Olá amigos,
Alguém aqui já teve alguma experiência com a joalheria Natan, seja boa ou ruim?
Possuo um
IWC Fliegerchronograph ref. 3706, como o da foto abaixo, que foi um dos meus primeiros relógios mecânicos e que usei bastante para "bater" (coitado!): nadei no mar, tomei banho no chuveiro, entrei na sauna, entrei em ofurô, chacoalhei, corri, pulei, enfim, acho que já dá pra imaginar pelo que ele já passou.
(http://www.fliegeruhr.ch/images/3706_cathay/IWC4X4FRONT.JPG)
No entanto, por incrível que pareça, o relógio aparentemente está novo (produto bom é outra coisa!), exceto dois detalhes: o
vidro (de safira) está riscado e o
mostrador também (cagada de um famoso relojoeiro).
Tudo bem que não é um RISCÃO, e nem dá pra ver direito a não ser com o relógio na mão, mas é algo que me incomoda.
Pois bem, depois de tanto sofrimento que dei ao bichinho, eu quis presenteá-lo com uma reforma completa, no próprio serviço autorizado IWC, representada pela Natan no Brasil, para que ficasse 0 km.
Mandei um e-mail para a Natan pedindo um orçamento e eis que chega a resposta:
- Revisão (com polimento): R$ 1.965,00
- Troca do vidro: R$ 1.235,00
- Troca do mostrador: R$ 1.250,00
- TOTAL: R$ 4.450,00
:o :o :o
O que vocês acham desses preços? Bem, eu acho um tremendo absurdo! >:(
Até cheguei a brincar com a moça que me respondeu, pedindo para que fizessem a revisão aqui no Brasil mesmo, e não na Suíça, mas ela respondeu que sim, a revisão era efetuada no Brasil...
Como o negócio era sério, fui me informar. Questionei uma conhecida autorizada daqui de São Paulo quanto ao preço desses serviços, se efetuados num relógio da mesma categoria e com o mesmo movimento (base ETA 7750), e tive como resposta que a revisão sairia por
1/4 desse preço (R$ 450 contra R$ 1.965,00).
E isso é numa autorizada, e não num relojoeiro independente!Achei o valor tão absurdo que mandei um e-mail à IWC explicando a situação, mas não me deram ouvidos... :-[ :( :'(
Bom, posto isso, digo que
minha experiência com a Natan foi péssima. Triste mesmo, com preços inacessíveis. Por este valor, é melhor comprar logo um outro IWC usado do que mandar revisar.
E vocês? Alguém tem algo a dizer?
Abraços,
Igor
É uma vergonha. Caso de polícia....
Wadley
Igor, neste forum http://forums.watchnet.com/index.php?t=threadt&frm_id=89 (http://forums.watchnet.com/index.php?t=threadt&frm_id=89) se anuncia venda e/ou compra de pecas de relogios, pode ser que vc encontre o vidro e mostrador a bom preco.
Vou ligar em autorizadas IWC aqui nos EUA para ver se consigo um orcamento... se der resultado te aviso.
:o :o :o :o
Ô louco meu! Com essa grana se compra um BOM relógio NOVO!
[]`s
É por essas e outras que estou gostando cada vez mais dos quartz, manutenção é apenas a troca da bateria, é muito mais preciso e geralmente mais leve tb...
Igor, não é a primeira vez que escuto isso de alguém que levou um relógio IWC para reparos/revisão na autorizada.
Um amigo aqui de Bauru SP, gastou, apenas por uma revisão de rotina no seu IWC, a quantia de R$ 2.500,00 sem que tenha sido substituída uma única peça!
E tem mais, quando ele retonou a autorizada para saber sobre o "tal" orçamento, já tinham efetuado o serviço! :o :o :o
Teve que pagar e ficar quieto!
Também achei um absurdo!
Procure fazer o serviço em outro lugar!
Abraços!
ACPavanato
Achei caro, mas já fiz revisão na Natan e o serviço é impecável.
Amigos,
Esta diferença de preço chama-se MARGEM de LUCRO !!
A Natan, não faz nada. Apenas envia o relógio p/ autorizada e COBRA !!
Faz este serviço quem quer.
::) :P
Ufa! Que bom que não sou só eu que acha esses preços absurdos! :P
Obrigado Lessa pela ajuda. Dei uma procurada nesse fórum indicado, mas não achei nada. :(
Pavanato, com certeza farei a revisão em outro lugar, mas o chato é que só a Natan consegue [pelo menos] o vidro que eu tô precisando. Mas eu me recuso a pagar R$ 1.235,00 só por esta peça (ainda fosse a peça mais a revisão...)
Broker, a revisão que você fez lá foi nesse nível de preço?
Eu já fiz a revisão com polimento de um Royal Oak na Frattina (autorizados da marca) e me custou pouco menos de R$ 400,00 (e o RO custa o dobro do preço do IWC e tem o polimento MUUUUITO mais complexo).
Um abraço a todos,
Igor
Confesso que fiquei "abobalhado"! Dizer o quê? E o pior é saber, no seu caso, como resolver...
Igor ... eu partiria para uma revisão em relojoeiro independente e tentaria conseguiur a Safira pela NET ou no site da IWC. Talvez o Adriano possa ajudar ! ;)
Com relação a Natan ... por lá eu só apreciei as vitrines ;D !!
Abraços e Boa Sorte !!
Citação de: igorschutz online 27 Janeiro 2009 às 19:50:21
Olá amigos,
Alguém aqui já teve alguma experiência com a joalheria Natan, seja boa ou ruim?
Possuo um IWC Fliegerchronograph ref. 3706, como o da foto abaixo, que foi um dos meus primeiros relógios mecânicos e que usei bastante para "bater" (coitado!): nadei no mar, tomei banho no chuveiro, entrei na sauna, entrei em ofurô, chacoalhei, corri, pulei, enfim, acho que já dá pra imaginar pelo que ele já passou.
