Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio online 21 Setembro 2010 às 09:43:01

Título: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 21 Setembro 2010 às 09:43:01
Tirando os da Omega, minha posição agora é radical: usa esse movimento como base sem alguma modificação mecânica que melhore seu desempenho? Não compro, não uso, etc.

Ontem, por exemplo, usei meu Longines Avigation, que retornou da revisão não faz 3 anos. Dei algumas voltas na sua corda antes de ajustá-lo, isso por volta do meio dia. Tirei o relógio do pulso 8 da noite. Relógio marcando seis e meia e parado!

Omega Speedmaster Auto mais ou menos a mesma coisa.

Ora, de que adianta um movimento que só carrega bem durante uns seis meses NO MÁXIMO após uma revisão criteriosa? Lixo. Esses movimentos são um lixo. Ei ETA, 2824 na veia! Ninguém se importa com o mm a mais, desde que funcione!


Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 21 Setembro 2010 às 09:45:22
Putz!!!.......agora a casa caiu para este ETA!!!

Meu Deus......... :P


;D ;D ;D

Abração

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: igorschutz online 21 Setembro 2010 às 09:48:37
Tsc, tsc... pregando o ódio e a intolerância... coisa feia, titio!

Acho que o problema está no 2892 com módulo crono, pois tive (e hoje está com meu pai) um Longines Lindbergh com 2892-A2 que nunca teve problema com carga.

Um beijo,

Guiguinho
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Fa online 21 Setembro 2010 às 09:51:26
Estranho. Tenho dois "Speedys" automáticos. Nunca tive problema com nenhum deles.
Não tá na hora de mudar de assistência técnica, não ?  ;D
Será o  Caveira o teu relojoeiro ? ::)
Abs,

PS: Não acho que seja problema do módulo DD, não.  ;)
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 21 Setembro 2010 às 09:57:06
Já tive problema no módulo de crono do Speedy. O relógio parou e o relojoeiro simplesmente não viu nada errado no módulo de carga. Mas quando encaixava um no outro, a amplitude ia lá embaixo. Revisou o módulo, o troço parou. Mas esse é o problema. O troço só funciona recentemente revisado! Ora, meu Avigation foi revisado na autorizada, não faz nem 3 anos. Devo usá-lo uma vez a cada semana. Ou seja, não foi muito usado nesses anos e não funciona direito! Bah!



Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 21 Setembro 2010 às 09:59:52
Citação de: Fa online 21 Setembro 2010 às 09:51:26
Será o  Caveira o teu relojoeiro ? ::)

;D ;D ;D!

Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 21 Setembro 2010 às 10:01:47
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 09:57:06
Ora, meu Avigation foi revisado na autorizada, não faz nem 3 anos. Devo usá-lo uma vez a cada semana. Ou seja, não foi muito usado nesses anos e não funciona direito! Bah!



Flávio

Começo a achar que este tão discutido movimento, é pura questão de sorte!!................e aí estaria o problema!!!.........uns vão bem, outros nem tanto!!!.........insegurança total!

Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: TioWatch online 21 Setembro 2010 às 10:27:53
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 09:43:01
Tirando os da Omega, minha posição agora é radical: usa esse movimento como base sem alguma modificação mecânica que melhore seu desempenho? Não compro, não uso, etc.

Ontem, por exemplo, usei meu Longines Avigation, que retornou da revisão não faz 3 anos. Dei algumas voltas na sua corda antes de ajustá-lo, isso por volta do meio dia. Tirei o relógio do pulso 8 da noite. Relógio marcando seis e meia e parado!

Omega Speedmaster Auto mais ou menos a mesma coisa.

Ora, de que adianta um movimento que só carrega bem durante uns seis meses NO MÁXIMO após uma revisão criteriosa? Lixo. Esses movimentos são um lixo. Ei ETA, 2824 na veia! Ninguém se importa com o mm a mais, desde que funcione!


Flávio

Flávio, empresta ele pra mim!

Se não carregar, aí eu digo que não presta MESMO!

Eu me mexo tanto durante o dia, que os relógios com 40h de power reserve "unidirecionais", carregam totalmente antes das 12:00 da tarde!
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: mhasse online 21 Setembro 2010 às 11:22:27
Flavio, manda uma macumba ou benze o relogio pra ver se vai!!
Só não vai por dentro da água benta, pode entrar agua....rs... boa sorte!!
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Mauro online 21 Setembro 2010 às 11:23:48
Flavio e demais,

Eu também acho mediano este sistema , pois o rolamento é muito grande e o rotor , não tem peso suficiente para fazer o necessário, carregar sempre o tambor.

