A medida da frequência cardíaca é fundamental no manejo do paciente, seja em situações de emergência, seja em ambiente de avaliação eletiva do estado de saúde.
Nas escolas médicas, aprendemos a medir o minuto inteiro, para que tenhamos um bom parâmetro da frequência e também das possíveis variações do ritmo cardíaco. Numa adaptação simples da aprendizagem - seja por pressa, seja por comodismo - costumamos fazer a verificação de meio minuto ou apenas 15 segundos, multiplicando ao final o valor obtido para obtermos a 'frequência cheia'.
A medida do tempo (15seg, 30seg ou 60seg) pelo número das pulsações obtidas nos dá, então, a frequência cardíaca. Medida simples e rápida.
As manufaturas relojoeiras, entretanto, aplicaram uma escala - chamada de pulsométrica (ou pulsimétrica) - que usa a contagem das pulsações pelo tempo dispendido. Ou seja, usaram a operação inversa: nessa escala, contamos 15 pulsações (ou 20, ou 30) e olhamos para escala no bezel para sabermos qual a frequência cardíaca para o 'minuto cheio'.
Em debates anteriores aqui no fórum, comentamos que a escala de 30 pulsos por minuto seria a mais adequada, por permitir uma análise melhor do ritmo cardíaco do que a escala de 15 ou 20.
Vejam alguns relógios com a escala pulsométrica:
Omega SpeedMaster Pulsometer
(http://i242.photobucket.com/albums/ff311/Ktowngreg/WIS/Pawleys2009_L1020788.jpg)
Kobold Pulsometer Chronograph
(http://i180.photobucket.com/albums/x224/hendrickchan/watch/pulsometer_main.jpg)
JLC MAster Compressor Diver Pulsometer
(http://www.2000watches.com/shop/image.php?image=jaeger_lecoultre/q186t740.jpg)
Eterna Pulsometer Chrono
(http://www.uhren-shop.ch/shop/images/products/Ete850369197.JPG)
Chopard Mille Miglia Vintage Chronograph Pulsometer
(http://i17.photobucket.com/albums/b91/humbertoreis/Pulsometer_Chopard.jpg)
Tenho este......(http://i955.photobucket.com/albums/ae37/leon197633/relogio12018.jpg)
Abs
Leon
Caro Humberto, parabéns pelo tópico, muito instrutivo.
Vou tentar contribuir, mostrando mais um modelo com a função.
Seiko 6139 - 6020 (direita da foto)
(http://i685.photobucket.com/albums/vv219/jefferson_santos/DSCN2000-1.jpg?t=1280273345)
Abraço,
Jefferson
Caro Humberto,
muito legal a iniciativa, obrigado por compartilhar!
Abraços!
Fab's
Caros amigos,
eu como estudante de medicina e atual fanático por relógios fiz minhas próprias pesquisas sobre pulsometros também, e peço licença ao Humberto para adicionar os que eu mais gostei, mas podem incluir nessa lista também o Citizen postado pelo Leon e o Omega e o JLC postados pelo Humberto.
Rolex
(http://i569.photobucket.com/albums/ss140/smackme/Misc/Pulsometer/Antiquorum20090509Geneva-RolexPocke.jpg)
(http://i569.photobucket.com/albums/ss140/smackme/Misc/Pulsometer/Antiquorum20081115Geneva-RolexPulso.jpg)
Patek
(http://i569.photobucket.com/albums/ss140/smackme/Misc/Pulsometer/Antiquorum20081115Geneva-PPPulsomet.jpg)
Vacheron Constantin
(http://people.timezone.com/staff/AP/thewatch/vconstrap.jpg)
Longines
(http://i541.photobucket.com/albums/gg387/greghart007/35191bw.jpg)
Cuervo y Sobrinos
(http://www.editorialc.com/cuervo/in/ima/torpg.gif)
Swatch
(http://i569.photobucket.com/albums/ss140/smackme/Misc/Pulsometer/Swatch.jpg)
Dou um certo destaque a uma marca que se designa somente a relógios para área médica, a St. Gallen. A empresa é suiça e eles utilizam movimento ETA se não me engano, além disso eles não fazem o pulsômetro por meio de cronografo nem segundeiro simples, eles utilizam um sistema de segundeiro em cruz, para que se possa começar a medição mais freqüentemente. A marca também alega que seus relógios são "esterelizáveis", resistindo aos processos químicos utilizados na área médica para tal fim para tal fim.
(http://www.harrybishop.ca/wp-content/uploads/2008/03/gallen.jpg)
fontes: http://www.watchtalkforums.info/forums/general-discussion-forum/29176-pulsometer-journey.html
http://www.watchtalkforums.info/forums/longines-forum/28335-vintage-admiral-help.html
http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&th=727786
http://www.sgallen.com/
http://www.editorialc.com/cuervo/in/movi.html
Abraços
Muito interessante essa escala pulsiométrica, pena não existirem muitos relógios com essa escala.
Pessoal, legais as contribuições!
Esse VC que o Serafim postou, convenhamos...
(http://people.timezone.com/staff/AP/thewatch/vconstrap.jpg)
O Cuervo y Sobrinos foi o primeiro com escala pulsométrica que me encantou. Vi um ao vivo lá na Natan do Shopping Iguatemi de Porto Alegre, em 2002.
(http://www.editorialc.com/cuervo/in/ima/torpg.gif)
Engraçado que o procurei pelo buscador e não o tinha encontrado... Está aí!
Eu tenho um destes, um Mido:
(http://i109.photobucket.com/albums/n52/lucioaraujo/NokiaMagnifier1.jpg)
Lucius
Ótimo tópico caro Alberto, muito instrutivo, eu aprendo mais á cada dia com esse fórum!!
Eu tinha visto a tal escala em alguns relógios, mais não fazia a menor idéia da serventia e de seu uso!!
Valeu!!