Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: chip online 01 Setembro 2010 às 15:48:09

Título: Peço ajuda
Enviado por: chip online 01 Setembro 2010 às 15:48:09
Olá amigos

Estou a recuperar um mecanismo... já o tenho quase pronto.

Apareceu um problema... verifiquei o porquê deste mecanismo trabalhar em certas posições.

Agora, preciso da vossa ajuda para me elucidadrem como resolver a questão... Na foto embaixo tem uma seta que indica uma pecinha solta do lugar... eu quero colocar ela no lugar correcto... mas tive medo de estragar, daí pedir a vossa colaboração.
(http://img337.imageshack.us/img337/4770/reparaoemontagem026.jpg)

Aquele Abraço
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 01 Setembro 2010 às 18:01:09
Após pesquisa descobri o nome. A peça que estava "meio solta" é fixateur do contre pivot... descobri ainda que esta entra numa posição e depois "dá-se" meia volta certo?

Acontece que já fiz isso mas, a única joia fica solta, assim como o fixateur do contra pivot... será que falta alguma coisa?

A marca do relógio é um sindaco ??? e no mecanismo consta 1215 Swiss (calibre?) ???

Alguém experiente em relojoaria que me possa ajudar?

Obrigado
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 01 Setembro 2010 às 19:46:58
Então?

Nenhum mestre no forum para dar uma dica?

O mecanismo é igual a esse da segunda foto ; http://www.cjbalm.com/watches/watch230.htm (http://www.cjbalm.com/watches/watch230.htm)

Dese já o meu muito Obrigado
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: Alberto Ferreira online 01 Setembro 2010 às 20:04:13
Salve!

Caro Chip,
Pelas fotos, e se eu as entendi bem,...

Eu diria que a trava dos "antichoques", falando de forma genérica, devem ser mesmo (re)colocadas com a ponta de um palito (de madeira macia) e girando.

Mas as pedras (rubis) devem estar inteiras e no seu devido local.

Eu não conheço este movimento em específico e espero que o meu comentário não lhe seja o óbvio.  ;)

Mas a minha intenção é a de colaborar de alguma forma, ok?

Vamos ver se algum outro colega tem algo a dizer.

Um abraço!
Alberto
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: rlessa online 01 Setembro 2010 às 20:47:32
Não sei se te ajudará... mas segue material que tenho.

(http://i373.photobucket.com/albums/oo178/rlessa_album/shockspring.jpg)
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 02 Setembro 2010 às 08:16:31
Obrigado amigos.

Acontece que, acho que falta uma pedra (joia)... Daí que a trava antichoques ficar "solta" apesar de encaixada no lugar.

Vou precisar do manual para confirmar

Abraço
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Setembro 2010 às 09:32:15
Citação de: chip online 02 Setembro 2010 às 08:16:31
Obrigado amigos.

Acontece que, acho que falta uma pedra (joia)... Daí que a trava antichoques ficar "solta" apesar de encaixada no lugar.

Vou precisar do manual para confirmar

Abraço


Salve!

Pois é,...
Assim, por fotos e "no olhômetro", também me pareceu que falta, sim.

Abraços e boa sorte!
Alberto


PS:
Complementando, aqui, para não "tumultuarmos" aquele outro tópico (em que o Bruno nos ofereceu a ferramenta que desenvolveu)...
Como o amigo comentou lá, é mesmo possível que na versão que você tem em mãos falte mesmo o "anel" (chaton) que suporta todo o sistema, e que fica entre o mancal completo e a platina.
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: Alberto Ferreira online 02 Setembro 2010 às 09:49:33
Chip.
Por favor, veja o PS que eu acrescentei à minha mensagem anterior.

abs,
Alberto
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: flávio online 02 Setembro 2010 às 10:14:47
Quando eu desmontava e remontava esses antichoques (por diversão), encontrados em muitos relógios japa, só com palito de dente não rolava. Na verdade, eu pegava o palito para manter a peça no local, mas girava tudo com a pinça 2 mesmo. E não, não arranhava! Mas não é possível que não exista algo adequado (ferramenta para isso). Mas na sua foto, como falaram, há algo estranho, parece que o buraco está cravado direto na platina!


