Olá.
No início de julho e na metade de julho enviei e-mails à Sarica para obter detalhes de um serviço em um mostrador meu.
Entre um e outro liguei para lá e perguntei se eles estavam recebendo e-mails.
A resposta foi positiva e tambérm que eles verificam o e-mail todos os dias.
Porém, até hoje, não obtive nenhuma resposta deles.
Alguém aqui tem alguma informação sobre o contato deles?
(tenho "Alexandre" e "sarica@sarica.com.br").
Obrigado.
Salve!
No início da semana passada eu falei com eles por telefone (11-3242 2457), pois precisava confirmar(atualizar) os números de FAX que estão no site.
Pois um deles (FAX) está realmente desativado, há tempos.
O único FAX que está disponível atualmente é este: (11) 3107 2846
O Alexandre não estava na ocasião, mas tudo me pareceu normal.
Abraços,
Alberto
Citação de: Alberto Ferreira online 26 Julho 2010 às 11:27:48
Salve!
No início da semana passada eu falei com eles por telefone (11-3242 2457), pois precisava confirmar(atualizar) os números de FAX que estão no site.
Pois um deles (FAX) está realmente desativado, há tempos.
O único FAX que está disponível atualmente é este: (11) 3107 2846
O Alexandre não estava na ocasião, mas tudo me pareceu normal.
Abraços,
Alberto
Muito estranho... ???
Salve Jean !
Eu de uns tempos para cá, somente tenho enviado mostradores, através do relojoeiro. Como não moro em SP e não posso ir lá pessoalmente, peço ao meu relojoeiro que coloque o meu mostrador junto com os demais que ele envia. O serviço ficou mais rápido e de melhor qualidade ;D Como o relojoeiro é conhecido no ramo, ele sempre liga para a Sarica e passa os detalhes do serviço, além de enviar a arte antes.
Daniel
Citação de: Daniel online 26 Julho 2010 às 12:36:28
Salve Jean !
Eu de uns tempos para cá, somente tenho enviado mostradores, através do relojoeiro. Como não moro em SP e não posso ir lá pessoalmente, peço ao meu relojoeiro que coloque o meu mostrador junto com os demais que ele envia. O serviço ficou mais rápido e de melhor qualidade ;D Como o relojoeiro é conhecido no ramo, ele sempre liga para a Sarica e passa os detalhes do serviço, além de enviar a arte antes.
Daniel
Obrigado, Daniel.
Só pode ser isso. Eu já enviei direto dois mostradores há uns 2 anos ou menos, e foi tudo sem maiores problemas.
Agora parece que simplesmente estão ignorando por eu não ser relojoeiro... estranho método de se trabalhar (ignorando possível cliente), mas se foi mudado para essa forma, vou arrumar um relojoeiro que envie para mim.
Valeu pela dica!
eu não sou relojoeiro e fui EXTREMAMENTE bem atendido pelo Katia, Vivian e pelo próprio Alexandre....
deixei 3 mostradores lá para reforma...um omega da minha mulher, um seiko 6119 e um que resolvi fz em comemoração à minha moto.....
atendimento perfeito, rápido, interessado etc.....primeiro mundo
quero agradecer, publicamente, ao Alexandre, à Vivian e à Katia......
abs
Lendo este tópico, fiquei curioso com uma coisa. Vocês falaram em enviar a arte e "fazer" o mostrador em homengagem à moto.
É possível desenhar um mostrador para qualquer relógio e esta arte ser produzida customizada para o seu relógio? Só o Sarica faz este tipo de serviço ou tem outros lugares que também o fazem?
Achei essa possibilidade interessantíssima para se ter relógios quase exclusivos!
Abs,
Gustavo.
vc pode ter um relógio com o seu nome.........fica legal......kkkkkk
Citação de: gfranco online 26 Julho 2010 às 15:35:30
Lendo este tópico, fiquei curioso com uma coisa. Vocês falaram em enviar a arte e "fazer" o mostrador em homengagem à moto.
É possível desenhar um mostrador para qualquer relógio e esta arte ser produzida customizada para o seu relógio? Só o Sarica faz este tipo de serviço ou tem outros lugares que também o fazem?
