Em virtude da viagem, resolvi escrever um novo texto. Muitas vezes abordamos questões técnicas no site. De uns tempos para cá, como é cediço, adotei um viés mais histórico nos meus textos. Mas nunca havia respondido à questão que muitos devem fazer: afinal, como surgiu a indústria na Suíça?
Pois bem, não é um texto para maricas, as fontes eu coloquei em tamanho grande mesmo, pois ficou longo...Aceito sugestões de mudanças, não revisei detidamente o texto, mas acredito que não tenha erros (crassos) de português.
No final das contas, ficou bom. Acho que irão gostar. Boa leitura!
Ei-lo:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/la%20chaux%20de%20fonds.html
Flávio
Muito bom Flávio... essas histórias são fascinante
Grato pela letra XXL, os acima de 45 anos agradecem ::)
erro??? só o sobrenome do Igor ;D ;D ;D
Citação de: r.lessa online 08 Julho 2010 às 19:52:17
Muito bom Flávio... essas histórias são fascinante
Grato pela letra XXL, os acima de 45 anos agradecem ::)
erro??? só o sobrenome do Igor ;D ;D ;D
Corrigido kkk!
Flávio
Parabéns e obrigado.
Flávio,
FANTÁSTICO!!!
A única coisa que achei ruim foi que você escreveu tudo de uma vez. :o :o Assim não sobra assunto pra mim, porra...
Parabéns, o texto ficou 10, e facílimo de ler; é A referência em língua portuguesa! :D
Espero que TODOS os freqüentadores deste Fórum leiam e releiam aquelas palavras, para entender o quão interessante e amplo pode ser o assunto "relojoaria". O amor por esta ciência está no estudo, e não no pulso (pro pulso, basta ter dinheiro).
Agradeço de coração a singela homenagem! ;)
Um abração,
Igor
P.S.: Sobre os erros, segue MP!
Citação de: r.lessa online 08 Julho 2010 às 19:52:17
erro??? só o sobrenome do Igor ;D ;D ;D
Pô,
Ricardo, valeu aí!!!
Um abraço, ;D
Igor
P.S.: Só faltou a trema no U.
Muito fascinante e interessante! :D
Citação de: igorschutz online 08 Julho 2010 às 21:21:18
......................... facílimo de ler; é A referência em língua portuguesa! :D
Igor
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/30az9dy.gif)
Excelente! ;)
Abs
Gravina
Parabéns !
Muito bom mesmo !
abraços,
wilson
Valeu mesmo,
Parabéns e obrigado ,
Um forte Abraço,
Mauro
Ótimo texto Flavio, meus parabéns!!
Abraços
Parabéns Flavio, ótimo texto.
Obrigado por compartilhar.
Vilmar
Muito interessante
Abraços
ola flavio,
com alguns graficos e estatisticas, isso bem que poderia ser um trabalho de conclusão do curso de economia...
MUITO BOM !!!
sds,
marck
Acabei de ler Flávio, ficou ótimo, achei muito interessante e gostei da dedicatória no final ficou show.
Abraços
Weber
Ótimo texto . Leitura fluida.
Parabens
Cezar
Muito bom!
Obrigado por compartilhar, Flavio.
Abs,
Correia
Flávio,
O texto ficou claro, preciso, e muito gostoso de se ler.
Parabéns.
Uma aula de história e horologia, com um belo agradecimento ao final.
Gostei. E muito.
Amplexos, Mário
Até onde eu li por enquanto, vi que o texto está fantástico, e muito bem didático (ainda vou ler o resto como alguns amigos sabem eu tenho um probleminha de vista e, tenho que ler aos poucos) !!
Parabéns Flávio por contribuir ao enrequicimento da cultura.
5 estrelas......
Abs
Leon
Que texto, hein, Flávio!
Parabéns pelas leituras e viagens.
Leitura cativante,parabens.Caro Flavio,voce tem o dom da escrita meu amigo.Vai fundo.
Citação de: melao online 10 Julho 2010 às 18:23:28
Leitura cativante,parabens.Caro Flavio,voce tem o dom da escrita meu amigo.Vai fundo.
