Amigos,
Adquiri um Tissot através do eBay recentemente. O relógio chegou e o levei até a autorizada Tissot aqui de Belo Horizonte/MG, situada no Shopping 5ª Avenida, onde, aliás, tenho o hábito de levar todos os meus relógios para ajustar pulseiras.
Já levei relógios comprados aqui no Brasil, trazidos de fora e comprados no eBay e nunca me cobraram por tal serviço.
Chegando lá entreguei o relógio para o rapaz que observou que o fecho da pulseira estava ao contrário, ou seja, fechando para o lado de fora do pulso. Mas até aí era só inverter o lado da pulseira e pronto. Nada mais trabalhoso do que a redução da pulseira.
Bom, após esta observação do atendente, este me questionou se o relógio havia sido adquirido no Brasil ou exterior. Como comprei pelo eBay, respondi que "no exterior". Então o atendente me informou que, neste caso, seria cobrado a quantia de R$25,00.
Fato é que achei muito estranho tal valor para um simples ajuste de pulseira. E pior, meramente pelo relógio ter sido adquirido no exterior. Mas, como estava empolgado com a nova aquisição, acabei por pagar a quantia.
Confesso que fiquei encucado com a situação. Algum dos amigos saberia me dizer se essa prática é correta dentre as autorizadas Tissot, posto que antes nunca havia acontecido isso comigo? Seria algum procedimento novo?
Me parece que o forista Adriano trabalha ou já trabalhou em uma autorizada da marca. Peço, por gentileza, ao amigo que, se possível, esclareça para mim.
Um abraço,
Bruno.
Pelo que me consta, relógios adquiridos fora de uma autorizada Tissot(não tem garantia, a não ser que vc tenha o cartão preenchido por uma autorizada) ou fora do período de garantia são sujeitos à cobrança por qualquer serviço que tenha que ser realizado.
O que pode acontecer é a autorizada fazer determinados serviços(troca de bateria, remoção ou colocação de elos, etc) gratuitamente em cortesia para os clentes que adquirem o relógio no local.
Mudando um pouco o viés, mas apenas para ilustrar, conheço uma autorizada Rolex em que os clientes compravam relógios no exterior e iam com o cartão de garantia em branco e solicitavam que a loja carimbasse o cartão. Por óbvio que havia recusa por parte da autorizada, sendo que tais peças não são cobertas por garantia.
Abraço.
Prezado, frequentemente vou à dita autorizada para ajustes de pulseira, revisões, etc.
Realmente, na maioria das vezes, eles não cobram nada pelo serviço, quando se trata de pequenos ajustes.
Agora, achei muito esquisita essa situação.
Uma coisa é não cobrar quando o relógio foi comprado em autorizada (seja no Brasil ou não). E, quando usei dos serviços da empresa, eles nunca me pediram cartão de garantia ou semelhantes. Portanto, parece ser um tipo de "cortesia de confiança" promovida pela autorizada.
Outra coisa é, além de não cobrar, cobrar um valor extremamente elevado para este serviço, como se fosse uma espécie de sanção por parte da autorizada.
Lá no 5ª Avenida mesmo tem outra assistência, muito competente, que cobra muito menos por ajuste de pulseira.
Que os experts respondam, mas essa foi realmente bizarra. ???
Olha, o que sei dizer é que a oficina, sendo autorizada ou não, absolutamente NÃO tem a menor obrigação de realizar qualquer serviço gratuitamente, por menor que seja.
Se o relógio é novo e está na garantia (ie., certificado carimbado), eles fazem em respeito a garantia.
Se o relógio não está na garantia e ainda assim eles fazem de graça, é porque eles são muito legais.
Agora, se o relógio não está na garantia e eles te cobram por isso, penso que é o normal (é o que eu esperaria se estivesse no lugar).
O que me estranha é o colega achar que a autorizada tem de trabalhar de graça!
Se acha que a cobrança é indevida, ou acha que o preço está caro, então procure outro lugar e tente encontrar quem o faça de graça... e sorte sua se achar!
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 31 Agosto 2010 às 20:13:49
Olha, o que sei dizer é que a oficina, sendo autorizada ou não, absolutamente NÃO tem a menor obrigação de realizar qualquer serviço gratuitamente, por menor que seja.
Se o relógio é novo e está na garantia (ie., certificado carimbado), eles fazem em respeito a garantia.
Se o relógio não está na garantia e ainda assim eles fazem de graça, é porque eles são muito legais.
Agora, se o relógio não está na garantia e eles te cobram por isso, penso que é o normal (é o que eu esperaria se estivesse no lugar).
O que me estranha é o colega achar que a autorizada tem de trabalhar de graça!
Se acha que a cobrança é indevida, ou acha que o preço está caro, então procure outro lugar e tente encontrar quem o faça de graça... e sorte sua se achar!
Um abraço,
Igor
Boa noite,
Por gentileza, aponte em meu texto em que momento eu disse que eu espero que as pessoas trabalhem de graça.
Eu, em nenhum momento disse isso!! Apenas estranhei uma mudança de comportamento na autorizada! Não quero 'não pagar' algo. Até porque não preciso disso. Apenas quero entender o porque estou pagando. E tão caro, sendo que nunca me cobraram.
Abraços,
:o :o :o
Bruno,
O tópico é aberto, e você não foi o único a escrever aqui.
O colega que se manifestou logo antes de mim descreve a situação por você vivida como "bizarra". Bizarra por que?
Um abraço,
Igor
ok Igor, não sabia que você se referia ao post dele. Me desculpe.
Ainda assim não acho que a observação dele seja tão absurda em dizer que o ocorrido foi "bizarro", uma vez que a mudança de comportamente foi drástica. O que era uma cortesia de camaradagem virou R$25,00. Posto estar enganado, mas acho bem estranha a conduta mesmo... Com todo o devido respeito à sua opinião, é claro.
Um abraço,
Salve!
Pois é... ::)
Eu sei que não é o mesmo caso...
Mas,...
Em um lugar conhecido aqui em São Paulo, que não cabe citar, eles vendem aqueles pinos-mola para pulseiras...
A proposta do estabelecimento é o fornecimento de itens (acessórios) para relógios e fornituras em geral.
Se alguém pedir para que "instalem", ou "troquem" um par dos tais pinos, eles cobram cinco pratas...
Por que?
Porque não querem fazer, ou melhor, não é a praia deles, não há funcionário especialmente para isso e quem eventualmente faria deveria estar fazendo outro tipo de serviço.
Eles estão errados? É um absurdo?
Eu creio que não.
Tanto que eu nunca mandei "instalar" pinos lá... :D
Mas isso é apenas um exemplo que me ocorreu... E não uma "justificativa". ;)
Abraços s todos!
Alberto
Penso que, um autorizado deve dar garantia do seu serviço, por exemplo, se ao ajustar uma pulseira esta for arranhada ou algo pior ocorrer o relojoeiro deve ser responsabilizado por isto, logo, é justo cobrar.
Bruno,
Também sou de BH. Você levou o seu relógio lá na Geneve. Sem comentários................
Dica: No mesmo prédio, no quinto andar, está a Le Phillipe, que pertence ao Omar e ao Derli ( relojoeiros que o Flávio utiliza e me indicou há 10 anos atrás).
Leve os seus relógios lá. Você vai gostar.
Citação de: Wadley online 31 Agosto 2010 às 23:39:39
Bruno,
Também sou de BH. Você levou o seu relógio lá na Geneve. Sem comentários................
Dica: No mesmo prédio, no quinto andar, está a Le Phillipe, que pertence ao Omar e ao Derli ( relojoeiros que o Flávio utiliza e me indicou há 10 anos atrás).
Opa, tudo bem? Eu conheço o Derly e Omar também. Levei na autorizada pois pensei ser mais confiável o serviço... Você já teve algum problema com algum relógio lá na Geneve?? do tipo arranhar ou qualquer outra coisa??
Abraços,
Citação de: Bruno online 31 Agosto 2010 às 17:40:45
Mas, como estava empolgado com a nova aquisição, acabei por pagar a quantia.
Se é "praxe" as relojoarias não cobrarem por um simples ajuste, uma forma de continuar "incentivando" essa prática é não pagar. Procurar outra.
O mercado é muito claro: oferta-procura.
Assim como ele não tinha obrigação de fazer "de grátis", você não era obrigado a pagar... ::) e poderia ter procurado outra loja.
Já deixei lá um Mido, na garantia, que voltou com o mesmo problema.
Citação de: Wadley online 01 Setembro 2010 às 07:47:58
Já deixei lá um Mido, na garantia, que voltou com o mesmo problema.