Achei essa possibilidade interessantíssima para se ter relógios quase exclusivos!
Abs,
Gustavo.
Como exemplo, eu peguei uma sucata de Omega feminino e dei para minha esposa (depois de restaurado).
O mostrador foi personalizado como modelo "Anamaster", uma trocadilho com o nome da minha esposa e a linha Seamaster.
O que o Alexandre falou, à época, é que eles não mudam a marca do mostrador. Por exemplo, pegar um Technos e fazer nele um Omega ou Rolex ou outra marca qualquer. Mas ficando na marca (ou sem marca - estou supondo), acho que não deva ter problemas.
Vou tentar falar com eles novamente - Obrigado, Luis O.
Bom, tive o caso de um colega que modificou seu Technos para Heuer...
Um abraço,
Igor
na sarica eles não mudam a marca.......seria incentivar e fomentar a contrafação ou falsificação.....
Citação de: igorschutz online 26 Julho 2010 às 17:10:18
Bom, tive o caso de um colega que modificou seu Technos para Heuer...
Um abraço,
Igor
Menos mal.....antes Heuer que TAG..... ;D ;D ;D
Creio que alguns coleccionadores enviavam(enviam ???) seus relogios para a Sarica(creio ser Sarica, mas nao 100% certo)
Abs,
Correia
Citação de: igorschutz online 26 Julho 2010 às 17:10:18
Bom, tive o caso de um colega que modificou seu Technos para Heuer...
Um abraço,
Igor
É um Technos Heuer Montreal ?, vc sabe que eu tenho um desses e as vezes fico coçando pra fazer o mesmo.. o relógio é todo HEUER e no Mostrador tem a marca Technos.. ficou bom o resultado Igor ? se tiver fotos posta aí !!
Abraços
Bruno
Bruno,
Pesquise no Fórum, pois o colega postou a história e as fotos aqui.
Um abraço,
Igor
Pesquisei no fórum todo por heuer montreal, technos heuer e só aparece essa nossa conversa aqui...
Alguém tem a dica de onde está esse post?
Abs,
Gustavo.
Trata-se desta mensagem: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,501.msg49834.html#msg49834
Porém o colega tirou as fotos do ar.
Um abraço,
Igor
Valeu Igor! Pena que as fotos saíram do ar!
abs,
Gustavo.
Salve!
Pois é, amigos...
Sem "procuração" para defender os interesses da Sarica, que eu não tenho e não me proponho a ter,... :D
Eu acho interessante esclarecer um ponto, em especial para o "entendimento" daqueles que nos acompanham há menos tempo.
1) Não é necessário ser relojoeiro para ser (bem) atendido pela Sarica.
2) Os serviços podem ser contratados pessoalmente (com a peça em mãos, discutindo detalhes, etc), ou não (envio por correio, contatos telefônicos, etc).
3) A "ressalva", que sempre foi feita por alguns aqui no nosso fórum é...
Se a "expectativa" do contratante não for passada integral e corretamente, através de quem o atende, para quem vai de fato executar o serviço, pode ocorre algum "mal-entendido" e conseqüente uma insatisfação posterior.
Por isso a importância de um "acompanhamento" pessoal, seja ele feito pelo próprio interessado, ou seja ele feito por um profissional designado por ele.
Com relação a este último ponto, um comentário,...
Aquilo que pode parecer "perfeito" para alguém com um certo nível de "expectativa" (por exemplo, mesmo com fontes diferentes das originais, leves desalinhamentos, etc) pode ser totalmente "inaceitável" (um verdadeiro drama) para alguém mais "atento" e "criterioso" com relação a estes aspectos.
A meu ver, é pura e simplesmente isso.
Sem qualquer "teoria da conspiração"... :D
Um grande abraço a todos!
Alberto
Citação de: igorschutz online 26 Julho 2010 às 22:24:44
Bruno,
Pesquise no Fórum, pois o colega postou a história e as fotos aqui.
Um abraço,
Igor
Obrigado Igor vou tentar achar.
Abraço
Bruno
Colegas, broxei...
Liguei para lá e fui atendido.
A pessoa abriu a foto e o responsável pelo trabalho olhou o mostrador e disse que não é original, que é um mostrador "saricado"... daí broxei.