Melão, concordo com você, texto genial do Flávio.
Abração.
Pandolfi
Citação de: igorschutz online 08 Julho 2010 às 21:22:16
Citação de: r.lessa online 08 Julho 2010 às 19:52:17
erro??? só o sobrenome do Igor ;D ;D ;D
Pô, Ricardo, valeu aí!!!
Um abraço, ;D
Igor
P.S.: Só faltou a trema no U.
O Lessa "esqueceu" do trema e o Igor esqueceu o nome do Lessa.
O nosso amigo Igor ainda vai acertar, né
Rogério Lessa?
Abração.
Pandolfi
Acabei de ler. Parabéns Flávio, texto fantástico!
O Igor fez de propósito. Tanto que grifou o Ricardo.
É Rogério.
Aliás, estou com o Maurice Lacroix Pontos GMT que era dele e hoje é meu.
Flavio excelente trabalho, muito legal e achei o artigo interessantissimo ate mesmo para quem nao e ligado a horologia como nos por exemplo.
So fiquei com uma duvida sera que o tracado moderno das ruas em paralelo foi o que influenciou o resto das cidades no mundo? pelo que entendi comecou tudo em La Chaux-de-Fonds e Le Locle estou certo?
abracos e parabens
Paulo
Flávio,
Muito bom! Parabéns!
Abs
Daniel
Citação de: HumbertoReis online 11 Julho 2010 às 17:38:22
O Igor fez de propósito. Tanto que grifou o Ricardo.
É isso aí! :D
Só estava brincando com o Lessa, que já foi chamado de Ricardo por aqui um monte de vezes.
Já brinquei com ele assim em outras ocasiões. ;D
Um abraço,
Igor
Salve!
Grato pelo texto, Flávio!
Ficou excelente!
Abraços,
Alberto
Tremenda aula , parabéns !
Parabéns. Ótimo texto, o amigo construiu de forma a ficar uma fácil e bastante agradável leitura. Muito bom. Obrigado.
Muito bom o texto. Fácil de ler sem simplificar o conteúdo.
Parabéns
Expedito
Citação de: BigPaul online 11 Julho 2010 às 18:33:02
Flavio excelente trabalho, muito legal e achei o artigo interessantissimo ate mesmo para quem nao e ligado a horologia como nos por exemplo.
So fiquei com uma duvida sera que o tracado moderno das ruas em paralelo foi o que influenciou o resto das cidades no mundo? pelo que entendi comecou tudo em La Chaux-de-Fonds e Le Locle estou certo?
abracos e parabens
Paulo
Na verdade não. Há uma crítica que, inclusive preferi não abordar, que o traçado seria "americanizado". Com a declaração de independência dos EUA (algum tempo depois) editaram normas para construção de cidades, e a maior parte delas deveria seguir um esquema gradeado (o maior exemplo é NY). Porém, várias cidades na Europa, mesmo antes dos EUA, tinham cidades com quarteirões definidos, avenidas e ruas, tal qual La Chaux de Fonds. A singularidade de La Chaux de Fonds é que, de um projeto pequeno para evitar incêndios, o aumento popolulacional e a influência da maior parte da população fez com que o sistema gradeado fosse adotado, mas não apenas para evitar fogo, como no resto do mundo, mas para permitir o melhor tráfego de bens entre uma fábrica e outra (ainda no sistema de etablissage, não coloquei isso no texto), fachadas voltadas para o Sol (melhor iluminação) etc. O projeto em si não difere, por exemplo, do de NY. O problema é que lá pelas tantas, todos os prédios de LCdF se tornaram iguais, com as mesmas fachadas com janelões, formato retângulo. Existe, então, uma simbiose entre os prédios e o gradeado da cidade, tudo voltado para relojoaria. Na LCdF atual, todos os prédios, mesmo que não estejam sendo usados por fábricas, já foram algum dia. Então é muito curioso, pois todas as fachadas são iguais! Existem sempre janelões nas partes baixas, onde os relojoeiros trabalhavam, e janelinhas no último andar, onde moravam. Tudo igual...Por isso o tombamento.