Flávio
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 02 Setembro 2010 às 18:12:37
Citação de: flavio online 02 Setembro 2010 às 10:14:47
Quando eu desmontava e remontava esses antichoques (por diversão), encontrados em muitos relógios japa, só com palito de dente não rolava. Na verdade, eu pegava o palito para manter a peça no local, mas girava tudo com a pinça 2 mesmo. E não, não arranhava! Mas não é possível que não exista algo adequado (ferramenta para isso). Mas na sua foto, como falaram, há algo estranho, parece que o buraco está cravado direto na platina!


Flávio

Boas Flávio

A foto não é a melhor... mas com o buraco e  o "rasgo" onde encaixa a trava está tudo OK... Estive a analizar melhor e parece estar tudo bem... Agora, Eu não sou relojoeiro, sou um aficionado e dedicado à relojoaria... Vou tendo dúvidas ao longo das intervenções que vou fazendo e vou-me cultivando com a ajuda desta comunidade, em especial aqui com o mestre Alberto.

Voltando ao tópico... deduzo, com alguma informação conseguida, é que falta a pedra do contra pivôt, penso de que!... pois neste buraco só está uma joia envolvida por metal e furada ao centro, mais a trava e pelo que subentendi, falta outra pedra por cima dessa.
Citação de: Alberto Ferreira online 02 Setembro 2010 às 09:49:33
Chip.
Por favor, veja o PS que eu acrescentei à minha mensagem anterior.

abs,
Alberto

Mestre, entendido

Abraços
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 07 Setembro 2010 às 16:26:33
Boa tarde a todos

Só para informar que já tenho o problema resolvido... Agradeço ao Mister Alberto, ao Mister Flávio e ao Mister R.lessa.

Neste forum tive uma recepção de boas vindas "calorosa", também tive apoios noutros tópicos que coloquei.

Curiosamente nos meus Três últimos tópicos e após várias visualizações, não obtive qualquer ajuda dos vários users presentes a não ser dos acima mencionados.
Acredito que algumas visualizações, tivessem sido de Users menos conhecedores (ou nada) na matéria em questão, pois eu questiono por norma a parte técnica. Agora, tenho a certeza que houve Mestres a visualizar e ignoraram pura e simplesmente.

Lamento que assim seja,... Tenho tido este forum como meu predileto mas, não acredito que perante uma comunidade tão culta na horologia e verdadeiros Mestres na sua maioria, não tenham tido a ombridade de "ajudar" este diletante (eu). Tenho feito "alguns" progressos nesta área à custa de muita pesquisa e "batalhas" mas por veses "tento-me" aconselhar com os mais experientes, que por "ironia" simplesmente ignoram.

De qualquer forma e porque não costumo baixar os braços nem "fechar-me em copas", comunico  aos presentes em geral de que consegui solucionar o problema.

Deixo  fotos:
A peça que faltava... "rubi"
(http://img443.imageshack.us/img443/883/resoluoavaria001sinaliz.jpg)
Depois das peças montadas, a trava ficou à maneira e o mecanismo começou a trabalhar
(http://img155.imageshack.us/img155/4447/resoluoavaria004.jpg)