Ao comprar, o vendedor disse ser original.
Daí, larguei mão.
Vou remontar o relógio e, quem sabe, vender.
Perdi o tesão pelo relógio.
Oi Jean, que relógio foi esse que você levou lá?
Você comprou pra restaurar?
Conte pra gente essa história se você puder!
Abs,
Gustavo.
Citação de: gfranco online 29 Julho 2010 às 11:00:03
Oi Jean, que relógio foi esse que você levou lá?
Você comprou pra restaurar?
Conte pra gente essa história se você puder!
Abs,
Gustavo.
Oi, Gustavo.
Há uns 2 anos eu comprei um Mido com calendário periférico.
Comprei porque gosto da marca, gostei do modelo, gostei do calendário "com ponteiro" e, conforme o vendedor, gostei porque estaria funcionando perfeitamente e seria original (exceto a pulseira).
Pois bem, primeiro, até hoje, ele não funciona perfeitamente. Está num relojoeiro (o segundo) para acertar o calendário, cujo ponteiro tem vontade própria e pula mais de um dia às vezes. Totalmente broxante.
Segundo, a informação da Sarica de que eles já refizeram o mostrador do relógio... Duplamente totalmente broxante.
O relógio é este:
(OBS: na foto o mostrador está melhor do que ao vivo...)
(http://img24.imageshack.us/img24/9710/midoperiferico0.jpg)
É uma pena mesmo...eu particularmente acho muito bacana calendário periférico. Eu tenho um Omega Speedmaster com este tipo de calendário!
Esse Mido realmente ficaria lindo todo restaurado, é uma pena descobrir que ele já foi mexido e não funciona direito.
Eu imagino a broxada total que deve dar isso. Creio que comprar qualquer vintage seja um "risco calculado"!
Será que o vendedor sabia que o relógio não era original? Às vezes é ignorância pura ao invés de má-fé.
Eu tenho essa mania de ainda acreditar que a maioria das pessoas são honestas. :-\
Abs,
Gustavo.
É..... esse mostrador está bem tortinho... Olhe o "50" em relação ao marcador triangular.
Lamento pelo colega.
Um abraço,
Igor
Salve!
Realmente, pode ser que o vendedor não sabia mesmo.
Isso não é incomum.
E sem entrar nos méritos, do caso em questão, claro.
Posto que nós não sabemos (e nem convém sabermos aqui) de quem se trata.
Eu sei que a intenção do Jean não foi além de apenas comentar um fato ocorrido.
E também sei que essa "reversão de expectativa" pode desanimar mesmo...
Mas este é sempre um risco que, quem gosta de "vintages" e analisa uma possível compra apenas por fotos, pode mesmo correr.
E, mesmo com a peça em mãos, pode acontecer...
No fundo, como comentou o Igor, além de conhecimento, depende de muita observação (se possível) comparativa, com um original.
O que nem sempre é possível...
Abraços a todos!
Alberto
Citação de: Alberto Ferreira online 29 Julho 2010 às 11:52:34
Salve!
Realmente, pode ser que o vendedor não sabia mesmo.
Isso não é incomum.
E sem entrar nos méritos, do caso em questão, claro.
Posto que nós não sabemos (e nem convém sabermos aqui) de quem se trata.
Eu sei que a intenção do Jean não foi além de apenas comentar um fato ocorrido.
E também sei que essa "reversão de expectativa" pode desanimar mesmo...
Mas este é sempre um risco que, quem gosta de "vintages" e analisa uma possível compra apenas por fotos, pode mesmo correr.
E, mesmo com a peça em mãos, pode acontecer...
No fundo, como comentou o Igor, além de conhecimento, depende de muita observação (se possível) comparativa, com um original.
O que nem sempre é possível...
Abraços a todos!
Alberto
Pessoal, o
Alberto está certo.