Complicado né...
Levei várias vezes no Derli e Omar, mas tem horas que acho eles, digamos, não muito cuidadosos com o manuseio, podendo ocasionar riscos na pulseira...
Você sabe se aquele relojoeiro que fica na Alagoas com Cristóvão Colombo é bom?
Abs,
Citação de: igorschutz online 31 Agosto 2010 às 21:08:30
Bruno,
O tópico é aberto, e você não foi o único a escrever aqui.
O colega que se manifestou logo antes de mim descreve a situação por você vivida como "bizarra". Bizarra por que?
Um abraço,
Igor
Meu querido,
me desculpe, mas r$ 25,00 por uma troca de pulseira é ABSOLUTAMENTE bizarro para os meus padrões financeiros e, acima de tudo, racionais.
Eu nunca paguei absolutamente nada lá quando foram feitos esses serviços bobos. E jamais levei cartão de garantia.
Então eles se enquadram na sua classificação de "muito legais".
Como eu disse, pra mim esse valor elevado teve um evidente caráter de algum tipo de SANÇÃO.
Não sei se eu e o amigo Bruno somos mais inteligentes que a média geral da população, mas nós percebemos claramente "algo esquisito" na situação descrita...
Agora, se você é um multimilionário que acha normal a cobrança de 25,00 por esse tipo de serviço, parabéns! Só acho que, nesse caso, seria mais prudente você largar a tela do computador e ir curtir as praias de Miami ou as belezas de Paris... 8)
Queridão,
Se eu acho o preço abusivo, eu pego meu relógio e levo pra outras bandas, onde eu acho o preço mais justo. Não fico de mimimi...
Um abraço, direto de St. Barths!
Igor, multimilionário sedutor
Citação de: igorschutz online 01 Setembro 2010 às 11:39:21
Queridão,
Se eu acho o preço abusivo, eu pego meu relógio e levo pra outras bandas, onde eu acho o preço mais justo. Não fico de mimimi...
Um abraço, direto de St. Barths!
Igor, multimilionário sedutor
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Citação de: igorschutz online 01 Setembro 2010 às 11:39:21
Queridão,
Se eu acho o preço abusivo, eu pego meu relógio e levo pra outras bandas, onde eu acho o preço mais justo. Não fico de mimimi...
Um abraço, direto de St. Barths!
Igor, multimilionário sedutor
EHEHEHEHEHEHHEHEHEEH ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Citação de: igorschutz online 01 Setembro 2010 às 11:39:21
Um abraço, direto de St. Barths!
Igor, multimilionário sedutor
Guentaí que tô chegando..... vai pedindo uma gelada pra mim... ;D ;D ;D
(http://0.tqn.com/d/cruises/1/0/V/1/2/st_barths039.jpg)
Essa semana, fui na Fornitura Nova Campinas, no shopping Galleria ...normalmente eu faço serviço direto com o gerente da loja (coisinhas simples ele não cobra nada de min), mais nesse dia ele não estava, sendo assim cobraram R$7,00 para ajustar a pulseira de um Swatch Blooded que comprei pra minha noiva e R$15,00 para colar o vidro que havia soltado do meu Jaeger LeCoultre !!!
O fato é ...serviço de qualidade, sem arranhões na pulseira (se levo nas relojoarias de Sumaré, o carniceiro esfrega tanto o relogio na bancada que a pulseira sai com varios riscos :'() e no caso do Jaeger, imagina se escapa e quebra o vidro do relogio? Por mais simples que seja o serviço, tem o risco empregado nisso ...por isso não achei caro o trabalho realizado !!!
Eu não pretendia me manifestar, mas lá vai.
É uma pena que uma diminuição de elos de pulseira seja visto como algo são simples que R$ 25,00 seja um preço absurdo.
Como eu sei diminuir elos de qualquer pulseira, posso dizer que não é algo tão simples assim. Levei meses para fazer isso com segurança e destreza. É preciso conhecer todos os tipos de encaixes, os tipos de pinos, qual a maneira certa de manipulá-los, qual a ferramenta certa a se usar, é preciso saber onde se localizam as buchas, e é preciso não danificá-las nem perdê-las... É necessário não danificar os elos... Sem contar os sistemas de parafusos, que parecem simples mas são ainda mais complicados de fazer sem deixar marcas.
É preciso bater o olho no relógio e saber antes de fazer qualquer coisa, qual ferramenta será necessária e qual o método que será usado. O profissional da assistência técnica não usa o relógio do cliente como laboratório de experiência, para na hora descobrir o que fazer, ou descobrir depois que um dano já foi causado.
E para isso preciso treinar o profissional para fazer isso, e demanda tempo para ele adquirir experiência com todo tipo de sistema que une os elos. Já vi muitos danos serem causados por se desconhecer o processo correto de remoção dos pinos. Já vi elos serem danificados e até partidos ao meio por imperícia no alinhamento da punção usada e/ou tamanho incorreto da punção.
Para algumas marcas, a manipulação dos braceletes é ensinada em cursos na Suíça e não em meros manuais.
Considerado isso, o tempo tomado e os custos indiretos envolvidos, os R$ 25,00 são basicamente um custo simbólico, pois custa mais que isso fazer esse tipo de serviço. Infelizmente, um relojoeiro bem treinado faz isso com tamanha rapidez e destreza que faz parecer fácil. O mesmo vale para uma troca da bateria: o custo não é da bateria, mas do saber fazer aquilo. Desafio qualquer um a pegar um canivete e abrir de primeira um Omega Constellation, por exemplo. Exige um bocado de experiência e digo com a palavra de quem sabe fazer isso e passou pelo "aprendizado".
Um vez sendo um serviço simples, ele pode ser encarado como um "do it yourself" e ser feito em casa, para quem quiser. Existem ferramentas de baixíssima qualidade que permitem que se faça isso em casa, por meros R$ 5,00 ou menos.
As tabelas prevêem a cobrança desse serviço. Se ele é feito sem custo, é uma opção da empresa em conceder aquilo a título de cortesia. Mas o custo total, indireto, como treinamento, experiência e tempo gasto, esse tipo de serviço é maior que R$ 25,00. E além disso, a própria não cobrança desse tipo de serviço desvalorizou-o, fazendo-o parecer simples e descomplicado. Quase todas as autorizadas perceberam isso, fazendo-se repensar na política de cortesias.
Além disso, quando há necessidade de se substituir um pino ou bucha (algo que se descobre somente depois do elo removido), esse custo é absorvido pela empresa e não é cobrado separadamente do cliente. Uma simples bucha de Omega pode custar R$ 15,00 cada. Um elo de Seamaster James Bond usa duas buchas dessas por elo... A autorizada se responsabiliza por absolutamente tudo que envolve o serviço. Esses R$ 25,00 garantem que seu elo não foi danificado, que os elementos estão intactos e bem presos, entre outas coisas.
Também vale lembrar que a autorizada recebe um número elevado de pulseiras com danos extensos causados por tentativas desastrosas de se remover elos. Possivelmente, feitos por serviços gratuitos ou baratos, ou pelo próprio dono. O conserto custa bem mais caro, sem contar casos em que a pulseira foi danificada além do possibilidade de conserto.
O mercado oferece diversas opções, o cliente pode escolher o preço que quer pagar por cada serviço de relojoaria e pode até mesmo fazer por conta própria. Mas na maioria dos casos, os clientes das assistências técnicas levam lá justamente porque não abrem mão do serviço com qualidade garantida e levam lá não por falta de opção, mas justamente porque não querem confiar seus bens á outros que não a assistência autorizada. Vai da mentalidade de cada consumidor. As opções existem, sem nenhuma dúvida.
Abraços!
Adriano
Compreendo perfeitamente o que o amigo Adriano explicou.
O valor aplicado ao produto não foi e nem é o problema. Poderia ser até 100, 200 reais já que o trabalho desempenhado, conforme explicado pelo amigo, é de fato complexo.
O grande 'x' da questão são os "dois pesos e duas medidas". Tipo da coisa que fica difícil de concordar.
Se as autorizadas perceberam que o serviço deveria passar a ser cobrado, ok, que cobrem. Mas que essa regra valha para TODOS os relógios.
Por que a distinção de preços entre relógios adquiridos no Brasil e relógios adquiridos no exterior?
Essa distinção no tratamento leva realmente a crer que se trata de algum tipo de sanção, como muito bem enfatizo pelo amigo Matheus.
Ressalto que minha intenção foi de apenas entender o porquê da cobrança e não gerar intrigas entre os foristas. Por favor pessoal, não vamos criar inimizades por conta de um ajuste de pulseira... ;)
Abraços a todos.