Mais aqui vai a dica , uma boa lubrificação e ta resolvido o problema,

Flavio , nunca tive problemas com estes mecânismos, se quiser envie ele para mim , ou só a parte do automático que lubrifico e acho que vai resolver isso por uns 5 anos,

Um forte abraço,

Mauro
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Mauro online 21 Setembro 2010 às 11:51:23
Flavio,

Outra coisa que esqueci de comentar,

Quando se montam os dois modulos juntos e a amplitude baixa, é modulo, rsss , todos ja sabiam ein,  ;D ;D ;D

A questão é que este modulo, ele tem muitos detalhes , muita lubrificação em diversas partes, coisa que quem não tem um bom conhecimento mesmo com instrução deixa passar e ai vem o problema,

As rodas dos acumuladores, tem uma lubrificação por baixo de cada arroela de fricção, que quando o crono está parado ela fica girando , e este é um grande problema, um sintoma é quando o crono está parado a amplitude baixa e quando crono funciona aumenta a amplitude.

O que posso dizer resumidamente , é um bom mecânismo mais precisa ser bem consertado, caso contrário , problema na certa,

Espero ter ajudado,

Um forte abraço,

Mauiro
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: ki-suco online 21 Setembro 2010 às 12:03:32
Citação de: Gravina online 21 Setembro 2010 às 10:01:47
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 09:57:06
Ora, meu Avigation foi revisado na autorizada, não faz nem 3 anos. Devo usá-lo uma vez a cada semana. Ou seja, não foi muito usado nesses anos e não funciona direito! Bah!



Flávio

Começo a achar que este tão discutido movimento, é pura questão de sorte!!................e aí estaria o problema!!!.........uns vão bem, outros nem tanto!!!.........insegurança total!

Abs

Gravina

Acho que é isso mesmo, como mestre Gravina diz.....porque tenho o Avigation há mais de 10 anos, comprei deste zero e até hj funciona uma beleza e nunca fiz uma revisão sequer (tenho vergonha de dizer isso, mas...), uso, pelo menos, uns dias a cada mês......

Boa sorte para vc Flavio ;)

Abraços!

Tang
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: - STR - online 21 Setembro 2010 às 12:42:07
Pra ser sincero... o meu Speedy automatic nem sei como está... o antigo dono usava todo dia... e ele funcionava... esta comigo a um ano....

Na minha mão... acerto as horas dele.... dou uma cordinha pela coroa..... e "vou a missa"... logo quando chego... já tiro....

aqui onde moro... chove um pouco... digamos, quase todo dia... então pouco uso ele...!

mas.. quando peguei ele... cheguei a usar ele coisa de uma semana direto e digamos que se "sustentou" sozinho... é um calibre omega 1143....

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Miguel online 21 Setembro 2010 às 16:40:38

Tenho 2 relógios com esse movimento: Longines Lindbergh e Omega Dynamic. Nunca deram problema semelhante.

Acho que o Igor tem razão na análise.
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Alberto Ferreira online 21 Setembro 2010 às 16:57:15
Salve!

Bom,...
Para dizer o mínimo... Eu entendo o Flávio. É "chato" mesmo.  >:(

Na verdade, eu creio que a "manutenção" deste movimento (o módulo) tem mesmo uns "pirim-pim-pins"...  :P


Mas,...
Eu aceitaria o convite do amigo Mauro.

Com as qualificações que ele tem, sem falar nas notas que ele andou tirando em cursos lá na Suíça, eu creio que se após a lubrificação cuidadosa a coisa continuasse sem carregar direito...
Seria mesmo caso para "dar alta" para o dito cujo...  ::)

Abraços!
Alberto
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
Há também o problema do meu uso, confesso: digitar o dia inteiro não é o que se pode falar de "uso" intenso. Porém, já houve ocasiões em que usei o troço na balada, uso "intenso"  :P  e a carga não foi lá essas coisas. Ah, vão ficar assim. Estou meio parecido com o Igor: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha. Meu Zenith nunca foi aberto, não será, não carrega nada, amplitude horrível, em torno de 200 graus. Mas e o medo? E, ademais, já gastei grana esse ano paca com relógios. Vou protelar.


Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 21 Setembro 2010 às 20:39:28
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha.
Flávio

Patrão,

Esqueça a sua paciência de metaleiro, paciência,  e som nas caixas..................a coisa poderia ser bem pior ;)

http://www.youtube.com/watch?v=-84z8fWYmNM&p=8D4A27CEA46E3958&playnext=1&index=5

Atenção à letra

Abs

Gravina

Ps. Será que este movimento foi desenvolvido para italianos, ou trabalhadores braçais? ???
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Alberto Ferreira online 21 Setembro 2010 às 20:45:34
 ;D

(http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/05/191_49-linguinha.jpg)

Falôoooo!
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 21 Setembro 2010 às 21:19:48
Citação de: Gravina online 21 Setembro 2010 às 20:39:28
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha.
Flávio

Patrão,

Esqueça a sua paciência de metaleiro, paciência,  e som nas caixas..................a coisa poderia ser bem pior ;)

http://www.youtube.com/watch?v=-84z8fWYmNM&p=8D4A27CEA46E3958&playnext=1&index=5

Atenção à letra

Abs

Gravina

Ps. Será que este movimento foi desenvolvido para italianos, ou trabalhadores braçais? ???





Top esse disco ein? Só perde para os do Bezerra! hahaha


Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: igorschutz online 22 Setembro 2010 às 08:10:47
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
Estou meio parecido com o Igor: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha.

Isso aí! Venha para o mundo de G-Shock!

(http://farm3.static.flickr.com/2697/4376208733_5fde39bb74_z.jpg?zz=1) (http://www.flickr.com/photos/igorschutz/4376208733/)

Um abraço,

Igor
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Tomas online 22 Setembro 2010 às 08:25:56

      Por isso que faço questão de fazer revisão nos meus proprios relógios  ;D ;D ;D ;D , fica do jeito que quero  ;D ;D

abraços, Tomas


Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 21:19:48

Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha.
Flávio


Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 22 Setembro 2010 às 08:28:34
Citação de: igorschutz online 22 Setembro 2010 às 08:10:47
Citação de: flavio online 21 Setembro 2010 às 19:24:15
Estou meio parecido com o Igor: esse lance de revisão em relógio é uma chatice! hahaha.

Isso aí! Venha para o mundo de G-Shock!

(http://farm3.static.flickr.com/2697/4376208733_5fde39bb74_z.jpg?zz=1) (http://www.flickr.com/photos/igorschutz/4376208733/)

Um abraço,

Igor

O 1/2 ambiente chora :'( :'( :'( :'(

Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: FALCO online 22 Setembro 2010 às 19:26:02
Flavio não me recordo ao certo de sua postagem, mas lembro que disse que depois de muitas tentativas com esta máquina+módulo havia tomado a decisão de não lubrificar certa parte do mecanismo, será que não seria este o motivo deste problema com poucos anos depois da revisão?
Pergunto isto depois de ler que o Mauro tem experiência com a dificuldade de lubrificação deste mecanismo.
Boa sorte na solução.
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: igorschutz online 22 Setembro 2010 às 19:44:23
Fernando,

Na verdade, a máquina "sem lubrificação" do Flávio é o Speedy Reduced. O Longines Avigation está revisado conforme regras da autorizada, isto é, com lubrificação e tudo.

Um abraço,

Igor
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 22 Setembro 2010 às 22:44:40
Correto, o Avigation foi revisado na autorizada.
O speedy foi revisado, mas somente o módulo de carga. O módulo de crono não. Mas o módulo de carga também está lubrificado.
É...Quanto ao G Shock, lembro-me da visita que eu e Igor fizemos na Longines. Lá pelas tantas o senhor que fazia a exposição pegou no meu braço e disse, a respeito de um Longines, que não lembro qual, que ele era muito mais preciso do que o meu (estava com um Omega PO). Aí olhou para o do Igor...Bem, não disse que era mais preciso, mas a cara do velho! Hahahah! Foi para respeitar essa: nós visitamos tudo quanto é museu, algumas fábricas, alguns museus privados e o Igor botando banca na Suíça com o GShocão para impor respeito! Japa e digital! Está parecendo eu com a camisa oficial da seleção inglesa na França, querendo entrar no Nikki Beach. Fui barrado, claro! hahaha



Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 23 Setembro 2010 às 16:00:29
Caros, gostaria observar uma coisa neste tópico.