(http://www.fliegeruhr.ch/images/3706_cathay/IWC4X4FRONT.JPG)
No entanto, por incrível que pareça, o relógio aparentemente está novo (produto bom é outra coisa!), exceto dois detalhes: o vidro (de safira) está riscado e o mostrador também (cagada de um famoso relojoeiro).
Tudo bem que não é um RISCÃO, e nem dá pra ver direito a não ser com o relógio na mão, mas é algo que me incomoda.
Pois bem, depois de tanto sofrimento que dei ao bichinho, eu quis presenteá-lo com uma reforma completa, no próprio serviço autorizado IWC, representada pela Natan no Brasil, para que ficasse 0 km.
Mandei um e-mail para a Natan pedindo um orçamento e eis que chega a resposta:
- Revisão (com polimento): R$ 1.965,00
- Troca do vidro: R$ 1.235,00
- Troca do mostrador: R$ 1.250,00
- TOTAL: R$ 4.450,00
:o :o :o
O que vocês acham desses preços? Bem, eu acho um tremendo absurdo! >:(
Até cheguei a brincar com a moça que me respondeu, pedindo para que fizessem a revisão aqui no Brasil mesmo, e não na Suíça, mas ela respondeu que sim, a revisão era efetuada no Brasil...
Como o negócio era sério, fui me informar. Questionei uma conhecida autorizada daqui de São Paulo quanto ao preço desses serviços, se efetuados num relógio da mesma categoria e com o mesmo movimento (base ETA 7750), e tive como resposta que a revisão sairia por 1/4 desse preço (R$ 450 contra R$ 1.965,00). E isso é numa autorizada, e não num relojoeiro independente!
Achei o valor tão absurdo que mandei um e-mail à IWC explicando a situação, mas não me deram ouvidos... :-[ :( :'(
Bom, posto isso, digo que minha experiência com a Natan foi péssima. Triste mesmo, com preços inacessíveis. Por este valor, é melhor comprar logo um outro IWC usado do que mandar revisar.
E vocês? Alguém tem algo a dizer?
Abraços,
Igor
Casptarola!!!! :o :o :o
Será que o Don Camilo é o orçamentista deste autorizado??? ;D ;D ;D (Brincadeira!!!.........O Don Camilo é um dos grandes amigos que angariei nesta diversão, e fico muiiiiito feliz quando faço acerto de contas com ele..........pago com satisfação!!!...........sempre digo: Don Camilo, obrigado por existir!!!! :D :D :D)
Presumo o valor das peças, tx de importação, mão-de-obra especializada e coisa e tal, mas também presumo que chutaram o pau da barraca >:( >:( >:(
Abs
Gravina
Acho que para um relógio que não tem problemas mecânicos o custo está altíssimo . Trata-se apenas de uma revisão e melhoria cosmética da peça . Sempre imaginei custos mais altos para os IWC já que eles fazem um "tuning" no movimento ETA . Muitas peças de reposição serão com certeza mais caras e ainda por cima exclusivas da IWC .
Minha experiência com a Natan também é péssima . Já recebi um orçamento absurdo para um Breitling Superocean que acabou indo para o Carregalo . E quando quis uma pulseira de aço para um GP Sea Hawk II só consegui depois de contactar a própria GP na Suíça .
Abs
Alexandre
Oi Igor !
Nao ha duvidas : esse orçamento é um assalto a mao armada !!
Olha, se vc. conhece alguem que venha a Paris em breve, eu posso fazer revisar por aqui : vai sair pela metade do preço na minha opiniao !
1 abraçao,
Bruno
Minhas experiências com a Natan foram:
1. Quando ganhei um relógio da marca numa assinatura de revista (acho que foi a Época), em 2001. Fui muito bem atendido.
2. Quando entrei, no mesmo ano, pra perguntar o preço de um IWC Portuguese. A moça me atendeu super bem e disse que custava R$19,000, mas poderia ser parcelado em 10x R$1.900,00.
Igor,
se vc conseguir o mostrador, posso trocá-lo e fazer a revisão...
esse mecanismo aí é "café pequeno" rs, rs
e ainda poderei fazer fotos...
o vidro vc troca depois...
qualquer coisa me avise por MP,
abraços,
wilson
Citação de: Wilson online 28 Janeiro 2009 às 08:56:15
Igor,
se vc conseguir o mostrador, posso trocá-lo e fazer a revisão...
esse mecanismo aí é "café pequeno" rs, rs
e ainda poderei fazer fotos...
o vidro vc troca depois...
qualquer coisa me avise por MP,
abraços,
wilson
Eu amo esse fórum devido ao nível da galera! E o nosso menino de Aruba Island é The Best! Pode confiar...
Salve, amigos!
Ok, está certo.
Talvez tenhamos que considerar e aceitar que ao simplesmente receber uma peça (qualquer que seja, mas em especial as mais caras) uma loja como a Natan incorra em custos que, no caso de um relojoeiro independente (que atende em uma "lojinha de rua", etc...), são "esquecidos".
Só para citar um desses custos, pensemos no seguro das peças mantidas em suas dependências, por exemplo. Mas certamente há outros.
Agora,...
Se o custo apresentado ao Igor me parece adequado e "explicável" pelo mencionado aí acima?
Não.
Casos de orçamentos de meras "revisões" como esse relatado pelo Igor me deixam em uma séria dúvida.
E numa primeira vista, eu vejo duas "explicações".
- A loja, habituada a um alto padrão (de margem de lucro), assume que o cliente, habituado a pagar sem questionar (por motivos que não vêm ao caso), assim o faça.
- Eles acham que essa atividade não lhes é comercialmente atraente. E para "aceitá-la" (talvez por "compromisso" com a marca) cobram uma "compensação" pelo fato de se envolver. Ou, talvez no fundo, de não querer se envolver.