Olá a todos,
Bem, eu acho o serviço caro, porém o funcionario avisou antes o valor, então o que é combinado não é caro. Outro dia fui pesquisar um bezel para um Orient Diver, precisava apenas adesivo, pois o meu esta desgastado.
Pela minha avaliação ( totalmente subjetiva) deveria valer entre R$ 10,00 a R$ 20,00, mas o preço dado foi de R$ 95,00 :P O rapaz me explicou que a peça vem completa ( adesivo + catraca) e ai tb estava inclusa a mão de obra, achei o preço justo, mas pensando bem o meu bezel ainda aguenta mais um tempo....
Abs a todos
Bruno, a questão aí é que a diminuição de elos não é um item coberto pela garantia. A garantia cobre defeitos de fabricação. Porém, os representantes locais normalmente optam por conceder esse tipo de serviço a título de cortesia para os relógios comprados localmente, assim como concedem a bateria (que também não é coberta pela garantia) em cortesia caso ela acabe no primeiro ano de garantia, e assim também como podem, mediante análise, fornecer um ou dois elos como cortesia para pulseiras de aço caso ela completa não sirva no braço do cliente. Tudo isso são cortesias que o representante local da marca concede para relógios comprados no país.
A própria loja em que se compra o relógio não cobra pela diminuição da pulseira no ato da compra.
Porém, as mesmas cortesias (que são pagas pelo representante e não pelo fabricante) não são normalmente oferecidas para relógios comprados em outros países, ou seja, de outros representantes. É simples: o representante lucra com a venda do relógio e por isso pode conceder cortesias, mas não pode arcar com o custo de cortesias de relógios comprados de outros representantes.
Nesse caso específico, há ainda mais um detalhe: a questão não é ter sido comprado fora do país, mas sim comprado pela internet, e portanto de um revendedor não autorizado. As marcas não se reponsabilizam, conforme descrito nos sites oficiais, por relógios comprados fora da rede de agentes autorizados. O relógio comprado na internet, não apenas não tem direito às cortesias, como não têm direito à própria garantia contra defeitos de fabricação. Se o relógio apresentar defeito, sem possuir um certificado de garantia oficial com data de compra, referência correta e carimbo de um revendedor autorizado, automaticamente não está coberto pela garantia, mesmo tendo defeito de fábrica, e mesmo sendo original.
Abraços!
Adriano
Ok Adriano. Entendo e agradeço o esclarecimento. Mas o atendente não soube que foi comprado na Internet. Ele me perguntou se eu tinha comprado fora do país e eu disse que sim.
Eu poderia até ter dito que comprei no país pois nunca tive que comprovar isso nessa autorizada para ajustar a pulseira.
Abraços,
E falando em preço de relógio e custo de uma mão de obra, aproveitando as considerações do Adriano, aí vai.
Não vou discutir preços aqui, mas outro dia levei meu Swatch Irony para trocar a pulseira (era de couro) por uma twist o flex que a Swatch nem fabrica mais. A pulseira foi 70 pilas, comprei na net. Rapaz...Não imaginava que fosse tão complicado, os caras da autorizada Omega daqui ficaram uns 30 minutos desmontando elos e remontando até ficar "bão" no meu braço (e não ficou, acho que precisava até retirar um elo a mais. Mas nem me atrevi a pedir, pois acompanhei o serviço e achei uma chatice tremenda). Porém, contudo, no entanto, teve um lance da "patronagem", como o Igor diz: como conheço os caras e eles adoram quando vou lá "torrar o saco" deles, já lhes dei livros para ler, enfim, gosto da prosa, o custo foi...0800. Mas se fosse cobrar, acho que seria o preço da pulseira, ou nem fariam!
Por isso gosto dos braceletes (nos relógios que tenho) da Ebel, Rolex (novos) etc, com parafusos. Você mesmo ajusta, sem erros, sem problemas nem nada.
Flávio
Tópico muito bom, com boa troca de idéias, que, novamente, nos mostra as várias nuances sobre um tema, notadamente relacionado à nossa paixão!!! ;) ;) ;)
Contudo, há que se reconhecer que, com matizes muito cômicos!!! ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Mais fácil que os da IWC não existe.... use 2 palitos de dente um para destravar e um para empurrar o pino.
mamão com açucar... ;D ;D ;D
(http://fototime.com/DF3F094930DD271/standard.jpg)
foto net
Citação de: r.lessa online 01 Setembro 2010 às 20:34:38
...
mamão com açucar... ;D ;D ;D
...
;D ;D ;D
Nada nas mangas...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/Nadanasmangas.jpg)
E sem fiapos nos dentes.
;D
Abraços!
Alberto
O Tag Heuer Sport Elegance é molinho assim também, dá para puxar com as mãos pois a travinha é bem macia.
O legal dele é que todos os elos são removíveis, dá pra ajustar até em pulso de criança, hehe.
Citação de: Adriano online 01 Setembro 2010 às 14:15:41
Nesse caso específico, há ainda mais um detalhe: a questão não é ter sido comprado fora do país, mas sim comprado pela internet, e portanto de um revendedor não autorizado. As marcas não se reponsabilizam, conforme descrito nos sites oficiais, por relógios comprados fora da rede de agentes autorizados. O relógio comprado na internet, não apenas não tem direito às cortesias, como não têm direito à própria garantia contra defeitos de fabricação. Se o relógio apresentar defeito, sem possuir um certificado de garantia oficial com data de compra, referência correta e carimbo de um revendedor autorizado, automaticamente não está coberto pela garantia, mesmo tendo defeito de fábrica, e mesmo sendo original.
Abraços!
Adriano
Acho totalmente absurda esta desculpa das fábricas ! Para elas então o bom é que todos os seus relógios saiam pelo mercado cinza afinal não precisam
honrar com garantia nenhuma ! Se o relógio chegou na mão de algum consumidor é por que passou pelo menos na mão de uma revenda autorizada e portanto
a responsabilidade também é da fábrica por autorizar alguém que vendeu "por fora", o único caso que isso seria cabível seria em caso de roubo de carga, nesto caso as fábricas deveriam manter um cadastro de todos os números de série roubados para nós não acabássemos sendo receptadores de produtos roubados sem saber.
Citação de: benyvitz online 01 Setembro 2010 às 22:18:50
Acho totalmente absurda esta desculpa das fábricas ! Para elas então o bom é que todos os seus relógios saiam pelo mercado cinza afinal não precisam
honrar com garantia nenhuma ! Se o relógio chegou na mão de algum consumidor é por que passou pelo menos na mão de uma revenda autorizada e portanto
a responsabilidade também é da fábrica por autorizar alguém que vendeu "por fora", o único caso que isso seria cabível seria em caso de roubo de carga, nesto caso as fábricas deveriam manter um cadastro de todos os números de série roubados para nós não acabássemos sendo receptadores de produtos roubados sem saber.
Concordo muito com isso amigo!!!
Citação de: benyvitz online 01 Setembro 2010 às 22:18:50
Acho totalmente absurda esta desculpa das fábricas ! Para elas então o bom é que todos os seus relógios saiam pelo mercado cinza afinal não precisam
honrar com garantia nenhuma ! Se o relógio chegou na mão de algum consumidor é por que passou pelo menos na mão de uma revenda autorizada e portanto
a responsabilidade também é da fábrica por autorizar alguém que vendeu "por fora", o único caso que isso seria cabível seria em caso de roubo de carga, nesto caso as fábricas deveriam manter um cadastro de todos os números de série roubados para nós não acabássemos sendo receptadores de produtos roubados sem saber.
Como muitas coisas na vida, essa história tem dois lados, ou mais. Um outro lado é que:
- seja lá qual a origem dos relógios do mercado cinza, pense na situação do revendedor autorizado honesto, que vê suas vendas caírem por causa desse mercado, e ele perde dinheiro. Coloquem-se na pele do revendedor autorizado honesto.
- Coloquem-se na pele do fabricante também: vocês garantiriam um produto fabricado por você, que foi desviado de alguma maneira, passou pelas mãos de sei lá quem, como foi conservado e possivelmente foi mexido por alguém? Ou só dariam garantia nos seus produtos que você conhece exatamente o caminho dele?
- Nós compramos queijos, leite e outros alimentos no supermercado, que é como um revendedor autorizado: o produto sai da fábrica e vai direto para o supermercado, fresquinho fresquinho. Mas se passar um cara desconhecido na rua vendendo o mesmo produto mais barato, jamais compraríamos. Por que? Porque não confiamos num desconhecido vendendo alimentos na rua, não sabemos pelas mãos de quem aquele alimento passou, como foi conservado, se foi violado e etc. Ou seja, não confiamos na procedência. Mesmo salvando as proporções (risco à saúde, por exemplo), qual a diferença prática, psicológica ou moral? Porque fazemos assim com muitas coisas e não estamos nem aí por onde o relógio passou?