Curiosamente, na cidade há fábricas bem modernas, que fogem totalmente do padrão, como a Cartier. O prédio mais bonito das fábricas que vi, mas que hoje não é usado mais pela manufatura, é o da Eberhard. Ele possui fachada bem trabalhada. E há também as casas que eram dos magnatas das fábricas, algumas delas projetadas por Corbusier, que são bonitas (curiosamente, eu e Igor não visitamos nada disso. Dava para ver a Villa Marguerite da GP do fim da rua, mas não fomos até lá).
Indiscutivelmente, a casa mais bonita que vi por lá - cuja foto está no texto - é a da família Dubois (que depois passou para a família Ducommun, da Doxa, e depois para a viúva do Nardin, da UN), onde está o museu de relojoaria de Le Locle, o Chateau des Monts. Puta mansão! Lá dentro é enorme! Você vê que é coisa de quem realmente tinha muita bala na agulha. Mas essas casas, em Le Locle, não ficam no perímetro "tabuleiro de xadrez" da cidade, mas num alto de um morro, onde estavam as fazendas (inclusive a casa de Jean Richard, preservada, está lá). Aliás, eu não sei como o Igor fez essa viagem antes - mas sem ir a Le Locle - no inverno. Eu sinceramente não sei como alguém pode visitar locais tão isolados e no alto de morros (haja perna! Tudo bem, tinha ônibus de hora em hora, mas subimos à pé mesmo) no inverno. Aí você imagina porque os caras trabalhavam nisso. Se hoje já acho difícil, imagine quando não havia trem, carros, nada disso.
Flávio
Citação de: flavio online 12 Julho 2010 às 20:47:13
(...), eu não sei como o Igor fez essa viagem antes - mas sem ir a Le Locle - no inverno.
Seis anos a menos de barriga e preguiça. Entusiasmo. Paixão. Titica de galinha na cabeça. E falta de opção.
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 12 Julho 2010 às 21:02:50
Seis anos a menos de barriga e preguiça. Entusiasmo. Paixão. Titica de galinha na cabeça. E falta de opção.
Um abraço,
Igor
Mistura quase explosiva Igor..! ;D ;D
Abraços!
Flavio, eu tambem notei a referencia aos janeloes pois devido ao alto rigor do inverno europeu eles praticamente trabalhavam fechados o dia todo na fabricacao e claro que precisavam do maximo possivel da luz solar pois na epoca nao havia energia eletrica e tambem acho que uma tese minha esta correta, tambem com relacao ao desenvolvimento da civilizacao ocidental, particularmente na Europa, devido ao frio extremo a populacao ficava praticamente quase que encarcerada em suas casas e com isso estudavam muito e trabalhavam e fabricavam e a humanidade foi se desenvolvendo devido ao clima propriamente dito.
Pode reparar que em paises de clima quente e tropical nao ocorreu o mesmo desenvolvimento.
Paulo
É...eu realmente não entendo nada de relógios, ainda estou engatinhando!
Parabéns!
A cidade está até na Desciclopédia! hahahaha
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Urbanismo_Planejado_de_La_Chaux-de-Fonds_e_Le_Locle
Flávio
Citação de: flavio online 13 Julho 2010 às 11:43:53
A cidade está até na Desciclopédia! hahahaha
Ah vai, isso é coisa sua! Fala sério!
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 13 Julho 2010 às 12:08:18
Citação de: flavio online 13 Julho 2010 às 11:43:53
A cidade está até na Desciclopédia! hahahaha
Ah vai, isso é coisa sua! Fala sério!
Um abraço,
Igor
Juro que não é!
Flávio
Só tive tempo de ler hoje.
Excelente mesmo. Parabéns !
Citação de: flavio online 13 Julho 2010 às 12:17:48
Juro que não é!
Bom, quem escreveu isso sabia do que estava falando, pois é isso mesmo!
Um abraço,
Igor