Alguém teria alguma outra hipótese?
Abraços a todos?
Alberto
PS:
Uma brincadeira, para a "reflexão". ::)
Para os casos em que nós possamos até pensar assim,...
Afff!
Foi caro, um "assalto", mas eu fui bem atendido.
Vocês ficariam "satisfeitos" caso a sua residência fosse assaltada?
Sim, mas roubada por profissionais de "primeira linha", uniformizados, com luvas brancas, que falassem corretamente, com educação, em tom adequado, etc...
;) ;D ;D ;D
Eu, hein...
Citação de: igorschutz online 27 Janeiro 2009 às 22:37:35...Broker, a revisão que você fez lá foi nesse nível de preço?
Eu já fiz a revisão com polimento de um Royal Oak na Frattina (autorizados da marca) e me custou pouco menos de R$ 400,00 (e o RO custa o dobro do preço do IWC e tem o polimento MUUUUITO mais complexo).
Um abraço a todos,
Igor
Na verdade não paguei pela revisão, recebi como cortesia, sempre tive um bom relacionamento lá.
De fato a Frattina é uma excelente loja, recomendo MUITO, tanto para aquisição como consertos, outra loja que tem um serviço excelente é a Dryzum, não é barata, mas é de 1ª linha.
Citação de: Alberto Ferreira online 28 Janeiro 2009 às 09:12:32...Eles acham que essa atividade não lhes é comercialmente atraente. E para "aceitá-la" (talvez por "compromisso" com a marca) cobram uma "compensação" pelo fato de se envolver. Ou, talvez no fundo, de não querer se envolver...
Eu acho que é por aí...
Agora, uma revisão de um rolex (não crono) na autoirizada com troca de mostrador e safira não custa muito menos do que isto...
É isso aí Alberto!
Sempre fui muito bem recebido na Natan, por moças charmosas e educadíssimas. Mas o preço é TÃO alto, que eu saio de lá de pernas bambas, tamanho o susto que levo cada vez que me passam um orçamento.
Querem mais uma?
Sabem quanto a Natan cobra pela pulseira de couro de crocodilo deste modelo (sem fecho)?
Preparem-se... R$ 1.980,00!!!
Vou repetir:
pulseira de couro de crocodilo = R$ 1.980,00!Liguem na autorizada Omega e perguntem o preço de uma pulseira igual. Garanto que não sai nem a metade... (eu já liguei).
Citação de: Bruno Recchia online 28 Janeiro 2009 às 07:49:04
Olha, se vc. conhece alguem que venha a Paris em breve, eu posso fazer revisar por aqui : vai sair pela metade do preço na minha opiniao !
Ih, Bruno, coitado de mim! Com essa crise, meus conhecidos vão ao litoral paulista e olhe lá... ;D ;D ;D
Mas agradeço imensamente a oferta.
Se não for demais, seria possível ver aí na França se a IWC venderia só o cristal de safira?
Eu acho que não vendem, mas não custa tentar...
Citação de: Wilson online 28 Janeiro 2009 às 08:56:15
se vc conseguir o mostrador, posso trocá-lo e fazer a revisão...
Wilson,
Esse é exatamente o problema: conseguir estas partes que preciso (cristal e mostrador) sem ser na Natan.
Já pelejei com a IWC, via e-mail, pra ver se eles me venderiam as peças, mas eles sequer respondem.
O Adriano já tentou conseguir estas peças também, por meio da autorizada onde trabalha, e não obteve sucesso.
Acho que vou ter que postar um tópico BOMBA lá no fórum oficial da IWC, pra ver se alguém intercede por mim lá dentro...
Bom, agradeço todos os comentários.
A luta continua!Abraços,
Igor
Igor:
Vou pra Espanha em setembro. Se até lá você não tiver conseguido nada, posso comprar o vidro e/ou mostrador em Madrid (se achar, né?)
Vai juntando as opções que estamos oferecendo. A que ocorrer primeiro...
Puxa, se alguém fosse a França, o Bruno poderia até participar do RM2, não é?
Citação de: HumbertoReis online 28 Janeiro 2009 às 10:43:25
Puxa, se alguém fosse a França, o Bruno poderia até participar do RM2, não é?
Mas porque não pode?
Igor,
Já comprei alguns relógios na Natan, inclusive um IWC Mark XV. Eles realmente são muito careiros. Tem a conversa de parcelamento em 10x mas o preço é muito maior do que seria normalmente. Eles perderam inclusive a exclusividade de distribuição Breitling muito em função desse exagero de preço. O vendedor tinha uma certa librdade para negociar o preço. As vezes você indo a lojas diferentes podia encontrar preços diferentes.Nunca fiz a manutenção dos relógios.
Um das poucas vantagens, pelo menos eu achava, era que se o cliente tivesse interesse em comprar um outro relógio eles aceitavam relógios das marcas que eles distribuiam na troca (é claro entrando por um valor menor). Depois esses relógios eram revisados e oferecidos a alguns clientes.
Cheguei a comprar um Breitling Navitimer e um Chronomat dessa forma. Os valores não eram baixos mas vinha certificado de garantia da loja o que era uma segurança para mim que entendia pouco.
Para revisão de relógios Suiços caras eu sugiro o relojoeiro da Caneta Continental aqui no Rio. Ele não é barato também não, mas é bastante competente. Ele trabalha para a Caneta fazendo um atendimento de pós-venda para os relógios distribuidos pela loja, quando algum problema acontece.
Esse mesmo problema de preço da Natan deve acontecer também na H.Stern para as marcas distribuidas pela loja. As revisões são caríssimas, apesar de bem feita.
Um abraço
Alexandre Guerra
Só acho que não dá para comprar uma Ferrari e depois se assustar com o preço da manutenção...
