Amigos...
Um dúvida singela... surgiu ontem... praticamente do nada.... e como ainda não tive a oportunidade de ouvir.... :o :o :o
o Tic-Tac (barulho) do Escapamento Co-Axial é diferente... do Escapamento Convencional...?
Grande abraço aos amigos...
Rodrigo STR ;D
Na orelha eu não consigo distinguir
mich
Boa pergunta! Não tinha pensado na possibilidade do barulho ser diferente...
O legal seria comparar os dois tipos de escapamento no vibrograph!
Abs!
Se a frequência fosse lenta, como a do meu cricket, por exemplo, talvez eu notasse algo, mas a 25200 bph, tem que tem MUITO ouvido para notar algo...
Flávio
Ultimamente to com uma dificuldade enorme de "ouvi" os gritos da minha muié, ;D imagina os batimentos de um relogio a 25.200bph !!! ::)
Rodrigo, mais uma vez, parabens amigo....vc merece !!! ;)
Estão de brincadeira.........
Pelo tic-tac eu sei até a cor do bezel 8)
Não é a toa que o aparelho é conhecido como vibroGRA....bem, o resto vcs. já sabem
Abs
Gravina
Ps. Já não escuto buzina de FNM (putz......este nem tenho visto mais)
Citação de: Gravina online 27 Julho 2010 às 11:12:08
Ps. Já não escuto buzina de FNM (putz......este nem tenho visto mais)
Para os mais jovem não ficarem perdido.... ;D ;D
(http://1.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/SVhEXEMq9sI/AAAAAAAAAEE/aQtK001N6j8/s400/fnm.jpg)
Lessa, ainda bem que vc postou essa foto, tava "boiando" na piada do Gravina !!! ;D :-*
Um grande abraço.
Igual a um 28800, nada de diferente, nem a cadência parece menor(embora o seja).
Citação de: r.lessa online 27 Julho 2010 às 11:16:54
Citação de: Gravina online 27 Julho 2010 às 11:12:08
Ps. Já não escuto buzina de FNM (putz......este nem tenho visto mais)
Para os mais jovem não ficarem perdido.... ;D ;D
(http://1.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/SVhEXEMq9sI/AAAAAAAAAEE/aQtK001N6j8/s400/fnm.jpg)
Mas esse não é o clássico! Eu vi muito nas estradas essas carretas:
http://www.carvelho.com.br/loja/images/11636.jpg
Esse troço era projeto da Alfa Romeo. Meu pai teve um na sua empresa de engenharia e disse que era a maior m$$DA já construída no mundo. Diz ele que o troço tinha uma tal de "caixa seca", que não sei o que é, que para engatar as marchas era um custo: uma bombada na embreagem para o ponto morto, outra para a marcha. E dava problema pacas, segundo ele. Mas na época talvez fosse considerado bom. Sai completamente do foco, mas meu primeiro carro (sério!) foi um Fusquinha 1300. Eu não consigo mais dirigir aquilo. Carro horrível, como pode haver fã clube dessa porcaria? Uma coisa é dirigir uma Mercedes ano 50, mas um Fusca? Meu pai também teve uma Kombi na firma, era outra porcaria que me lembro, com o pedal da embreagem que vai para baixo, volante com folga, argh! Maus tempos aqueles!
Flávio
Flavio,
esse é mais moderno.... caixa seca TODOS tinham nessa época...
Não diria que era totalmente uma M**** para época, ;D ;D haja visto que nos anos 50 as opções não eram grandes...
PS.: esse que vc postou era projeto Fiat/Alfa e outro 100% tupiniquim.
Citação de: flavio online 27 Julho 2010 às 11:32:23
Citação de: r.lessa online 27 Julho 2010 às 11:16:54
Citação de: Gravina online 27 Julho 2010 às 11:12:08
Ps. Já não escuto buzina de FNM (putz......este nem tenho visto mais)
Para os mais jovem não ficarem perdido.... ;D ;D
(http://1.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/SVhEXEMq9sI/AAAAAAAAAEE/aQtK001N6j8/s400/fnm.jpg)
Mas esse não é o clássico! Eu vi muito nas estradas essas carretas:
http://www.carvelho.com.br/loja/images/11636.jpg
Esse troço era projeto da Alfa Romeo. Meu pai teve um na sua empresa de engenharia e disse que era a maior m$$DA já construída no mundo. Diz ele que o troço tinha uma tal de "caixa seca", que não sei o que é,
Flávio
Acho que é a falta de direção hidraulica.....coisa de bruto mesmo!.......hoje, nem um KA não dá sem este benefício!