Já pararam para pensar no peso que nossa opinião tem? Creio que seja grande. Nosso fórum forma opiniões fortemente.

Por isso mesmo gostaria de aproveitar este tópico para dar uma opinião. Concordo com tudo falado aqui. Inclusive, sou um dos que já criticou ferrenhamente o carregamento dos 2892. Porém, o próprio tópico já tem um título pesado que pelo que já senti, está levando à conclusões um pouco erradas, especialmente para novatos e para os que não acompanham todas as mensagens.

Não adoro o 2892; prefiro o 2824. Já expliquei isso. Mas lembremos que a queixa gira em torno do sistema de carregamento. Fora isso, nada mais pode ser dito sobre esse movimento, que é extremamente preciso, especialmente considerando-se o seu preço e volume de produção, além de ser um trator em sua generalidade.

Interpretemos com calma as opiniões desse tópico, pois já vai aparecer gente dizendo que "eu ia comprar um relógio com 2892, mas agora não vou mais". Lembremos que há inúmeros por aí sem defeito. Eu mesmo já tive 4 relógios diferentes com essa máquina, nenhum deu qualquer problema (uma vez revisados) e ainda tenho um na coleção. Convivo com frequência com máquinas 2892 com problemas de carregamento, mas convivo com muitas mais sem defeito algum, inclusive os que tive/tenho na minha coleção.

Tem máquina muito, muito pior por aí, que ninguém critica. E ainda adora.

Resumindo: o que quero dizer é que "também não é bem assim". E repito: também critico e também não gosto do carregamento. E por mais que isso incomode profundamente na prática, não acho que dê para generalizar e condenar o mecanismo. Ninguém disse isso, mas já está sendo interpretado assim.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: fabs77 online 23 Setembro 2010 às 16:43:19
Adriano,

muito legal o seu post... Ótimas considerações.

Acredito que a intermitência do problema relatado (e a divergência de opiniões sobre o 2892) possa ter origem na produção massiva desses mecanismos... acaba acontecendo algo parecido com a indústria automobilística que produz uma série de modelos de carros que vai bem e outra, do mesmo modelo, que é uma "bomba", sendo que ambas possuem um único processo de montagem.

Abraços!

Fab´s


Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Correia online 23 Setembro 2010 às 16:48:49
Ainda bem que os meus 2892 tem la "Omega" algures, senao ja teria desfeito esses incompetentes `a marretada, no minimo..... ;D

Levavam uma "carga" daquelas antigas ;D ;D ;D
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: - STR - online 23 Setembro 2010 às 16:57:13
Hum....

Vou defender...

e ainda ser radical...

Gosto do meu Speedy Reduced... qualquer coisa... uso ele como um Professional.... dou corda todo dia...! ;D ;D

Até mesmo como disse o Adriano... somente alguns dão problemas no carregamento... e fora isso o resto funciona bem...!

Grande abraço

Rodrigo STR ;D
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: JotaJota online 23 Setembro 2010 às 18:43:46
Não sou muito experiente e novo forum por isso demorei pra dar minha opinião, mas outro dia conversando com um amigo ele me disse o seguinte "relogio é igual carro, uns vem sem nenhum defeito e outros cheios de problemas, ele estava me consolando sobre uma maquina que tenho.
Apesar de gostar mais de relogios a carros, já troquei ambos pro não me adaptar a problemas de serie.
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Paulo Sergio online 23 Setembro 2010 às 19:41:29
Bem observado amigo Adriano...
Interpretações poderão surgir, em sentidos vários!!!
Contudo, pergunto:
Para esses relógios "com problema" para a carga, não haveria a possibilidade de troca do sistema???
Pelo comentado em item acima, os "velhos" estariam dando mais problemas, sendo que os "novos" já teriam sofrido modificações... pelo que entendi... isso seria verdade???
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 24 Setembro 2010 às 09:02:10
Sim, os velhos sofrem mais com esses problemas. A própria ETA modificou o sistema ao longo das modificações do 2890 ao 2892-2, vide a diferente contagem de rubis entre as versões. Trocar por sistema mais moderno envolveria trocar a ponte e o sistema completo. Isso é caro. E trocar ponte envolve a dificuldade de ter uma com a mesma cor, mesmo acabamento e etc.