Pegando só a revisão com polimento, por 2 mil reais, vemos que é caro, claro... Mas é um serviço autorizado de uma marca diferenciada de alto luxo, faz parte do diferencial de se ter um IWC ter custos diferenciados de manutenção do mesmo (em autorizada). São peças originais, importadas legalmente (em teoria), com garantia reconhecida pela IWC, tudo isso tem que ser levado em conta...
Pesquise preços de peças de reposição de um Mercedes, por exemplo... Eu tenho um Classe A, o mais desprezível dos Mercedes... Preço do jogo de pastilhas de freio na autorizada? 700 reais (isso em 2007)... só as pastilhas... sem os discos, sem o serviço... quando em um mecânico de confiança se coloca um produto de qualidade por 80 reais...
É o custo do luxo! Do diferencial, da garantia própria...
Um dos amigos escreveu que a Natan terceiriza a revisão de relógios, que eu saiba eles tem oficina própria. Alguém tem uma informação mais precisa?
Também concordo com quem observou que o serviço é muito bom, já revisei alguns relógios da própria Natan com eles e sempre ficaram excepcionalmente bons, com precisão fantástica...
[]'s
Rodrigo Gastal
Rodrigo,
Acho que você está enganado.
Não acho que a IWC seja uma Ferrari.
E não estou assustado com o preço da manutenção da IWC, e sim indignado com a diferença de preço entre a revisão de um IWC na Natan e de um relógio de preço e qualidade equivalentes em outras Autorizadas (veja bem, não estou comparando Natan contra relojoeiro independente, e sim com Autorizadas), tanto é que, conforme disse num post acima, já fiz revisão num Audemars Piguet (que é um jatinho, se IWC for Ferrari) na Autorizada, e não me custou mais de R$ 400,00!
Ou seja, alguma coisa claramente não está certa com os preços orçados pela Natan. Não é mera questão de "custo do luxo". Até mesmo porque a Natan nem é grande coisa assim, com o tanto de representações que perdeu... de marcas conceituadas, acho que só mantém a IWC.
Abraço,
Igor
Citação de: HumbertoReis online 28 Janeiro 2009 às 10:43:25
Vou pra Espanha em setembro. Se até lá você não tiver conseguido nada, posso comprar o vidro e/ou mostrador em Madrid (se achar, né?)
Humberto,
Aceito a oferta, mas espero que eu consiga resolver isso antes de Setembro.
De qualquer forma, agradeço a gentileza.
Abraço,
Igor
Citação de: Alexandre Guerra online 28 Janeiro 2009 às 11:12:55
...
Esse mesmo problema de preço da Natan deve acontecer também na H.Stern para as marcas distribuidas pela loja. As revisões são caríssimas, apesar de bem feita.
...
Salve!
Alexandre,
Se me permite, eu gostaria de aproveitar este ponto que o amigo levantou para fazer uma pergunta.
Onde, de fato, (em que oficina, com que técnicos, etc.) são feitas essas revisões?
Um abraço a todos!
Igor,
confirme o dial da foto se realmente e' esse, estou em contato com meu relojoeiro aqui, que uso e outro colega usa normalmente para as revisoes do IWC, para ele me dar o orcamento de quanto ficaria o vidro (safira) e o mostrador.
Somente para vc ter uma ideia esse amigo mandou em dezembro um IWC cronografico, split second para a revisao e custou 360 dolares.
Credo... o custo é realmente absurdo: O caso da pulseira a R$ 1.980,00, mesmo se decontarmos importação legal, mão de obra especializada, custos da loja etc.. a margem de lucro deve ser absurda... :o
Creio que não seja o caso da Natan, que acredito manter uma equipe de tecnicos, porém é comum as relojoarias "menores" terceirizarem a manutenção dos relógios que lhes são entregues...
Abs
Citação de: igorschutz online 28 Janeiro 2009 às 12:07:22
Rodrigo,
Acho que você está enganado.
Não acho que a IWC seja uma Ferrari.
E não estou assustado com o preço da manutenção da IWC, e sim indignado com a diferença de preço entre a revisão de um IWC na Natan e de um relógio de preço e qualidade equivalentes em outras Autorizadas (veja bem, não estou comparando Natan contra relojoeiro independente, e sim com Autorizadas), tanto é que, conforme disse num post acima, já fiz revisão num Audemars Piguet (que é um jatinho, se IWC for Ferrari) na Autorizada, e não me custou mais de R$ 400,00!
Ou seja, alguma coisa claramente não está certa com os preços orçados pela Natan. Não é mera questão de "custo do luxo". Até mesmo porque a Natan nem é grande coisa assim, com o tanto de representações que perdeu... de marcas conceituadas, acho que só mantém a IWC.
Abraço,
Igor
Igor,
Não sei qual seria a marca automotiva mais apropriada para fazer a compração (até pq isso é muito de gosto também), mas isso também não importa pois realmente o que eu quis dizer é que, do conhecimento que tenho em revisões de autorizadas para relógios de luxo (mais caros, enfim) é que são realmente uma fortuna e que se deve levar os os fatores como diferenciação, autorizada da marca, garantia e etc. como componentes.
E independente disso tudo, a revisão do AP foi baratíssima...
Agora se a Natan, dentro desses quesitos, viajou total e está cobrando umas duas ou três fortunas então eles devem rever seus conceitos!
É mais ou menos isso que eu quis dizer, e em absoluto estou defendendo a Natan, só para deixar claro!
Lembrando a todos também que a Breitling está de volta à Natan, já tem uns 3 meses, eu acho...
[]'s
Citação de: rlessa online 28 Janeiro 2009 às 12:13:40
confirme o dial da foto se realmente e' esse, estou em contato com meu relojoeiro aqui, que uso e outro colega usa normalmente para as revisoes do IWC, para ele me dar o orcamento de quanto ficaria o vidro (safira) e o mostrador.