- Minha experiência é cheia de casos de relógios comprados por eBay e etc., que chegam na assistência com coroa empenada, coroa solta, pulseira faltando elos, e o mais comum, a máquina G10 original suíça trocada por uma tailandesa ou sei lá o que. Ou no mínimo, com marcas de que o fundo já foi aberto. É muito comum, e aí é aquela choradeira do consumidor que quis economizar uns trocos comprando pelo eBay e culpa o fabricante, a assistência e todo mundo mais por isso. E é claro que a experiência não mostra os inúmeros outros casos de relógios que estão perfeitos e nunca apresentam problemas. Tenho plena ciência disso.
- Outro fato é que, não é o caso de nós do fórum, mas grande parte dos consumidores de mercado cinza o fazem pelo complexo da lei de Gérson: é pelo simples prazer de tirar vantagem, de "pagar mais barato", e ainda por cima, acha que quem compra no revendedor autorizado é um trouxa, e ri da cara de quem o faz. Típico brasileirinho. Dá risada até o troço dar merda, e aí a culpa é de todo mundo, menos dele ou do vendedor. Sou a favor da economia, é claro, mas sou a fazer de que se faça de maneira consciente. Já comprei Seiko no eBay sem certificado de garantia e com completa ciência de que se desse problema, o prejuízo seria meu. Jamais culparia o fabricante, nem a assistência técnica.
- A fábrica não autoriza ninguém a vender por fora. Se isso ocorre, por meio de algum agente autorizado, não é responsabilidade do fabricante. Também não é responsabilidade do fabricante informar aos consumidores do mundo todo se há e quais são os produtos desviados. Pelo contrário, o fabricante faz isso: informa que a única garantia de que o produto é original e não é roubado é comprando na rede autorizada. Fora disso, a responsabilidade é do consumidor.
- É o consumidor que tem que se proteger de comprar um produto roubado. Como? Comprando na loja autorizada. Ao comprar fora dessa rede, assume-se automaticamente esse risco.
Esses são os outros lados da história. Pensem nos outros envolvidos, e não somente em si próprios e no dinheiro economizado ao se comprar um produto do mercado cinza. Quando um consumidor se sente prejudicado por não ter seu relógio consertado em garantia porque não foi comprado no agente autorizado, há outros tantos que foram prejudicados antes, quem sabe até roubados, por ele ter comprado aquele relógio no mercado cinza.
Posso, contudo, estar totalmente enganado sobre tudo o que eu disse.
Abraços!
Adriano
Citação de: Adriano online 02 Setembro 2010 às 09:46:31
...
Posso, contudo, estar totalmente enganado sobre tudo o que eu disse.
Abraços!
Adriano
Salve!
Adriano,
Você não está "enganado", na minha opinião é exatamente o que você nos disse.
Há sempre o "outro lado".
Nós temos que "vê-lo" também e, após refletir, levar em conta os pontos levantados.
...ou não.
Mas aí já vai depender da avaliação (consciência) de cada um de nós.
Mas,...
Sem o intuito de "provocar", polemizar ou "censurar", ok?
Apenas para ilustrar o que
eu penso dessa questão toda...
Não dá para comprar um bilhete (corrido, e
falso) na rua e pôr a culpa na CEF se ela não pagar o prêmio.
E mesmo que o bilhete não seja falso...
No mínimo, há que assumir o "risco".
Abraços a todos!
Alberto
Perfeita a colocação do Adriano
Abraços
Julio Celes
Citação de: Adriano online 02 Setembro 2010 às 09:46:31
Citação de: benyvitz online 01 Setembro 2010 às 22:18:50
- Nós compramos queijos, leite e outros alimentos no supermercado, que é como um revendedor autorizado: o produto sai da fábrica e vai direto para o supermercado, fresquinho fresquinho. Mas se passar um cara desconhecido na rua vendendo o mesmo produto mais barato, jamais compraríamos. Por que? Porque não confiamos num desconhecido vendendo alimentos na rua, não sabemos pelas mãos de quem aquele alimento passou, como foi conservado, se foi violado e etc. Ou seja, não confiamos na procedência. Mesmo salvando as proporções (risco à saúde, por exemplo), qual a diferença prática, psicológica ou moral? Porque fazemos assim com muitas coisas e não estamos nem aí por onde o relógio passou?
Abraços!
Adriano
Salve,
Concordo com todos! Concordo com os certos e os errados!
Meu ponto é o seguinte: Não gostei... não volto... meu risco é acabar todos os estabelecimentos comerciais que confio... rs rs rs rs
Rs rs rs rs isso é que é "debate"!
Abraços,
Ivison.
Citação de: Julio Celes online 02 Setembro 2010 às 10:14:38
Perfeita a colocação do Adriano
Abraços
Julio Celes
Citação de: Adriano online 02 Setembro 2010 às 09:46:31
Citação de: benyvitz online 01 Setembro 2010 às 22:18:50
- Nós compramos queijos, leite e outros alimentos no supermercado, que é como um revendedor autorizado: o produto sai da fábrica e vai direto para o supermercado, fresquinho fresquinho. Mas se passar um cara desconhecido na rua vendendo o mesmo produto mais barato, jamais compraríamos. Por que? Porque não confiamos num desconhecido vendendo alimentos na rua, não sabemos pelas mãos de quem aquele alimento passou, como foi conservado, se foi violado e etc. Ou seja, não confiamos na procedência. Mesmo salvando as proporções (risco à saúde, por exemplo), qual a diferença prática, psicológica ou moral? Porque fazemos assim com muitas coisas e não estamos nem aí por onde o relógio passou?
Abraços!
Adriano
Tem sentido sim... Essa é a graça... Que grande debate mesmo! Agora tou aqui que nem um bestão arrependido das coisas que concordei e que rapidamente mudei de opinião!
Para mim não cabe comparação de produtos de massa com de relógios de luxo. Se as fábricas quisessem colocariam seriais de maneira a dificultar ou até mesmo inibir a raspagem (isso quando os relógios tem o serial raspado) e tendo como identificar o relógio dá para saber o caminho que ele fez mesmo por que são relógios novos e por terem preço abaixo do mercado não tem como ter passado por tantos atravessadores, é o mesmo caso do tráfico de armas, 99% são armas produzidas por empresas reais e estabelecidas que deveriam ter o obrigação de dizer para quem venderam determinado lote e assim podermos rastrear o caminho até os aos morros cariocas ou cartel de Medelin, mas não fazem por que deixariam de vender afinal a fábrica ganha o mesmo na venda do mercado cinza e oficial, realmente quantos as revendas oficiais concordo que são vítimas, não falei nada contra, mas poderiam ser mais efetivas junto às fábricas para tentar inibir o mercado cinza.
Não vou discutir aqui garantia contratual.
Para quem não sabe, existe a garantia 'contratual', que é aquela dada por opção do fabricante (ex: aquela de 1 ano dos televisores, etc). E existe a garantia LEGAL. Esta é, segundo o Código do Consumidor, OBRIGATÓRIA!
Por favor, não rasguemos o nosso CDC.
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Art. 24. A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
Bruno,
Você sabe que essa garantia não se aplica se você não puder comprovar a data de aquisição com a NF.
Um abraço,
Igor
Cortesia não obriga o fornecedor, ok?
Se ele quiser cobrar de um e não cobrar de outro ele pode. Principalmente se ele apresenta antecipadamente o valor do serviço.
O produto adquirido fora do território nacional também está sujeito a impotos, então, na mesma linha do colega, não vamos rasgar nosso CTN! rs
Acho que sempre temos que ver as coisas por dois lados ao menos: o lado do consumidor e o lado do forncecedor de produtos e serviços.
Um relógio comprado fora do território nacional e, normalmente sem o recolhimento de impostos, poderia obrigar uma autorizada no Brasil? Poderia ser invocado o Código de Defesa do Consumidor? Ainda que a Receita tenha tributado esse relógio na chegada ao Brasil o Código de Defesa do Consumidor ampara um consumidor sem a nota fiscal de compra? Claro que não, como bem ressaltou o colega Igor.