Estou apenas relatando o fato. 8)
Eu acredito que o vendedor não sabia que o mostrador foi saricado, até mesmo pelo desgaste dele, que leva o observador a ter certeza de que é original. E eu nem lembro mais de quem foi que comprei. E mesmo que lembrasse, nada mudaria. ;)
Riscos existem mesmo quando se compra algo usado. Ainda mais com as tecnologias existentes, TUDO pode ser feito para passar a perna no próximo... lamentavelmente... :'(
Igor, sabe que eu, mesmo detalhista que sou, NUNCA havia percebido o desalinhamento do 50. :o E olhando atentamente depois disso, nenhum deles está 100% alinhado!!!! :o :o :o Por isso eu mesmo gosto de fazer minhas artes no Corel. ;)
Vou com calma.
Primeiro, ver se o relojoeiro arruma as passagens dos dias.
Depois, vejo o que faço.
Além disso, restaurar o mostrador com tantos clichês não ficará barato, já tenho o orçamento... não sei se financeiramente valeria a pena.
Gfranco, coloca uma foto do seu "Speed perfiérico" para nós! ;D
Eu até estou usando ele hoje, mas quando eu chegar em casa à noite tiro uma foto e posto aqui pra vocês verem o "Speed periférico"!
Uma dúvida...como funciona exatamente essa questão de fazer a arte do mostrador e mandar pro restaurador?
Eu tenho bastante intimidade com o Corel, trabalhei muito tempo em agência que usava ele pra desenhar embalagens e afins.
Você faz a arte do mostrador e depois imprime aonde, numa espécie de adesivo, ou o restaurador pega a sua arte e reproduz "na mão" em cima do mostrador do relógio??
Abs!
Gustavo.
Citação de: gfranco online 29 Julho 2010 às 15:50:00
Eu até estou usando ele hoje, mas quando eu chegar em casa à noite tiro uma foto e posto aqui pra vocês verem o "Speed periférico"!
Uma dúvida...como funciona exatamente essa questão de fazer a arte do mostrador e mandar pro restaurador?
Eu tenho bastante intimidade com o Corel, trabalhei muito tempo em agência que usava ele pra desenhar embalagens e afins.
Você faz a arte do mostrador e depois imprime aonde, numa espécie de adesivo, ou o restaurador pega a sua arte e reproduz "na mão" em cima do mostrador do relógio??
Abs!
Gustavo.
Os colegas daqui podem confirmar, mas parece que no Brasil só a SARICA faz esse tipo de impressão em mostradores de relógios, com fotolitos ou clichês ou outras ferramentas.
Eu mandei, nas outras três vezes, o arquivo em Corel. Lá eles abrem e fazem os ajustes necessários que eu não conheço.
MAS creio que na maior parte das vezes o mostrador enviado é escaneado e redesenhado sobre ele no Corel, que é o procedimento correto para criar o arquivo. Tanto criar a arte como "pintar" a arte "no olho" não funcionaria. Nem a pau, Juvenal.
Em tese, creio que qualquer impressor em metal conseguiria imprimir um mostrador.
Mas, devido às características especiais, só a SARICA faz.
Olha o meu "Speed Periférico" aí! Meu xodó! ;D
(http://a.imageshack.us/img231/4514/omegaspeed2.jpg)
(http://a.imageshack.us/img836/8585/omegaspeed.jpg)
Salve, amigos!
Com relação ao "processo" usado pela Sarica.
Eu já vi, mas vou tentar explicar de forma um tanto simplista e resumida.
Portanto, desculpem as imprecisões técnicas da minha "descrição".
A transferência da imagem para a chapa, já devidamente pintada na(s) cor(es) do fundo do futuro mostrador, é feita por um processo que, grosso modo, se assemelha a uma "xilografia", ou algo assim.
A imagem daquilo que será impresso, cujas cópias eles podem já ter em um grande arquivo ou receber do interessado, é convenientemente tratada e ajustada (dimensões, etc) e transferida para uma placa de vidro, ou aço (essa será a matriz).
A impressão da imagem na tal placa (matriz) é feita por meios químicos, corrosivos (eu não sei o detalhe de que "ácido" usam, etc).
Após isso, em um equipamento que posiciona o mostrador com precisão, cada cor (textos, logos, escalas, etc) é transferida através de uma "boneca" (como se fosse um carimbo) que capta a tinta que foi espalhada na superfície da matriz, e ficou retida nas finas reentrâncias e a transfere (um passo de cada vez) para a chapa do mostrador.