Lessa,
O meu IWC é exatamente o mesmo da foto que postei, tanto no mostrador, como no material da caixa e pulseira. A ref. dele é 3706.
Agradeço muito pela enorme gentileza (aliás, de todos). Eta Fórum bão!!! :D :D :D
Abraços,
Igor
Concordo plenamente que é absurdo o preço desta revisão. Sinceramente já vi relógios colecionáveis por este preço!!!! Dá até para comprar um IWC usado!!
O amigo Alberto fez uma boa pergunta:" Onde são feitas as revisões??"
Conheço a oficina de uma autorizada, que o Igor também conhce. Os equipamentos, as condições de trabalho e o nível tecnico dos funcionários é excelente. Neste lugar uma revizão COMPLETA realmente é 1/4 destes quase R$ 5 mil.
Quanto aos preços, tenho uma historinha. Um amigo tinha um Daytona 2001 - máquina Rolex, com mostrador dourado, e queria colocar um branco. Sabe quanto custava o mostrador?? R$ 2.500,00!! Rolex da Paulista.
Caro Igor,
É um grande prazer ver seu nome novamente aqui. Espero siceramente que possa ter um final feliz para seu relógio.
Um abraço,
Citação de: Clélio online 28 Janeiro 2009 às 12:42:13
Credo... o custo é realmente absurdo: O caso da pulseira a R$ 1.980,00, mesmo se decontarmos importação legal, mão de obra especializada, custos da loja etc.. a margem de lucro deve ser absurda... :o
Creio que não seja o caso da Natan, que acredito manter uma equipe de tecnicos, porém é comum as relojoarias "menores" terceirizarem a manutenção dos relógios que lhes são entregues...
Abs
O preço da pulseira não me surpreende , acho que está dentro do esperado para uma importação legal ....
Vejamos o preço lá fora de uma pulseira de croco da Breitling por exemplo :
http://www.authenticwatches.com/breitling-20-18-black-crocodile-tang-strap.html
Pelo dólar comercial de hoje já teríamos um custo básico de 1140 reais . Adicione 60% de Imposto de importação e depois em cima disso 18% de ICMS . Já se passa dos 2 mil reais . E nem consideramos margem de lucro , custos operacionais como frete e etc ... .
A situação é a mesma com uma pulseira similar para um Planet Ocean da Omega :
http://www.authenticwatches.com/98000153.html
Agora a Omega tem sim umas pulseiras mais vagabundas , principalmente de modelos antigos , que tem custo e qualidade bem inferiores a estas que mencionei acima . Não sei o padrão desta croco do IWC mas considero as da Breitling referência em qualidade .
Para trabalhar regularmente recolhendo todos os impostos aqui no Brasil a empresa tem que fazer mágica . Sugiro ao Igor que compre no E-bay quando aparecer uma pois para este tipo de produto é só pedir para declarar valor baixo que virá inteiramente isenta de imposto .
Abs
Alexandre
Quanto a pulseira, realmente não me surpreende, tinha postado no fórum antigo que a Omega (autorizada) me pediu em uma pulseira de Titanio para o meu Seamaster a bagatela de R$ 3000,00, isso com o dolar a R$1,75, imagina hoje. Com esse valor reajustado eu quase compro um Breitlling Colt. Citação de: Alexandre online 28 Janeiro 2009 às 14:15:45
Citação de: Clélio online 28 Janeiro 2009 às 12:42:13
Credo... o custo é realmente absurdo: O caso da pulseira a R$ 1.980,00, mesmo se decontarmos importação legal, mão de obra especializada, custos da loja etc.. a margem de lucro deve ser absurda... :o
Creio que não seja o caso da Natan, que acredito manter uma equipe de tecnicos, porém é comum as relojoarias "menores" terceirizarem a manutenção dos relógios que lhes são entregues...
Abs
O preço da pulseira não me surpreende , acho que está dentro do esperado para uma importação legal ....
Vejamos o preço lá fora de uma pulseira de croco da Breitling por exemplo :
http://www.authenticwatches.com/breitling-20-18-black-crocodile-tang-strap.html
Pelo dólar comercial de hoje já teríamos um custo básico de 1140 reais . Adicione 60% de Imposto de importação e depois em cima disso 18% de ICMS . Já se passa dos 2 mil reais . E nem consideramos margem de lucro , custos operacionais como frete e etc ... .
A situação é a mesma com uma pulseira similar para um Planet Ocean da Omega :
http://www.authenticwatches.com/98000153.html
Agora a Omega tem sim umas pulseiras mais vagabundas , principalmente de modelos antigos , que tem custo e qualidade bem inferiores a estas que mencionei acima . Não sei o padrão desta croco do IWC mas considero as da Breitling referência em qualidade .
Para trabalhar regularmente recolhendo todos os impostos aqui no Brasil a empresa tem que fazer mágica . Sugiro ao Igor que compre no E-bay quando aparecer uma pois para este tipo de produto é só pedir para declarar valor baixo que virá inteiramente isenta de imposto .
Abs
Alexandre
Fora da realidade. Foi o que já discutimos aqui. Um relógio desses, revisado na autorizada Omega (e não se esqueçam que uma pá de Omegas usam o mesmo movimento base), custaria umas 700 pilas, o que já acho caro. Detalhe, com polimento de pulseira metálica, que este não tem.
Cristal de safira de um Omega ou similar (outro dia vi que os da Rolex, vejam só, que tem fama de fazer revisões careiras, era cerca de 500 paus).
Mostrador? Bem, nem de ouro é. Vamos colocar 500 paus.
1500 pilas já tava de muito, mas muito bom tamanho.
Ladrões, sério! Um roubo! Por este preço eu vou para os EUA, fico lá uma semana e trago outro relógio. Até parece. Piada! kkk
Flávio
Amigos,
Enfim a IWC dignou-se a responder um dos meus e-mails, e --
boa notícia -- reconhecendo os preços excessivamente altos da Natan e dando-me um fio de esperança de que possamos resolver esta questão.