Claro que, se as peças estão gastas, não prestam mais, precisam ser substituídas por novas. Mas caso estejam boas, a correção do problema é a que o Mauro falou: lubrificação correta e criteriosa. A verdade é que poucos relojoeiros foram de grandes oficinas sabem lubrificar esse sistema corretamente. Aliás, não sabem nem lubrificar corretamente o 2824. É comum ver 2824 com rodas inversoras coladas. Muitos nem sabem o que é "epilame".

Abraços!

Adriano
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 24 Setembro 2010 às 09:13:54
Citação de: Adriano online 24 Setembro 2010 às 09:02:10
. Muitos nem sabem o que é "epilame".

Abraços!

Adriano

:'(
Eu estou nestes "muitos"

Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: igorschutz online 24 Setembro 2010 às 09:27:53
Mestre,

O camaradinha do seu avatar pode dar uma aula sobre "epilame" para nós, já que ele foi o primeiro a aplicar o procedimento na relojoaria.

Um abração,

Igor
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 24 Setembro 2010 às 09:38:11
Citação de: igorschutz online 24 Setembro 2010 às 09:27:53
Mestre,

O camaradinha do seu avatar pode dar uma aula sobre "epilame" para nós, já que ele foi o primeiro a aplicar o procedimento na relojoaria.

Um abração,

Igor

Objetivava dar força (agitar positivamente) o tópico.................Paul é o meu herói ;)

Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Alberto Ferreira online 24 Setembro 2010 às 09:47:11
Salve!

;)
Além do altruísmo de dizer "eu não sei"...
Mesmo que seja para estimular a curiosidade e o aprendizado de outros!
;)

Um abração a ambos!
Alberto
8)

PS1:
E, se me fosse possível,... ::)
Um abraço também no Paul.
:D

PS2:

O que é "epilame"?  ::)
:D
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 24 Setembro 2010 às 09:50:41
Citação de: Alberto Ferreira online 24 Setembro 2010 às 09:47:11

PS2:

O que é "epilame"?  ::)
:D

;)

Copiando dos gringos:

Epilame é um tratamento de superfície para os pontos de lubrificação em um relógio que são propensas a ter o óleo "espalhado" para fora da área que se destina a lubrificar. Por exemplo, os dentes da roda de escape eo contato apartamento rostos dos pallets. Vários fabricantes recomendam seu uso na reversão rodas de automático mecanismos. Pode ser utilizados adicionalmente no coração cams e martelos reset do cronógrafo movimentos, para melhorar o seu desempenho e sua longevidade. Alguns relojoeiros também defendem seu uso na tampa de jóias para manter o óleo concentrado no equilíbrio pessoal pivô.

As propriedades físicas do epilame lhe permitem preencher as micro-fissuras na superfície dos materiais, evitando assim a propagação de lubrificação através dessas pequenas imperfeições da superfície.

Pseudonyms
Epilam
Epilame
Fixodrop
Moebius 8941
Ácido esteárico
História
O uso do ácido esteárico na relojoaria, como um tratamento de superfície para evitar a propagação de lubrificação, foi proposto pelo Dr. Woog, de Paris, e Paul Ditisheim. Eles chamaram o produto de seu método patenteado epilame.

Fonte: http://hiro.alliancehorlogere.com/en/Under_the_Loupe/Epilame


Abs

Gravina
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Alberto Ferreira online 24 Setembro 2010 às 11:15:37
 8) 8) 8)

Eu creio que o Adriano até já explicou aqui, mas não custa pedir que ele o faça mais uma vez.

Como se prepara e aplica o epilame?

Abraços!
Alberto
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Mauro online 24 Setembro 2010 às 12:24:45
Amigos,

Vamos a algumas considerações deste tópico,

Ao sistema de carga, ja temos, creio que por unanimidade que não é o melhor , mais é funcional, temos aqui muitos relatos de amigos que tem o dito movimento é funciona bem, eu mesmo tem um Speed reduced e nunca deu problema,

Quando citei que depende do relojoeiro e de uma boa lubrificação, precisa sim , mais o grande detalhe deste calibre é o rolamento e a roda inversora, se estas não estiverem 100% , bingo , retorno na certa, mais temos que nos atentar que na revisão deste especifico calibre , tem que cuidar as rodas intermediárias , se tem pescocinho, desgaste coisas do gênero, o que ai vem , que não é todo relojoeiro que faz isso, nem mesmo na autorizada, que ai entra a minha opinião da parte do modulo que explico mais abaixo,

