Saudações.
Algum forista já teve alguma experiência com os "abridores" de tampa de fundo-a-pressão feitos de borracha e que funcionam por sucção?
Funcionam com todo tipo de fundo de pressão?
Um abraço.
Garcia
Com nenhum de fundo de pressão ;), e com quase todos de rosca, desde que estejam quase que completamente frouxos. ;D
Abs,
Salve!
A meu ver a questão é meramente física.
Na verdade não há (propriamente) uma "sucção", o que há é a pura aplicação do atrito da parte de borracha contra o fundo.
A coisa funciona porque a pressão exercida pela parte de borracha contra o fundo da caixa gera uma força de atrito entre a borracha da tal "ventosa" e o fundo de metal, tornando então possível a aplicação do torque necessário para o "desenroscamento" da tampa.
O problema é que para roscas mais "apertadas" seria necessário aplicar uma pressão maior contra o fundo, o que também gera esforços adicionais nos próprios filetes da rosca, dificultando de certa forma o "desenroscamento" e demandando ainda maior pressão contra o fundo.
Eu tenho um dispositivo desses, já o usei como "recurso" quando não tinha à mão a chave apropriada, mas eu não gosto de fazê-lo, pois eu acredito que ele pode forçar desnecessariamente na abertura ou não apertar convenientemente, no caso de fechamento da caixa.
Abraços,
Alberto
Momento tabajara: Para fundos de rosca, é possível abrir usando uma bola feita de duct tape... :-X :-X :-X Não foi eu quem falou isso! ;D
O "borrachão", ou aquela bolinha milagrosa que vendem também por aí, é só um quebra galho, pois se um fundo de rosca estiver mesmo fechado como deve estar, não há borracha nem bolinha que abra. E há exatamente o problema citado pelo amigo Alberto: é necessário apertar a ferramenta contra o fundo, e do mesmo modo, o fundo se pressiona contra a caixa, aumentando o atrito na rosca e logo dificultando a coisa. Esse aliás é a principal desvantagem desse tipo de ferramenta, tornando-a ineficiente. Quando um relógio, especialmente de mergulho, está bem fechado mesmo, só se abre ele no "volante", que é como chamamos a ferramenta própria para isso. E para fechar também, o borrachão nao aperta o suficiente.
Abraços!
Adriano
Eu uso uma ferramenta que o pessoal chama de "Jaxa", aquele de 3 pontas que dá para regular... Esse é o tal do volante Adriano?
Abraços!
EDIT: Desse tipo aqui
(http://www.watchtool.co.uk/images/jaxa.png.jpg)
Fonte da imagem: http://www.watchtool.co.uk
Nada que uma tesoura comprida não resolva...
:o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D
Citação de: MVasconcelos online 16 Outubro 2010 às 20:36:45
Nada que uma tesoura comprida não resolva...
:o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D :o ;D
Já usei também, uma da minha mãe, ela usa nas costuras, é bem grossa e não tem perigo de empena-la!!
;D ;D ;D ;D
Eu sou contra à utilização do bastão com ventosa, bolas ou estas chaves com 2/3 pinos, eu acho que sempre deve ser utilizado o abridor de bancada, onde tanto a tração quanto a pressão podem ser aplicados de forma correta. Dos 3 apetrechos anteriormente citados, os dois primeiros não terão efeito caso a tampa esteja corretamente fechada, e o 3º é muito arriscado (sem trocadilhos), qualquer escapada faz risco profundos (pela força necessária), quando esta chave funciona bem, acredite, é porque a tampa não está fechada corretamente.
(http://i39.photobucket.com/albums/e184/broker1998/FRM/dscn1929.jpg)
Sobre uma maneira prática de abrir relógios em casa, no MASP... não conheço, relógio não foi feito para ser aberto na rua...
Citação de: broker online 17 Outubro 2010 às 11:52:48
Sobre uma maneira prática de abrir relógios em casa, no MASP... não conheço, relógio não foi feito para ser aberto na rua...
;) +1!! ;D