Vejam o e-mail:
CitarDear Igor,
I am very sorry to hear about the high prices for repairs and services from Natan in Brazil. I am forwarding your request to our Area Manager who is very well informed about after-sales issues. He will get back to you within the next few weeks with some options.
Thank you very much for your continued support and interest in the IWC brand. We will do everything we can to try and come up with a solution to your problem.
All the best,
Michelle Kates
Marketing and Sales Coordinator
Aleluia! Espero que a solução esteja próxima (sei lá, que me vendam as partes que preciso diretamente da Suíça). :D
Um abraço e obrigado a todos pelo apoio, em especial ao amigo
rlessa, que tem se desdobrado lá nos EUA para me ajudar (altruísmo puro!).
Igor
Amigos,
Recebi um e-mail do Diretor Regional da Marca, Sr. Michel Cheval, relatando que entrou em contato e fez um reajuste na tabela de preço da Natan, igualando aos valores praticados pela IWC em Miami (espero que seja bem menor).
Aliás, algum dos amigos baseados nos EUA saberia me dizer o preço de tabela de uma revisão deste relógio na autorizada local?
Posteriormente, recebi um e-mail um pouco malcriado da Natan, na pessoa da Sra. Kátia Galvão, dizendo que aquele valor da revisão outrora passado, qual seja, de R$ 1.935,00, seria um "orçamento padrão", que não corresponde ao valor real do serviço.
Questionei quanto ao novo valor do "orçamento padrão" e das peças, tendo em vista o reajuste da tabela efetuado pela IWC, mas não quiseram me informar, limitando-se a dizer que terei de encaminhar meu relógio a uma das lojas Natan, para que seja enviado ao Rio de Janeiro, e então fazerem um "orçamento real".
Só espero que não me cobrem por este translado (que deve ser de 1ª Classe, já que a Natan é tããããão chique...). >:(
Abraços e obrigado a todos pelo apoio!
Igor
Haja paciência.
Pior é imaginar os diretores comentando 'se não quer pagar pela revisão, então não compre relógio caro!', como se uma coisa justificasse a outra...
É uma lástima, mas sabemos que o pensamento de muitos vai por esse caminho...
Citação de: HumbertoReis online 09 Fevereiro 2009 às 11:33:46
Haja paciência.
Pior é imaginar os diretores comentando 'se não quer pagar pela revisão, então não compre relógio caro!', como se uma coisa justificasse a outra...
É uma lástima, mas sabemos que o pensamento de muitos vai por esse caminho...
Salve!
Pois é!
Dói nos ossos, mesmo!
>:( :-\
Isso se o "statement" não for algo do tipo,...
...se não pode pagar pela revisão,...Claro que eu não sou leviano a ponto de dizer ser esse o caso da Natan,...
Mas,...
Que (por aí) las hay,... hay!...
:P
Abraços!
Igor, vou tentar saber o preco aqui numa autorizada... me da' um tempo pq que estou em viagem ainda, chego nos EUA somente sexta.
Abraco
Citação de: igorschutz online 09 Fevereiro 2009 às 09:40:45
Amigos,
Posteriormente, recebi um e-mail um pouco malcriado da Natan, na pessoa da Sra. Kátia Galvão, dizendo que aquele valor da revisão outrora passado, qual seja, de R$ 1.935,00, seria um "orçamento padrão", que não corresponde ao valor real do serviço.
Questionei quanto ao novo valor do "orçamento padrão" e das peças, tendo em vista o reajuste da tabela efetuado pela IWC, mas não quiseram me informar, limitando-se a dizer que terei de encaminhar meu relógio a uma das lojas Natan, para que seja enviado ao Rio de Janeiro, e então fazerem um "orçamento real".
Igor
Igor ... "orçamento padrão" ? ... Isso é conversa fiada para boi dormir !! ;) :(
E se vc aprova este "orçamento padrão" de 1.935,00 e no final das contas não fosse esse o real valor a cobrar ?? Tenho certeza que eles não avisariam e vc acabaria no prejuízo ! >:( ;)
Esse pessoal tá de malandragem é bom ficar "bem ligado" !! ;)
Abraços !!
Amigos,
Obrigado pelos comentários.
Lessa,
Muito obrigado por toda a sua gentileza. Sua ajuda é de um valor inestimável!
Tenha certeza que estou sempre à sua disposição no que precisar.
Malima,
Com certeza essa estória de "orçamento padrão" é marmelada.
Na minha opinião, essa senhora, ao invés de ter se retratado em nome da Natan, piorou tudo ao inventar desculpinhas esfarrapadas e justificativas para o injustificável.
Gostaria muito de ter transcrito aqui o e-mail malcriado que ela me enviou, para a avaliação dos colegas, porém só não o faço pois não tenho autorização.
Vou enviar hoje o relógio à Natan para saber por quanto sairá o novo orçamento. Aguardem!
Um abraço a todos,
Igor
Amigos,
Mais um episódio [triste] da saga (resumido):
Levei meu IWC na Natan da Oscar Freire para que fizessem um novo orçamento para revisão, atendendo a determinação deles.
Chegando lá, como eu havia levado apenas o relógio, questionaram se eu possuia a documentação dele ou então nota fiscal. Respondi afirmativamente, pois tenho toda a documentação, mas que estava em casa.
Ante minha resposta, disseram que só poderiam aceitar o relógio para revisão se eu apresentasse a documentação, pois de outra forma não poderiam fazer um orçamento pois meu relógio não teria "origem comprovada".
Imediatamente, respondi que essa exigência é um absurdo, e vai de encontro ao Código de Defesa do Consumidor. Disseram que não poderiam fazer nada, pois era uma exigência nova de todas as marcas suíças e era a norma da Natan.
Questionei se ela achava que a "norma da Natan" era maior que a lei brasileira, e ela disse que sim.