Se vem um relógio deste calibre em geral , os relojoeiros, montan e desmontam, lubrificam e pronto, não cuidam detalhes como estes , e ai vem os problemas, isso mesmo nas  autorizadas, como é um sistema de carga frágil digamos assim , eu creio que os relojoeiros de uma maneira geral , não tem o cuidado necessário para este calibre, tanto por conhecimento, tanto por capricho, isso deve ser levado em conta.

Quanto ao modulo, tanto do Speed, quanto ao Longines, são dois modulos diferentes , o do Longines mais complicado e mais complexo, tem muito , mais muito detalhe, e o que acontece é que os relojoeiros mesmo das autorizadas, por falta de atenção, não levam a sério as recomendações técnicas que o fabricante exige, e dai vem o problema, digo isso pois ja fiz treinamento aqui no Brasil e tanto na Suiça com Brasileiros, e nosso problema cultural , não levarar ao pé da letra as recomendações que nos são informadas, então bingo , problema na certa, e dai vem nossas indignações, falo isso como consumidor e não como relojoeiro, por que se fosse o meu relógio que acontecesse isso certamente ficaria chateado.

Enão no meu ponto de vista estes são os maiores problemas deste calibre.

Quanto ao Epilam, vamos lá.
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Mauro online 24 Setembro 2010 às 12:28:29
http://www.relogioserelogios.com.br/topic_threads.asp?ReturnPage=Search&search=fixodrop&searchMode=allwords&searchIn=Topic&ForumID=1&TopicID=22812&searchSort=dateDESC&SearchPagePosition=1&PagePosition2=1

O video mostra a função, do epilam, segurar o oléo na parte desejada, aqui no escape.

Se aplica na peça ou na parte onde se deseja , no caso da roda de escape coloca ela inteira submersa no epilam, a âncora, se molha so as leves, caso contrário com o tempo o eixo da âncora , vai começar a travar, pois o epilam so pode ser aplicado em partes onde contenham lubrificação.

No incabloc apenas na contra pedra,

Na Breguet os calibres extra-chatos, eles recomendam aplicar direto no rubi depois de montado a platina no lugar, para que a lubrificação não escorra e fique presa ao eixo da roda por mais tempo,

Espero ter ajudado,

Um forte abraço a todos,

Mauro
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 24 Setembro 2010 às 12:32:36
Amigo Alberto! Sim! O procedimento é diferente para cada tipo de epilame que se pretende.

Existe a solução que contém ácido esteárico, que serve para previnir o espalhamento do lubrificante. Usa-se em rodas de escape, âncoras, contra-pedras e outros elementos (de acordo com a indicação do fabricante) em que a lubrificação é fina e pode tender a se espalhar facilmente. Existe um produto pronto para uso, que é o Fixodrop (concentrado para diluição ou "ready-to-use"). As peças que necessitam de epilame "anti-espalhamento" recebem esse produto usando o mesmo método que se usa para lavagem de peças, ou seja, com uma máquina de lavagem. As peças são então enxaguadas no produto. Pode-se fazer o enxague manualmente também.

Já a âncora recebe o tratamento somente nas levés e por isso o processo tem que ser manual, pegando-se a âncora com uma pinça e mergulhando apenas a ponta das levés na solução, já que o eixo da âncora não pode receber o tratamento, sob o risco de ficar "grudento", digamos.

Importante dizer que todas as peças a receberem o tratamento devem estar absolutamente limpas. Além disso, a maioria dos fabricantes fornecem peças novas já com o tratamento (quando aplicável), não necessitando que se faça o tratamento nessas peças novas.

Mas existe também o epilame de lubrificação, que é o que estamos falando no caso das rodas inversoras. Por se tratar de peças muito complexas, cuja quantidade de lubrificação tem que ser muito controlada, praticamente um filme de lubrificação (como diz o nome), então não se consegue lubrificação decente fazendo-a manualmente. Para isso, trata-se a peça com uma mistura de lubrificante e solvente. Existe a solução pronta da ETA, chamada "Etalube", ou pode-se usar benzina com Moebius 9010 na proporção 3/100, ou seja, 3 ml de 9010 para cada 100 ml de benzina. Então mergulha-se a peça por 10 segundos nessa solução, remove-se, sopra-se o excesso com uma bombinha e deixa-se secar por 15 minutos (bem protegido contra poeira). O solvente se vai e o que resta é um finíssimo filme de lubrificante. A roda inversora então está pronta para uso.

