parece piada...
obrigado
Opa Fernando, a explicação do Julio está melhor que a minha.
Agora uma dúvida, o Câmbio Tiptronic é automatizado, automático ou o que?
Eu vou na contramão disso tudo, adoro dirigir, adoro passar as marchas, adoro sentir que tenho o controle total do carro.
No anterior e no meu atual carro que tem embreagem hidraulica e acelerador muito, mas muito macio, não é nenhum esforço, muito pelo contrário, é muito prazeroso.
Pode ser que eu goste de carro automático um dia, não digo que dessa água não beberei, as vezes é um saco mesmo num engarrafamento ficar trocando de marcha etc, mas cá entre nós, engarrafamento é um saco em todos os sentidos, todos sem exceção, gostando ou não de dirigir odeiam engarrafamentos.
o pior do engarrafamento nem é passar a marcha, mas sim pisar na embreagem. E quando o transito é em subida e tem que ficar queimando embreagem. ta loco, isso deixa o cabra maluco.
Citação de: O Cara online 13 Julho 2010 às 01:13:15
...
Agora uma dúvida, o Câmbio Tiptronic é automatizado, automático ou o que?
...
Fábio,
O Tiptronic é o nome dado pelo grupo VW, a um tipo de caixa automática fabricada por ela, que equipa em sua maioria modelos da Audi, mas também alguns VW e Skoda.
Abraços
Então o Tiptronic nessa história toda é considerado automático né Júlio.
É que no Tiptronic podemos "passar as marchas" como num câmbio manual por isso tinha essa dúvida.
O Tiptronic é um automatico sequencial.Voce pode usar no modo auto ou passar as marchas pela alavanca do cambio ou por borboletas no volante.
Citação de: JotaA online 13 Julho 2010 às 09:57:01
Citação de: O Cara online 13 Julho 2010 às 01:13:15
...
Agora uma dúvida, o Câmbio Tiptronic é automatizado, automático ou o que?
...
Fábio,
O Tiptronic é o nome dado pelo grupo VW, a um tipo de caixa automática fabricada por ela, que equipa em sua maioria modelos da Audi, mas também alguns VW e Skoda.
Abraços
Actualmente os VW e Audi ja surgem com a DSG, muita rapida no cambio.
Meu "velho" 911 tem tiptronic.
Abs,
Correia
Há uma certa diferença entre os câmbios CVT (Fit antigo e carros da Nissan) em relação aos automáticos. No câmbio CVT você não sente a troca de marcha, parece que é uma coisa contínua. Já no automático há os trancos como se fosse um câmbio manual
Citação de: Correia online 14 Julho 2010 às 15:27:32
Meu "velho" 911 tem tiptronic.
Abs,
Correia
O ícone dos carros esporte! Este carro me tira o sono!
Correia, um relato sobre ele, por favor!!! E, se é tiptronic, é pelo menos um 2002, com motor 3,6, certo?
O papel de parede aqui em casa foi, por alguns meses, o Boxter Spyder. Agora, por "determinação" e "exigência" do
patrão de 6 anos, é uma imagem do Clone Wars.
Abraços, Mário
Citação de: atakara online 19 Julho 2010 às 15:53:03
Há uma certa diferença entre os câmbios CVT (Fit antigo e carros da Nissan) em relação aos automáticos. No câmbio CVT você não sente a troca de marcha, parece que é uma coisa contínua. Já no automático há os trancos como se fosse um câmbio manual
Não necessariamente.
nos automáticos mais modernos não há trancos
Citação de: jgonc online 20 Julho 2010 às 10:46:45
Não necessariamente.
nos automáticos mais modernos não há trancos
Nos automaticos comuns voce sabe que o cambio esta mudando as marchas. Dando tranco ou não.
No CVT não tem isso, é uma aceleração contínua.
O CVT do Sentra é bem melhor que o do Fit. Não sei se é por causa do motor mais potente, mas é bem melhor. E mais econômico!