Então eu disse que não estava querendo um reparo na garantia, e sim uma revisão no serviço autorizado, e que eu pagaria por isso, portanto eu não teria que comprovar nada mais do que a originalidade do relógio, afinal, sendo o relógio um bem móvel, presume-se que minha posse seja de boa-fé.
Disseram que tudo bem, mas que mesmo assim não poderiam receber meu relógio, pois se eu não comprovasse sua origem, posteriormente o relógio poderia ficar retido em caso de denúncia de roubo, contrabando, etc. E falaram que é assim em todo lugar, inclusive na Rolex, que não revisa relógios que não possuem documentação...
Eu falei na cara da mulher que me atendia que ela era uma mentirosa, que a Rolex não agia assim e que ela estava afirmando que sou um pilantra, dono de relógio de origem ilícita.
Ela limitou-se a dizer que, se eu quisesse, poderia falar com sua diretoria comercial e jurídica.
Peguei meu relógio de volta e disse que reportaria tudo à IWC, e que, talvez, ajuizaria uma ação por danos morais, pois estava me sentindo humilhado com o tratamento dispensado por eles.
Ela tentou remendar, dizendo que aceitaria o relógio, e que depois eu poderia apresentar a documentação, mas mesmo assim não aceitei.
Acho um absurdo ser tratado assim, como se eu fosse um malandro.
Em lugar algum do Brasil, com nenhum tipo de produto, tenho a obrigação de comprovar a origem do bem para que ele possa receber reparos no serviço autorizado (a não ser que seja algum reparo em garantia).
Acredito que a Natan seja gerida igual um boteco de esquina, onde os amigos do dono se refestelam, mas os estranhos são tratados com desconfiança.
Gostaria muito de ter gravado toda a situação, para que todos vissem a pedância com que a Natan me tratou.
E um detalhe: em momento algum eu me identifiquei como Igor, ou como o cara que fez denúncia à IWC, ou aumentei a voz, ou fui grosseiro, ou fui rude, etc.
Entrei lá como um consumidor normal, desinteressado, exatamente para ver como me tratariam. E deu nisso. Realmente estou indignado!
Escreverei um longo e-mail a IWC relatando em detalhes tudo o que ocorreu e como me senti com a forma que fui tratado. Espero que eles possam fazer algo!
Da próxima vez, irei lá com duas testemunhas, para que presenciem a situação e possam depor numa eventual ação que eu ajuizarei contra essa loja.
Peço desculpas aos amigos pelo desabafo, mas é que realmente é importante para mim deixar registrado tudo o que vem acontecendo sobre este assunto, de forma que todos os interessados saibam a forma que com a Natan trata os consumidores das marcas que ela representa.
Obrigado e um abraço,
Igor
É por esses motivos além dos preços absurdos cobrados que eles perderam a representação da Breitling.
Salve, amigo Igor.
Para mim, mais um exemplo de empresa que age como se os clientes existissem para "servi-la".
E não o contrário.
De fato, um absurdo.
Mas, eu canso de ver isso acontecer em muitas das empresas (todas grandes) com as quais eu trabalho.
Aí, eu digo para os caras, profissionalmente, como consultor, sendo pago, numa boa, etc. e tal...
Amigos, a regra de ouro é,
"Se o seu cliente tiver um problema, vocês têm um problema.
Se vocês não pensarem e agirem assim, o seu concorrente será a solução.."
E para muitos, "a ficha não cai",...
Mas, essa história de que a Rolex "apreende" relógios que não estejam plenamente documentados e registrados, não me parece ser cabível.
E nem, portanto, coisa para ser levada a sério.
Aliás, e deixando a palavra com os colegas que como você são da área jurídica, o engenheiro aqui pergunta.
Num país em que, dentre outras coisas, a lei prevê que ninguém pode gerar uma prova contra si próprio, teria embasamento legal essa coisa de um relógio ser "apreendido", não pela polícia, mas por uma empresa?
Baseados em que?
Quanto à Natan, se antevejo corretamente, eu penso que você já deve estar preparando a "boiada" para não sair da briga pelo boi.
;) :D
Se precisar, é só falar que eu terei prazer em ser uma das "testemunhas" a acompanhá-lo no dia da encrenca.
;D
Abraços!
Igor, acho que sua indignação nos deixa, com toda a razão, também indignados.
Avise o dia e a hora, qualquer que seja sua conveniência, e (assim como o Alberto) eu também irei como testemunha.
Estou falando sério.
Abraço!
Olá para todos.
Puxa vida hein Igor !!! >:( >:( >:(.
Eu venho acompanhando esse tópico e quando ví que tinha nova postagem pensei que eu estaria lendo que o pessoal da Natan desceu do salto e estava tratando você com mais respeito e como um consumidor deve ser tratado.
Como diz o Bóris, "isso é uma vergonha"
Acho que você está certo e digo mais, deveria mesmo entrar com uma ação contra a loja, quando tomarem um processo nas costas e certamente perderem, aí eles vão começar a tratar seus clientes como devem ser tratados.
Isso é muito mais comum que a gente gostaria de ver, a pessoa entra na loja (normalmente de produtos de um valor mais alto) e até comprar é tratado com todas as mesuras, depois de comprar quando volta na loja por motivo de algum defeito ou ter uma assistência aí a coisa muda.............primeiro você é atendido por algum vendedorzinho de m... que pensa que é sócio do dono da loja >:( e te trata como um ninguém.............é muito revoltante.
Pra terminar, acho que esse pessoal da Natan não sabe que existe algo chamado "internet" e que nesse lugar existem muitos Fóruns de discução e que um fato desse se espalha mais rápido que rastilho de pólvora.
Quando a empresa age assim ela está dando um tiro de bazuca no próprio pé.
Igor, minha solidariedade neste caso e desejo que tenha uma solução a contento.