Abraços!

Adriano

PS: respondi quase ao mesmo tempo que o Mauro! Vejam o vídeo, é bem legal!
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: igorschutz online 24 Setembro 2010 às 13:04:00
Belos posts, amigos!

Um abraço,

Igor
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 24 Setembro 2010 às 13:11:38
Uma imagem mais aproximada pra ilustrar:

(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/LUB.jpg)


Com epilame anti-espalhamento, permite-se que se use uma quantidade maior de lubrificante nas levés. Para a Omega, recomenda-se 1/3 de cobertura da face do dente se não utilizar epilame, ou de 1/2 a 2/3 de cobertura quando se tem epilame.

Na ilustração vemos um exemplo de aproximadamente 2/3 de cobertura.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Gravina online 24 Setembro 2010 às 13:22:16
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/8g3x0sk-2.gif)

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/clapW14-4.gif)

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/4_17_10.gif) (http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/4_17_10.gif)

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/applausi2-3.gif)

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/Gravina2010/2d18lxu-1.gif)

Amo o Brasil, e a sua gente

Namaste

Gravina!
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: - STR - online 24 Setembro 2010 às 13:32:33
E quem diria que eu o filho mais velho da D. Ana... ia aprender 5 cents... de uma assunto desses um dia...

Essa é sem dúvida uma grande casa de amigos....

Grande abraço

Rodrigo STR ;D
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Mauro online 24 Setembro 2010 às 14:00:15
Amigos,

Apenas mais uma informação fresca, na verdade desde o ano passado,

A Omega ja recomenda a lubrificação de 1/3 a no máximo 1/2 dente da roda de escape, foi diminuido significamente a quantidade de lubrificação.

Esta foto postado pelo Adriano, no que eles exigem é excesso, mais para mim , não vejo nada de errado, mais os mestres de la do outro lado do Mundo querem menos do que isso na Omega.

Um grande abraço,

Mauro
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Alberto Ferreira online 24 Setembro 2010 às 14:13:16
Salve!

Legal, não é mesmo?
Uma dúvida...
E o resultado.

Vejam quanta coisa, quantas considerações, quantos conhecimentos e visões.
8)

E,...
Guardadas as devidas proporções...

Talvez como dissesse aquele outro dinamarquês, este "príncipe" da cerveja...

"Há muito mais, entre um copo e outro, do que supõe a nossa sede".
;)

Um grande abraço e grato a todos!
Este é o espírito aqui!
Alberto
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Enéias online 24 Setembro 2010 às 15:14:04
Sou fã do ETA 2892. O ponto não está no movimento em si. Só tenho "desconforto" com o reduced e o avigation. Sem módulo o movimento é fabuloso (ao meu ver). Até abri tópico para elogiar os ETA 2824 e 2892.

O que tenho feito com os reduced e avigation? Corda pela coroa. Mais de 30 giros. Ainda assim no sia seguinte estão parados. mas nunca me deixaram na mão durante o uso.
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 24 Setembro 2010 às 16:03:51
Boa Mauro! Tem razão: lembro mesmo ter comentado que nos últimos treinamentos, foram bem insistentes na questão da lubrificação, que devia ser reduzida!

Abraços!

Adriano
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 24 Setembro 2010 às 20:05:55
Bem, meu posto pode ter ficado pesado, mas eu ainda continuo com a seguinte posição e, outro dia, conversava com meu pai sobre armas e a possibilidade da nova aquisição de uma pelo meu irmão.

Lá pelas tantas surgiu a conversa de ele comprar uma SIG 40. Meu pai, que sempre gostou de coisas robustas, falou: ah filho, mexe com isso não! Compra uma CZ. Essas porcarias do leste europeu são feitas para atirar até com pedras dentro!

Voltando aos relógios, lembro-me quando o Walt Odets dissecou o JLC que equipava os Mark 12. Apesar de elogiar bastante o movimento, disse que era muito sensível, e que não tinha muito a ver com o espírito do relógio.