Cumprimentos
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: Paulo Sergio online 07 Setembro 2010 às 17:10:52
Olá amigo...
Primeiro, parabéns por teres teu problema resolvido!!!  :D  :D  :D
Segundo, me desculpe, mas não sejas tão, digamos, radical!!!  ;)  ;)  ;)
Verás várias opiniões neste espaço e, por vezes, não verá nenhuma!!!  :)  :)  :)
Sim, é isso... eu li o tópico, vi que te responderam... concordei com as respostas e calei!!!  ;)  ;)  ;)
Para que vou dizer simplesmente - "concordo com o que fulano disse"?!?!?!  :)  :)  :)
Uns poderão pensar como eu, outros calam-se por não terem conhecimento sobre o caso... entenda assim amigo!!! Por aqui, sempre estamos prontos a ajudar... MUITAS vezes eu perguntei algo e não tive nenhuma resposta... acredito que os amigos não tinham nenhuma...  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: flávio online 07 Setembro 2010 às 21:27:59
Chip, às vezes nem todos sabem as respostas e, como o fórum também é público, às vezes outros leram as respostas e as julgaram corretas. Por favor, não julgue aqueles que não responderam à pergunta.



Flávio
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 08 Setembro 2010 às 06:54:26
Citação de: Paulo Sergio online 07 Setembro 2010 às 17:10:52
Olá amigo...
Primeiro, parabéns por teres teu problema resolvido!!!  :D  :D  :D
Segundo, me desculpe, mas não sejas tão, digamos, radical!!!  ;)  ;)  ;)
Verás várias opiniões neste espaço e, por vezes, não verá nenhuma!!!  :)  :)  :)
Sim, é isso... eu li o tópico, vi que te responderam... concordei com as respostas e calei!!!  ;)  ;)  ;)
Para que vou dizer simplesmente - "concordo com o que fulano disse"?!?!?!  :)  :)  :)
Uns poderão pensar como eu, outros calam-se por não terem conhecimento sobre o caso... entenda assim amigo!!! Por aqui, sempre estamos prontos a ajudar... MUITAS vezes eu perguntei algo e não tive nenhuma resposta... acredito que os amigos não tinham nenhuma...  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Olá amigo Paulo Sérgio

Em 1º lugar obrigado pelo post... O que quero dizer é que por vezes "qualquer" ajuda é útil quando ao interveniente (eu), falta conhecimento... Imagine que na altura em que o amigo leu os posts, eu ainda estivesse na dúvida do que se estava a passar e que mesmo após pesquisas, fiquei com a impressão de que faltava algo, mas não tinha a certeza. Se me tivessem afirmado que o material usado "nos antichoques" era duas pedras e uma vez que afirmei num post, de que só hesistia uma pedra, tinha sido uma ajuda preciosa e escusava de "rapar tanto".

Entretanto e em relação ao seu comentário"aceito".
Citação de: flavio online 07 Setembro 2010 às 21:27:59
Chip, às vezes nem todos sabem as respostas e, como o fórum também é público, às vezes outros leram as respostas e as julgaram corretas. Por favor, não julgue aqueles que não responderam à pergunta.



Flávio
Boas Amigo Flávio

Concordo consigo no que respeita "nem todos sabem as respostas", é obvio. Aliás eu comento exactamente isso. Apenas um aparte... Eu não quis julgar ninguém... Longe disso... apenas me lamentei pela "falta" de ajuda (apoio), nada mais.

Por último, só para informar que continuo a ser um "seguidor" deste forum e que nunca hesitei nem hesitarei em colaborar quando isso for necessário.

Cumprimentos
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: paulorocha online 08 Setembro 2010 às 07:23:35
Meu caro Chip.



Participo de muitos foruns pela internet, sobre os mais diversos assuntos. E posso te dizer que a forma como colocaste a tua posição pode sim ser considerada como ofensiva por alguns colegas.

Veja bem: apesar de este ser um forum sobre relógios, com conteúdo bastante técnico, NÃO HÁ NENHUMA OBRIGAÇÃO por parte de qualquer participante de responder a qualquer questionamento. Principalmente quando este questionamento não é feito de forma clara.

E veja que você já reclamou da falta de respostas com apenas 2 horas que o seu tópico tinha sido criado.