Vou dar um exemplo pequeno: vou a um restaurante e não cobram dos meus filhos, apesar deles já terem completado sete anos. Vou a este restaurante há oito anos. O dia que eles cobrarem eu não vou achar ruim de jeito nenhum, nem vou achá-los incoerentes, visto que não cobram das crianças em cortesia, e cortesia não obriga, até pq está escrito no Cardápio o valor cobrado por crianças. E com certeza se for a primeira vez que alguém vai lá, vão cobrar das crianças que acompanharem essas pessoas.
Também acho, como disse o Adriano, que quando alguns compram fora de autorizada eles ficam rindo de quem compra na autorizada.
Como eu sempre compro na autorizada mas não sou milionário, a maioria de meus elos eu troco em casa, mas quando vou à autorizada eles não me cobram nada por baterias e ajustes de elos, e ainda me dão presentes singelos de aniversário/natal/dia dos pais, pq eu sou cliente da autorizada.
Me pego nas palavras do colega forista que inciou o tópico para indagar: o mesmo disse ter levado a uma autorizada para inversão do fecho pq era um lugar mais confiável, mas no hora de efetivar a compra preferiu o e-bay por ser, provavelmente, mais barato.
Razão total ao Adriano.
Abraço.
Citação de: fernando r online 02 Setembro 2010 às 15:10:48
Cortesia não obriga o fornecedor, ok?
Se ele quiser cobrar de um e não cobrar de outro ele pode. Principalmente se ele apresenta antecipadamente o valor do serviço.
O produto adquirido fora do território nacional também está sujeito a impotos, então, na mesma linha do colega, não vamos rasgar nosso CTN! rs
Acho que sempre temos que ver as coisas por dois lados ao menos: o lado do consumidor e o lado do forncecedor de produtos e serviços.
Um relógio comprado fora do território nacional e, normalmente sem o recolhimento de impostos, poderia obrigar uma autorizada no Brasil? Poderia ser invocado o Código de Defesa do Consumidor? Ainda que a Receita tenha tributado esse relógio na chegada ao Brasil o Código de Defesa do Consumidor ampara um consumidor sem a nota fiscal de compra? Claro que não, como bem ressaltou o colega Igor.
Vou dar um exemplo pequeno: vou a um restaurante e não cobram dos meus filhos, apesar deles já terem completado sete anos. Vou a este restaurante há oito anos. O dia que eles cobrarem eu não vou achar ruim de jeito nenhum, nem vou achá-los incoerentes, visto que não cobram das crianças em cortesia, e cortesia não obriga, até pq está escrito no Cardápio o valor cobrado por crianças. E com certeza se for a primeira vez que alguém vai lá, vão cobrar das crianças que acompanharem essas pessoas.
Também acho, como disse o Adriano, que quando alguns compram fora de autorizada eles ficam rindo de quem compra na autorizada.
Como eu sempre compro na autorizada mas não sou milionário, a maioria de meus elos eu troco em casa, mas quando vou à autorizada eles não me cobram nada por baterias e ajustes de elos, e ainda me dão presentes singelos de aniversário/natal/dia dos pais, pq eu sou cliente da autorizada.
Me pego nas palavras do colega forista que inciou o tópico para indagar: o mesmo disse ter levado a uma autorizada para inversão do fecho pq era um lugar mais confiável, mas no hora de efetivar a compra preferiu o e-bay por ser, provavelmente, mais barato.
Razão total ao Adriano.
Abraço.
Perfeito! ;)
Cortesia não obriga mas responsabiliza. Se eu for a uma padaria e o estacionamento for cortesia e lá o meu carro for arranhado, a padaria responderá SIM pelos danos causados! Independentemente de cobrar ou não pelo serviço.
Quando me referi à garantia não quis dizer que eu não deveria ter sido cobrado pelo ajuste da pulseira. Estava apenas me referindo ao post do amigo Adriano que afirmou que os relógios não gozam de qualquer garantia. Gozam sim! Da garantia legal.
Respondendo ao amigo Igor:
Art. 26
§ 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
Portanto, necessito comprovar apenas a data do recebimento do produto.
Até porque, como você faria se ganhasse um relógio de presente? Iria pedir a nota a quem lhe presenteou? Creio que não seria de bom grado.
Quanto à tributação, não é obrigação minha fazer o lançamento, apenas declarar o valor. O Imposto de Importação pertence à modalidade de lançameto por declaração e não homologação. Portanto, se a receita falhou e não me tributou não posso fazer nada.
Lançamento direto
O lançamento direto, de ofício ou ex officio, é a modalidade mais tradicional do direito brasileiro. Nela, o procedimento de lançamento é completamente feito pelo sujeito ativo. Sua utilização é frequente em impostos lançados a partir de dados cadastrais, mas vem sendo substituído por outras formas de constituição. Um exemplo de sua utilização é o IPTU.
Lançamento por declaração
O lançamento por declaração passa obrigatoriamente por três etapas: declaração à autoridade; lançamentos pela autoridade, e; notificação do contribuinte. Há atos tanto do sujeito passivo quanto do ativo, por isso, é também conhecido por lançamento misto. A retificação da declaração só poderá ser feita entre o seu lançamento pela autoridade e a notificação ao contribuinte. O lançamento por declaração é utilizado em impostos de transmissão. o Lançamento misto ou por declaração, o contribuinte deve declarar previamente sua intenção de realizar o negócio jurídico que gera a incidência do ITD ou do ITBI. Somente poderá ser realizado mediante o pagamento prévio do tributo.
Lançamento por homologação
O lançamento por homologação é a modalidade em que a constituição do crédito é feita sem prévio exame da autoridade. O sujeito passivo apura, informa e paga a parcela em dinheiro referente a obrigação tributária. Nos casos de lançamento por homologação, a lei exige o pagamento independentemente de qualquer ato prévio do sujeito ativo. O lançamento por homologação ocorre quando é confirmada, pelo sujeito ativo, de forma expressa (por ato formal e privativo do sujeito ativo) ou tácita (consistente no decurso do prazo legal para efetuar-se a homologação expressa e havendo omissão do sujeito ativo em realizá-la), o pagamento efetuado pelo sujeito passivo. Ou seja, ocorrido o fato gerador, o sujeito passivo detém o dever legal de praticar as operações necessárias à determinação do valor da obrigação tributária, bem como o de recolher o montante apurado, independentemente da prática de qualquer ato pelo sujeito ativo, ressalvada a possibilidade deste aferir a regularidade do pagamento efetuado.
Tecnicamente, deveria haver a homologação pela autoridade administrativa, mas esta não é feita expressamente. Prevê o artigo 150 do Código Tributário Nacional que se a lei não fixar prazo para a homologação ele se dá em cinco anos a contar da ocorrência do fato. Se houver problema em alguma etapa do lançamento por homologação, a autoridade procederá um lançamento direto. A utilização do lançamento por homologação é crescente, e podem ser considerados impostos com lançamentos por homologação o ICMS e o IPI.
Beleza, Bruno...
Trilha sonora: http://www.youtube.com/watch?v=xZWa0jn4tH8
Um abraço,
Igor
Salve,
Estava gostando enquanto o debate estava na esfera "legal" ( nos dois sentidos )... :) Agora cambou para chacota ::)
Não quero nem assistir...
Abração,
Ivison.
A cortesia continua não obrigando, até pq, no seu caso, vc não recebeu a cortesia. Logo não há que se falar em responsabilidade da autorizada.
Como vc vai comprovar a data do recebimento? Tem que ser a data do recebimento do produto novo, com cartão de garantia carimbado e eventualmente nota fiscal! Se for usado só há responsabilização do estabelecimento que vendeu o produto usado.
Na verdade, a garantia só é "Internacional" se seguir os ditames da marca, ou seja: cartão carimbado por revendedor autorizado, e eventualmente a nota fiscal. Caso contrário, a importadora/representante não pode ser responsabilizada, visto que vc é que importou a peça diretamente do exterior. Quem vc vai responsabilizar? A fábrica na Suíça?
Quanto ao Imposto de Importação:
Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos, contados:
I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado;
Ou seja: vc ainda pode ter seu imposto lançado.
Mas quando mencionei o Imposto não pago eu não disse que a obrigação legal era sua ou da Receita em fazer o lançamento, pois o fato gerador ocorreu e ponto final: entrada de mercadoria no Território Nacional.
Quando a vantagem é sua pq a Receita "errou"(por enquanto, pois faltam cinco anos para a decadência) está tudo bem, mas quando a Autorizada não quer fazer um conserto em cortesia pq vc adquiriu a mercadoria no exterior e fora de uma autorizada "está tudo errado"?
Lembre-se que a ninguém é dado alegar própria torpeza!
Além do mais, "Aos amigos tudo, aos inimigos a lei" é algo fora de moda no mundo de hj.