Até mais.
César.
Igor,
Mandei um MP para vc sobre o assunto!!!
Não é possível!!
Qualquer possível compra lá na Natan foi abortada desde já.
É incrível!
Como podem tratar um cliente desta forma?
Uma acção cível em cima, isso é o que estão a pedir.
Mais a queixa junto da IWC, muito bem.
Por cá temos o chamado "Livro Amarelo", onde todo o comércio e prestadores de serviços(privados ou públicos) são obrigados por Lei a terem, e onde um cliente/cidadão poderá dar conta de algo que não o tenha deixado satisfeito ou de algo que tenha razão(ou não... :-\, mas já sabemos como são estas coisas...) para uma queixa junto das respectivas delegações/ministérios/representações.
E eles têm medo, acredite, mesmo que alguns tenham e mantenham uma mentalidade "chico-espertista", como esses, dessa relojoaria, pensam duas vezes antes de "miar". ;)
Amigo Igor, espero que tudo acabe em bem. Certamente essa relojoaria arranjou um monte de clientes satisfeitos, por aqui....... :-X
Um abraço fraternal meu amigo,
Correia
Confesso que não gosto de comprar nada em joalherias e relojoalherias por causa disso, você tem que entrar numa loja dessas com um monte de nota de 100 reais ou de 50 reais colocado na roupa, para verem que você tem dinheiro, caso contrário pensam que você está lá pra roubar.
Vergonhoso mesmo.
Abraços
Weber
Igor, esta política da Natan, por incrível que pareça, é antiga. Há muitos anos (para ter uma idéia, nem estava em Brasília, e já se vão 7 anos que estou aqui), o Breitling ChronoColt do meu irmão precisou de um elo a mais e os caras vieram com essa conversa. Eu, na época, até mesmo porque já possuía o site de relógios, entrei em contato com o representante de vendas da marca (tratar com vendedores não dá...), e ele foi super solícito: me mandou um livro da Breitling sobre a volta ao mundo em um balão, os catálogos novos e, acreditem se quiser, um elo de pulseira pilot sem cobrar nada.
Mas hoje, se acontecesse isso comigo - e já aconteceu certa feita com a Compaq, um notebook que eu tinha - eu processaria no ato. Aliás, sinceramente, podem achar que estou movimentando a máquina judiciária à toa, mas hoje eu nem perco tempo em negociações, pois elas me irritam, me toma menos tempo sentar no PC, fazer uma petição de duas laudas e distribuí-la no Juizado. E eu sou malandro ainda: distribuo na cidade onde eu trabalho (afinal, sou funcionário público, posso fazer isso) e já me qualifico como Promotor. Mando uma mensagem tipo...Perdeu playboy!
Amanhã mesmo distribuirei uma, no valor de 104 reais (sim, só isso, mas não vou pagar), contra a Brasil Telecom. Aliás, é a terceira vez que a maldita me cobra coisas que não usei. Não vou pagar.
Ou seja, eu nem perderia tempo com estes caras daqui. Eu mandaria um outro e mail para a sede e, se não fosse resolvido em, digamos, 5 dias, meteria um processo contra os caras. Ah, e utilizaria - vale a pena ler alguma coisa de direito econômico - não sei que área atua, o Caso Xerox como paradigma. As assistências autorizadas não podem monopolizar peças e muito menos cobrar valores numa assistência técnica que inviabilizem, por vias transversas, o conserto. No meu caso, por exemplo, eles até se dispuseram a fazer o conserto, mas queriam cobrar o preço do computador por isso. Não é razoável. Um relógio como o seu, que custa uns, sei lá, 15 paus na loja, e uns 8 no mercado de usados, não pode ter uma revisão de 5 mil nem aqui nem na China. Qual o preço praticado pela concorrente? Eu te falo: minha revisão do meu Omega Speedmaster custou, há alguns anos, na Autorizada de BH, cerca de 500 paus, o meu Longines, na SJTIME, 700 e uns quebrados. É isso.
Droga de joalheria.
E o pior é que eles queimam o filme das marcas que representam, pois, afinal, uma coisa é certa: IWC não é Natan!
Flávio
Obrigado pelo apoio amigos, em especial ao Lessa e ao Humberto pela enorme gentileza (irei responder as MPs).
Já me fartei de conversar com a Natan e acho que nossos "santos" não batem. Vou falar direto com a IWC para depois ver que medida vou tomar.
Esse caso virou uma questão de honra para mim!
Realmente seria mais fácil enviar o relógio ao exterior, ou mostrar a documentação do relógio para eles, deixar pra lá, etc., mas agora não me importa; vou comprar briga com a Natan!
Ora, esse comportamento é abusivo, e não vou deixar que prossigam dessa forma. Vou até onde for necessário para que eu consiga revisar meu IWC no serviço autorizado brasileiro sem passar por constrangimentos.
A bem da verdade, sonhando alto, o que eu gostaria mesmo é de ver a Natan perdendo a representação da marca. Acho que seria a punição mais adequada para esta joalheria mesquinha e atrevida! >:( >:( >:(
Obrigado novamente, e volto à este tópico quando tiver mais novidades. Aguardem!
Abraços a todos,
Igor
Salve, amigos!
Eu posso estar errado,...
Mas, até prova (ou argumentação muito forte) em contrário, eu continuo com a minha "tese".
Este tipo de "representante" tem interesse em vender.
Certo. Ninguém diz que não!
Mas não necessariamente, e talvez em contrário..., em prestar serviço.
Eles fazem de tudo para se eximirem desta segunda parte.
Ou não?
::)
Agora,...
A pergunta que não quer calar.
Até que ponto, a atitude (regras, "políticas", "sacramentações", o diabo... >:() de um mero, e mau, representante, pode se sobrepor aos interesses do cliente e, por conseqüência, suponho eu, do fabricante?
Abraços a todos!