Tenha em mente que, além de NINGUÉM ter qualquer obrigação de responder a qualquer pergunta, os que o fazem possuem outras atividades além de responder aqui no fórum.

Achei bastante deselegante da tua parte reclamar da falta de respostas, em um tempo tão curto (2 horas) e ainda pior reclamar que "apenas" 3 usuários responderam.

Vou te dar um exemplo prático: eu fui um dos primeiros a visualizar o teu tópico, porém o computador que utilizo para ler o fórum não me permite ver imagens. Tive que esperar até voltar a minha casa, após a meia noite, para poder ver a imagem e opinar. Confesso que a tua postagem cobrando uma resposta me desestimulou bastante e preferi me calar. O mesmo pode ter ocorrido com outros colegas.

Lembre-se: Os demais colegas não são teus empregados, não estão aqui com qualquer obrigação para contigo ou para com qualquer outro participante.

Peço-lhe que tome minhas palavras como uma crítica construtiva, não quero em absoluto ser ofensivo.



Um grande abraço
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: igorschutz online 08 Setembro 2010 às 08:18:18
Toda participação neste Fórum é GRACIOSA e VOLUNTÁRIA. Responde quem pode e quem quer. Ninguém tem direito de cobrar qualquer coisa de algum membro.

Lamento muito, MUITÍSSIMO, ler uma mensagem cobrando falta de ajuda, ainda mais de uma pessoa que efetivamente TEVE suas mensagens respondidas a contento. Sinal de extrema ingratidão e deselegância.

Passar bem.

Igor
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 08 Setembro 2010 às 11:09:51
Boa tarde Mister Igor

Longe de mim "cobrar" ajuda... Estou a ser mal interpetado e julgado por actos que nem me passaram pela cabeça.

Devido à minha "ansiedade", esperava mais ajuda só isso... Só me lamentei porque assim que vejo alguém a "pedir socorro" vou logo correndo.
É lógico que a ajuda é voluntária e graciosa e sublinho que não quis cobrar seja o que for... Apenas e só apenas acho que num forum estamos para nos ajudar-mos mutuamente (e lamento que eu não possa ajudar a tempo, porque faltam bases e tenho de pesquisar... Quando chego para responder já alguém o fez.), acredito que no meu caso, isso também sucedeu, mas como podem constactar, ficou sempre a dúvida se faltava alguma peça... Coisa que um "técnico experiente" neste assunto fácilmente verificava tratar-se de... e poderia caso pretendesse transmitir sua opinião como Mister Alberto e demais fizeram.

Peço desculpa se estou a ser mal interpretado só que e dou um exemplo se o forúm fosse ao "vivo" e eu soubesse a resposta seria o 1º a responder ao colega (pelo menos tentava).
Mais uma vez, longe de mim ir pelos "caminhos" que estão a pensar que "fiz". Aliás como sempre é meu lema 1º os outros depois eu.

Cumprimentos

Citação de: igorschutz online 08 Setembro 2010 às 08:18:18
Toda participação neste Fórum é GRACIOSA e VOLUNTÁRIA. Responde quem pode e quem quer. Ninguém tem direito de cobrar qualquer coisa de algum membro.

Lamento muito, MUITÍSSIMO, ler uma mensagem cobrando falta de ajuda, ainda mais de uma pessoa que efetivamente TEVE suas mensagens respondidas a contento. Sinal de extrema ingratidão e deselegância.

Passar bem.

Igor
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 08 Setembro 2010 às 12:57:25
Boa tarde amigo Paulo Rocha

Não me querendo repetir, por obséquio, veja o post anterior.

Bem haja

Citação de: paulorocha online 08 Setembro 2010 às 07:23:35
Vou te dar um exemplo prático: eu fui um dos primeiros a visualizar o teu tópico, porém o computador que utilizo para ler o fórum não me permite ver imagens. Tive que esperar até voltar a minha casa, após a meia noite, para poder ver a imagem e opinar. Confesso que a tua postagem cobrando uma resposta me desestimulou bastante e preferi me calar. O mesmo pode ter ocorrido com outros colegas.