Abraço.
Citação de: Bruno online 02 Setembro 2010 às 16:28:33
Cortesia não obriga mas responsabiliza. Se eu for a uma padaria e o estacionamento for cortesia e lá o meu carro for arranhado, a padaria responderá SIM pelos danos causados! Independentemente de cobrar ou não pelo serviço.
Quando me referi à garantia não quis dizer que eu não deveria ter sido cobrado pelo ajuste da pulseira. Estava apenas me referindo ao post do amigo Adriano que afirmou que os relógios não gozam de qualquer garantia. Gozam sim! Da garantia legal.
Respondendo ao amigo Igor:
Art. 26
§ 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
Portanto, necessito comprovar apenas a data do recebimento do produto.
Até porque, como você faria se ganhasse um relógio de presente? Iria pedir a nota a quem lhe presenteou? Creio que não seria de bom grado.
Quanto à tributação, não é obrigação minha fazer o lançamento, apenas declarar o valor. O Imposto de Importação pertence à modalidade de lançameto por declaração e não homologação. Portanto, se a receita falhou e não me tributou não posso fazer nada.
Lançamento direto
O lançamento direto, de ofício ou ex officio, é a modalidade mais tradicional do direito brasileiro. Nela, o procedimento de lançamento é completamente feito pelo sujeito ativo. Sua utilização é frequente em impostos lançados a partir de dados cadastrais, mas vem sendo substituído por outras formas de constituição. Um exemplo de sua utilização é o IPTU.
Lançamento por declaração
O lançamento por declaração passa obrigatoriamente por três etapas: declaração à autoridade; lançamentos pela autoridade, e; notificação do contribuinte. Há atos tanto do sujeito passivo quanto do ativo, por isso, é também conhecido por lançamento misto. A retificação da declaração só poderá ser feita entre o seu lançamento pela autoridade e a notificação ao contribuinte. O lançamento por declaração é utilizado em impostos de transmissão. o Lançamento misto ou por declaração, o contribuinte deve declarar previamente sua intenção de realizar o negócio jurídico que gera a incidência do ITD ou do ITBI. Somente poderá ser realizado mediante o pagamento prévio do tributo.
Lançamento por homologação
O lançamento por homologação é a modalidade em que a constituição do crédito é feita sem prévio exame da autoridade. O sujeito passivo apura, informa e paga a parcela em dinheiro referente a obrigação tributária. Nos casos de lançamento por homologação, a lei exige o pagamento independentemente de qualquer ato prévio do sujeito ativo. O lançamento por homologação ocorre quando é confirmada, pelo sujeito ativo, de forma expressa (por ato formal e privativo do sujeito ativo) ou tácita (consistente no decurso do prazo legal para efetuar-se a homologação expressa e havendo omissão do sujeito ativo em realizá-la), o pagamento efetuado pelo sujeito passivo. Ou seja, ocorrido o fato gerador, o sujeito passivo detém o dever legal de praticar as operações necessárias à determinação do valor da obrigação tributária, bem como o de recolher o montante apurado, independentemente da prática de qualquer ato pelo sujeito ativo, ressalvada a possibilidade deste aferir a regularidade do pagamento efetuado.
Tecnicamente, deveria haver a homologação pela autoridade administrativa, mas esta não é feita expressamente. Prevê o artigo 150 do Código Tributário Nacional que se a lei não fixar prazo para a homologação ele se dá em cinco anos a contar da ocorrência do fato. Se houver problema em alguma etapa do lançamento por homologação, a autoridade procederá um lançamento direto. A utilização do lançamento por homologação é crescente, e podem ser considerados impostos com lançamentos por homologação o ICMS e o IPI.
Citação de: ivison online 02 Setembro 2010 às 17:04:03
Estava gostando enquanto o debate estava na esfera "legal" ( nos dois sentidos )... :) Agora cambou para chacota ::)
Não quero nem assistir...
Opa, somos dois!
Cambou pra chacota no momento em que artigos de lei são jogados ao léu para justificar o injustificável.
Misturar garantia legal estipulada pelo CDC com relógio adquirido "no exterior" (ie., importabando, já que não há cartão de garantia carimbado) é uma receita pra lá de indigesta.
Um abraço,
Igor
P.S.: Grifo meu, na citação ao ivison
Salve, amigos!
Aqui está mais um que não vê muito objetivo num encaminhamento para uma "esgrima" de termos e pretensos "conceitos" e "visões" (i)legais, etc...
Ou, eventualmente, algo com até menos sentido ainda.
Uma discussão pela "discussão".
Mas, por ser assim, e como eu creio que já entendi os "pontos"...
De minha parte, eu considero que o tema já está bem debatido, digamos assim.
Abraços,
Alberto
fernando,
Leia meus posts por gentileza. Eu, EM NENHUM MOMENTO, quis que minha pulseira fosse ajustada de graça exercendo a garantia.
Estou me referindo à garantia quanto a futuros consertos. Apenas isso.
igor,
por gentileza, copie e cole o meu post em que digo que meu cartão de garantia não está carimbado.
Ele está SIM carimbado.
E é óbvio que não quero ajustar um relógio e graça simplesmente por ter um cartão carimbado!! Nunca disse isso.
Vou usar a garantia apenas quando e se o relógio der problema dentro de 2 anos.
Ah, salvo engano no cartão está ecrito International Warranty Card, não?
Parem de achar que eu estou aqui choramingando R$25,00. Não preciso disso, graças à Deus.
Um abraço,
Bruno.
Está carimbado por um revendedor autorizado da marca? Então vc terá a sua garantia Internacional cumprida.
Porém, remoção e colocação de elos não são cobertos pela garantia. Podem ser cortesia. No seu caso não houve.
Fecho invertido denota que não foi adquirido diretamente de uma autorizada, visto que (sem desmerecer) nenhuma autorizada Technos por exemplo, deixa um relógio sair de lá com o fecho invertido(ou algo assim).
Mas tudo vai da situação: comprei um Victorinox em 2006 em uma autorizada e havia um defeito em que a pulseira se soltava, por um problema no travamento dos elos centrais. Apesar de não constar garantia da pulseira, a assistência técnica consertou sem custos para o cliente, no caso eu, por entender que era um vício redibitório da pulseira e não uma ação errada de quem o utilizou.
Abraço.
Citação de: Bruno online 02 Setembro 2010 às 18:10:31
fernando,
Ele está SIM carimbado.
Ah, salvo engano no cartão está ecrito International Warranty Card, não?
Um abraço,
Bruno.
Citação de: Bruno online 02 Setembro 2010 às 18:10:31
por gentileza, copie e cole o meu post em que digo que meu cartão de garantia não está carimbado.
Citação de: Bruno online 31 Agosto 2010 às 17:40:45
Adquiri um Tissot através do eBay recentemente.
Nossa, então me passe o contato do vendedor do eBay que vende Tissot com cartão carimbado, pois só vou comprar dele.
Um abraço, e desculpe pelo equívoco.
Igor
Será que só eu entendi que o amigo Bruno não gostou foi do tratamento diferenciado (pra pior)?
Uma coisa é:
Ajuste de pulseira = 100,00 (seja você branco, negro, azul, gordo, magro, seja o seu relógio original, falso, feio, bonito, comprado em autorizada, comprado em camelô, presente do pai, do capeta, etc)
Outra coisa é
Se X, ajuste de pulseira = 100 + Y
::)
Não vi ninguém mencionar diferença de raça, cor ou coisa assim aqui.
Comprar um relógio no E-Bay não é o mesmo que ser "azul, verde, ou feio".
Quanto ao "relógio falso" pode merecer distinção sim.
Comprado em autorizada: garantia Internacional. Comprado fora de autorizada: sem garantia.
Não vejo mais o que dizer sobre isso!
Acaba ficando repetitivo.
Tem horas que temos que parar e saber dar um passo atrás porque estamos errados. É uma questão de humildade.
Abraço.
Citação de: Matheus13 online 02 Setembro 2010 às 18:45:27
Será que só eu entendi que o amigo Bruno não gostou foi do tratamento diferenciado (pra pior)?
Uma coisa é:
Ajuste de pulseira = 100,00 (seja você branco, negro, azul, gordo, magro, seja o seu relógio original, falso, feio, bonito, comprado em autorizada, comprado em camelô, presente do pai, do capeta, etc)
Outra coisa é
Se X, ajuste de pulseira = 100 + Y
::)
Citação de: Matheus13 online 02 Setembro 2010 às 18:45:27
Será que só eu entendi que o amigo Bruno não gostou foi do tratamento diferenciado (pra pior)?