Após isso, com a(s) tinta(s) já secas, o mostrador tem a pintura "curada" em um forno.
Eu espero pelo menos ter passado uma imagem "leiga" do processo, assim como eu o vi.
Um abraço a todos.
Alberto
Citação de: Alberto Ferreira online 29 Julho 2010 às 18:25:53
Salve, amigos!
Com relação ao "processo" usado pela Sarica.
Eu já vi, mas vou tentar explicar de forma um tanto simplista e resumida.
Portanto, desculpem as imprecisões técnicas da minha "descrição".
A transferência da imagem para a chapa, já devidamente pintada na(s) cor(es) do fundo do futuro mostrador, é feita por um processo que, grosso modo, se assemelha a uma "xilografia", ou algo assim.
A imagem daquilo que será impresso, cujas cópias eles podem já ter em um grande arquivo ou receber do interessado, é convenientemente tratada e ajustada (dimensões, etc) e transferida para uma placa de vidro, ou aço (essa será a matriz).
A impressão da imagem na tal placa (matriz) é feita por meios químicos, corrosivos (eu não sei o detalhe de que "ácido" usam, etc).
Após isso, em um equipamento que posiciona o mostrador com precisão, cada cor (textos, logos, escalas, etc) é transferida através de uma "boneca" (como se fosse um carimbo) que capta a tinta que foi espalhada na superfície da matriz, e ficou retida nas finas reentrâncias e a transfere (um passo de cada vez) para a chapa do mostrador.
Após isso, com a(s) tinta(s) já secas, o mostrador tem a pintura "curada" em um forno.
Eu espero pelo menos ter passado uma imagem "leiga" do processo, assim como eu o vi.
Um abraço a todos.
Alberto
Não me parece ser um processo "único e exclusivo" para apenas uma empresa em um país tão grande dominar... acho que é mesmo falta de empenho e curiosidade para haver mais opções.
Parece que o processo de gravação da matriz com químicos se assemelha muito ao processo de criação de photoetched - complementos metálicos para modelismo em geral. Alguns exemplos:
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/index.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/criando.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/lata.php
http://www.spmodelismo.com.br/material/photoetched/pphoto.php
http://gbup.forumeiros.com/dicas-e-truques-f7/nova-tentativa-de-fazer-photo-etched-t39.htm
Jean,
Realmente não é algo difícil e nem que demanda grandes custos com material, equipamento, treinamento, etc.
Falta é alguém interessado.
Um abraço,
Igor
Salve, amigos!
Infelizmente, tanto isso é verdade, que a própria Sarica está sendo posta à venda, e já há algum tempo.
Mas,...
E, mais infelizmente ainda, eu não sei se num "mercado horológico" como o nosso (com "colecionismo" um pouco menos "sério" que em outros centros, etc), a coisa se sustenta tanto assim, em termos empresariais e até de retorno dos investimentos.
Com a devida ressalva da minha opinião pessoal, bem entendido.
Sempre que eu falei com o Alexandre sobre algo deste tipo, o sentimento que para mim ficou foi algo como eles estarem apenas se "equilibrando"...
...matando um leão (econômico) por dia.
Abraços,
Alberto
Citação de: Alberto Ferreira online 30 Julho 2010 às 10:26:57
Sempre que eu falei com o Alexandre sobre algo deste tipo, o sentimento que para mim ficou foi algo como eles estarem apenas se "equilibrando"...
...matando um leão (econômico) por dia.
Abraços,
Alberto
Não duvido disso, Alberto.
Infelizmente o Brasil não é um paraíso no que diz respeito ao colecionismo, de qualquer tipo...
Citação de: JeanFabricio online 30 Julho 2010 às 07:49:31
......
Não me parece ser um processo "único e exclusivo" para apenas uma empresa em um país tão grande dominar... acho que é mesmo falta de empenho e curiosidade para haver mais opções.
Acredito que não se incrementa a oferta simplesmente pela falta de demanda. Apesar do processo não ser demasiado complexo ou de difícil
execução, faz-se necessário um conhecimento técnico aprimorado para oferecer um serviço de qualidade a um mercado exigente.
Edu