Lembre-se: Os demais colegas não são teus empregados, não estão aqui com qualquer obrigação para contigo ou para com qualquer outro participante.

Peço-lhe que tome minhas palavras como uma crítica construtiva, não quero em absoluto ser ofensivo.



Um grande abraço
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: paulorocha online 08 Setembro 2010 às 21:36:36
Chip, eu vou te dar uma sugestão, você aceita se quiser: para de tentar se justificar, pois a cada vez dá a impressão de ficar pior.

Você pode até não ter tido a intenção, mas as tuas últimas duas mensagens, para o Igor e para mim, continuam ofensivas, pelo menos sob a minha ótica.

Veja o que você escreveu: "Coisa que um "técnico experiente" neste assunto fácilmente verificava tratar-se de... e poderia caso pretendesse transmitir sua opinião..."

Note que você ainda negritou o termo "pretendesse", para deixar bem claro que você está chateado que "os especialistas" do fórum não tenham te respondido.

Caramba cara! Depois de tudo que já te falaram, você ainda tem a petulância de insistir?

Repito: ABSOLUTAMENTE NINGUÉM TEM QUALQUER OBRIGAÇÃO EM RESPONDER ÀS TUAS PERGUNTAS! SE ALGUÉM RESPONDER, O FAZ POR PURA LIBERALIDADE.

Espero que tenha entendido a mensagem agora.
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 09 Setembro 2010 às 07:36:08
Olhe amigo Paulo Rocha

Eu já tinha esquecido este incidente de interpretação.

1º- Não sei porque está a fazer uma "tempestade no copo com água"... E porque está tão ofendido?

2º- Não ponha "veneno" nas minhas palavras. Por exemplo:
Citação de: paulorocha online 08 Setembro 2010 às 21:36:36


Veja o que você escreveu: "Coisa que um "técnico experiente" neste assunto fácilmente verificava tratar-se de... e poderia caso pretendesse transmitir sua opinião..."

Note que você ainda negritou o termo "pretendesse", para deixar bem claro que você está chateado que "os especialistas" do fórum não tenham te respondido.


3º- O que nós por vezes escrevemos (sem maldade), pode ser mal interpretado... se a mente que o ler estiver com maldade.

Veja um outro exemplo que escrevi: Devido à minha "ansiedade", esperava mais ajuda só isso... Só me lamentei porque assim que vejo alguém a "pedir socorro" vou logo correndo...    
Aqui não comentou...

Cumprimentos
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: ivison online 09 Setembro 2010 às 07:49:40
Salve Chip,

Mas me fala... conseguiu a solução... grande todas as vezes que já tentei empreitada similar só deu errado rs rs rs rs . Sempre sobra alguma coisa!

Somente um pedido: sempre que fizer poste fotos pois assim tento me aprimorar!

Abração,

Ivison.
Título: Re: Peço ajuda
Enviado por: chip online 09 Setembro 2010 às 07:54:10
Olá amigo Ivision ;D

Estou a tentar fazer uma sequência de fotos elucidativas... quando estiver concluída eu postarei. ;) ;) ;)

Não sei se ajuda... mas veja este link: http://archerwatches.wordpress.com/ (http://archerwatches.wordpress.com/)

Ou este post colocado pelo Mestre Gravina... Simplesmente espetacular: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4168.0.html (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4168.0.html)

Um grande abraço

Citação de: ivison online 09 Setembro 2010 às 07:49:40
Salve Chip,

Mas me fala... conseguiu a solução... grande todas as vezes que já tentei empreitada similar só deu errado rs rs rs rs . Sempre sobra alguma coisa!

Somente um pedido: sempre que fizer poste fotos pois assim tento me aprimorar!

Abração,

Ivison.