Uma coisa é:
Ajuste de pulseira = 100,00 (seja você branco, negro, azul, gordo, magro, seja o seu relógio original, falso, feio, bonito, comprado em autorizada, comprado em camelô, presente do pai, do capeta, etc)
Outra coisa é
Se X, ajuste de pulseira = 100 + Y
::)
Boa Matheus.
Parece que só eu e você mesmo que não gostamos do tal "dois pesos e duas medidas". Esse sim anda BEM fora de moda...
Citação de: fernando r online 02 Setembro 2010 às 18:57:11
Não vi ninguém mencionar diferença de raça, cor ou coisa assim aqui.
Comprar um relógio no E-Bay não é o mesmo que ser "azul, verde, ou feio".
Quanto ao "relógio falso" pode merecer distinção sim.
Comprado em autorizada: garantia Internacional. Comprado fora de autorizada: sem garantia.
Não vejo mais o que dizer sobre isso!
Acaba ficando repetitivo.
Tem horas que temos que parar e saber dar um passo atrás porque estamos errados. É uma questão de humildade.
Abraço.
Citação de: Matheus13 online 02 Setembro 2010 às 18:45:27
Será que só eu entendi que o amigo Bruno não gostou foi do tratamento diferenciado (pra pior)?
Uma coisa é:
Ajuste de pulseira = 100,00 (seja você branco, negro, azul, gordo, magro, seja o seu relógio original, falso, feio, bonito, comprado em autorizada, comprado em camelô, presente do pai, do capeta, etc)
Outra coisa é
Se X, ajuste de pulseira = 100 + Y
::)
meu caro amigo fernando, acho que você está enfrentando alguma difuculdade com sua leitura dos posts.
Permita-me explicar-lhe novamente:
Não estou preocupado com garantia! Pelo amor de Deus! Estou falando de um serviço que faço questão de pagar por ele. É simples.
Só quis entender porque eu tive que ser tratado de forma diferente de 1 mês atrás na autorizada que frequento. Só isso.
Acho que dar um passo atrás e ver que o assunto garantia não tem nada a ver com a questão é que seria bem interessante viu...
Obs.: o mais legal é que nesse mesmo dia que levei o relógio tinha um senhor querendo uma pulseira nova para o seu relógio Diesel (lá também é autorizada Diesel) e a autorizada cobrou quase o preço de um relógio inteiro novo no eBay dele e ainda pediu 90 dias para chegar o produto. Deve ser porque é muito trabalhosa a troca da pulseira também né... rsrs...
Citação de: Bruno online 31 Agosto 2010 às 17:40:45
(...)
Já levei relógios comprados aqui no Brasil, trazidos de fora e comprados no eBay e nunca me cobraram por tal serviço.
(...)
Confesso que fiquei encucado com a situação. Algum dos amigos saberia me dizer se essa prática é correta dentre as autorizadas Tissot, posto que antes nunca havia acontecido isso comigo? Seria algum procedimento novo?
Citação de: Bruno online 02 Setembro 2010 às 23:13:41
Só quis entender porque eu tive que ser tratado de forma diferente de 1 mês atrás na autorizada que frequento. Só isso.
(...)
Obs.: o mais legal é que nesse mesmo dia que levei o relógio tinha um senhor querendo uma pulseira nova para o seu relógio Diesel (lá também é autorizada Diesel) e a autorizada cobrou quase o preço de um relógio inteiro novo no eBay dele e ainda pediu 90 dias para chegar o produto. Deve ser porque é muito trabalhosa a troca da pulseira também né... rsrs...
Senhores, senhores, senhores :
Li todos os
posts, sem exceção, com a devida atenção, e a isenção que esse tipo de situação exige... 8)
Vou tentar "esquematizar" os fatos, conforme trechos acima destacados, da lavra do próprio Bruno para, quem sabe, permitir que cheguemos a uma conclusão que, para mim, parece
BEM óbvia.
1) O Bruno já levou neste autorizada : A) relógios comprados no Brasil; B) trazidos do exterior; C) comprados via eBay, em todas as ocorrências, independentemente da origem, sem cobrança alguma de certos "procedimentos";
2) Questionou se isso poderia caracterizar algum procedimento novo, diverso do que ocorreu há um mês atrás, em condições similares;
3) Relatou o caso de um senhor que recebeu um orçamaneto de uma pulseira num valor que não seria compatível com o preço do relógio "completo".
Eu sou um total imbecil, estou enxergando "fantasmas", ou seria absolutamente plausível, conforme grifo meu, feito em negrito e na cor vermelha numa das citações do Bruno que, simplesmente, a autorizada, na pessoa de seu gerente, supervisor, gestor, proprietário, sei lá cargas d'água quem, decidiu, que a partir do mês de agosto deste ano,
NÃO haveria mais "cortesia", e todo e qualquer serviço,
SEM EXCEÇÃO DE NADA, NADA, NADA , passaria a ser cobrado, fosse o relógio
vintage, novo, comprado em autorizada da marca, no e-Bay, no Mercado Livre, nas barracas do MASP, fruto de crime patrimonial praticado contra pessoa física ou jurídica etc etc etc.
Pode ou não ser "só isso" ??? ???
Pode, não pode !? :o :o
Abraços
Flávio.
Citação de: vulpino online 03 Setembro 2010 às 00:22:38
Citação de: Bruno online 31 Agosto 2010 às 17:40:45
(...)
Já levei relógios comprados aqui no Brasil, trazidos de fora e comprados no eBay e nunca me cobraram por tal serviço.
(...)
Confesso que fiquei encucado com a situação. Algum dos amigos saberia me dizer se essa prática é correta dentre as autorizadas Tissot, posto que antes nunca havia acontecido isso comigo? Seria algum procedimento novo?
Citação de: Bruno online 02 Setembro 2010 às 23:13:41
Só quis entender porque eu tive que ser tratado de forma diferente de 1 mês atrás na autorizada que frequento. Só isso.
(...)
Obs.: o mais legal é que nesse mesmo dia que levei o relógio tinha um senhor querendo uma pulseira nova para o seu relógio Diesel (lá também é autorizada Diesel) e a autorizada cobrou quase o preço de um relógio inteiro novo no eBay dele e ainda pediu 90 dias para chegar o produto. Deve ser porque é muito trabalhosa a troca da pulseira também né... rsrs...
Senhores, senhores, senhores :
Li todos os posts, sem exceção, com a devida atenção, e a isenção que esse tipo de situação exige... 8)
Vou tentar "esquematizar" os fatos, conforme trechos acima destacados, da lavra do próprio Bruno para, quem sabe, permitir que cheguemos a uma conclusão que, para mim, parece BEM óbvia.
1) O Bruno já levou neste autorizada : A) relógios comprados no Brasil; B) trazidos do exterior; C) comprados via eBay, em todas as ocorrências, independentemente da origem, sem cobrança alguma de certos "procedimentos";
2) Questionou se isso poderia caracterizar algum procedimento novo, diverso do que ocorreu há um mês atrás, em condições similares;
3) Relatou o caso de um senhor que recebeu um orçamaneto de uma pulseira num valor que não seria compatível com o preço do relógio "completo".
Eu sou um total imbecil, estou enxergando "fantasmas", ou seria absolutamente plausível, conforme grifo meu, feito em negrito e na cor vermelha numa das citações do Bruno que, simplesmente, a autorizada, na pessoa de seu gerente, supervisor, gestor, proprietário, sei lá cargas d'água quem, decidiu, que a partir do mês de agosto deste ano, NÃO haveria mais "cortesia", e todo e qualquer serviço, SEM EXCEÇÃO DE NADA, NADA, NADA , passaria a ser cobrado, fosse o relógio vintage, novo, comprado em autorizada da marca, no e-Bay, no Mercado Livre, nas barracas do MASP, fruto de crime patrimonial praticado contra pessoa física ou jurídica etc etc etc.
Pode ou não ser "só isso" ??? ???
Pode, não pode !? :o :o
Abraços
Flávio.
Não, não pode.
Se você for lá amanhã com qualquer relógio, sem nunca ter visto a cara do seujeito ele NÃO IRÁ TE COBRAR 1 CENTAVO.
A não ser que ele perceba que o relógio é de fora do país...
Cansei de levar relógios comprados no ebay lá...
Só que eram Seikos da vida, aí o rapazinho não deu chiliquinho...
Aí que pode estar o problema.....uma coisa é voce levar um relógio 1 ou 2x.....outra é levar toda hora e achar que tem que ser de graça.
Eles não tem obrigação de fazer este serviço em cortesia.