Abs
Gravina
Caixa seca é câmbio sem embreagem (quer dizer, usa a embreagem apenas para engatar a 1ª). Você tem de trocar a marcha no tempo do motor.
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 27 Julho 2010 às 11:41:33
Caixa seca é câmbio sem embreagem (quer dizer, usa a embreagem apenas para engatar a 1ª). Você tem de trocar a marcha no tempo do motor.
Um abraço,
Igor
Legal!!!.......quero dizer, legal a explicação, tks. ;)..............mas que soda!!!........tinha que ser motorista........e não tinha também direção hidraulica, certo?
Abs
Gravina
Esse foi o primeiro em 1949... cópia de um Isotta Franschini :-* :-*
(http://amocaminhoes.files.wordpress.com/2009/10/feneme-militar-2.jpg?w=510)
Citação de: igorschutz online 27 Julho 2010 às 11:41:33
Caixa seca é câmbio sem embreagem (quer dizer, usa a embreagem apenas para engatar a 1ª). Você tem de trocar a marcha no tempo do motor.
Um abraço,
Igor
Igor,
A caixa seca, não possui
anéis sincronizadores*, então para passar marcha, você não pode deixar o giro do motor cair, senão a marcha não entra. Caso erre numa redução, de 3ª para 2ª por exemplo, e não conseguisse, teria que tentar para 1ª, ou então parar o caminhão engrenar a primeira e sair andando normalmente.
Anéis que seincronizam a rotação da caxa com a rotação do motor, nos carros modernos apenas a ré não é sincronizada. Mas pode ser feita essa alteração na caixa.
Abraços
Olá !!!
E o dito FNM = Fabrica Nacional de Motores.
Abraços,
Daniel
Voltando à pergunta original, sim, o barulho é diferente. Ele tem um, digamos, "toc" entre o "tic" e o "tac" uma vez que os elementos de impulso e bloqueio não são compartilhados em um dos impulsos. O som tem um terceiro ruído e por isso para medição correta da amplitude e marcha é necessário tem um aparelho cronocomparador que seja compatível com os co-axial. O primeiro foi o Witschi Expert II.
De ouvido é muito difícil notar a diferença, mas com muita atenção é possível sim escutar.
Abraços!
Adriano
Já estou imaginando aqui todos os membros do Fórum com o co-axial no ouvido comparando com outro relógio no outro ouvido.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ;D ;D ;D
Uma pena que eu não posso participar da 'brincadeira', não tenho nenhum co-axial.
Abraços!
Citação de: shun online 28 Julho 2010 às 00:19:33
Já estou imaginando aqui todos os membros do Fórum com o co-axial no ouvido comparando com outro relógio no outro ouvido.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ;D ;D ;D
Uma pena que eu não posso participar da 'brincadeira', não tenho nenhum co-axial.
Abraços!
Pensei nisso também quando comecei á ler o tópico!!
rsrsrsrs!!
Citação de: Adriano online 27 Julho 2010 às 23:59:30
Voltando à pergunta original, sim, o barulho é diferente. Ele tem um, digamos, "toc" entre o "tic" e o "tac" uma vez que os elementos de impulso e bloqueio não são compartilhados em um dos impulsos. O som tem um terceiro ruído e por isso para medição correta da amplitude e marcha é necessário tem um aparelho cronocomparador que seja compatível com os co-axial. O primeiro foi o Witschi Expert II.
De ouvido é muito difícil notar a diferença, mas com muita atenção é possível sim escutar.
Abraços!
Adriano
Grande Adriano... Muito obrigado....
Minhas suspeitas foiram confirmadas.... ;D ;D
Grande abraço a todos..
Rodrigo STR ;D
Eu já tentei milhares de vezes - mesmo sabendo a parte teórica - a descobri o ruído a mais. Não consegui. Sim, há diferenças de marcha e timbre entre vários relógios que possuo, mas número de batidas, não consigo distinguir, até mesmo porque o PO possui caixa tão espessa que o barulho é baixinho, baixinho. O Cricket é barulhento, o ouço até quando está no meu criado mudo. No ouvido, tinha um Omega antigo que, sei lá o que tinha no balanço, mas dava para ouvir um nhec nhec na mola! hahahaha Era muito comédia.
Flávio
Não é que consegue-se ouvi-lo, mas com prática nota-se que o co-axial tem um ruído diferente. O termo é esse mesmo: ruído. Talvez fique mais fácil perceber se ouvir ele amplificado no aparelho de testes.
Abraços!
Adriano