O ponto é esse. Ora, um 2824 funciona até com óleo Singer! O 2892 não. O troço é cheio de frescura, senão falha. Isso é algo que se busca na relojoaria mecânica? Eu acho que não. Eu simplesmente queria que o movimento fosse mais robusto. Os meus 2892 funcionam muito bem, mas logo após a revisão. Depois vão ficando uma porcaria.

Antigamente eu olhava para os Rolexes e seus rotores apoiados sobre mancais em rubi e pensava: isso não pode prestar.

Lá pelas tantas, comecei a dar valor à marca: os movimentos são tão toscos (no sentido bom da palavra) que simplesmente funcionam igual ao coelho da duracell!

Ou seja, reformulando a discussão que comecei até mesmo em outro tópico, sim, o 2892 é menos infame do que pintei; mas ainda é infame.


Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: flávio online 24 Setembro 2010 às 20:19:23
Ah, e tem um porém aí. Na verdade eu tenho que descer o pau é no meu Avigation, que desde o início me deu muitos problemas, sei lá se porque o 2894 usado nele era da primeira leva fabricada pela ETA (meu Longines ainda é anterior ao número 30 milhões. O cristal é mineral ainda. Foi o primeiro Avigation que saiu).

O Speedy crono não. Ele já passou por umas 3 revisões (estou até com ele no pulso), mas acabou virando um laboratório para invenções minhas, como já narrei aqui. E está mal regulado, diga-se, com uma abertura de escape beirando os 1.3 milisegundos. O módulo dele é a única coisa que foi revisada e sempre funcionou bem e, como já narrei aqui, nem o Moebius D5 foi usado na sua revisão, mas o Microtime para relógios de parede! Mas eu sei lá, apesar de ser uma complicação revisar os módulos da Depraz, ainda os acho muito "pica". Quando vi o módulo desmontado pela primeira vez, com suas peças de aço estampado, não acreditei, achei que aquilo seria uma fonte de problemas. Fato é que, depois da única revisão pelo qual ele passou (isso há uns 10 anos), o troço continua funcionando perfeitamente, acionamento macio, nada de saltos em ponteiros, etc. Já o módulo de carga...3 revisões. Numa delas, também como já narrei aqui, eu pedi para que a roda fosse colocada sem lubrificação, em outra lubrificando ponto a ponto, como os manuais antigos da ETA diziam, da última vez com epilame que, sinceramente, não boto muita fé se foi aplicado corretamente, pois...Ah, como disse, meu Omega é laboratório de experiências hahahaha

Esse eu gostaria que fosse analisado numa autorizada, para que verificassem se houve desgaste de peças, etc. O problema é que lá pelas tantas eu poderia ter uma surpresa e ficaria puto (meu bolso).

É como meu Zenith, e também já falei isso aqui. Ninguém nega a qualidade técnica dos relojoeiros da ex autorizada de Brasília. Eu os acho muito bons. Lá pelas tantas, levei meu Zenith Elite e o coloquei para testes durante uma semana (o tempo entre pegar outro relógio). O Francelino falou na lata: esse relógio seu está horrível. Veja, a amplitude não passa de 210 graus, a carga não funciona direito, o troço está atrasando uns 30 segundos por dia. Isso num Zenith Elite que foi comprado zero na loja há uns 10 anos!

Aí perguntei para o Francelino o que ele achava. Olha Flávio, você usa esse relógio quantas vezes por mês. Eu disse: ah, devo usar umas 4 vezes por mês. Resposta dele na lata: ah, mexe com isso não. Esse movimento é da espessura de um papel, super decorado, vai que acontece uma derrapada de chave? (acontece nas melhores famílias...). Mesmo se não tivesse lubrificação alguma, o desgaste causado nas peças é insignificante com esse seu uso. Se não se importa em o relógio estar ok, use o como vem usando. Quebrar alguma coisa não vai. Palavras dele. Confiei...

Flávio
Título: Re: Desisti mesmo do ETA 2892. Não prestam.
Enviado por: Adriano online 24 Setembro 2010 às 21:32:05
Mas aí que tá Flávio, você além de estar correto, não pegou pesado: meu comentário foi no sentido de alertar aqueles que lêem os tópicos pela metade, pois já vimos acontecer aqui "mitos" que nem criamos.

Abraços!

Adriano