"filar a bóia" toda hora também não dá né... :-\
O cara oferece essa cortesia pra agradar possíveis clientes, agora comprar relógio toda hora no ebay e ir lá pra ajustar a pulseira eu acho um abuso.. Não houve 'chiliquinho' nenhum da parte da loja.
Pessoal, convivo com isso meio que direto aqui na minha Farmacia ...a véinha compra o remédio no concorrente, e vêm aqui somente para aferir sua pressão !!! :-[ Uma, dua vezes até vai ...mais quando começa abusar da boa vontade, é muita falta de bom senso !!! :-X
Sendo muito sincero, no dia em que estou com a paz de espirito bastante elevada, tiro de letra essas coisas, mais no dia que os ânimos não estão tão bem ...é um puta saco !!! >:(
Ou seja, questão de bom senso ...como ja dito, vamos enxergar os dois lados né !!! ;)
Bruno,
Por que você não inverte a sua lógica e pensa positivo sobre a situação.
Você disse que levou nesta oficina todos os seus relógios para ajustes de pulseira, não é?
E quantas vezes te cobraram pelo serviço?
Uma.
Eu acho, da parte da oficina, uma atitude muito legal.
[]'s
Rodrigo Gastal
Não é mais fácil aprender a fazer o serviço? ? ? ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Sinceramente,
Não vou discutir mais esse assunto.
Cansei de explicar que não estou reclamando do dinheiro gasto.
E o rapaz não cobrou porque eu levo muitas vezes vários relógios. Porque sempre levei muitas vezes e eles nunca cobraram.
Citação de: Bruno online 03 Setembro 2010 às 15:14:43
Sinceramente,
Não vou discutir mais esse assunto.
Cansei de explicar que não estou reclamando do dinheiro gasto.
Cara, desiste.
O pessoal posta a mesma ladainha como se o problema fosse o dinheiro em si...
Prezados :
Como o Lorde Alberto mesmo disse, e sempre reforça, quando a "chapa esquenta" além do que se espera, acredito, sinceramente, que o assunto foi deveras discutido... 8)
Só pergunto, pela última e derradeira vez, por qual razão é tão difícil deixar de lado alguma "teoria da conspiração" e aceitar que "a autorizada, na pessoa de seu gerente, supervisor, gestor, proprietário, sei lá cargas d'água quem, decidiu, que a partir do mês de agosto deste ano, NÃO haveria mais "cortesia", e todo e qualquer serviço, SEM EXCEÇÃO DE NADA, NADA, NADA , passaria a ser cobrado, fosse o relógio vintage, novo, comprado em autorizada da marca, no e-Bay, no Mercado Livre, nas barracas do MASP, fruto de crime patrimonial praticado contra pessoa física ou jurídica etc etc etc."
Caracterizaria crime contra a economia popular, crime de "lesa pátria", inafiançável, o diabo que seja, uma assistência técnica autorizada de determinada(s) marca(s) de relógio(s) apenas e tão somente alterar sua política interna, suprimindo a chamada "cortesia", assim como um posto de combustíveis pode suprimir, quando bem entender, a famigerada "ducha grátis" para quem abastace mais de "x" litros ??? ???
Qual o absurdo nisso ??? ???
Abraços
Flávio.
Caros, também penso que a discussão já rendeu.
Acho que todos colocaram seus pontos. Pra mim ficou claro que a indagação do Bruno foi o fato de nunca cobrarem e uma hora cobrarem, independentemente de todos os outros fatores.
Eu também acharia estranho. Faltou aí sensibilidade da empresa perceber que trata-se de um cliente fiel e a cortesia podia ter sido concedida mais uma vez, mesmo com a mudança de tabela, ou mudança de política interna. Na minha posição, sem fazer disso uma crítica à autorizada de BH, mas eu não cobraria. Poderia sim, explicar para o cliente que existe a tabela e existe um custo, mas que para ele seria feito como cortesia. Não envolve peças, não gera prejuízo direto, e aí penso que vale mais a pena a fidelização do cliente.
Ao cobrar esse valor, aborreceu o cliente, e correu-se o risco de perdê-lo.
- Por outro lado, é preciso entender que o atendente nem sempre, ou na verdade, nunca tem a autonomia de conceder cortesias. Isso tem de vir da gerência e talvez nesse caso o gerente nem estava sabendo que o seu cliente fiel estava ali.
- Compreensivelmente, o funcionário que atende o balcão tem medo de conceder a cortesia por conta própria sob pena de repreensão. Por isso, o funcionário apenas seguiu, exemplarmente, a norma da empresa.
Um abraço!
Adriano
Adriano,
fico feliz com o seu posicionamento. Muitíssimo ponderado. E entendeu perfeitamente o ponto que coloquei.
Um abraço,
Bruno.
Caro Bruno,
Não tenho nenhum problema com a leitura dos posts.
Vc disse que seu cartão de garantia é carimbado e um colega pediu o nome do vendedor do E-bay que carimba os cartões de garantia. Estamos no aguardo!
Por outro lado ficou claro que: se vc tivesse comprado na autorizada aqui no Brasil ou no exterior e tivesse um cartão de garantia carimbado por uma autorizada eu tenho certeza que o serviço seria feito em cortesia.
Ainda que em outras ocasiões ele tenha sido feito assim, vc esclareceu: foram relógios da Seiko! Todos sabem que no Brasil se pode comprar muito pouco da Seiko, que aqui tem como representante a Technos. Já da Tissot está disponível a linha toda.
Fui à Ciudad del Este e comprei um TAG ano passado. Na Monalysa, que é autorizada TAG. Passei na Alfândega e declarei a compra do Relógio. Achei que iria pagar 60% de Imposto sobre os 1900 dólares. Ainda assim valeria à pena, pois no Brasil a mesma peça custa 10.000 reais. Ocorre que a nota do Paraguai não vale nada para a Receita Federal. Eles tem um livro lá com preços de produtos. O funcionário da Receita perguntou se era para uso pessoal e mostrei que estava no pulso. Ele ainda perguntou se eu retornaria nos próximos dias e eu disse que não. Ele anotou algo e me mandou ir embora, me dando um papel onde constava que passei na alfândega. No Aeroporto de Foz do Iguaçu, a mala passoui no Raio X, e estava com a caixa dentro e não disseram nada. Declarei o produto e ele entrou legalmente.
Um dia desses precisei ajustar a pulseira e como o relógio estava novinho levei a uma autorizada TAG em minha cidade. Perguntaram se eu tinha o Cartão de Garantia e mostrei o mesmo. Ajustaram o elo e quando perguntei quanto era me disseram que não custaria nada pois fazem esse serviço em cortesia para relógios em garantia.
Por isso eu sempre menciono a palavra garantia e a palavra cartão. Pq, para as autorizadas, faz muita diferença na hora das cortesias.
Tenho um outro TAG comprado usado e precisei de um elo. Liguie na H Stern e aprecei o mesmo. Preço: 15 reais. Me pediram apenas para digitalizar uma cópia do certificado de garantia(que já estava vencido) e, devido a ser carimbado por uma autorizada da França, eles não cobraram o frete do elo, que ficaria mais caro do que o próprio. Paguei apenas os 15 reais. No atendimento ao cliente a funcionária me explicou que sem o cartão ela nem poderia mandar o elo, e eu teria que pedí-lo em uma autorizada ou ir até a H Stern e adqurí-lo.
Veja: se das outras vezes eles fizeram em cortesia os Seikos e pq essa marca no Brasil é representada pela Technos, enquanto a Tissot é do Grupo Swatch e talvez, assim como a TAG, exista alguma diferença de procedimento na concessão de cortesias.
Estou tentando ajudá-lo a ver que pode existir uma explicação.
Abraço.
meu caro amigo fernando, acho que você está enfrentando alguma difuculdade com sua leitura dos posts.
Permita-me explicar-lhe novamente:
Não estou preocupado com garantia! Pelo amor de Deus! Estou falando de um serviço que faço questão de pagar por ele. É simples.
Só quis entender porque eu tive que ser tratado de forma diferente de 1 mês atrás na autorizada que frequento. Só isso.
Acho que dar um passo atrás e ver que o assunto garantia não tem nada a ver com a questão é que seria bem interessante viu...
Obs.: o mais legal é que nesse mesmo dia que levei o relógio tinha um senhor querendo uma pulseira nova para o seu relógio Diesel (lá também é autorizada Diesel) e a autorizada cobrou quase o preço de um relógio inteiro novo no eBay dele e ainda pediu 90 dias para chegar o produto. Deve ser porque é muito trabalhosa a troca da pulseira também né... rsrs...
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